Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 558 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 58458508548549550551552553554555556557558559560561562563564565566567568608658 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 14/09/2023, 19:52
    Ciro Alencar
    kkkkkkkkkkkkk..........

Boa noite, meus queridos amigos!!
    Até eu me assustei agora... pensei... o que aconteceu dessa vez??? Falei com o Edu estes dias e estava tudo bem, ele até comentou da postagem que quer fazer sobre as últimas novidades do mercado... pensei.... Ué!!! O que houve agora? kkkkkk......
    Menos mal, só uma cronologia infeliz do odioso whatsapp... kkkk....
    Tão vendo quando eu digo que eu não gosto dessa coisa e vocês me chamam de ultrapassado? kkkkk.....
    Nada como o bom e velho telefone para conversar com voz de verdade... no velho e eficiente jeito antigo... kkk...
    Mas o Edu que eu conheço não diria isso daquela maneira, ele é muito educado e não fala às escondidas, se fosse algo aqui ele armava logo uma confusão e dava um forte recado como já fez outras vezes... kkkk....
    Com o Vrum, o Autopapo, etc... ele escreve os artigos, assina embaixo e publica... ele não se esconde.

Bem meus amigos, confesso que participei pouco esta semana, mas tenho que ir para casa agora gozar o meu merecido descanso... e isso na minha caminhonete que não é a mais vendida, depois abrir um vinho que também está muito longe de ser o mais vendido (muito longe mesmo...)... e talvez ouvir um pouco de música que está bem longe do sucesso de vendas de uma Anitta....kkkk.....
    Que coisa depressiva, não? Sou um colecionador de fracassos comerciais.... kkkk....
    Um grande abraço a todos os amigos.
  • 15/09/2023, 09:12
    sm4rco
    As avaliações do Eduardo são sempre bem interessantes, melhores que as desses sites que tem hoje por aí. Você lê uma reportagem num deles, e percebe que é a mesma em todos, um copia do outro, ou seja, quando um fala uma bobagem qualquer, todos os demais repetem.
    Lembro que quando o ex-diretor da Nissan que foi preso disse que a Nissan iria fechar as fábricas no Brasil, e que só as grandes sobreviveriam, toda a imprensa repetiu isso. Todo mundo errou, e nenhum previu o fechamento da Ford, mas o Eduardo já vinha comentando essa possibilidade há bastante tempo.
    Como ele tem muitos contatos nestas empresas, eu confio mais nos comentários dele.

E aí, Bigsd? Deu certo a negociação? Optou por qual modelo?
  • 16/09/2023, 12:03
    xibiu!!!
    1 Anexo(s)
    Nissan Frontier 2024 ganha edicao especial comemorativa - Automais

Anexo 580794
  • 18/09/2023, 11:36
    Edumar
    Pessoal, desculpe a pouca participação, mas estou com um funcionário estratégico de férias, e estou tendo que dar um suporte adicional aqui na empresa. Mas, tempo livre nunca foi mesmo algo abundante na minha vida.
    Estou sendo muito cobrado por artigos novos em meu site de áudio também, mas tá complicado.

Eu estava escrevendo algumas reflexões sobre o mercado de picapes e suas implicações à participação da Frontier, mas está difícil concluir. Não gosto de escrever achismos, e organizar as informações de forma confiável e correta leva algum tempo. Eu abri um arquivo no WordPad e vou escrevendo aos poucos. Mas, atendendo a alguns pedidos eu vou antecipar algumas coisas rapidamente aqui, então nem vou revisar detalhes ortográficos, desculpem eventuais erros.

Eu acho que o mercado brasileiro (ou até mundial) de automóveis de um modo geral passa por uma grande mudança, mas vamos nos manter em nosso objeto de interesse, que são as novidades que chegaram aqui e o posicionamento da Frontier diante dessas mudanças. Também deixarei para o artigo completo as novidades asiáticas que prometem chegar em breve e causar uma nova reorientação do mercado.
    A começar pela nova S10.

Apesar de praticamente toda a imprensa ter antecipado que a nova S10 seria praticamente a Colorado americana, eu disse que isso não aconteceria. A nova S10 não trará novidades além de "nova calibração da suspensão", "novo ajuste do motor", "algumas mudanças solicitadas pelos seus fieis compradores" e toda aquela papagaiada que as montadoras dizem quando não querem assumir que nenhuma mudança realmente ocorreu.
    A S10, assim como a Hilux, tem forte apelo no mercado pelo nome que criou, mas já é um modelo que merecia uma profunda mudança, e isso já em 2017 ou 2018, como ocorreu com a Frontier, mas, parece que a General Motors não está muito preocupada em oferecer um produto melhor já que o mercado tem engolido o que está aí.
    Ela vai continuar vendendo mais que a Frontier e que a L200 por tradição, mas não por méritos que a destaque de suas concorrentes. Nada muda para a Frontier que tem um outro conceito de projeto.

A Ranger também não trouxe uma modernização no nível de que já dispõe lá fora, como um motor biturbo e a suspensão multilink já em uso em algumas versões, mas ela mesmo já afirmou que essas "modernidades" elevaria o preço da Ranger para mais de 450 mil (a Nissan deve fazer algum milagre). Ou seja, bem vindo às perfumarias (que muitas vezes nem funcionam como deveria), e pela "apelação" do motor V6. Novamente a indústria de picapes tenta fortalecer a imagem de um modelo lhe dando mais "potência" e deixando itens mais importantes de lado.
    Mas, o problema da Ranger é mesmo a própria Ford.

Depois que a marca fechou no Brasil, as coisas não andaram mais tão bem pra ela.
    E antes que comecem com aquela lenda de "decisão estratégica" para oferecer modelos "premium", eu já refuto preliminarmente essa ideia, e que vai responder essa questão são vocês mesmos.
    A chinesinha Territory (fora de linha por ter sido um fracasso) é um modelo premium? A Transit fabricada por uma terceirizada uruguaia é um modelo premium? Ou será que o Bronco seria o modelo "premium"? Ou a picape Maverick?
    Bem, alguns dizem que na verdade foi o custo Brasil que matou as fábricas da empresa americana no Brasil, mas, ela já fechou 8 grandes fábricas e outras menores no mundo todo. Tudo isso culpa do custo Brasil?
    Ou, como ainda alguns justificam... ela optou por direcionar o seu negócio para SUVs... mas ela ficou por nais de 20 anos sem qualquer lançamento novo no Brasil, ou seja, outra historinha para justificar uma decisão puramente comercial e desesperada que abrangeu vários mercados internacionais. Então, o melhor é tentar não arranjar mais desculpas para o que ela fez.

Mesmo com o lançamento de sua nova picape e com a comemoração (sempre exagerada) da imprensa, a dúvida é "será que a Ford vai conseguir reverter a sua má imagem no Brasil com a Ranger e tirar mais mercado da Frontier?"
    Precisamos lembrar a sua mais recente história, onde ela mentiu (como sempre) afirmando que não fecharia a Troller, mas apesar de muitos interessados, ela só abriu mão do prédio e das máquinas, não aceitando vender a marca e o projeto. A razão é óbvia, ela queria matar o Troller para abrir caminho para o Bronco, que segundo ela, tinha uma estimativa de vendas de mais de 800 unidades mensais. O Bronco começou a ser vendido em Maio de 2021, e só viu as suas vendas despencarem sem nunca sequer ter chegado próximo das previsões do fabricante, mesmo com o "grande empurrão" da imprensa bem paga para promover o modelo.
    Hoje suas vendas são insignificantes, e o modelo sofre com a falta de peças e outros problemas.
    A chinesa Territory também chegou aqui com a promessa de abocanhar uma grande fatia do mercado em seu segmento, mas, ao final, foi abolida no mundo todo e hoje só carrega a marca do modelo no Brasil, mas sem qualquer venda expressiva, estando muito distante das suas principais concorrentes.
    A aposta (ilusão) da picape Maverick foi ainda maior, prometida como o modelo que destronaria a Toro de sua excelente posição de vendas. Não faltaram inúmeras reportagens e vídeos da mesma imprensa "paga" para comparar o modelo com a Toro e tentar colocá-lo como um concorrente direto que engoliria a Toro.
    Chegaram a anunciar o grande sucesso de vendas da Maverick, com 300 unidades vendidas em apenas 24 horas do lançamento. Quem trabalhou neste ramo automobilístico, como eu, sabe que isso não passa de uma promoção apelativa, pois a verdade é bem longe disso.
    O resultado foi novo fracasso do modelo da marca americana, que vende hoje num mês todo perto da metade do que teria vendido em 24 horas de seu lançamento, ou seja, 153 unidades contra 4.639 unidades da Toro.
    Com a Transit uruguaia a história não foi diferente. Com a promessa de se tornar líder do segmento, ela ainda vê a Renault Master vender bem mais do que ela, e ainda sofre com uma forte instabilidade de vendas e com as muitas reclamações do modelo.

Não tenham dúvidas de que a Ranger vai tremer o mercado, vai tomar parte dos consumidores de L200 e Frontier ( e provavelmente até de S10 e Hilux), que possuem um perfil mais parecido. Vamos ver um declínio de vendas destes modelos.
    Ela pode ter um bom resultado de vendas como teve em Junho de 2020, quando foi a picape média mais vendida naquela oportunidade, ultrapassando as líderes Hilux e s10. Mas, isso não se sustentou, e o declínio de vendas tomou conta do modelo.
    Será que desta vez ela vai crescer e se sustentar?

Como eu disse, o que mais atrapalha a Ranger é a Ford. Com a sua imagem bastante prejudicada no Brasil, com os seus lançamentos fracassados, o fechamento de mais da metade das suas concessionárias (hoje 109 abertas e diminuindo, já fecharam 150 até agora) com a constante e crescente falta de peças, a Ford vai ter que passar da fase de novidade e tentar buscar um lugar ao sol com a Ranger. Mas, será que somente a Ranger vai conseguir salvar a marca no Brasil?
    Para tentar ter pelo menos um modelo bem colocado aqui, a Ford vai ter que mudar muitas coisas, a começar pela proposta de seu produto.
    Vale lembrar que todas as montadoras abandonaram seus motores V6, e mesmo a Volkswagen insistindo nessa motorização não conseguiu evitar com que a Amarok fosse parar na última colocação em vendas.
    Apesar do apelo que uma motorização V6 tem numa picape, a verdade é que esse apelo dura pouco, pois o mercado mudou, e com os preços dos combustíveis em alta, principalmente o diesel, o consumidor tende a dar preferência para motores mais econômicos, e a tendência é uma alta desvalorização da motorização V6 em curto prazo, o que pode afetar ainda mais a imagem da marca.
    Outro ponto é o pós-vendas, um desastre. Com concessionárias falidas e com falta de peças, o consumidor acaba desanimado ao ser maltratado pela marca.

Eu publiquei um artigo recentemente mostrando claramente a situação do pós-vendas das marcas que produzem picapes hoje no Brasil. E, para evitar qualquer subjetividade ou "achismo", busquei um marcador seguro e confiável para essa comparação, e não poderia deixar de ser o site ReclameAqui, o qual tenho muito orgulho, pois ajudei na sua fundação, inclusive criando parâmetros para evitar usuários fakes com segundas intenções como ocorre em pesquisas online, comentários de fóruns e YouTube, etc. Todo o usuário do site é identificado e tem a sua identidade confirmada.
    Uma grande vantagem é ter uma amostragem real da situação do pós-venda, sem aquela coisa de que "eu não gosto do pós-venda", "eu nunca tive problemas", “já tive Nissan e o pós-vendas é ruim”, etc... pois assim afastamos qualquer variável subjetiva e pessoal, fazendo uso de uma avaliação confiável, séria e totalmente imparcial.
    Vale lembrar que o ReclameAqui hoje é referência de todas as montadoras do Brasil, que mantém até departamentos exclusivos para dar atendimento aos anseios dos seus consumidores. Só por isso, já se tem uma alta confiança dos resultados.
    Em pesquisa compilada com as principais marcas de caminhonetes de nosso mercado para elaboração daquele artigo, a Nissan ganhou a maior nota geral de avaliação, não só daquele momento, mas de toda a história do ReclameAqui em relação às marcas de caminhonetes do mercado. Sua pontuação foi de 9,3 contra 7,1 da Ford, o que coloca a Frontier numa condição privilegiada em razão do excelente atendimento de pós-venda da marca.
    "Ah... mas eu sou mal atendido pela marca"... É mesmo? E se for, é um caso isolado, não generalizado como haters e fanboys gostam de fazer. Sempre haverá um consumidor insatisfeito, isso é normal em qualquer marca ou produto.

https://clubedanissanfrontier.com.br...minhonetes.gif

A nota do consumidor, ou seja, de quem tem um veículo Nissan é de 8,64 contra 5,88 da Ford. Montadoras japonesas são mais exigentes do que as americanas, tanto que as três melhores avaliadas nesta pesquisa são japonesas, e as piores, americanas, confirmando a fama dos japoneses de fazer bem feito.O índice de solução da Nissan chegou ao recorde do site em 97%, enquanto somente 76,6% dos problemas com a Ford foram solucionados.
    Mas, eu vou um pouco mais longe nesta análise. Tem um índice no ReclameAqui um pouco ignorado, mas que considero um dos mais importantes, que é o "Voltaria a fazer negócio", e é aqui que tudo o que comentei anteriormente fecha com a realidade.
    Observe que esse índice se refere a atuais proprietários da marca, e que num caso de troca voltariam a comprar outro modelo do mesmo fabricante ou não. No caso da Nissan, esse índice chega novamente a um recorde histórico do site, 90,9%. Ou seja, somente 9% dos atuais proprietários de veículos Nissan estão insatisfeitos e trocariam de marca. Esse mesmo índice no caso da Ford é de 53,5%, ou seja, quase a metade dos atuais clientes da Ford não compraria outro Ford. Isso é muito, e sei que internamente há uma preocupação enorme do fabricante que não consegue ver melhorias significativas nesses índices.

Para mudar essa alta rejeição, a Ford teria muito pra fazer na Ranger. O restante dos seus modelos nem há muito que fazer, pois já representam resultados bastante desprezíveis, mas a Ranger tem que tentar se manter numa posição favorável.
    Mas, o que a Ford tem feito pela Ranger? Como eu disse, ela deixou muita coisa de fora no novo modelo, a Frontier leva vantagem nesse ponto, pois continua oferecendo muito mais tecnologias realmente úteis e que de fato funcionam, não acabam desabilitadas nas concessionárias como os sistemas de segurança que tanta dor de cabeça deu aos compradores de Ranger. Uma suspensão multilink, que a Ford já oferece lá fora e um motor biturbo de alto rendimento dariam uma sustentação melhor ao modelo do que simplesmente apelar para a maior potência. Não funcionou com a Amarok, não vai funcionar com a Ranger, lembrando que o custo de manutenção destes motores V6 são assustadores.
    Outro ponto é cuidar do problema de falta de peças. "Ah... mas o mercado paralelo tem peças". Mas além de estarem acabando, não são iguais à original. "É sim, da mesma marca". Não, não é igual. "Mas é o mesmo código"... trabalhei em indústria de autopeças e afirmo aqui e provo que o mesmo produto, do mesmo fabricante, com o mesmo código e que é distribuído pelas lojas paralelas não tem a mesma qualidade do que é produzido para a montadora e para as suas concessionárias.
    "Mas vou insistir que é igual"... Sinto muito, mas você está muito enganado. Boa sorte!

Outro ponto negativo é a rede de concessionárias. Há algum tempo quando conversei com alguns amigos de lá, a Ford estudava "terceirizar" seus serviços de pós-vendas para tentar retomar parte das regiões não atendidas.
    Nem internamente havia um consenso sobre isso, pois até o consumidor sabe que o padrão de qualidade não consegue ser mantido.
    Por melhor que seja a oficina "multimarcas", ela nunca conseguirá manter o mesmo padrão de atendimento e a mesma qualidade de uma concessionária da marca, com a mesma especialização, o mesmo ferramental, suporte, padrão, etc. Não precisa ser um gênio para concluir isso, e por essa razão até alguns colaboradores da Ford reconhecem que isso vai piorar ainda mais a imagem da marca. É uma ideia muito infeliz.

A Ford tem muito que fazer. Tem muito que mudar como empresa. Em termos de carro, o mercado não consegue discernir muito as diferenças entre os diversos modelos, lhe falta conhecimento para isso, e esse mercado acaba comprando mais e pagando até mais caro pela pior opção. Sabemos que é assim.
    Nissan Frontier e outros modelos vão sentir uma retração bastante normal de um novo lançamento, mas no decorrer do tempo o mercado deve ir se ajustando novamente, e eu não acredito em grandes mudanças, com tudo voltando aos patamares anteriores.

Em 2018 eu escrevia que "A Ford não tem futuro no Brasil, e vai fechar as suas fábricas. Ela não tem feito nada para reverter esse destino e está em situação cada vez pior".
    Eu fui apedrejado naquela oportunidade, mesmo tendo trabalhado por muitos anos na fábrica e conhecendo bem o que acontecia lá dentro. Mesmo depois fora da fábrica, ainda mantinha e mantenho hoje contatos com amigos daquela época.
    Mas, foi em 2020 que eu escrevi "A Ford tem talvez com sorte mais um ano de fábricas abertas no Brasil, podem escrever isso, e isso se chegar ainda até o final no ano". Novamente fui criticado. Diziam os entendidos que: "Quem vai fechar as fábricas é a Nissan como foi dito pelo seu ex diretor, a Ford jamais vai fechar aqui. É a quarta maior fábrica do Brasil. A Nissan que está na décima posição que se cuide. Como tem gente que fala bobagens sem pensar e chega a ser cômico ler esse tipo de besteira."
    Bem, a Ford fechou exatamente 11 meses depois do meu comentário, sempre negando que faria isso, e depois de pegar os 13º salários e as economias dos incautos consumidores no final do ano.
    Quando li que muitos ficaram animados com o anúncio de que a Troller seria vendida e teria continuidade de vida no Brasil, eu antecipei e comentei: "Depois de tantas mentiras que ela já contou, quem vai acreditar nisso? O mesmo que acredita em Papai Noel, talvez". Na época alguém escreveu: "A Ford nunca vai acabar com a Troller, ela sabe o quanto isso custaria para a sua imagem. Não diga uma bobagem desse tamanho".
    Bem, ela acabou com a Troller, mentiu mesmo. E o consumidor? Novamente, esse não entende muito que acontece à sua volta e tem memória curta.

A Frontier nunca será um modelo bem colocado em vendas, porque não depende dela. Ela já é um modelo muito superior aos oferecidos pelo mercado. É o consumidor que tem que mudar, e isso leva muito mais tempo e uma árdua conscientização. Mas, em meu entender, não é a Ranger que vai dificultar as coisas para a Frontier.
    Como nunca errei uma previsão sobre a marca, vou fazer mais uma... "A Ranger será um grande arrependimento de compras no futuro, pois eu só vejo o pós-vendas da marca piorar, a marca perder respeito, a falta de peças com um novo modelo crescer ainda mais e, com a pressão dos acionistas americanos de encerrar as atividades na América Latina e se concentrar no mercado Norte Americano, a tendência dela em deixar o mercado nas mãos da sorte de quem ainda insistir em acreditar nela.
    Uma dica... cuidado com esse motor V6. Não posso falar mais do que isso.

Em resumo, pode haver um estremecimento das vendas da Frontier, isso pode até ter uma duração um pouco maior nesse primeiro momento, mas a tendência do mercado é o eventual público que migrou para estes novos modelos acabarem retornando à marca e ela manter seus níveis normais de vendas. Se não houver uma conscientização do mercado e o reconhecimento das qualidades do modelo, esse patamar deve se manter entre 600 e 800 unidades vendidas ao mês.
    Eu acho um número bom, mas óbvio que ainda não é um número justo para as suas virtudes. Em muitos mercados mundiais as suas vendas são muito mais expressivas, chegando mesmo a ser o carro mais vendido.

Eu costumo dizer o seguinte: Tenha o que você gosta, avalie riscos e benefícios, e não se preocupe muito com "números de vendas”.
    Como também costuma dizer o amigo Ciro, as minhas escolhas nunca são aquelas de maior evidência comercial, e ainda bem, porque o meu nível de exigência é bastante diferenciado do mercado em geral.
  • 18/09/2023, 11:44
    Edumar
    Bem, deixo aqui meu ponto de vista das recentes mudanças de mercado e o quanto isso pode interferir no mercado da Frontier.
    Não abordei aqui a chegada de novas concorrentes. Isso vai ficar para uma análise mais profunda que será publicada em meu site, com números e mais dados fundamentais que não coloquei aqui para não deixar o texto (ainda mais) longo.
    Eventuais críticas também não me incomodam mais, já me acostumei com elas... :mrgreen:. Mas posso garantir que aqui não tem achismos e outras manifestações insanas ou levianas, mas opiniões baseada em fatos reais e informações que infelizmente não posso explorá-las totalmente aqui por razões óbvias.
    Abração.
  • 18/09/2023, 17:27
    Bigsd
    Edu, show de comentário :palmas::palmas::palmas:
    Caramba, você caprichou mesmo, tudo bem fundamentado, fora que as suas fontes são bem fiéis :mrgreen:
    Desculpe que só vi agora. Ficamos o dia todo em reunião aqui na empresa mas já vou divulgar para o pessoal. Pode publicar assim no site porque está perfeito.
    Meu amigo, li duas vezes e quando chegar em casa eu vou ler novamente. Não vi nada até hoje assim tão bem explicado nessa nossa imprensa porca e desinformada.
    Olha que curioso, hoje num determinado momento da reunião o nosso Diretor disse que precisamos diminuir o investimento nos produtos e investir mais na marca, que o mercado brasileiro não sabe muito o que compra, mas privilegia as marcas mais expostas, até deu exemplos. Lembrei na mesma hora de você e do Cirão :chorandoderir::chorandoderir:
  • 18/09/2023, 17:52
    Bigsd
    Só um comentário (contribuição) da minha parte.
    Eu não vejo a Nissan assim tão tímida como o mercado jornalístico "especializado" enxerga.
    Eu li recentemente que existem 29 marcas de veículos atuando no Brasil (preciso confirmar). A Nissan briga ali entre a 8ª e 9ª posição de vendas encostada na Honda, e isso só com quatro produtos, a frente de Ford que tem mais opções de carros e está lá atrás na 12ª posição, Mitsubishi que também tem bem mais opções de modelos e está na 14ª posição, assim como a CAOA, com muitas opções e na 13ª posição. Ainda fica na frente de marcas como Peugeot, Citroen, etc... então se formos ver bem, a Nissan está muito bem colocada entre as maiores e ainda com poucos produtos.
    Outro ponto pegando um gancho em algo que você comentou, a Ford disse que a sua estratégia comercial eram os SUVs e veículos utilitários que seriam a tendência do mercado (depois daquela historinha dos modelos "premium" que não colou), só que a Nissan tem uma picape, um único SUV e dois sedãs!!! Curioso, não?

Isso me veio à cabeça lendo o seu texto e reforça e ilustra muito bem os seus comentários. Aliás, o seu texto nos faz perceber e refletir sobre muitas coisas interessantes, mas depois comento mais. Tem outra novidade aí :mrgreen:
    Mais uma vez parabéns pela qualidade das informações. Você me deixou um recado para revisar algum eventual descuido do texto mas não encontrei nada, porém quando eu chegar em casa vou ler com mais atenção.
  • 18/09/2023, 17:56
    Bigsd
    Citação:

Postado originalmente por xibiu!!! Ver Post
    Nissan Frontier 2024 ganha edicao especial comemorativa - Automais

Anexo 580794

Muito legal a homenagem :palmas:
    Podiam lançar uma edição na nossa versão mundial também :mrgreen:
  • 18/09/2023, 20:52
    sm4rco
    Muito bom Eduardo :palmas:
    Me contaram agora que tinha essa novidade por aqui e digo que achei seus comentários bem inteligentes, e como eu digo sempre, mostrou o óbvio que a gente não enxerga :lol:
    Tenho algumas perguntas que vou deixar para amanhã, mas olha meu amigo, você poderia escrever para uma Quatro-Rodas ou para um Jornal do Carro. Sua dinâmica de composição do texto é legal também, gostei da insistência das peças paralelas feitas por você mesmo e negando você mesmo :lol:
    Como eu disse, tenho algumas curiosidades para perguntar aqui, e farei isso oportunamente.
    Gostei também do complemento do Bigsd, boa sacada :concordo:. Realmente o Eduardo escreve de uma forma que abre a nossa cabeça e nos faz pensar mais facilmente sobre algo que está na nossa cara.
    Parabéns aos dois!
    Acompanhando por aqui com interesse :pipoca:
  • 19/09/2023, 13:43
    Ciro Alencar
    Boa tarde, meus queridos amigos!!

Eu pedi para o nosso querido Edu compartilhar essas informações conosco, pois achei bastante interessante quando ele me comentou isso numa conversa que tivemos por telefone.
    Ele me contou mais algumas coisas que foram omitidas aqui, acredito que até propositalmente, pois entendo que talvez não fosse conveniente divulgá-las abertamente.
    Eu tenho uma visão bastante parecida, mas não tenho tantos contatos como ele que vai direto na fonte. Frontier aqui continuará sendo um produto diferenciado e de nicho, e não acredito que se torne uma opção muito popular tão cedo, já que o consumidor se guia por outras escolhas que não só a qualidade do produto.

O amigo Edu não citou algumas coisas, mas deu uma dica discreta de uma delas kkkkk.....
    Você escreve muito bem Edu. Parabéns!
  • 19/09/2023, 13:50
    Ciro Alencar
    Citação:

Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Eu li recentemente que existem 29 marcas de veículos atuando no Brasil (preciso confirmar). A Nissan briga ali entre a 8ª e 9ª posição de vendas encostada na Honda, e isso só com quatro produtos, a frente de Ford que tem mais opções de carros e está lá atrás na 12ª posição, Mitsubishi que também tem bem mais opções de modelos e está na 14ª posição, assim como a CAOA, com muitas opções e na 13ª posição. Ainda fica na frente de marcas como Peugeot, Citroen, etc... então se formos ver bem, a Nissan está muito bem colocada entre as maiores e ainda com poucos produtos.
    Outro ponto pegando um gancho em algo que você comentou, a Ford disse que a sua estratégia comercial eram os SUVs e veículos utilitários que seriam a tendência do mercado (depois daquela historinha dos modelos "premium" que não colou), só que a Nissan tem uma picape, um único SUV e dois sedãs!!! Curioso, não?

Meu querido amigo Bigsd, boas observações....
    Veja como sempre caímos naquela coisa de lendas do mercado, de conceitos ultrapassados, de falta de informação ou de informação equivocada, e que uma boa reflexão como a do nosso amigo Edu nos faz ampliar ainda mais o nosso entendimento das coisas. Perfeitas as suas colocações. É a realidade. Os fabricantes criam publicidade sobre ideias que acabam desmentidas com o tempo, mas ninguém se importa, todos ficam passivos mesmo quando percebem a mentira.
    Se o consumidor fosse sério, tivesse respeito próprio e um pouco de dignidade, como sempre comentamos aqui, algumas marcas já teriam morrido aqui faz tempo, e não me refiro só a carros não, apesar de que nesse caso sim.
  • 19/09/2023, 13:56
    Ciro Alencar
    Citação:

Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Olha que curioso, hoje num determinado momento da reunião o nosso Diretor disse que precisamos diminuir o investimento nos produtos e investir mais na marca, que o mercado brasileiro não sabe muito o que compra, mas privilegia as marcas mais expostas, até deu exemplos. Lembrei na mesma hora de você e do Cirão :chorandoderir::chorandoderir:

Mas sempre foi assim. Não temos a cultura da qualidade e do entendimento.
    A marca é mais poderosa que o produto em si, infelizmente. Por isso a qualidade de tudo vem caindo muito rápido. Temos muitos bons produtos que vendem pouco, e lixo que se vende só com uma boa marca estampada na caixa. Seu diretor não está errado sob o ponto de vista de sobrevivência de mercado. Quem consegue sobreviver com um produto diferenciado, de qualidade premium é um herói hoje, porque muitos desistem de tentar brigar com os "populares" e se igualam à eles.

Vou almoçar.
    Abraço a todos os amigos.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 558 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 58458508548549550551552553554555556557558559560561562563564565566567568608658 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 19:25.