Postado originalmente por
Fred Miranda
Amigos válvula EGR e DPF só serve para dar dor de cabeça.
EGR não contribui em nada para refrigerar a câmara de combustão, pois a EGR fica aberta somente quando o acelerador está com pouca abertura e pouca pressão da turbina. No momento que o motor esquenta de verdade, que é quando se acelera tudo (toda pressão da turbina), a EGR estará fechada por razões obvias, pois senão toda pressão da turbina se perderia pelo escapamento.
EGR só serve para carbonizar o motor.
DPF ainda tem suas funções de diminuir a saída de fuligem e diminuir a poluição, mas a que preço? Enquanto os motores são novos, quase não se vê problemas, mas quando vai ficando rodado, vai apresentando muitos problemas da injeção entrar em modo de emergência, até mesmo a ponto de ter que trocar o DPF, que custa muito caro.
Agora como ficará o mercado dessas picapes que possuem esses componentes e que frequentemente apresentam problemas? Quando a picape estiver com mais anos de uso, ninguém vai querer comprar devido ao custo de reparação desses componentes. Isso influencia a venda desde novos, pois um determinado modelo quando é muito durável, possui grande aceitação no mercado de usados. Vide os Corollas que apresentam poucos defeitos, é bem procurados no mercado de usados e é bem vendido os 0km.