Postado originalmente por
Ciro Alencar
Na verdade, meu querido amigo, respeitosamente eu discordo de você.
A Nissan é a 9ª maior marca do Brasil no acumulado hoje, e no mês passado subiu para o 8º lugar e deve se manter lá, aliás, tínhamos previsto isso aqui mesmo há alguns meses. Ela ficou à frente de Ford, Mitsubishi, Honda, Peugeot, Citroen, Caoa Chery com o seu lixo, etc...
Se o povo não aceita Nissan, o que dirá então destas marcas?
Não, o problema não está no conceito da marca, como provado aqui, é perigoso analisar e concluir por aí, não se deve pontuar um produto para avaliar o desempenho de toda uma marca e julgá-la como sendo mais rejeitada pelo mercado.
Se pensarmos assim, então tomando a Amarok como referência isolada, nos últimos 2 anos e meio atrás da Frontier, a VW não foi tão aceita pelo povo? A VW é também uma grande marca, independente do seu produto Amarok.
Vamos lembrar também que há duas décadas a Nissan brigava pela 12ª colocação no mercado, enquanto a Ford estava na 4ª colocação em vendas.
A Nissan cresceu muito no Brasil, e não só no Brasil. É uma montadora que não ocupa os primeiros lugares de destaque no ranking de vendas, mas temos hoje perto de 32 fabricantes de carros vendendo no Brasil, e ocupando agora uma 8ª colocação não deixa a Nissan numa posição de ser pouco aceita pelo mercado, até porque atrás dela tem algumas gigantes que eu respeito muito, como a Mitsubishi e a Honda, além, é claro, de marcas mais diferenciadas como Volvo, Audi, Land Rover, BMW e outras que, infelizmente, não tem público com poder econômico suficiente para privilegiá-las.
E o pior, meu caro amigo... vamos ver muitas coisas ainda pelo caminho... como uma BYD e uma GWM logo saltando a frente de todo mundo e depois morrendo no mercado como outras chinesas já fizeram, deixando um monte de carros desmanchando pelas ruas e cicatrizes profundas nas grandes marcas. Isso é pior, pois ao final sustentamos economias estrangeiras em detrimento da nossa. Isso é o mais triste.
É, meu caro... tempos difíceis chegarão em breve... vamos torcer para sobrevivermos a tudo isso.
Abraço, meu querido.