Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 565 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 65465515555556557558559560561562563564565566567568569570571572573574575615665 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 04/10/2023, 14:57
    Edumar
    Citação:

Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Eu queria conhecer mais sobre essa questão de peças originais e paralelas. O Edu ia escrever um artigo sobre isso também mas ainda não conseguiu.

Bigsd, escrevi sobre isso uma vez no grupo de whatsapp aberto da Frontier.
    Vou ver se abordo isso com mais profundidade. Trabalhei com isso, inclusive fui supervisor de Controle de Qualidade de uma indústria de auto peças que fabricava componentes para todas as marcas de veículos na época, eram poucas também, Ford, Fiat, GM, Ford, VW, Lada, Mercedes e algumas outras.
    Difícil dizer a marca, pois ela ainda está ativa no Brasil, mas ela fabrica interruptores, bobinas de ignição, reguladores de voltagem, etc...
    Entrei como projetista de peças e depois agreguei o Controle de Qualidade e Processos.

Peças "paralelas" não são iguais às peças "originais". Te garanto isso com 100% de certeza.
    As montadoras são muito exigentes, pagam pouco e exigem especificações bastante rígidas. Ganha-se na quantidade.
    O mercado paralelo paga mais, compra menos, mas também não exige nada.
    Como funciona então?

As peças saem da mesma linha de produção do fabricante de peças, mas com características diferentes, pois se busca redução de custos para o mercado paralelo. Esse tipo de mercado não é exigente, mas é competitivo, então quanto menor o custo, maior a margem de lucro.

Vou dar alguns exemplos.
    Uma solenoide de partida.
    Este é um componente que fica montado externamente no motor, portanto, sujeito às condições do tempo, inclusive a água e produtos de lavagem de motor, normalmente ácidos.
    Sua parte externa é de aço, obviamente tratada com uma proteção superficial, normalmente de zinco e cromo.
    A espessura dessa camada de proteção determina a sua resistência e durabilidade.
    Para testar a espessura e a qualidade da camada, o componente é colocado numa câmara onde fica sendo pulverizado com água salina, chamado de ensaio de Salt Spray.
    A montadora pode determinar que o componente deve suportar o ataque da solução salina por 100 horas, por exemplo. A peça é retirada do teste após este tempo e não pode ter sinais de corrosão ou danos superficiais.
    Quando a peça é entregue á montadora, ela seleciona algumas unidades ao acaso e coloca em teste. Se apenas uma peça apresentar problema, todo o lote é rejeitado. É o teste de amostragem, onde uma ou mais amostras define todo o destino do lote.
    Quando essa peça vai para o mercado paralelo, por economia, a camada de proteção é mais fina, e pode durar no teste por apenas, por exemplo, 24 horas.
    Sendo assim, o risco dessa peça sofrer danos com menor tempo de uso é muito maior. Muitas vezes até na montagem a superfície pode ficar comprometida. Mas, a loja e o consumidor não tem um ensaio para avaliar a peça, e nem compraria duas peças para colocar uma em teste.

Outro exemplo são as "cebolinhas de pressão de óleo". São interruptores que acionam uma sinalização caso a pressão de óleo esteja abaixo de um limite mínimo. Assim, você liga o carro, a luz de baixa pressão acende vermelha, você dá a partida, a pressão aumenta e o interruptor aciona e apaga a lâmpada.
    A montadora normalmente exige isolantes e vedações em teflon, mas para o mercado paralelo é oferecido em plástico comum.
    Quando a montadora recebe as peças, realiza um ensaio de amostragem e confirma a pressão de acionamento, que deve estar com um valor bem preciso.
    Para o mercado paralelo, basta a lâmpada sinalizadora apagar, mesmo que esteja um pouco fora do valor nominal.
    Quando peças como essa são rejeitadas pelas montadoras por estarem fora das especificações, normalmente elas retornam ao fabricante e voltam ao mercado através das revendas paralelas.

Contatos de relé de prata são substituídos por cobre, policarbonato por plástico comum, etc.
    Por isso uma capa de lanterna original de um carro mantém a sua cor por toda a vida, e uma paralela da mesma marca desbota as cores ficando quase branca. Muda a qualidade do plástico, o pigmento de cor, a proteção UV, etc.

Peça original é mais cara? Normalmente sim, mas se você pretende vender o carro logo, e não está nem aí com a honestidade em relação ao próximo dono, então a paralela pode te servir.
    Nunca caia na historinha de que peças de fabricantes renomados sempre mantém a qualidade do original. Isso não é verdade.
    Também preocupa o fato de concessionárias que estão sofrendo com a falta de peças de carros porque as fábricas fecharam, acabem comprando peças paralelas para atender os clientes. Tem peças que não duram quase nada, ou já danificam na montagem.
  • 04/10/2023, 14:59
    Edumar
    Citação:

Ele deu o exemplo da linguiça :lol:....
    Eu lembrei de você e do Edu na hora ...

Isso ficou muito estranho... :chorandoderir:
  • 04/10/2023, 15:01
    Edumar
    Citação:

Pessoal, quanto custa manter o ARLA?

Quase nada, mas os benefícios são muitos.
  • 04/10/2023, 15:02
    Edumar
    Citação:

Até o Boris destacando a Nissan... deve ter se arrependido de falar tantas bobagens.
    Nissan, Honda, Mitsubishi e Renault com os melhores pós-vendas.

https://www.youtube.com/watch?v=SOSVLY_2GJ8

Bom!
    Não somos só nós que dizemos isso :mrgreen:
  • 04/10/2023, 15:20
    Edumar
    Citação:

Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    Edumar, mais uma vez parabéns pelo ótimo comentário.
    Eu disse que depois eu voltaria para te fazer algumas perguntas, então vou te perturbar um pouco agora.

Você que tem um contato bom com o pessoal lá, o que eles sentem? Eles ao menos estão otimistas com o futuro da marca no Brasil?
    Nem um pouco. O desânimo é total.

Pelo que vi a Ford tirou o Territory de linha lá fora, mas manteve a o nome aqui para causar menos desgaste à marca que já vem perdendo muito a confiança do mercado. Esse novo modelo também é chinês, não é? Não entendo isso.

Sim, chinês. O Territory foi um fracasso principalmente por ser um projeto chinês, na verdade um carro chinês com a marca Ford (belo "premium"). O modelo que o substituiu lá fora ganhou até outro nome. Como aqui o consumidor é pouco informado e nem um pouco exigente, manter o nome causaria menos desgaste a um modelo que já sofre com alta desvalorização.
    Mas, o novo modelo também é chinês, mas "dizem" que é um projeto padrão Ford. Eu duvido.

Você acha que o comprador de uma Ranger tem o mesmo perfil do comprador de uma L200 e de uma Frontier?
    Me parecem consumidores com propostas diferentes.

Na verdade, sim. Frontier, L 200 e Ranger chamam a atenção de um público que não quer Hilux porque sabe que paga mais por menos, que não quer S10 porque é mais voltada a empresas, e que não quer Amarok pelo alto consumo, muitos problemas e por não ter o perfil tão esportivo. Claro que há invasões destes limites.

Se o fabricante é o mesmo e o código é idêntico, o que muda na peça que vai para uma montadora e outra que vai para a loja ou para a oficina paralela?

Expliquei no meu post anterior.

Se a oficina paralela contratar ex-funcionários das concessionárias falidas, não seria uma solução interessante para manter algum nível de qualidade com pessoal mais qualificado pela marca?

Custam mais caro, e por isso eles preferem colocação em concessionárias, mesmo de outras marcas. Eles também sabem que não vão ter à disposição o mesmo suporte, ferramental, equipamentos, informação, estrutura... não se adaptam.

Porque levaria tanto tempo para convencer o consumidor? Se alguém me disser que uma nova marca de leite em pó confiável oferece um produto mais saudável, sem química, mais puro e saboroso, além de mais barato que um leite Ninho, eu trocaria de marca na hora. A Nissan não poderia simplesmente divulgar as qualidades da Frontier e compará-las com as concorrentes numa campanha intensa, em horário nobre e de abrangencia nacional?

A cabeça do consumidor não funciona assim. Você é uma exceção, por isso tem Frontier :mrgreen:
    A coisa é mais complexa que isso, depois explico.

Não pode falar nem um pouquinho mais? :mrgreen:

Não me deixam :mrgreen:

Será que é mesmo um número bom? Não pode ser desanimador para a Nissan e ela vir a desistir do modelo?

A Frontier não vende só no Brasil, e é sucesso em muitos países grandes. Ela não será descontinuada somente pelo desempenho de seu mercado brasileiro, que não é ruim. A antiga ficou por quase uma década em linha vendendo bem menos, fabricada aqui e sem exportação, e ainda assim foi um produto interessante para a Nissan. Esse modelo é ainda mais vantajoso.

Parece que já tem uma Frontier nova para ser lançada, com modificações mais profundas de projeto do que estas feitas em 2023. Você sabe de algo?

Sim, com certeza já tem um projeto pronto. Quando um modelo é lançado, o seu substituto já está sendo estudado e projetado. São anos de testes, desenvolvimento de projetos, de ferramentas de produção, desenvolvimento de fornecedores, etc... Pode ter a certeza de que o nomo modelo que vai substituir a Frontier atual já está praticamente pronto em projeto. Facelift é mais rápido, mas um modelo todo reformulado demora mais.

Na sua opinião, havendo uma opção elétrica, valeria a pena?

Na realidade atual, eu fujo dos elétricos.

Valeu Edumar :concordo:

Obrigado, meu amigo. Abração.
  • 05/10/2023, 07:58
    Bigsd
    Citação:

Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Infelizmente fiquei preso numa obra muito importante de um cliente também muito importante. Preferi assumir o gerenciamento desse projeto pessoalmente. Foi um período complicado e nem pude responder os questionamentos aqui, mas agora vou tirar esse resto de semana pra relaxar um pouco e deve sobrar mais tempo para fofocar :mrgreen:

Essa é a vantagem de ser patrão, trabalha dois dias e pega o restante da semana de folga. Eu ainda chego lá :mrgreen:

Edu, desculpe, eu até li os seus excelentes comentários ontem, mas quando eu ia responder a tarde caiu uma chuva brava aqui e ficamos até sem energia elétrica, e com o celular com pouca bateria eu resolvi poupar a carga restante para alguma emergência, e não deu outra, a ventania derrubou uma árvore na rua e tive que chamar a defesa civil. Noite brava.

Edu, você dá uma aula aqui. Aliás, todos estão de parabéns nesse tópico bastante informativo. Nada de uma vez por mes publicar ranking de vendas, é conteúdo de verdade dentro do espírito de um fórum. Aprendemos e entendemos muito aqui.
    Li tudo ontem e novamente hoje, dá gosto ler conteúdo de verdade e que não se acha em lugar nenhum.
    Sei que você tem pouco tempo e privilegia o fórum ao invés do seu site, que teria um alcance muito grande por ser mais direcionado a Frontier. Só ontem você poderia ter colocado uns 3 artigos completos lá :mrgreen:
    Já divulguei o conteúdo novo, é o que posso fazer para contribuir com a sua colaboração aqui.
    Valeu meu amigo por compartilhar conosco tanto conhecimento :concordo:
  • 05/10/2023, 08:00
    Bigsd
    Citação:

Isso ficou muito estranho... :chorandoderir:

:chorandoderir:
    Definitivamente ninguém aqui presta.
    O meu comentário foi tirado do contexto, vou buscar indenização por danos morais :lol:
  • 05/10/2023, 08:54
    sm4rco
    Edumar, obrigado pelas explicações.
    A VW está queimando as Amaroks, pátios lotados. Tá no preço de uma Toro :lol:
    Vi que baixou ainda mais, logo teremos uma promoção leve duas pague uma :lol:
    Como dizem, a Frontier vai continuar sendo uma opção de nicho como aliás são muitos carros no Brasil. A Nissan parece pouco preocupada em ter vendas de massa de seus carros. É igual ao Land Rover que eu não me identifico mas o Ciro tanto gosta. não vejo uma propaganda dos carros, nada. vende pouco, poderia vender bem mais porque tem concorrentes fracos, mas não tem nenhum interesse em popularizar mais os seus carros. Não entendo isso, acho que estão com dinheiro sobrando :lol:

Muito boas as suas análises e a sua abordagem sobre peças originais e paralelas. isso ninguém comenta mesmo, mas eu mesmo já vi situação assim com um amigo meu que comprou uma peça para ele mesmo substituir num T-Cross, fabricante original e o mesmo código, metade do preço da concessionária, mas a peça era muito inferior a original, voce pegava na mão e percebia isso na hora até no peso. Está funcionando ainda, mas com certeza a qualidade é inferior, quanto tempo vai durar é a questão.
    Dizem que agora até óleo do motor estão falsificando. Já não bastavam os problemas de combustível adulterado.
    Edumar, sempre que você faz as revisões das suas caminhonetes vem com alguma novidade, nenhuma desta vez? :mrgreen:
  • 05/10/2023, 09:00
    sm4rco
    Se o diesel persistir nesses aumentos, será que poderemos ver a volta das caminhonetes Flex? E eu acho que a Nissan não tem opção de motor Flex para a Frontier. Como ficaria nessa situação?
    Ela tem um V6 ou v8 a gasolina nos Estados Unidos, não tem? Será que ela poderia trazer esse motor para cá?
    Se bem que motores V6 parece não dar muito certo aqui, vide os problemas que a Amarok tem sofrido com o dela.
    Aliás, você chegou a comentar isso abaixo. Porque? Motores V6 não funcionam mesmo aqui?

Citação:

Uma dica... cuidado com esse motor V6. Não posso falar mais do que isso.

• 05/10/2023, 09:53
    Ciro Alencar
    Bom dia, meus queridos amigos!!

Eu também tive alguns transtornos com as chuvas de ontem e não consegui entrar nos fóruns, e talvez eu suma um pouco mais cedo também kkk..... Estou aguardando uma confirmação de um evento no interior e talvez eu já vá para o sítio em seguida e fique por lá.

Mas, parabéns meu caríssimo Edu!!! Suas participações são sempre bem-vindas. Nem vou comentar muito porque já conversamos sobre isso recentemente, mas você foi bastante feliz nas suas observações.
    Põe o Bigsd para trabalhar e transporte esses temas para o seu site também. Ele é referência de mercado hoje, vejo muita gente comentar sobre ele. Abraço meu amigo.
  • 05/10/2023, 10:00
    Ciro Alencar
    Citação:

O amigo Ciro foi bastante preciso na sua avaliação...

...Eu concordo com o Ciro, as "torcidinhas de plantão" acompanham essas classificações de emplacamentos sem a menor noção do que fazer com elas...

...Eu concordo com o Ciro. Minhas escolhas de produtos também não levam em conta a popularidade ou qualquer ranking de vendas, mas a qualidade dos produtos....

Ando cheio de moral com o Edu... kkkk......

Eu não discuto mais isso. Quando a única coisa que você tem a dizer sobre a sua escolha é que ela vende mais... melhor nem perder mais tempo discutindo... kkkk.....
    Mas, isso é psicológico, a sensação de ter feito a escolha que a maioria faz e assim de ter acertado. O pior é que normalmente a maioria erra... Não!! não vou falar de política... kkkk.....
  • 05/10/2023, 10:04
    Ciro Alencar
    Citação:

Postado originalmente por Leandro-SC Ver Post
    Tenho poucas fotos mas segue uma ai, barraca de teto na caçamba mais o jeep na carretinha. Essa se pagou, viajava, acampava, puxava jeep, entrava na lama tbm e ia no shopping kkk enfim essa usei legal. A Pro4x estou com umas ideias de atacama e patagonia pra 2024, vamos ver se dá certo.

Parabéns, meu caro Leandro!!
    Essa caminhonete é fera mesmo. E não só pela robustez, força e qualidades mecânicas, mas pelo excelente diferencial de conforto e segurança que ela proporciona em viagens longas assim.
    Eu pego muita estrada, e honestamente nenhuma outra me dá essa segurança e conforto. Viajo tranquilo, com confiança e chego inteiro ao meu destino.
    Aproveite mesmo, a vida é curta.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 565 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 65465515555556557558559560561562563564565566567568569570571572573574575615665 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:28.