Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 608 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 108508558598599600601602603604605606607608609610611612613614615616617618658708 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 31/12/2023, 15:20
    Mauro-sp
    Será que vamos fechar o ano com a última postagem desse tópico sendo minha? :D

E para fechar com chave de ouro (apesar que sei que outras boas notícias da Frontier estão a caminho), segue mais uma avaliação da Frontier Attack feita desta vez pela Auto Entusiastas.
    Sei que ela é muito parecida como outras tantas que elogiam a Frontier ao máximo, mas esta repete algumas coisas que dizemos aqui, algumas recentes, e que alguns (ciumentos) podem achar se tratar de "marketing da Nissan", mas não somos nós quem dizemos, é o mercado :mrgreen:

https://autoentusiastas.com.br/2023/...ck-4x4-no-uso/
    (publicada ontem, ou seja, atualizada)

Pontos de destaque:

"Os concessionários e o site da marca estão anunciando generosos descontos ao preço público sugerido de R$ 244.500, sendo que é a única das picapes médias a oferecer 6 anos de garantia total."

O hora é agora :mrgreen:

"Os modos de condução (Standard, Sport, Off Road e Tow) são selecionados através de outro botão no console central e faz alteração da curva de resposta do pedal do acelerador, modificações nos pontos de troca de marcha e até a resposta do sistema de controle de estabilidade e tração são alterados."

Tanto foi dito sobre isso aqui, mas teve gente que dizia que só mudava os giros com a troca de marcha... pois é...

"No uso geral a picape proporciona conforto superior às picapes com suspensão traseira com feixes de mola. A estabilidade em curvas é muito boa e nota-se pouca rolagem da carroceria."

Novamente, isso não somos só nós que dizemos. Não tem milagre, suspensão de feixe de molas é feixe de molas, não tem o que inventar, ajustar, melhorar... É como disse o Ciro uma vez, "você pode pegar um vinho ruim, colocá-lo para gelar, por açúcar, acrescentar pó de ouro, colocá-lo numa garrafa de cristal e bebê-lo numa taça de diamante que ele vai continuar sendo um vinho ruim". (algo assim :mrgreen:)
    Foi o que eu percebi quando testei a "Z" (comentei aqui, lembram-se? então não errei), a suspensão dela continua dura, pulando demais e saindo fácil (fiquei até com muita dó de quem viaja atrás), e não adianta dizerem que mudou, que ficou muito mais confortável, porque se convencer de algo que não é real é se iludir. Muitos fabricantes estão adotando o multi-link lá fora e não é sem razão, ou como alguns diziam antes "enganação de marketing". As outras marcas só não estão oferecendo isso aqui para aumentar os seus lucros, ou então colocam em modelos de quase meio milhão :lol:
    A Frontier oferece isso nessa versão de 244 mil e também nas outras duas mais simples de entrada (S e SE). Em qualquer versão você tem conforto, não se sente dentro de uma carroça, e tem uma estabilidade e segurança muito superiores.

"A suspensão traseira por eixo rígido com quatro braços longitudinais e barra transversal (Panhard), utilizando molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra antirrolagem, proporciona bom conforto de rodagem. Ao encontrar terrenos mais acidentados, seja no asfalto, paralelepípedo ou na terra, o sistema ainda mostra suas vantagens. Principalmente para os ocupantes do banco traseiro, que sofrem menos com as irregularides do piso."

Então...

Só para não dizer que não achou nenhum "porém", o avaliador critica a falta de direção elétrica atribuindo isso a uma falha de "modernidade". Ele poderia ter tentado achar outra coisa para reclamar, ia ser difícil eu sei, mas ele se perguntou se a Nissan, a Renault, a Toyota, a Volkswagen, a Mitsubishi... nenhuma delas tem tecnologia para oferecer essa "modernidade" em suas picapes concorrentes (L200, Amarok, Alaskan, Hilux, etc...) mas todas elas oferecem essa opção em carros de passeio?
    Não se trata de falta de tecnologia, mas de um conceito, de uma filosofia de projeto. Apesar da "americanização" de alguns modelos, a verdade é que a direção hidráulica é mais durável, resistente, confiável e muito mais segura que a elétrica, como já mostramos inúmeras vezes aqui.
    Até a RAM, apesar de usar a direção elétrica (americana também) em sua RAM 1500, optou pela hidráulica nas suas pesadonas 2.500 e 3.500. Estranho não? Será que ela só tem essa tecnologia para picapes menores?
    Mas, ele tinha que reclamar de algo... não achou nada e chutou essa sem pesquisar um pouco :mrgreen:

É isso aí amigos, mais uma vez uma boa avaliação da Frontier, e fechando o ano.

Um Feliz 2024 para todos e que seja o ano de reconhecimento da Frontier, porque já passou da hora dessa picape conquistar definitivamente o Brasil :mrgreen:
  • 03/01/2024, 10:41
    Bigsd
    pessoal estou em viagem mas queria deixar aqui o link de mais uma excelente avaliação do Edu sobre a Frontier no mercado
    Caminhonetes Picapes mais emplacadas em Dezembro de 2023 – Clube da Nissan Frontier
  • 04/01/2024, 02:45
    LoucoPoeta
    Boa noite, estou querendo trocar minha Frontier, tem alguma novidade para o modelo 2025?
  • 05/01/2024, 07:01
    Mauro-sp
    Citação:

Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Estaremos aguardando as suas novidades. Aliás, pelo que já fiquei sabendo, a "novidade" está dando problemas lá nos estados unidos também? Aqui já soma muitas reclamações no reclameaqui e filas de broncas nas concessionárias, principalmente com problemas com o nosso diesel "batizado" de biodiesel, panes diversas, desligamento dos controle de segurança ativa (já vimos essa história no modelo anterior), recall grave de freios e outros que já prometem vir, etc... que estréia, hein? Mas esse motor já tinha histórico bem desanimador mesmo. E ninguém quer comentar isso, nem sobre o recall, e já sei que tem gente que não está muito contente mas não dá o braço a torcer :lol:
    Volto a dizer que o fabricante está cagan... e andan... para o Brasil, como já vem provando claramente e intensamente há algum tempo. Só não vê quem não quer.

Na verdade a maioria dos fabricantes estão pouco se importando com o Brasil. Basta ver as versões dos mesmos modelos que tem lá fora e as que são vendidas aqui. Lá eles têm opções mais modernas de biturbo, de suspensão multilink, etc.. aqui empurram motores velhos conhecidos pelos problemas já apresentados em outros modelos, suspensão de carroça, carros barulhentos e duros, e não estão nem aí. E se for mais ultrapassada e perigosa pode até virar campeã de vendas. E tem gente que comemora isso. Brasileiro tem o que merece.
  • 05/01/2024, 07:17
    Mauro-sp
    Citação:

pessoal estou em viagem mas queria deixar aqui o link de mais uma excelente avaliação do Edu sobre a Frontier no mercado
    Caminhonetes Picapes mais emplacadas em Dezembro de 2023 – Clube da Nissan Frontier

Entendo que o Edumar tem bastante limitação de tempo, mas se ele tivesse um site que abrangesse todos os modelos e tivesse mais disponibilidade para escrever, o seu site ia explodir de visitações, porque é impressionante o seu nível de acerto. Excelente avaliação, e ele foi o único que contrariou a opinião geral do mercado sobre o que ocorreria, o tal efeito novidade, etc.
    Muita gente disse que seria bobagem, mas mais uma vez ele acertou.
    Sobre as vendas na Argentina, curioso que a "líder" lá não tem vida tão fácil como aqui, e que o ciclo da "outra" acompanhou o mesmo movimento daqui, mesmo a marca não tendo chutado o país deles e não estar vivendo o caos que vive aqui.
    Frontier lá também tem um público bem definido como aqui, mantém um nível de vendas constante, sem picos ou vales importantes.
    Aqui teve um bom crescimento de vendas, aliás tenho visto mais Frontier novas nas ruas do que a antiga. Não adianta, o seu público sempre foi bastante definido, como já era o modelo antigo, não é uma picape de "massa" ou de povão, como diazem, seu comprador é bastante diferenciado e não está preocupado com o quanto ela vende ou desvaloriza, apesar de ter tido a menor desvalorização do ano, mas está mesmo é preocupado com as suas qualidades, conforto, segurança e colocando a família num veículo que não vai capotar fácil e nem terminar em chamas num acidente, como vemos muito acontecer por aí com outros modelos, e como vi quando saí de viagem com mais um acidente fatal com uma "líder" de falta de estabilidade. Muito difícil entender o consumidor, ele perde vidas mas não abre mão de suas escolhas baseadas em quase nada.
    O mais engraçado é ver muita gente falando bobagens gigantes de alguns modelos e quando estouram os recalls, reclamações aos montes no mercado, não mostram o resultado de vendas esperado, se silenciam ou desaparecem, nada comentam :lol:
    Concordo com o Edumar (e nem dá para querer discordar dele :mrgreen:), a Frontier e a L200 vão continuar com o seu público bem constante, e parecem não estar muito preocupadas com muitas vendas, mas com as virtudes dos eu produto. Este deveria ser o principal interesse do consumidor, qualidade e não quantidade.
  • 05/01/2024, 07:51
    Mauro-sp
    Interessante esse crescimento da S10 de 128% com 3.133 unidades emplacadas. Ficou bem mais perto da Hilux que teve 4.344 unidades emplacadas e um crescimento bastante baixo, quase no nível da Ranger. E logo teremos uma atualização da S10.
  • 05/01/2024, 07:57
    Mauro-sp
    Não sei se mais alguém percebeu, mas teve mais uma previsão do Edumar que foi acertada, a de que a Nissan ganharia mais uma posição no ranking geral de participação de mercado ultrapassando a Honda até o final do ano. Vocês observaram que isso também aconteceu? A Nissan foi de 9º para 8º lugar no geral de vendas.
    Parabéns edumar :palmas:
  • 05/01/2024, 09:54
    Bigsd
    Pessoal, eu estava vendo as discussões do grupo de whatsapp, pedi lá e queria pedir aqui também para trazerem as discussões para cá. Vamos ver se este ano agitamos esse fórum de verdade.
    Não tem porque ficar só no whatsapp como alguns outros fazem (principalmente quando o assunto é polêmico e não querem dar o braço a torcer :mrgreen:), nós só falamos as verdade, então porque limitar tanta informação num grupo tão pequeno como o do whatsapp?
    Eu ainda estou de férias já quase de saída para praia antes que venha a chuva prometida para hoje :( Mas mesmo assim eu tento dar um jeito de participar aqui também. Vamos lá gente. Bora participar daqui também.

Estou compartilhando as vendas e o crescimento de vendas do mês de dezembro aqui. O Edu vai incluir muitas outras estatísticas bem interessantes e aí compartilho também.

Hilux 4.344
    S10 3.133
    Ranger 2.451
    L200 1.821
    Frontier 1.024
    Amarok 699

Crescimento de Vendas em %:
    S10 128
    L200 58
    Frontier 49
    Hilux 15
    Ranger 14
    Amarok -25

O resultado da Frontier foi muito interessante com um bom crescimento no mês. Nesta época normalmente são esperados crescimentos na casa de 50%, o que faz a S10 realmente surpreender. Estanho é o resultado bastante fraco da Hilux (será efeito da Rampage? Só o Edu pode explicar :mrgreen:). O restante está dentro do esperado, nenhuma surpresa para nós.
    O Edu me comentou que ainda aposta em mudanças de posições, com trocas de lugares até uma estabilização de números, o que deve ocorrer com a chegada na nova L200 e da nova S10. Até lá ele ainda acredita em algumas variações de ranking. Duvido que ele erre :mrgreen:
    Mas, como foi comentado perfeitamente aqui, o que importa para nós é a qualidade e não a quantidade, já que número de vendas pouco diz sobre a qualidade de um produto.

Bem observado o comentário do Mauro. A Nissan cresceu mais um degrau no ranking geral de montadoras no Brasil, e o mais impressionante é que o Edu tenha acertado até a data em que isso ocorreria, em dezembro. Vamos ver como a marca vai reagir este ano, investimentos e boas novidades não faltam. Até o Kicks deixou o Corolla Cross, o HRV, o Renegade e outros para trás. Isso dá bastante confiança para a marca e talvez justifique a menor desvalorização da Frontier este ano que passou em relação às concorrentes.

Com relação a novidades da linha 2025 da Frontier, como questionou nosso companheiro Louco Poeta, tudo parece meio nublado ainda, vejo informações diferentes mas nada muito concreto. Pelo que vi a Nissan pode mexer no design e dizem que deve soltar um pouco mais de potência do motor para 210 ou 220cv, mas mantendo o mesmo motor que dizem ter muita folga ainda para crescer.

Mas, ainda é cedo para dizer, porque com as visões pessimistas dos preços do diesel para este ano ela pode muito bem mudar de ideia e novamente priorizar a economia.

No restante, acho que poucas novidades virão, até porque é difícil imaginar melhorias substanciais na Frontier, principalmente com o mercado meio estagnado de novidades na renovação dos seus modelos que continuam com motores defasados, gastões, suspensões ultrapassadas (a não ser que paguem meio milhão numa versão melhorada) e por aí vai. Direção elétrica acho difícil a Frontier adotar, mas não duvido já que o mercado adora algumas frescuras, por enquanto as montadoras japonesas, francesas e alemãs não tem se interessado em mudar o confiável sistema hidráulico, e até a RAM tem muita resistência com isso.
    Talvez o mesmo aconteça com o ACC, que a Nissan também não é muito favorável em aplicações de utilitários pesados. Mas, deverão ser novidades pequenas, porque não tem muito o que incrementar já que o mercado parece não estar evoluindo o suficiente para justificar forte mudanças na Frontier. Ainda acho que a maior mudança será estética, e talvez um novo ajuste do motor, que eu particularmente acho desnecessário e só vai aumentar o consumo.
    Mas é isso aí, clamam pela minha atenção agora :mrgreen: Volto se chover mesmo a tarde como está previsto. Abraços e boas férias ou bom trabalho a todos.
  • 05/01/2024, 11:42
    LoucoPoeta
    Citação:

Pessoal, eu estava vendo as discussões do grupo de whatsapp, pedi lá e queria pedir aqui também para trazerem as discussões para cá. Vamos ver se este ano agitamos esse fórum de verdade.
    Não tem porque ficar só no whatsapp como alguns outros fazem (principalmente quando o assunto é polêmico e não querem dar o braço a torcer :mrgreen:), nós só falamos as verdade, então porque limitar tanta informação num grupo tão pequeno como o do whatsapp?
    Eu ainda estou de férias já quase de saída para praia antes que venha a chuva prometida para hoje :( Mas mesmo assim eu tento dar um jeito de participar aqui também. Vamos lá gente. Bora participar daqui também.

Estou compartilhando as vendas e o crescimento de vendas do mês de dezembro aqui. O Edu vai incluir muitas outras estatísticas bem interessantes e aí compartilho também.

Hilux 4.344
    S10 3.133
    Ranger 2.451
    L200 1.821
    Frontier 1.024
    Amarok 699

Crescimento de Vendas em %:
    S10 128
    L200 58
    Frontier 49
    Hilux 15
    Ranger 14
    Amarok -25

O resultado da Frontier foi muito interessante com um bom crescimento no mês. Nesta época normalmente são esperados crescimentos na casa de 50%, o que faz a S10 realmente surpreender. Estanho é o resultado bastante fraco da Hilux (será efeito da Rampage? Só o Edu pode explicar :mrgreen:). O restante está dentro do esperado, nenhuma surpresa para nós.
    O Edu me comentou que ainda aposta em mudanças de posições, com trocas de lugares até uma estabilização de números, o que deve ocorrer com a chegada na nova L200 e da nova S10. Até lá ele ainda acredita em algumas variações de ranking. Duvido que ele erre :mrgreen:
    Mas, como foi comentado perfeitamente aqui, o que importa para nós é a qualidade e não a quantidade, já que número de vendas pouco diz sobre a qualidade de um produto.

Bem observado o comentário do Mauro. A Nissan cresceu mais um degrau no ranking geral de montadoras no Brasil, e o mais impressionante é que o Edu tenha acertado até a data em que isso ocorreria, em dezembro. Vamos ver como a marca vai reagir este ano, investimentos e boas novidades não faltam. Até o Kicks deixou o Corolla Cross, o HRV, o Renegade e outros para trás. Isso dá bastante confiança para a marca e talvez justifique a menor desvalorização da Frontier este ano que passou em relação às concorrentes.

Com relação a novidades da linha 2025 da Frontier, como questionou nosso companheiro Louco Poeta, tudo parece meio nublado ainda, vejo informações diferentes mas nada muito concreto. Pelo que vi a Nissan pode mexer no design e dizem que deve soltar um pouco mais de potência do motor para 210 ou 220cv, mas mantendo o mesmo motor que dizem ter muita folga ainda para crescer.

Mas, ainda é cedo para dizer, porque com as visões pessimistas dos preços do diesel para este ano ela pode muito bem mudar de ideia e novamente priorizar a economia.

No restante, acho que poucas novidades virão, até porque é difícil imaginar melhorias substanciais na Frontier, principalmente com o mercado meio estagnado de novidades na renovação dos seus modelos que continuam com motores defasados, gastões, suspensões ultrapassadas (a não ser que paguem meio milhão numa versão melhorada) e por aí vai. Direção elétrica acho difícil a Frontier adotar, mas não duvido já que o mercado adora algumas frescuras, por enquanto as montadoras japonesas, francesas e alemãs não tem se interessado em mudar o confiável sistema hidráulico, e até a RAM tem muita resistência com isso.
    Talvez o mesmo aconteça com o ACC, que a Nissan também não é muito favorável em aplicações de utilitários pesados. Mas, deverão ser novidades pequenas, porque não tem muito o que incrementar já que o mercado parece não estar evoluindo o suficiente para justificar forte mudanças na Frontier. Ainda acho que a maior mudança será estética, e talvez um novo ajuste do motor, que eu particularmente acho desnecessário e só vai aumentar o consumo.
    Mas é isso aí, clamam pela minha atenção agora :mrgreen: Volto se chover mesmo a tarde como está previsto. Abraços e boas férias ou bom trabalho a todos.

"Motorização e desempenho
    A Nissan Frontier 2024 manterá o motor 2.3 biturbo diesel, mas com melhorias para oferecer mais de 200 cavalos e aproximadamente 50 kg de torque. E claro, a picape terá opções de versões híbridas leves, seguindo a tendência da Hilux na Europa. A transmissão automática de sete marchas e tração 4×4 serão mantidas, com o acréscimo de um sistema elétrico e um gerador de 48V, prometendo melhor eficiência no consumo de combustível e desempenho superior."

Nova Nissan Frontier 2024: desafiando as lideres Hilux e Ranger no mercado de picapes
  • 09/01/2024, 07:54
    Bigsd
    Impressão minha ou houve uma movimentação acima da média no fórum estes dias?
    Muito bom isso. Precisamos agitar mais este espaço. O pessoal se acostumou muito com o whatsapp e deixou um pouco o fórum de lado.
    Pessoal todo ainda viajando, vamos ver se a semana que vem normaliza um pouco. Eu também estou de viajem mas retorno em breve com algumas novidades bem legais. Se der ainda posto antes.

Mauro, o Edu confirmou que vai conseguir ficar mais ativo no fórum e no seu próprio site, parece que final de ano pra ele é bem corrido na empresa dele, mas ele já disse que está com saudades de participar do fórum. Ele tem muito carinho por este espaço.
    Ele vem com novidades também, mas algumas vão ficar no site dele mesmo porque publicar aqui é mais complicado.
    Ele tem uma pesquisa de problemas com um novo modelo. Gente, é surpreendente as reclamações de insatisfações de desempenho (mas já se sabia que era um motor antigo bem desanimador) e de problemas deste lançamento que já começou com recall, e não só aqui.

Este ano foi um show para a Frontier, com o anúncio da nova garantia de 6 anos, de ser a menos desvalorizada do mercado, do melhor pós venda, do mais alto índice de satisfação e por aí vai. Frontier vivendo o melhor momento da sua história e com um motor comprovadamente robusto (aliás como toda a sua mecânica).
    Para quem não se lembra:
    Picapes diesel desvalorizam o dobro de outras categorias em 2023, diz estudo

Modelo Desvalorização (%)
    Amarok 20,5
    Ranger 17,5
    S10 14,6
    Hilux 13,9
    L200 13,8
    Frontier 13,8

Frontier com a menor desvalorização e depreciação do mercado. E não somos nós que dizemos, muitos sites publicaram essa informação. Parabéns aos donos de Frontier e de L200 também, que ainda é bem respeitada pelo seu público alvo.

O Edu vai trazer informações interessantes para esclarecer as dúvidas que alguns fanboys ainda carregam ao elogiar demais as suas marcas. São dados bem interessantes e o mais importante... são fatos, e contra fatos não há argumentos. Isso é importante porque para quem participa de grupos de outros modelos está percebendo que algumas coisas não estão batendo no mercado, com elogios exagerados a alguns modelos mas com reclamações de todo tipo em grupos fechados. Tem caminhonete bebendo feito V8 e andando menos do que se esperava, parece que os lançamentos não estão sendo tão felizes assim.

Na Argentina o resultado também foi decepcionante para algum lançamento, que caiu mais. Há quem diga que é falta de peças, mas a piada é que modelos vendidos aqui são feitos lá na mesma fábrica onde "faltam peças", e sobra aqui nas concessionárias apesar de dizerem que não consegue atender o mercado :chorandoderir:
    Pois é, depois somos nós que distorcemos os fatos. Fatos são fatos, e hoje nos mantemos neles, sem apaixonites e ciúmes de qualquer modelo que seja.
    Bem, vou tomar uma café e depois pegar uma praia 8--). Finalmente estou curtindo merecidas férias.
  • 11/01/2024, 08:25
    Bigsd
    Bom dia pessoal. Antes de começar a curtir a praia, uma passadinha rápida aqui pelo grupo.

Eu disse que ia adiantar algumas novidades, aqui vai uma:

Vendas da Nissan crescem 35% em 2023 no Brasil, tres vezes mais do que a media do mercado - Carhoo Noticias
    Vendas da Nissan Crescem 35% em 2023 | Autos Segredos
    Nissan cresce 35% em 2023 no Brasil, o triplo do mercado automotivo nacional

Nissan, Volkswagen e Honda, as marcas que mais cresceram no top 10.

Isso é uma boa notícia para quem tem uma Frontier. Além disso, a Nissan ultrapassou a Honda também em 2023, deixando mais uma montadora para trás e agora alcançando o 8º lugar entre as 32 marcas vendidas aqui.
    Isso representa muito para a Nissan porque ao se manter essa tendência, ela pode finalmente ocupar o seu merecido lugar em destaque no mercado, já que players como Toyota cresceram apenas 1% e Hyundai caiu 1%. Fiat, Volkswagen e Chevrolet também mostram tendência de baixa no crescimento, mesmo ainda sendo as que mais vendem.
    É um resultado bastante importante e mostra como a Nissan tem ganhado respeito e confiabilidade no mercado.

Crescimento das top 10 no Brasil hoje:

https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/7...4h3ngmme02.png

Tendo uma fábrica crescendo dessa forma, garantia de 6 anos, melhor pós-venda do mercado, menor desvalorização, melhor confiabilidade... não é por menos que em 2023 foi a caminhonete menos depreciada do mercado.
    Tá bom... muita gente não vai admitir isso (pior cego é aquele que não quer enxergar), fazer o que? Podemos colocar 1.000 provas aqui que ainda vão continuar acreditando em duendes e papai noel.
    Estou com um amigo lá na empresa que ficou 4 meses procurando uma Frontier 2020/21 usada de boa procedência e só agora parece que ele conseguiu uma, e com um ágio de 6% acima da FIPE. Ele me contou que Hilux, Ranger, etc... sobram nas lojas. A primeira porque vendeu muito e hoje a procura por usadas é menor do que o que o mercado despeja hoje, o que justifica ela ter subido tanto no ranking de desvalorização, e Ranger e Amarok como mais desvalorizadas justifica-se pela péssima imagem que a primeira marca tem hoje no Brasil, com muita dificuldade para emplacar os seus outros importados que ficaram com vendas de menos de 12% do estimado em 2023, e a Amarok pelos problemas de má fama de seu motor ( agora seguida por outro modelo) mas que também é uma excelente picape e que deve ganhar uma atualização importante agora.

Com a garantia agora de 6 anos a tendência é de maior valorização da Frontier, já que quem comprá-la agora vai vendê-la usada em 2030 ainda na garantia!!! Fatos, apenas fatos, nem sou eu quem está afirmando isso, é a imprensa e o mercado. É a realidade.

Como eu disse, tenho muitas novidades boas para compartilhar com vocês. Logo vou atualizando. Semana que vem com vida normal volto para comentar mais coisas sempre com provas e nunca com "achismos" como diz o nosso grande Edu que em breve também estará conosco.

Um ótimo dia a todos.
  • 15/01/2024, 11:51
    Edumar
    Bom dia gente bacana.

Voltei de viagem mas continuo de férias por mais alguns dias :grin:, e aproveito para dar uma passada rápida por aqui. Vi o comentário lá no whatsapp de que eu deixei o fórum e isso não é verdade, eu só fiquei um pouco enrolado no final do ano passado que é um período realmente complicado pra mim.
    Gosto desse fórum, este tópico em particular anda bem legal, acho que é o tópico mais "vivo" e informativo do fórum e não tenho a menor intenção de me afastar dele. Então... estou aqui... são só boatos :mrgreen:

Agradeço os comentários que fizeram sobre mim, mas não tem segredo e nem adivinhação. Tenho bons contatos e faço uma avaliação fria, sem "romantismos", achismos e "raivinha" de qualquer modelo ou marca, como disseram aqui também.
    Fiz uma avaliação do mercado há algum tempo, e apesar das críticas que recebi aconteceu o que eu tinha previsto. Então só posso dizer "eu te disse" :mrgreen:

Trabalhei muito tempo em indústrias automobilísticas e ainda tenho bastante contato com muitos amigos que fiz. Isso me ajuda a entender um pouco mais do mercado do que apenas receber as notícias das "salas de imprensa" das montadoras, que normalmente são as fontes dos sites, além de muitas "vantagens" que recebem para falar coisas que muitas vezes (a maioria) nada tem a ver com a verdade.
    Acompanhem o meu site porque devo publicar algumas coisas mais detalhadas e interessantes lá nos próximos dias aproveitando a folga que ainda tenho.
    Mas, no geral, numa avaliação rápida de mercado, vimos que nada fugiu muito do que eu tinha previsto.
    A Ranger chegou onde eu tinha dito que chegaria, oscilou e vai oscilar ainda mais. Vamos ver ainda altos e baixos do modelo que ainda é muito prejudicado pela marca. Aliás, eu soube que fizeram mais um pesquisa de imagem, e houve mais uma queda de confiança da marca, o que já era mais do que esperado. A Ford vai ter muito trabalho para mudar a sua imagem aqui, e precisa refazer a sua estratégia que hoje se resume em um marketing pesado, como vemos na Ranger que, na minha opinião, pouco mudou mas é apresentada como uma "revolução" no segmento.

O "efeito novidade" vai passando e os números devem ter oscilações menores e irem estabilizando nos próximos meses.
    Isso não é só opinião minha, mas do próprio pessoal da Ford que acha que a estratégia adotada no modelo não foi das melhores. Mas, isso vou detalhar num artigo que vou publicar em muito breve.
    A Hilux, apesar dos fãs incondicionais da marca terem comemorado um recorde que não existiu, teve de fato um resultado que preocupou muito o fabricante. Em dezembro normalmente se espera um acréscimo de vendas de no mínimo 30%, mas ela acompanhou a Ranger com um crescimento pouco representativo. Isso acendeu um alerta no fabricante, mas eu sei o porque dessa queda, mas conto depois no meu artigo :mrgreen:. Isso já era esperado, apesar do fabricante fingir demonstrar surpresa.

A Frontier, apesar de continuar sendo a melhor caminhonete do Brasil (opinião até do pessoal da Ford :mrgreen: ), continua sendo um modelo para um público bem específico. Seu resultado depende mais da cultura automobilística do mercado do que das suas qualidades em si. Aliás, eu abordei isso num artigo que escrevi, que a melhor caminhonete do Brasil tem o pior marketing do Brasil, e isso é fato. Basta olhar a Ford por exemplo, que anunciou 2.000 unidades da nova Ranger vendidas num único dia. O consumidor, na sua ingenuidade e inocência logo faz as contas e pensa: "Num dia vendeu mais do que a metade da Hilux no mês... vai acabar com a Hilux"... ou "se num dia vendeu 2.000 unidades... então num mês com 26 dias comerciais vai bater as 52.000 unidades vendidas". Claro que esse número foi fantasioso, como aliás ela já fez com o Bronco, a Maverick, Territory, etc...
    Há quem diga ainda que ela não vende mais porque a sua disponibilidade no Brasil é limitada. Mentira! A fábrica pode colocar quantas unidades quiser no nosso mercado, e a prova disso é que há disponibilidade a pronta entrega. É só mais uma divagação do mercado que quer tentar justificar a queda no desempenho.
    Mas, temos que reconhecer que o seu marketing é forte e ela consegue induzir o mercado.

Falta isso para a Nissan, seguir o exemplo de uma Ford e dar mais agressividade para o modelo. A garantia de 6 anos ajudou muito, não pela longa garantia em si, mas pelo reflexo na confiança do modelo e em sua revenda. Basta ver que foi o modelo menos desvalorizado em 2023, com o melhor pós vendas, a melhor confiabilidade, etc...
    Tudo isso vai somando valor ao modelo que já foi um dos mais desvalorizados do mercado (tem muita ilusão nisso também), e hoje supera as líderes de vendas em menor depreciação. Isso também já era esperado.

Mas, não adianta sonhar que a Frontier vai chegar ao topo das vendas que isso não vai acontecer tão cedo. Nem a nova versão que vem aí vai ter sucesso nisso, podem esquecer. Para isso acontecer o mercado consumidor precisa evoluir, e isso é algo que depende de uma mudança cultural automobilística muito grande, coisa que não vejo ocorrer tão breve.
    Mas, as suas vendas estão dentro do esperado pela fábrica, devem ter consequências como reflexo de suas novidades, principalmente a garantia que já citei. A ideia que fanboys de outras marcas e haters da Frontier tentavam passar é de que ela não "aguentava" o trabalho pesado (só carregava geladeira :lol:), ou que ela era frágil. Bom... o tempo passou e mostrou justamente o contrário (mais uma vez desfazendo as bobagens que falam), e com esse "empurrão" da garantia essas características de confiabilidade e robustez acabam ainda mais reforçadas.
    Depois no meu site eu vou publicar uma tabela interessante da evolução de vendas dela e das concorrentes.

Como eu comentei no grupo recentemente, cada um deve comprar o que quer. Escolhas são individuais e devem ser respeitadas. O que não se pode é querer criar uma imagem que não é verdadeira, e o que vejo de mentiras, bobagens, informações erradas espalhadas em fóruns, redes sociais e etc é muito grande. Boa parte disso é ignorância, mas também tem muita má fé.
    Jogam uma informação errada, você prova que está incorreta e todos ficam quietinhos depois.
    Por isso que toda informação deve ser analisada com cuidado. Somos bombardeados diariamente com fake news de toda espécie e pelas mais diversas razões.

Sobre a "nova' nova Frontier que deve ser apresentada ainda em 2024, ainda não tem nada definido. Vejo muitas bobagens publicadas pela imprensa, mas a verdade é que a Nissan adota uma filosofia de oferecer variações específicas para cada mercado.
    Como vimos recentemente, a nossa imprensa incompetente publicou uma reportagem citando que a nossa Frontier é a caminhonete menos confiável do mercado americano. Primeiro que nossa Frontier não é vendida lá, o modelo é outro. Segundo que a informação também estava incorreta, pois interpretaram uma pesquisa de forma totalmente equivocada (vou mostrar isso no meu site). Mas, isso serviu para os mais ingênuos acreditarem e ainda divulgarem como forma de crítica ou provocação, e é isso que eu cito como exemplo de falta de amadurecimento do mercado.

As informações que estão chegando sobre a "nova Frontier" são completamente dispensáveis, pois não possuem qualquer base mais concreta de informação. O que podemos esperar é uma grande mudança estética, apesar de seu desenho hoje ser considerado ainda como um dos mais bonitos, eu não mudaria nada. Podemos esperar alguns cavalos a mais no motor para atender novamente o consumidor despreparado que compara 190cv com 200cv e acha que tudo muda da água para o vinho. Duvido que ela traga uma versão V6 ou V8 para cá pois não há mercado para isso, modelos assim tendem a encalhar e desvalorizar rápido em função do nosso mercado e da política de preços dos combustíveis. Se motor potente fosse determinante de escolhas, a Amarok não tinha ficado mais um ano em último lugar de vendas.
    Há ainda outro agravante, a desvalorização do modelo. Isso é fácil de explicar. Quem compra uma caminhonete usada não está numa condição financeira de muita folga para comprar uma zero, e então faz uma escolha racional por uma seminova. É de se pensar então que esse comprador de usadas também quer economia de consumo e manutenção, o que não combina com um motor V6 ou V8.
    A Nissan pode até importar uma versão assim, como tem feito alguns fabricantes com a intenção de dar mais prestígio e apelo ao seus modelos, mas sabe que dificilmente vai conseguir manter isso.

Não temos o que ver de grandes mudanças na Frontier, pois ela já adota tecnologias que ainda estão distantes nas concorrentes. Suspensão multilink, motor biturbo de alto rendimento, controle de estabilidade de última geração, etc... não parece ser desejo dos concorrentes, pelo menos no Brasil já que lá fora já estão disponíveis em algumas versões de modelos vendidos aqui. Dizem que é cara uma evolução desse nível, e só disponibilizam em modelos de quase meio milhão. Mas, a verdade é que o consumidor aqui é pouco exigente e a grande maioria nem sabe o que isso tudo significa. Quando se fala em suspensão multilink, no máximo pensam em conforto, e nunca nas vantagens de segurança e condução fora de estrada que isso significa. Não tem milagre, feixe de molas é feixe de molas, uma tecnologia limitada que depois de quase 300 anos de invenção não tem muito o que fazer, apesar de muitos dizerem que fizeram "ajustes" e o consumidor até acreditar que houve melhora sim.
    A Frontier é a única hoje que oferece uma suspensão multilink neste segmento e na sua faixa de preço, as outras tem que pagar o dobro para tê-la disponível e acabam limitadas a um minúsculo grupo de consumidores.

O mesmo se refere aos freios a disco nas rodas traseiras. O que mais leio por aí é que isso é um exagero, já que a maior força de frenagem ocorre nas rodas dianteiras, etc... Mais um exemplo de pura ignorância quando se considera a menor fadiga principalmente nas condições de uso de uma caminhonetes (tem gente colocando mais de 1,5 toneladas na Frontier :mrgreen:). Além disso, esse púbico muito "sabido", esquece que o sistema de freios traseiros não tem hoje somente a ver com a frenagem, mas atuam também no controle de estabilidade e até no bloqueio de rodas, que na Frontier tem se mostrado com vantagens até para o sistema de bloqueio de diferencial, que aliás ela também oferece na Pro-4X.
    Os freios a disco oferecem muito melhor controle nestas situações, principalmente no controle de estabilidade, pois tem uma atuação mais precisa e com menor fadiga térmica. Mas, vá explicar isso para um leigo que imagina ou lê bobagens de engenheiros de certos sites e programas de carros que pararam no tempo do VW Brasília. Depois não sabem porque quando precisa num momento difícil, a segurança falha e a caminhonete tomba ou sai de controle. Testar estabilidade num simples teste de revista ou nas mãos de um leigo "youtuber" é uma coisa, na vida real é outra. É fácil dizer que a estabilidade "parece" que foi aprimorada, mas numa situação de uso intensa, pode ter a certeza que os freios a disco e uma suspensão multilink vai fazer toda a diferença.
    Os fabricantes não estariam evoluindo a suspensão se a convencional fosse realmente eficiente. Na verdade, muitos oferecem lá fora.

Então, eu não vejo onde a Frontier pode trazer de muitas novidades, e espero que não caia na tentação de se render a direção elétrica ou ao ACC, pois a Nissan preza muito pela segurança e confiabilidade do conjunto, e apesar de ser muito mais barato colocar freios a tambor, direção elétrica, motores já datados e pouco confiáveis, controle de estabilidade da geração de 20 anos atrás e etc, não é isso que eu acredito que o comprador de uma Frontier deseja de fato.
    Aliás, li outro dia alguém comentar (não faltam haters) que a Nissan colocou freios a disco na traseira da Frontier porque são mais baratos (é o mesmo pessoal que acha que o ARLA tem a finalidade de reduzir o CO2). A verdade é que freios a disco são mais caros, e por mais que alguém ainda queira teimar o contrário, é preciso lembrar que a Frontier tem os dois atrás. Sim... poucos sabem. É o que eu falo sobre a falta de informação do mercado. Tanto os freios a disco como os a tambor estão disponíveis nas rodas traseiras da Frontier. O primeiro para oferecer os benefícios já informados aqui, e o segundo para atuação com o freio de estacionamento.
    Pois é... Numa discussão de qual é mais custoso, a Frontier simplesmente oferece os dois.

Mas, como a Nissan consegue oferecer tudo isso numa caminhonete que é a mais barata hoje do mercado, longe de custar quase meio milhão? Ela trabalha para isso, para oferecer real tecnologia com benefícios importantes para a segurança, desempenho, conforto e eficiência. Ela não fica colocando eletrônica inútil e que sequer funciona, telas de multimídia gigantes ou futilidades chinesas para atrair o consumidor pelo olhar. Quantos não perderam vidas (e ainda perdem) ou destruíram suas colunas com suspensões já ultrapassadas e bancos obsoletos? Muitos fabricantes estão preocupados com lucros altos e querem o consumidor desinformado, que infelizmente é a maioria do mercado, e não falo somente de carros. Tudo hoje segue nessa direção, de produtos a serviços.
    Lembrem-se da comparação de QI com macacos que tanta polêmica causou recentemente? Mas, melhor nem entrar nessa seara.

Então eu pessoalmente acho que 5% de diferença de potência (na verdade na prática é menor), controles e "confortos inúteis", motores de elevada cilindrada e outros apelos não devem (ou não deveriam) ser adotados na futura Frontier. Não acho que vamos ver grandes mudanças mecânicas na nova versão.

De uma forma geral, devemos ver outras mudanças no mercado com a chegada de novidades chinesas (quanta tristeza :cry:). E não tem o que fazer. Mais uma vez caímos na questão da falta de amadurecimento do mercado, se rendendo fácil aos produtos chineses, destruindo empregos aqui e com tecnologias elétricas que eu afirmo aqui (podem anotar como sempre e me cobrem em 15 anos) não será o futuro. Isso mesmo, o futuro não é elétrico. Carro elétrico chinês vai ficar logo encostado por aí aos montes. Mas... o consumidor vai se iludindo.
    Há uma promessa de chegada de várias caminhonetes médias chinesas, com a nossa infeliz imprensa já dizendo em alto e bom tom que "Será o fim da X ou da Y". A imprensa ajuda a emburrecer ainda mais o mercado.
    Mas, sabemos que isso deve ter consequências ao mercado. Se lembram das promessas da picape Ssangyong com "mecânica Mercedes" que chegou aqui para dominar o mercado? Pois é... não preciso falar mais nada.
    Esse é um problema mundial, pior no Brasil, mas que vem crescendo mundialmente.

Li ontem que um carro chinês ultrapassou as vendas de modelos concorrentes do nosso mercado, e ele é importado, ou seja, não tem nem a contrapartida do fabricante produzir pelo menos um único modelo aqui. O brasileiro gosta de dar um tiro no próprio pé comprando carro de quem não tem fábricas no Brasil, e no futuro não vai comprar mais nada porque não terá emprego.
    Basta ver o que aconteceu com setores como lâmpadas, eletrônicos e eletrodomésticos, ferramentas, roupas, etc.... Está ocorrendo um sucateamento da indústria brasileira, e o mercado consumidor contribui feliz com isso.
    Eu jamais compro um produto se o fabricante não tiver fábricas aqui também. Pago até mais caro às vezes, mas ganho normalmente na qualidade, pós vendas, garantia, segurança, e na consciência de estar fazendo o meu papel social sem estar sendo enganado.
    Mas, as picapes chinesas vão chegar aqui, vão mexer com o mercado e podem até virar líderes de vendas, e aí vão vender muito mais porque na cabeça do consumidor o que vende mais é o melhor. E vai ter torcida e comemoração para que esses modelos chineses cresçam ainda mais, não duvide disse. Podem anotar isso que eu estou dizendo também.

Alguém pode dizer "mas eles vão trazer fábricas para o Brasil". Aí eu convido esse cidadão a conhecer estas "fábricas" que estão vindo para cá e me contarem o que viram. É decepcionante. Tudo vem pronto de fora, com pouca necessidade de mão de obra e ainda com boa parte dessa mão de obra vinda de lá.

Pois é amigos, enfim... nada mudou de fato em 2023, apesar de algumas sinalizações de certas tendências.
    Lançamentos sem nada de novo, posições de vendas com poucas mudanças, nenhuma evolução de mercado, chineses tomando conta, Brasil sendo Brasil em mais um ano que passou, e assim continuará sendo por pelo menos mais umas duas décadas, podendo até vir a piorar muito mais depois disso.

Foi um grande prazer voltar a participar deste tópico, contribuir um pouco com a minha visão do mercado, desfazer as "fofocas" (não abandonei o fórum ainda :mrgreen:), e vou tentar estar mais presente.
    Muitas coisas devo abordar no meu site, porque tenho dois princípios aqui, não entrar em tópico de outra marca e evitar algumas polêmicas com haters e fanboys que só enchem o saco. Lá fico mais à vontade de falar de temas não relacionados à Frontier, aqui apenas situo ela no mercado e faço um apanhado bem geral do que penso.

Abração aos meus amigos e até breve.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 608 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 108508558598599600601602603604605606607608609610611612613614615616617618658708 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:48.