A minha quando acendeu a luzinha amarela em forma de molinha era a bomba d´agua auxiliar.
Versão Imprimível
Olá novamente. Enviei um email para a Shell questionando sobre o óleo que a Jiffy Lube havia indicado e que falaram que servia para a Amarok e tive uma surpresa! A própria Shell disse que o indicado não é o correto. Ainda bem que ainda não fiz a troca. Segue a resposta da Shell abaixo:
"Prezado Pedro, boa tarde.
Considerando o ano/modelo informado e a recomendação listada no manual, acredito que seu veículo já seja dotado do filtro de particulados diesel (chamado DPF). Para motores da Amarok com DPF a VW recomenda o uso de lubrificante com a especificação VW 507.00(para garantir a correta funcionalidade do filtro DPF).
Nesse caso, o produto Shell correto será o Shell Helix Ultra ECT C2/C3 0W-30 que é aprovado pela VW Alemanha e homologado pela VW Brasil para uso nos veículos Amarok com DPF.
O produto Shell Helix HX8 Synthetic 5W-30 não está adequado para aplicação nesse caso e deve ser substituído assim que possível. Vale ainda citar que para modelos sem filtro DPF (normalmente modelos até 2013) o produto adequado seria o Shell Helix HX8 Professional AV 5W-40 que atende a VW 509.99.
Para uma melhor confirmação sugiro apenas que consulte o manual na seção de “lubrificante recomendado” e observe se a solicitação é realmente de um lubrificante com a VW 507.00 (acredito que seja pelos dados que passou) ou de um lubrificante com a VW 509.99, pois justamente em 2013 ocorreu a mudança. Caso já saiba que o carro possui filtro DPF o produto correto será realmente o Helix Ultra ECT C2/C3 0W-30.
Espero ter esclarecido.
Atenciosamente,"
Agora fico ainda mais na dúvida. Sei que posso comprar o Castrol e pronto, mas por comodidade seria mais fácil usar o óleo da Shell (o correto que eles indicaram aí). Vou perder muito se usar este no lugar do Castrol?
Obrigado.
https://mail.google.com/mail/u/1/?ui...a1d7&zw&atsh=1
Após pesquisa, de ter lido a opinião de vocês e pensar bem resolvi fazer a troca de óleo e filtro na concessionário VW mesmo. Agendei pra quarta-feira e vão me cobrar R$490,00, R$100,00 a mais que a Jiffy Lube, mas pelo menos na VW usam o Castrol Edge e não ficam me passando informação errada.
Após uns dias o representante da Shell entrou em contato comigo novamente e disse o seguinte:
"Olá Pedro, boa tarde!
Na verdade eu tomei a liberdade de enviar no mesmo dia que respondi o seu e-mail uma mensagem ao time responsável pela Jiffy Lub, solicitando uma verificação sobre o ocorrido para que equívocos como esse não possam mais ocorrer no futuro.
Eu lhe agradeço o e-mail e peço desculpas pelo transtorno.
Saudações.
Atenciosamente,
https://mail.google.com/mail/u/1/?ui...d92c&zw&atsh=1"
Quem sabe me ajudar tirando uma dúvida que está me incomodando muito?
Esses lubrificantes tipo Castrol Edge/Mobil 1 ESP, podem ser utilizados em motores diesel sem DPF?? Analisando a ficha técnica do Mobil 1 ESP..parece ser ainda melhor que o Castrol Edge.
Castrol Edge/Shell Hélix Ultra ECT/Mobil 1 ESP. Para motorização a diesel com DPF acho esse Mobil 1 ESP o mais Top. Mas é o mais caro tbm. Quem optar por ele sugiro vcs localizarem a Distribuidora Mobil OFICIAL (é só entrar no site Mobil Cosan) e comprar direto deles, irão economizar + de 40%.
Estou pensando seriamente comprar as ferramentas e eu mesmo fazer a troca.
Concordo.
Vou apenas complementar:
A minha Aamrok esta com 130.000Km, ano 12/12 que comprei em 2013 com 30.000km.
Ou seja, já rodei bastante.
De problemas, a minha só deu no radiador da vávula EGR, que foi trocado em garantia.
Fiz todas revisões ate a garantia na CC e troquei a correria dentada + kit completo na CC com 90.000km.
Para mim, o melhor desta pickup é o desempenho e segurança, faz curvas mto bem ( sempre ando bem acima do limite ).
A uns 3 meses, andando na castelo branco com uns 400kg na caçamba e no mínimo a 160km/h.. não consigo andar menos que isto nesta rodovia.... tive um problema com o pneu trazeiro esquerdo, devo ter passado por um parafuso, e o pneu simplesmente ficou destruido....
Levei uns 3 segundos para entender que tinha algo de errado, achei q era aqueles sonorizadores ... mas qdo vi a luz o controle de estabilidade piscar, percebi q yinha algo de mais grave.
Parei o carro sem qq dificuldade, com total controle. Mas olhem as fotos do pneu!
Em fim, não penso em sair deste carro, hj o meu custo de manutenção é fluidos e filtros fora da CC, e não tenho nada que desabone o veiculo.
Claro que não é indestrutível, e já tive pequenos problemas, como botões de acionamento de vidro, jumelos, bateria, ruido no freio trazeiro, mas isto são coisas simples.
abç
Primeiramente, que bom que nada de ruim aconteceu com você! Segundo, fico feliz que foi apenas o pneu que foi danificado! E pra terminar, fico muito feliz quando leio um relato assim, porque reforça minha ideia de que comprar uma Amarok foi um bom negócio! A minha é 2013/2014, cabine dupla, peguei com 100.000km e já andei pouco mais de 10.000km. Acabei de fazer a troca de óleo (que eu tava comentando nos posts passados). Fiz na VW mesmo, achei mais seguro!
Abraço!
Aconteceu a mesma situação comigo... pneu estorou ultrapassando um caminhao a uns 140km/h, depois q terminei a ultrapassagem vi umas luz piscando no painel... andei mais uns 1000 metros sem saber o q aconteceu e quando olhei, vi o pneu destruido.
A minha 2014 ta com 42000km somente, nenhum problema mecanico, apenas troquei a bateria original por uma maior de 85a e pneus por um jogo de bfgoodrich (ficou melhor de curva, porem mais pesadona)
Em alguns casos e dependendo do modelo da camionete, em um estouro de pneu a 160 km/h, 3 segundos já bastariam para o motorista descobrir que "daqui à pouco não estará mais entre nós."
E dirigir a 140 km/h por 1 km, sem o condutor perceber que está com um pneu destruído na viatura, na maioria de modelos de camionetes, seria um verdadeiro milagre.
E em ambos os casos, não percebendo o estouro do pneu, os condutores foram avisados da "irregularidade" através da sinalização de lâmpadas no painel da camionete.
Nação Amarokense...essa VW é boa "memo, sô"...!:palmas: