:palmas::palmas::palmas:
Conforme prometido, seguem abaixo minhas impressões da Frontier, após a viagem que fiz a MG neste final de semana.
Fomos 4 adultos na caminhonete, na ida, minha irmã foi dirigindo, chegando em nossa cidade natal, eu dirigi o trecho de chão de 12 km até a nossa propriedade e, na volta, 13 km em asfalto com bastante remendo mais 68 km de asfalto em bom estado.
Impressões do que mais gostei:
- a caminhonete me vestiu pelo conforto geral (o banco da hilux me incomoda bastante pela posição da coxa esquerda, quando uso o descansa pé) e pela ampla visão, trazendo noção dos limites da carroceria;
- a estabilidade e o trabalho da suspensão;
- o espaço da cabine na frente comparado com a hilux (não entrei no banco de atrás).
Sendo uma caminhonete mais básica (SE) e a minha mais completa (bancos de couro, multimídia etc.), não comparei acabamento, pois seria injusto, mas gostei bastante do que vi embarcado nesta versão.
Impressões do que me incomodou:
- em ultrapassagens, não me senti seguro, porque achei a resposta um pouco lerda, com lag (pode ser por estar com menos de 4 mil km), comparando com minha que está com 39 mil km e tem o modo power (muda o mapeamento, deixando o acelerador sensível e a caminhonete com respostas mais rápidas, lembrando a nossa Pajero V6).
Conclusão:
Pelo equilíbrio, é uma caminhonete que está em nosso foco de troca, quando formos substituir a nossa.
Surpresa!!!
Bom dia, meus queridos amigos!!!
Eu acabei vindo ontem de volta do interior para resolver um assunto rápido aqui, mas amanhã cedo eu volto. Claro que eu não poderia deixar de dar uma passadinha aqui, neste grupo de amigos tão simpáticos e queridos.
Amigos, vou dizer uma coisa, quanto mais eu ando nessa caminhonete, parece que mais estável e esperta ela fica. Ela me dá a impressão de estar mais assentada no chão também.
Confesso que ontem vim com ela voando baixo (não costumo fazer isso...kkkk.....), e ela parece mais solta e mais firme do que quando peguei ela. Não acho que seja impressão pessoal apenas, porque tenho bastante sensibilidade para isso...
Eu sempre achei que eu teria alguma dificuldade para me adaptar a um "caminhãozinho" para o dia a dia...kkkk.... mas confesso que a sensação que ela me transmite de conforto, de estabilidade, segurança, motor, silêncio interno, etc... muitas vezes esqueço que estou num utilitário e me sinto num sedã ou num SUV grande.
Ontem fiz uma graça de abrir o teto solar, e aí a sensação de estar num carro de passeio parece maior. É divertido, mas não essencial.
Rein@aldo, meu caro... primeiramente, seja bem-vindo ao nosso humilde grupo!!
É uma grande satisfação receber mais um amigo para ampliar esse círculo de gente bacana.
Suas impressões foram bem parecidas com as que costumamos comentar aqui. Conforto, estabilidade e essa sensação de "espaço" interno. Eu já notei essa diferença na Hilux, e a impressão que tive é que na Hilux o painel é menos profundo, com o para-brisa mais rente a face frontal do painel. Na Frontier, em razão do avanço maior da cabine e do cockpit, o para-brisa fica bem avançado, com uma profundidade do painel bem mais ampla. Confesso que não me recordo agora como as duas se comparam no banco de trás, mas acho que não deve mudar muito, essas caminhonetes são todas parecidas, talvez a S10 tenha mais espaço atrás.
Quanto ao desempenho, eu tenho uma SE para uso na fábrica, que substituiu uma S10 que se aposentou. Peguei numa promoção muito boa. Eu tenho duas Platinum para uso familiar e no sítio, uma mais social e outra que usamos mais intensamente para as coisas do sítio.
A Platinum tem um seletor de modo de uso, assim como a PRO 4X, e que deve ser parecido com o da sua Hilux. Acho que a Attack e a XE também oferecem isso.
Acho que como a SE é mais voltada ao trabalho, mais economia e torque, ela não oferece esse seletor. Acho até que deveria, pois como você comentou, ela pode ser muito bem usada socialmente também, inclusive para passeio, pois ela é muito completa, não parece nem um pouco uma picape de entrada. Acho que merecia esse recurso.
Na Platinum, em modo Sport, há um ajuste da rotação do motor, comportamento do câmbio e giro máximo, como deve ser na Hilux, ou mais ou menos igual. Ela fica mais esperta.
Mas, tem algo que o nosso querido amigo Edu comentou e até desenvolveu num artigo em seu site sobre o segundo estágio do pedal do acelerador da Frontier, e que a SE também tem. Quando você pisa no pedal até o final do seu curso, ele pára normalmente como em qualquer veículo, mas se você pressioná-lo com mais força, você percebe que ele aciona um segundo estágio, bem curto, praticamente sem nenhum curso, apenas parece acionar algum comando que faz o motor ganhar mais desempenho instantâneo.
Não sei se você reparou nisso. Pra falar a verdade, quase ninguém sabe disso, nem proprietários que estão com ela já há algum tempo. Eu procurei isso no manual, e diz que se você pisar até o fundo terá um salto de desempenho, mas ele não deixa claro que você deve pisar com mais força para liberar esse segundo estágio, e naturalmente quando você acelera, você mantém uma pressão uniforme do pé no pedal até chegar ao final de deu curso, acabando por não acionar este estágio.
Eu confesso que normalmente ando bastante tranquilo com ela. Fui piloto de carros esportivos e sempre andei muito forte, mas raramente corro muito hoje em dia, só quando estou com pressa, como ontem... kkkk....
Assim, não sou de correr muito, mas tenho o costume de dirigir rápido. Rapidez, não velocidade. Assim faço ultrapassagens sempre que possível (não faço ultrapassagens no limite - isso sim é perigoso), saio rápido de semáforos, e retomo rápido à velocidade sempre que reduzo por alguma razão.
Usando esses recursos, ela fica bastante esperta, com acelerações e retomadas rápidas, sem qualquer susto.
Comentei acima que estou achando a que dirigi ontem mais solta, mais esperta, não sei se por ser nova ela venha com algumas limitações propositais de desempenho.
Obrigado por compartilhar as suas impressões conosco. Você não sabe o quanto experiências como a sua são importantes para enriquecer as informações deste tópico.
Forte abraço.
Sim, tenho novidades para contar.... kkkkk.... depois eu que sou fofoqueiro....kkkkk....
Mas, vou ter que fazer uma pausa agora. Tentarei voltar logo.
Eu achei que seria um dia tranquilo hoje.... kkkk....
Não posso vir para cá... Vim só resolver uma coisa rápida... kkkk.... agora sobra tudo pra mim.
Meu caro Bigsd, rapidinho, quero te cumprimentar pela aquisição da nova caminhonete. Meu querido amigo, parabéns!!!
Você merece, é uma pessoa boa, esforçada e sempre pronto pra ajudar todo mundo. Faço da minha alegria uma extensão da sua, que sei que não é nada pequena... kkkkk....
Você fez uma escolha muito acertada, bastante sensata e coerente. A XE é uma senhora picape também, super completa e muito linda, tem quase tudo que a Platinum tem, e sei que vai se encaixar como uma luva no seu orçamento.
É isso aí, meu amigo... aproveitar agora.