Ruim de uma 4x2 é que atola em mijo de cachorro e a revenda é mais complicada depois.
Parabéns pelo carro! Raros relatos de quem de fato utiliza o carro na lida aqui no fórum
Versão Imprimível
Temos uma D20 na fazenda. Muito boa. Até a hora que atola.
4x2 na roça quando chove pra valer é mico na certa.
Não sei quanto aos amigos, mas vou descrever minha lida diária com mais detalhamento para que percebam que 4x2 dá conta fácil do recado...
Minha propriedade tem 370 alqueires paulistas, sendo 92 a norte plantados com cana-de-açúcar. O restante a sul, é composto de pastagens e reservas legais. A fazenda é cortada de sul a norte por uma estrada vicinal municipal com leito não pavimentado, apenas terra batida. O solo é misto, argila/areia, ou seja, pouco deslizamento. Saindo fora da estrada e entrando nos pastos (coisa que faço raramente, pois isso é serviço para se fazer de trator, a cavalo ou de moto), a situação fica ainda mais tranquila, pois onde tem capim, é muito mais difícil de atolar.
O problema maior, é nos canaviais. Eles são plantados segundo curvas de nível, que se destinam a segurar a água para que não ocorram erosões. Canaviais são entrecortados por caminhos de manutenção para trânsito de caminhões, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas. Esses caminhos são chamados de CARREADORES. Carreador + curva de nível = POÇAS D'ÁGUA GIGANTESCAS...
Nesses trechos, aperto os dois botões que existem no console da Amarok, que interferem com o sistema de controle de tração e freios. Resultado: O carro pode ficar extremamente sujo de barro, mas atolar é muito difícil. Até hoje, em cinco anos que utilizo o veículo, atolei TRÊS vezes...
A primeira, não foi propriamente um atolamento... Uma pequena erosão no caminho, fez com que eu encostasse o diferencial no chão perdendo tração. Foi época de seca inclusive... Atolei em chão seco...
A segunda, foi burrice minha... Haviam passado grade aradora num trecho de um carreador do canavial. Choveu no dia seguinte. Terra fofa + chuva, formou um bacião de lama. Mas foi fácil sair... Atrelamos QUATRO BURROS de arreio e eles tiraram o carro da encrenca...
A terceira, foi bloqueio de roda dianteira em areião. Não havia nenhum outro ponto de contato com o chão. Bastou pegar um enxadão (sempre levo um no carro) e limpar o bloqueio da roda. Saí sozinho...
Estou pensando seriamente em trocar de carro... As opções são: Outra Amarok, Troller, Renegade ou Toro. Seja qual for, vou comprar 4x4. Não pela necessidade real, mas não quero correr o risco de embarrear um carro novo por dentro, pois quando se atola, é necessário sair do carro e pisar na lama...
Salve pessoal. encontrei um link muito util pro pessoal que geralmente tem algum problema mecanico e as vezes nao consegue resolver o problema ou cai na labia dos mecanicos nócegos, que ficam te enrolando pra solucionar o problema ou vem com orçamentos absurdos..
esse link te da todos os erros especifico da fabricante volkswagen, em um rasther comum, ele te daria apenas o erro, nessa tabela ele te da o erro e tambem te da a soluçao desse erro(problema). infelizmente so encontrei em espanhol, mas tem os tradutores por ai pra quem nao consegue interpretar..
DTC: Códigos de avería VW (gasolina y diesel
Pessoal. Após algumas incomodações com a válvula EGR, resolvi de vez o problema retirando ela do motor e reprogramando ela. Tenho uma Amarok 163cv 10/11. Só elogios quanto isso, caminhonete reprogramada, mais forte, mais econômica e sem a EGR pra me infernizar. Fiz a reprogramação 100% EGR OFF com a Strike Brasil em Estrela - RS!
Mas então, mudando de assunto, estou pesquisando e pensando em colocar o filtro de ar K&N nela agora. Alguém ai já usou nela? Prós e contras?
Qualquer filtro, seja de ar, água, óleo, combustível, gás etc, se equilibra entre dois extremos:
- Segurar a maior quantidade possível de partículas indesejáveis
ou
- Travar o mínimo possível o processo de filtragem permitindo maior fluxo do fluido filtrado
Filtros utilizados em competições, se inclinam para a segunda alternativa, pois em motores de competição, a durabilidade do motor não é fator preponderante.
O amigo deve nortear sua decisão em função da DURABILIDADE que espera do motor. Na dúvida, NUNCA ALTERE CARACTERÍSTICA ORIGINAL de um veículo...
Sobre os filtros K&N inbox (aquele que é instalado sem nenhuma modificação, apenas retirando o de papel original), uso desde 2006, mas apenas no veículo de uso 100% on-road.
Naquela época estudei bastante antes de tomar a decisão para entender o milagre desse filtro que diz ser capaz de aumentar o fluxo de ar ao mesmo tempo que segura mais partículas, ou seja, aquilo que sabemos que não existe, ganhar de todos os lados.
Na efetuei nenhum teste de laboratório, mas pelo uso a única diferença que sinto é o fato de ser lavável é extremamente durável, pois nunca percebi diferença de potência e na verificação visual ao inspecionar o TBI nunca percebi aumento ou diminuição da sujeira acumulada por lá, encontro apenas aquele borra de óleo.
Existem muitos testes na internet mostrando a eficiência desse filtro quanto a reter as partículas e aumentar a vazão, se são confiáveis ou não, não posso afirmar, e a quantidade de reclamação também é mínima, inclusive nos EUA são aceitos sem perder a garantia original.
No meu entendimento o "milagre" desse filtro está apenas no aumento da área de filtragem, éfacilmente observado que ele tem mais material filtrante, que ainda está umedecido com óleo, e é justamente esse oleo que não me faz ter coragem de usá-lo no veículo que percorre trechos off-road.
quanto ao uso off road, sempre utilizei esse filtro nas minhas picapes desde sempre, se voce colocar um termometro de motor(pirometro) no coletor da sua picape, vera que o motor trabalha muito mais frio e tambem quando vc acelerar fundo ele nao sobe tao rapido quanto antes. Lembrando qe a temperatura que nos mostra no painel é da refrigeraçao, se a temperatura do motor subir muito ela cola o pistao(na ram em torno de 1.500 graus fahrenheit.)
sei pq a ram chipada é uso obrigatorio esse pirometro e tirei base do EGR OFF e do FILTRO K&N pela temperatura que o pirometro me da, depois de uns meses com K&N instalado notei que a temperatura do pirometro estava subindo rapidamente e assim desativando o chip p nao prejudicar, depois de uns dias apareceu "MANUTENÇAO FILTRO DE AR", dai quando abri o filtro desanimei, fui la e comprei um filtro original mesmo pois ja tinha ouvido falar que o K&N nao é bom para os motores cummins, pois o cummins pede um tanto de filtragem e o K&N nao filtra esse tanto.. porem tem outros como S&B Filter pra elas que sao os principais mais utilizados la nos gringos e aqui no brasil tambem..
segue fotos da pouca sujeira, esqueci de tirar foto de dentro dele mas o filtro ta la em ksa vou tirar, nao tem 1 grao de terra na parte interna do filtro, graças ao Oleo. :concordo:
Então, meu uso é praticamente on-road. Em poucas ocasiões ando em estrada de chão. Fiz a encomenda e vou experimentar. Pelo que vi, a longo prazo ele vale a pena financeiramente, já que o filtro de ar aqui na minha cidade é muito caro.
Ele pode mudar algo, sendo que a caminhonete é reprogramada?
Já sonhei com o filtro K&N, e a propaganda deles é muito boa, mostram um monte de testes, comparações, depoimentos, etc.
Até que encontrei esse teste ISO 5011 feito nos EUA por uma entidade independente. Não ponho no meu carro nem a pau. De preferência original ou MANN. A maioria dos filtros no teste não se encontram no nosso mercado, mas demonstram a diferença de eficiência de um bom filtro de papel se comparado com o K&N.
K&N Air Filter Review - Debunking the Myths (and why OEM is better
Na minha, que além de ser reprogramada também tem escape direto, a diferença é que o turbo espirra bem mais.
Quanto ao desempenho, andando na boa não senti diferença. Quando se exige do carro, a impressão é que tá subindo giro bem mais rápido. Quanto ao consumo, não senti diferença perceptível.