Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 585 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 85485535575576577578579580581582583584585586587588589590591592593594595635685 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 07/11/2023, 17:25
    sm4rco
    (...Editado...)
    Mas, voltando ao bom nível do grupo, falemos de Frontier... :mrgreen:
    Bigsd, conta logo pra nós o que você achou da nova máquina, essa sim nos interessa aqui :mrgreen:
    Quais as diferenças que você percebeu logo de cara em relação à anterior? Já tirou uma média de consumo ou andou feito uma moça com o brinquedo novo? :lol:
    Valeu muito a pena ou ficou só no pouco melhor? Conta aí amigão. Foi da água para o vinho?
  • 07/11/2023, 17:44
    sm4rco
    Citação:

    Postado originalmente por Gheno Ver Post
    "https://www.youtube.com/watch?v=h6ng66xBRM4"

    bacana a comparação, tem legenda em português.

    Best pickup off-road: Top 12 dual-cab utes compared - some fail to make it! - YouTube

    Frontier mais uma vez mostrando para o que veio. Excelente comparativo :palmas:
  • 07/11/2023, 17:50
    sm4rco
    Bigsd, coloca as fotos do grupo com as Frontier carregadas com 1.100 kg, 1.300 e aquela com 1.650 kg na caçamba, para aquele pessoal que fala que ela não aguenta ficar com mais inveja :mrgreen:
    E não perde força e nem capota, vai de boa como se estivesse vazia.
    É o que o Edumar sempre falou, a versatilidade dela é impressionante, parece um SUV seguro e confortável no uso familiar, aguenta qualquer parada no trabalho bruto, e deixa as outras comendo poeira no fora de estrada como vimos no vídeo acima.
    Ajustaram ela pra fazer tudo, e o que é melhor, faz tudo bem, e muito bem.
  • 08/11/2023, 08:31
    Ciro Alencar
    Bom dia, meus queridos amigos!!!

    Sei que vou ser alvo de piadas de alguns engraçadinhos por começar o dia tão cedo, mas vamos lá... kkkk....
    Aliás, estou aqui no escritório desde as 6h acompanhando o filhão num teste final de um equipamento que embarca ainda hoje para a Itália.

    Conforme prometi, fiz novos testes no final de semana prolongado pelo feriado, mas eu realmente não consegui os resultados que eu buscava.
    Para quem não se lembra, eu tentava extrair o máximo que o motor da Frontier poderia oferecer independente dos ajustes de fábrica, ou seja, da condição que ela colocou como a ideal para a sua proposta de mercado.
    Para tanto, tentei fazer algumas experiências de tempos de aceleração de 0 a 100km/h, conhecida como "arrancada", em modo manual, com controle de estabilidade desligado, modos de condução também desativados, etc...
    Mas, como alguns amigos disseram, o motor e o câmbio ainda sofrem ajustes de fábrica, e não ficam totalmente "soltos" como ocorre em carros esportivos de alto desempenho. Em utilitários os compromissos de projeto são outros, e diferem daqueles que se busca em carros velozes. Até entendo, afinal um utilitário não foi concebido para desempenho de velocidade ou aceleração, mas para uma finalidade completamente diferente.

    Um colega aqui do nosso fórum, ao ver as minhas experiências, e sendo um especialista sério no assunto, entrou em contato comigo e já me antecipou que eu não conseguiria atingir o meu objetivo. Que a minha metodologia funciona bem para veículos de alto desempenho, mas, para utilitários e mesmo carros de passeio comuns, esse resultado restaria sempre comprometido por limitações impostas pelo fabricante.
    Ele me comentou que a Frontier tem o melhor motor do seu segmento, que comparado aos demais motores jurássicos que se arrastam ainda por aqui, o motor da Frontier é um projeto bem recente com características surpreendentes, com duas turbinas bem aproveitadas e muito bem ajustadas, onde você nem sente quando entra uma e quando entra a outra. Isso é verdade.
    Comentou que a curva de torque desse motor da Frontier é a melhor da sua categoria, entregando toda a sua força com rotações muito baixas, muito mais baixas que as concorrente que precisam algumas vezes de quase o dobro de rotação para conseguir sua força máxima.
    Com toda essa força disponível tão cedo, seria muito fácil para esse motor superar até alguns V6 que fazem a alegria de alguns, mas a Nissan preferiu extrair do conjunto um desempenho coerente com a sua proposta.
    Acho isso razoável, pois como eu já disse, tenho muita experiência com condução esportiva, mas meu filho mesmo, tentando fazer algumas experiências comigo levou um susto com a Frontier. Certamente, se fosse outro modelo, ele teria capotado ou mesmo rodado na pista sem nenhuma dúvida. Mas, nesse ponto, a estabilidade da Frontier também é outra característica que a separa das concorrentes, e ele acabou conseguindo o controle da caminhonete, não por mérito dele, mas pela excelente suspensão e pelo ótimo conjunto eletrônico de controle de estabilidade. A Frontier tratou de fazer as correções necessárias para compensar o erro do garoto. Nenhuma outra lhe daria essa "colher de chá"... kkkk.....

    Bem, o colega que me prestou essas orientações está certo, isolar totalmente os ajustes e limitações de fábrica é impossível sem um remapeamento de motor e câmbio. Mas, de qualquer forma, pude perceber que esse motor tem muita folga para oferecer muito mais desempenho.
    Um motor 2.3 de 190 cavalos que faz a caminhonete andar tanto quanto ou mais que alguns bem maiores, e que certamente poderia andar junto com outros bem mais potentes. O biturbo faz muita diferença, como deveria fazer mesmo. Pouca gente sabe, mas o sistema biturbo é utilizado em muitos carros de alta performance, onde o desempenho deve ser máximo.
    E não tem mesmo o que falar, vemos hoje motores 1.0 turbo pequenos de 1.000cc elevando o desempenho de carros ao nível dos velhos motores 1.6, 1.8 ou até 2.0 de décadas atrás, com apenas uma turbina. Evolução é isso.

    E a vantagem desse biturbo da Frontier, além de sua excelente curva de torque, está na economia. Não importa o que você faça com ela, o consumo é sempre exemplar.
    Estava conversando com um amigo que tem um modelo de outro fabricante, e as diferenças de consumo são absurdas. Basta pisar um pouco mais no acelerador, colocar algum peso na caçamba, ou só colocar 5 pessoas na cabine ou pegar uma subida que o consumo aumenta de forma assustadora.
    Eu chego a fazer 11km/l em trechos onde ele não consegue mais do que 8km/l, e quando eu ando mais forte, a Frontier ainda faz marcas de 9km/l, enquanto a dele cai para 6km/l ou menos. E olha que eu não chego nem perto de ser tão "cuidadoso" como ele para dirigir. Não me importo nem um pouco com consumo e ando sempre forte, já ele anda com todo o cuidado para não "forçar" muito.
    Economia é outro ponto que eu sei que talvez preocupe a maioria dos compradores de caminhonetes, ou de carros de um modo geral, com os combustíveis tão caros no Brasil. Afinal, se a busca maior fosse por desempenho, a Amarok não estaria em última colocação de vendas. Ok que entram muitos outros fatores ainda que fazem com que o consumidor seja "artificialmente" direcionado para outros modelos por falta de conhecimento e entendimento do que está comprando, mas, no geral, a Nissan parece impor uma condição de uso da sua caminhonete mais voltada para aquela que seria verdadeiramente a sua proposta.

    Eu tinha quase certeza que baixaria de 9 segundos na aceleração, mas o limite foi esse, 9 segundos, como mostra o print abaixo que o nosso querido Edu gentilmente tratou de formatar pra mim porque não entendo muito desses carregamentos de imagem.

    Mas, o mais importante, é deixar bem claro que o teste que eu fiz visava conhecer todo o desempenho possível desse motor, o que ele realmente tem a oferecer escondido debaixo da intenção de quem o ajustou. NÃO tive aqui a intenção de querer fazer comparações de "arrancadas" entre modelos. Quem entender dessa forma estará cometendo um erro grosseiro. NÃO é esse o objetivo, preciso ressaltar isso claramente antes que alguém apareça dizendo que tal modelo faz um segundo a menos e deixa a "tartaruga" da Frontier comendo poeira. Infelizmente, sabemos que tem pessoas com uma "cabecinha" mais limitada para entender algumas coisas, e acabam transformando tudo em uma competiçãozinha imatura e sem sentido.
    Então, novamente reforçando, este foi um teste técnico (infelizmente sem o sucesso desejado) para conhecer o potencial do motor da Frontier. Quem desejar fazer comparações de "arrancadas" vai encontrar muito material por aí para satisfazer as suas frustrações.

    Agradeço aos amigos que me ajudaram a fazer esta experiência, mas vocês tinham razão, o acerto de uma caminhonete desta categoria é bem diferente de um carro voltado a desempenho. O compromisso entre segurança, força (torque), economia, etc... é bem diferente, e a Nissan não abre mão disso. Somente buscando soluções fora é possível driblar essas limitações.
    Mas, é possível concluir que esse motor tem bastante folga para crescer sem precisar de artifícios e gambiarras como feito em alguns outros modelos, basta fazer um ajuste diferente para oferecer uma opção de desempenho mais "esportivo", e com a vantagem da Frontier possuir um conjunto geral que suporta esse desempenho adicional com segurança, sem precisar fazer remendos como aumentar a tala, distância de rodas, endurecer a suspensão, ou outras adaptações para tentar estabilizar um pouco o conjunto para que suporte um pouco mais o desempenho adicional.
    O erro do meu filho nos mostrou claramente como esse conjunto suspensão/controle de estabilidade é eficiente, simplesmente genial. Só capota uma Frontier, só perde o controle dela quem se esforçar muito para isso, porque ela tem muita folga para corrigir erros "amadores"... kkkk...... (deixa o meu filho ler isso... kkkk....)

    Bem, amigos, é isso. Espero ter contribuído para aumentarmos o conhecimento técnico da nossa caminhonete, somando um pouco mais de informação sobre o seu conjunto motriz.
    Eu não vou fazer remapeamento ou mudanças no conjunto, pois como eu já disse, a Frontier me oferece o que eu preciso dela, que é realmente a sua proposta. Para condução mais "esportiva" tenho outra opção na garagem, esta sim muito bem concebida para esta finalidade.... kkkk.....

    Segue a melhor medição que eu obtive, lembrando mais uma vez que este limite é proposital do fabricante.

    https://clubedanissanfrontier.com.br...cao-3-ciro.jpg
  • 08/11/2023, 08:43
    Ciro Alencar
    Citação:

    Postado originalmente por Gheno Ver Post
    "https://www.youtube.com/watch?v=h6ng66xBRM4"

    bacana a comparação, tem legenda em português.

    Best pickup off-road: Top 12 dual-cab utes compared - some fail to make it! - YouTube

    Meu querido Gueno, obrigado por compartilhar esse vídeo conosco.
    A Frontier encarou muitas concorrentes "tradicionalmente" valentes nesse tipo de prova, e ter saído campeã na sua categoria é realmente mais uma prova de que o seu projeto foi bem voltado à sua proposta como utilitário.
    Ela praticamente passeou neste percurso, e certamente com conforto e segurança.

    Um detalhe: essa GWM que foi a pior nos testes está para ser lançada por aqui, e dependendo da publicidade que fizerem (e os caras são bons nisso) vai ainda vender bem. Realmente uma decepção.
  • 08/11/2023, 08:45
    Ciro Alencar
    Citação:

    Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    (...Editado...)
    Mas, voltando ao bom nível do grupo, falemos de Frontier... :mrgreen:
    Bigsd, conta logo pra nós o que você achou da nova máquina, essa sim nos interessa aqui :mrgreen:
    Quais as diferenças que você percebeu logo de cara em relação à anterior? Já tirou uma média de consumo ou andou feito uma moça com o brinquedo novo? :lol:
    Valeu muito a pena ou ficou só no pouco melhor? Conta aí amigão. Foi da água para o vinho?

    Eu também quero saber. E então, meu amigo Bigsd, o que você achou da nova caminhonete?
    Você que gosta de cobrar todo mundo, estamos te perturbando agora para contar a sua experiência... kkkkk.....
  • 08/11/2023, 08:50
    Ciro Alencar
    Citação:

    Postado originalmente por fulviolimited Ver Post
    Ja posta os relatos assim que puder para vermos, estou vendo a possibilidade de pegar uma Frontier 2018(a intenção era pegar uma Ranger v6 zera mas no momento não tenho coragem sem saber como anda esse v6zão então prefiro ficar 1 ano com uma outra caminhonete que ja sei a procedência pra depois arriscar hahahah)

    Meu caro Fulvio, pode ir na 2018 sem medo, experiência própria do modelo mexicano. Ela é muito robusta, não dá problemas e aguenta de verdade o que você fizer com ela. Caminhonete para rodar mais de 200 mil km sem nenhuma manutenção além das preventivas do manual. Muito confiável. Mas, pegue uma com procedência, bem cuidada, se possível com revisões feitas em concessionárias.
  • 08/11/2023, 08:53
    Ciro Alencar
    Nosso querido amigo Edu sempre compartilhando experiências e informações muito úteis e interessantes. Gostei muito das abordagens do ARLA e do multimídia. Obrigado, meu amigo.
  • 08/11/2023, 09:36
    Ciro Alencar
    Para quem tem receios quanto a marca Nissan no Brasil, já que há algum tempo falavam até que ela fecharia as suas fábricas no Brasil, e a que fechou foi a marca do modelo que o cidadão tinha... kkkk....
    uma novidade importante:

    Nissan anuncia dois novos SUVs e motor turbo para o Brasil - Automais

    "Nissan anuncia dois novos SUVs e motor turbo para o Brasil
    Investimento de R$ 2,8 bilhões será aplicado no Brasil para fazer dois novos SUVs e produzir um motor turbo localmente"

    Eu já havia antecipado alguma coisa superficialmente aqui, ou seja, novamente saímos à frente da imprensa... kkkkk....
    Participamos de alguns projetos de readequação da fábrica.
    Vejam que desde 2015 já são R$ 6,2 bilhões em investimentos no Brasil, com a marca atingindo a 8ª posição no mercado este mês e com grande possibilidade de fechar o ano passando a Honda também, que está apenas 0,04% na frente da Nissan e continua caindo.
    Lembrando que a Nissan está a frente de Mitsubishi, Ford, Peugeot, Caoa Cherry (ainda bem...kkk...), Citroen (outra que não me atrai nem um pouco), etc...
    A marca está bem solidificada no Brasil, oferece segurança e tranquilidade, e com um atendimento exemplar segundo o ReclameAqui.
    Então quem ainda tinha alguma dúvida do futuro da Nissan por aqui, pode ficar despreocupado, e pode comprar a sua Frontier sem medo das fofocas.... kkkk....

    Isso eu acho importante, e é algo que falta na consciência geral do brasileiro. Com estes investimentos no Brasil, há uma grande movimentação de capital interno em equipamentos, insumos etc... A indústria nacional cresce e adquire tecnologia. Empregos são gerados, diretamente e muitos outros indiretamente. Economias locais crescem e comunidades ganham com isso.
    Eu, na condição de empresário, e com uma visão um pouco mais ampla de mercado do que a maioria das pessoas, enxergo uma situação bastante desanimadora quando vejo fabricantes que chutaram o Brasil, deixaram concessionárias falirem, acabaram com empregos e destruíram cidades pelo fim da economia que movimentavam, levaram muito dinheiro em incentivos fiscais e abandonaram a responsabilidade com modelos que aqui fabricaram, ainda terem algum prestígio e venderem produtos aqui.
    O que o consumidor faz é dar um tiro no próprio pé e ainda rir disso.

    Precisamos valorizar quem investe aqui, quem tem fábricas instaladas no Brasil, e comprar de quem está movimentando a economia interna, ou continuaremos a ser um quarto mundo cada vez crescendo menos ou até encolhendo, enquanto vemos gente trazendo seus produtos para cá e enriquecendo as suas nações, explorando o nosso mercado sem nenhum retorno para nós.
    Pessoal, nós não vamos sobreviver de grãos. Commodities não alimentam e economia de um país grande como o nosso, não desmerecendo os nossos valentes e dedicados investidores rurais e outros. Mas, precisamos de indústrias se quisermos sobreviver, ou em breve todos estarão pedindo esmolas nas ruas, e não terá esmola pra todo mundo. Pensem nisso, ou quando acordarem será tarde demais.
    Comprem de quem investe aqui, incentivem para que estes continuem investindo mais e fazendo a economia como um todo crescer ainda mais.
    Esse papo de "custo Brasil", de ser difícil investir aqui, é tudo desculpa de quem quer levar sem nada oferecer, que encontram meios fáceis de ganhar aqui sem participar da nossa industrialização. Muita gente chorando mentiras enquanto tem empresas que estão investindo no Brasil com confiança e sem reclamar.
  • 08/11/2023, 14:55
    fulviolimited
    Citação:

    Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    Meu caro Fulvio, pode ir na 2018 sem medo, experiência própria do modelo mexicano. Ela é muito robusta, não dá problemas e aguenta de verdade o que você fizer com ela. Caminhonete para rodar mais de 200 mil km sem nenhuma manutenção além das preventivas do manual. Muito confiável. Mas, pegue uma com procedência, bem cuidada, se possível com revisões feitas em concessionárias.


    Com certeza, Ciro. Encontrei algumas vasculhando na OLX muito nova, 80 mil rodado(pra uma caminhonete 2018 é pouco, vendi a Ranger 2018 com +100 mil KM) e todo carro que for comprar usado eu não arrisco comprar sem uma cautelar. Vale muito a pena desembolsar uma quantia 'pequena" perto do valor do carro. Mas me falaram que a 2019 vale mais a pena que a Mexicana... Enfim, primeiro vou ver se consigo vender a F250 como eu disse, é um carro que pegamos por oportunidade de negócio(um amigo passou pra pagar daqui 1 ano e por um valor bem abaixo da fipe e das anunciadas heheheh)
  • 08/11/2023, 15:14
    Bigsd
    Pessoal, não estou ignorando vocês :lol:
    Estamos na correria aqui no trabalho, mas acho que logo sossega e já entro para postar os meus comentários.
  • 08/11/2023, 16:42
    Ciro Alencar
    Citação:

    Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Pessoal, não estou ignorando vocês :lol:
    Estamos na correria aqui no trabalho, mas acho que logo sossega e já entro para postar os meus comentários.

    Que coisa mais desagradável... o cara deixa os amigos de lado por causa de trabalho...

    kkkk..... estou brincando, meu amigo. Fique tranquilo.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 585 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 85485535575576577578579580581582583584585586587588589590591592593594595635685 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 16:24.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy