Então, meus queridos amigos, por mais que você exponha um objetivo, que explique detalhadamente a sua intenção e deixe bem claras as suas intenções, eu esperava algumas manifestações em outro sentido.
Como sempre digo, e vocês sempre repetem, brasileiro não lê, quando lê, não entende ou interpreta corretamente, e quando entende, conclui de forma errada. No tempo que participei em palestras e aulas em grupos de nível superior eu já sentia essa dificuldade, mesmo nesse grau de formação.
Eu cansei de dizer aqui que o teste era para descobrir a curva de trabalho e desempenho do motor da Frontier, tentando excluir a intenção dos engenheiros em equilibrar economia, torque, potência, etc... repeti isso várias vezes inclusive, mas se ainda assim você desenhar isso, muitos não vão compreender e certamente virão com uma interpretação mais pobre achando que é uma competição de "arrancada". É realmente triste e patético isso, e o mais curioso, eu não vejo isso nos fóruns que participo no exterior. O nível lá é bem melhor. Aqui sempre temos quem não agrega nada, e ainda interpreta as coisas de forma equivocada com conclusões ainda mais equivocadas.
Escrevi tudo isso com muito receio do que pudesse acontecer.
Mas, voltando ao meu teste, que NÃO É UM COMPARATIVO, vou repetir isso pela enésima vez mesmo sabendo que ainda assim possa ter quem não compreenda isso, o que eu até acho normal já que foi provado que a capacidade de interpretação de texto dos brasileiros é uma das piores do mundo, vou tentar algo novo neste final de semana.
Eu percebo que, mesmo em modo manual, a Nissan adota um comportamento ainda um pouco mais comedido para o aproveitamento do desempenho do seu motor, e noto isso na saída, quando você sente que mesmo com o controle de estabilidade desativado, ela tenta "conter" a saída mais rápida. Não vou contar agora, mas tenho uma ideia para burlar isso, se der certo eu conto.
Veja bem, não quero ensinar ninguém a correr mais com a Frontier, isso é total estupidez. Só quero conhecer a sua engenharia.
O que para mim está bem evidente é que a engenharia da Nissan faz um ajuste bastante conservador de desempenho, pois um motor biturbo de 190 cavalos, com tanto torque logo em baixos giros, certamente teria muito mais para oferecer do que isso.
Estratégia certa ou errada, não sou eu que vou julgar. Certamente a empresa tem o seu público alvo e ajusta os seus carros para melhor atender a esse público, lembrando que a Frontier tem versões diferentes no mundo inteiro, desde modelos V6 com 310 cavalos, até modelos com motores mais fracos que o nosso. Em alguns mercados ela oferece suspensão "pula-pula" de feixe de molas, e em outros a moderna multilink, em outros freios a disco nas quatro rodas ou somente em duas dependendo do país, assim como o teto solar não é um acessório disponível em todas as regiões.
Então, é evidente que a Nissan desenvolve modelos bem orientados a cada mercado, mas somos privilegiados aqui com o modelo mais bem equilibrado na minha opinião, com o melhor acerto, e justamente o mesmo modelo que hoje atende a Europa.
O mais curioso é que eu sempre fiz estas avaliações de curvas de desempenho de carros esportivos, pois sempre tive modelos velozes importados e sempre participei de provas de velocidade, uma das minhas diversões. E estes resultados eram sempre compartilhados em fóruns no exterior, pois aqui nunca tivemos nada no mesmo nível, e o nível da discussão era mais elevado lá fora, com a troca de experiências, o compartilhamento de modos de condução, de momentos de troca de marchas, de raios de curvas x velocidade, etc... você nunca via num tópico de Lamborghini alguém somar informações do tipo "A Ferrari é mais rápida... campeã...e melhor...", ou algo assim sem nenhum sentido. Aqui isso sempre pode acontecer.
Mesmo porque eu trocava de modelos muito rápido, e ora estava num tópico, ora estava noutro, mas sempre com os mesmos objetivos técnicos, nunca com disputas infantis e sem sentido.
Ainda hoje mantenho um modelo superesportivo (que não interessa qual porque já ouvi bobagens sobre isso....kkkk...), não mais para o uso que fazia antes, mas para passeios mais "divertidos" quando quero desempenho. E vou dizer, é difícil deixar essa diversão de vez. E quem anda num carro assim, vê o quanto é infantil a discussão de que uma picape é 1 ou 2 segundos mais rápida que a outra. É o mesmo que colocar duas tartarugas para andarem lado a lado e comemorar efusivamente que uma chegou 10 segundos antes que a outra no final da reta.... kkkk....
Quem quer esportividade, junte dinheiro (e muito dinheiro) e compre um carro esportivo de verdade, e utilize-o desta forma. Quem quer um utilitário, não pense em fazer comparações em segundos de qual é mais rápida na arrancada, pois na prática ela nunca será usada para isso. Nunca é um exagero porque tem gente pra tudo...
Uma picape tem que ter torque, robustez, boa capacidade no fora-de-estrada, capacidade carga, tração nas quatro rodas, etc...
É o mesmo que quer saber quem atravessa melhor lamaçal, uma Porsche ou uma Audi Sport. As duas são uma porcaria para isso.
Eu só lamento que tentemos aqui fazer experiências e compartilhar informações úteis ou interessantes, compartilhar estas informações através de uma longa e bem clara exposição, para muitas vezes acontecer de apenas em apenas uma linha assistirmos a uma manifestação sem sentido, demonstrando a falta de entendimento do que foi apresentado, num comportamento de pouca maturidade e numa demonstração clara de um dos maiores problemas que enfrentamos no Brasil hoje e que nos leva a ser uma eterna grande e poderosa nação mas com uma cultura pobre e estática.
Sempre temos receio que eventualmente isso possa acontecer.
Para concluir, mais uma vez, e pela última vez, o meu objetivo com os testes que eu fiz, e com novos que ainda farei, é, dentro das minhas habilidades e conhecimentos como um "condutor avançado"... kkk.... entender o que a Nissan fez com a Frontier, como ela ajustou o desempenho do motor, o que esse motor pode oferecer de fato, e conhecer mais a mecânica do carro.
Nunca tive como objetivo essa coisa, digamos, um pouco imatura de comparar quem arranca mais rápido ou qual "tartaruga" é mais veloz...kkkk....
Fui ter caminhonete na minha vida somente há poucos anos em razões da necessidade do sítio, senão eu não teria, já que meu foco sempre foi desempenho, e isso não se consegue com uma picape, ela não foi projetada para isso. Não adianta ter motorização de alta performance em um veículo com elevado centro de gravidade, com estabilidade deficiente, pesado e não pensado para isso. É por isso que vemos tantos acidentes envolvendo caminhonetes, porque na cabeça de alguns consumidores, a potência, a "arrancada" falam mais, mas no momento de fazer uma curva, uma manobra rápida, uma freagem... vai capotar, rodar na pista, etc.... A Frontier ainda tem uma suspensão, um controle de estabilidade inteligente, freios a disco nas quatro rodas, etc... que até lhe favorecem mais um pouco, mas a maioria das concorrentes deveria era ter o desempenho reduzido, não aumentado, porque são carroças motorizadas, a começar pela suspensão. A Ford já oferece a Raptor lá fora com multilink, a Toyota também já tem multilink lá fora, que não visa só conforto mas estabilidade e segurança, mas aqui... aumente 20 cavalos e deixe o cara se matar. É o que o mercado gosta.
Eu procurei a curva de torque e potência desse motor da Frontier. Eu tinha achado isso uma vez e até salvo, mas não sei onde...kkkk.... Se alguém tiver aí, eu agradeço se puder compartilhar. Mas, percebo que o ajuste dela não foi feito em cima da capacidade de desempenho do motor, mas no seu controle e no próprio câmbio. E é isso que eu quero conhecer como um "curioso técnico".... Não vou ganhar nada com isso mesmo porque não vou rodar com ela esportivamente, pois já disse que esse não é o objetivo dela e nem o mais adequado, mas é algo que surgiu de um papo com o meu filho e eu quis lhe mostrar como fazíamos na época das "brincadeiras" com nossos esportivos.
Daí surgiu a curiosidade de conhecer melhor esse motor. Quem quiser tornar isso uma competição, algo muito sem sentido na minha opinião, pode fazê-lo lá no tópico do seu modelo se acharem isso válido (eu não acho... mas...), pois peço, encarecidamente, que não distorça o objetivo aqui e , eventualmente, ainda usando citações minhas equivocadamente interpretadas. Isso, além de um desprestígio a um "trabalho" sério (nem tanto...kkkk....) e de desrespeito, só leva a discussão para uma direção, digamos, sem qualquer utilidade, justamente o que tento evitar aqui.
Desculpem o texto longo, mas se assim já é complicado para alguns entenderem, imagine sendo objetivo demais.
Mas, de qualquer forma, fico feliz e ver como este tópico oferece tanto interesse, enquanto outros praticamente morreram por falta de conteúdo. E fico feliz também de ver que o assunto fluiu razoavelmente bem.
Agradeço a compreensão.