Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 578 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 78478528568569570571572573574575576577578579580581582583584585586587588628678 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 25/10/2023, 12:34
    Bigsd
    Citação:

Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Bigsd, não se preocupe com isso. O pessoal fala bobagens demais por aí porque não pesquisa, se pesquisa, não entende, e se entende conclui errado... é isso Ciro? :lol: Algo assim....

Eu acho que era: o pessoal não lê, quando lê não entende, quando entende conclui errado , ou sei lá, algo assim :mrgreen:

Edu, muito agradecido pepas explicações, sempre solícito e com conteúdo de qualidade.
    Explicação completa e perfeita :concordo:
    Com certeza, logo que esse aviso aparecer, no próximo abastecimento dele eu já completo o arla.
  • 25/10/2023, 14:23
    Gheno
    Obrigado pela explicação do arla. Tem bastante tempo para completar. Lembrando que nas revisões completam gratuitamente.
    Porque a Toyota não usa arla?
  • 25/10/2023, 14:45
    Mattana
    1 Anexo(s)
    Eu vejo o pessoal falando muito da S10, com tempos de aceleração em média de 10,1 e 10,6 segundos para chegar a 100 km/h, estou falando do modelo atual, 2022... 2023... que o pessoal diz que ficou mais fraca que a anterior que "fazia 9,5 segundos"... uau... que diferença, da água para o vinho....kkkkk.... Mas tem gente que vai até no youtube provar isso... aliás... provar sei lá o que... porque isso não prova absolutamente nada.

Então, meu queridos amigos, com a ajuda do meu filho e do prestativo Edu, forneço os prints de tela do aplicativo de medição:

https://clubedanissanfrontier.com.br...cao-1-ciro.jpg https://clubedanissanfrontier.com.br...cao-2-ciro.jpg

Boa tarde, posso contribuir para esta análise visto que, como mencionado tempo atrás eu fui para S10 sendo que, um dos motivos foi resposta do motor da Frontier em baixa, tanto já falado por mim aqui e percebido por mais alguns(vale lembrar que eu ainda possuo a Frontier, coloquei ela para uso na minha empresa, então posso falar com maior propriedade sobre ela) assim colo abaixo parte de uma publicação que fiz aqui no forum mesmo:

A quem interessar, divido teste de aceleração feito em duas picapes que possuo, a pouco tempo adotei para uso pessoal a nova S10, passei para o uso da minha empresa a Frontier, o qual comprei 0km e utilizei por dois anos, um dos principais motivos que me fizeram trocar o modelo, foi a resposta lenta em baixas rotações e tbém, retomadas para ultrapassagens.

A resposta da S10 em aceleração é muito superior, tanto para retomadas, quanto para arrancadas, fiz o teste utilizando alguns aplicativos para comparação, mas nenhum é confiável a ponto de superar o bom e velho cronômetro, o que mais se aproximou foi o Car Timer(imagem em anexo) porém para a medição real feita no cronômetro, o app marcou -1,78s do tempo real para cada puxada.

Foram respeitados os mesmos critérios para ambos os carros, como local, velocidade real, horário, clima, temperatura, e etc. Vale ressaltar que eu conduzi as duas, fiz várias puxadas nos testes para ficar bem afinado, larguei em 2.800rpm pois, largando em lenta, a Frontier perdia quase meio segundo a mais em diferença.

Ambas estão com pneus alterados: 265/75 r16 para Frontier e 285/65 r18 para S10, ambos AT, maior diferença do diâmetro original está para S10, se ambas estivessem com pneus originais, o tempo da S10 seria ainda menor, aumentado a diferença entre ambas.

Então os números reais de aceleração(cronômetro) foram:

1ª S10: 9.26s

2ª FRONTIER: 11.77s
    Diferença -2.51s para S10
    :campeao:

Minha conclusão foi que estes app não são confiáveis, nada melhor que o velho cronômetro para provar isso, levando isso em consideração vamos ver sempre os tempos menores neles do que realmente são.

Nas diversas puxadas que fiz, a diferença sempre ficou ao redor de -2.5s para S10, eu considero um diferença bastante significativa para apenas +10cv S10.

Por hora estou satisfeito com a troca que fiz pela S10, para meu uso pessoal, para uso na empresa, a Frontier vem atendendo minhas necessidades.

Na imagem abaixo a puxada em sequência da S10 e Frontier:
  • 25/10/2023, 16:12
    fulviolimited
    Citação:

Postado originalmente por Mattana Ver Post
    Boa tarde, posso contribuir para esta análise visto que, como mencionado tempo atrás eu fui para S10 sendo que, um dos motivos foi resposta do motor da Frontier em baixa, tanto já falado por mim aqui e percebido por mais alguns(vale lembrar que eu ainda possuo a Frontier, coloquei ela para uso na minha empresa, então posso falar com maior propriedade sobre ela) assim colo abaixo parte de uma publicação que fiz aqui no forum mesmo:

Interessante teste, muito bom ver analise de quem possui ou possuiu ambas, as vezes nossa paixão por algo não nos deixa enxergar as coisas, digo isso independente de marca de carro, modelo de carro/aparelho celular, enfim. Eu prefiro a Frontier em relação a S10 pois o projeto da S10 ja tá bem cansado ao meu ver, mas quesito motor a S10 pra mim é uma das melhores, mesmo a nova andando menos que a "antiga" e a frontier anda muito bem também, não quer dizer que uma é rápida e a outra manca, mas sim que uma tem um pouco mais de folego em algumas situações.
  • 25/10/2023, 16:17
    fulviolimited
    Citação:

Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Fulvio, isso foi discutido aqui há algum tempo.
    O sistema de fechamento por um toque tem sido abandonado por vários fabricantes, principalmente europeus, depois de relatórios feitos nos EUA e na Suécia mostrando que o sistema tem causado vítimas até fatais. Mesmo com o sistema anti-esmagamento, que detecta um sobre-esforço no fechamento do vidro, crianças pequenas que tem pescoços mais delicados e pets estão se tornando vítimas do sistema, principalmente em carros grandes como picapes, onde o esforço do vidro é maior.
    A Frontier só tem fechamento por um toque no vidro do motorista, onde ele tem total visão e controle, mas não nos demais. Tem gente mandando habilitar isso nos demais vidros (o sistema existe mas só está desabilitado assim como o ACC), a Nissan se recusa a fazer isso (provavelmente para evitar responsabilidade jurídica), mas algumas oficinas particulares fazem.
    Eu antes achava falta, mas entendendo hoje também prefiro não ter.

Entendi caro Bigsd, mas ao meu ver parece conversa pra boi dormir. Visto que existem marcas/carros muito mais requintados e luxosos/seguros e eles possuem essa função um toque. Graças a Deus possui a famosa "centralina" para acionar no caso das marcas que não vem. Mas pra quem acha válido, ótimo, não precisa habilitar e ainda economiza um trocado.
  • 25/10/2023, 20:27
    xibiu!!!
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/s...ml#post2556865

:concordo:
  • 26/10/2023, 08:36
    sm4rco
    Eu acho muito legal a forma como o Edumar explica tudo detalhado, com imagens, dados técnicos, etc.Isso enriquece muito as informações e dá mais credibilidade a elas. Dá pra ver que ele é um "estudioso" da Frontier :lol:
    Vai fundo nos detalhes.
  • 26/10/2023, 08:59
    sm4rco
    Citação:

Postado originalmente por fulviolimited Ver Post
    Entendi caro Bigsd, mas ao meu ver parece conversa pra boi dormir.

Fulvio, pior que não é enrolação, pois o módulo dos vidros é o mesmo para muitos modelos e tem esta função, só que vem desabilitada por programação.
    Antes o travamento automático das portas também vinha bloqueado, e acho que foi até o Edumar que ensinou a desbloquear simplesmente apertando alguns botões. Mais tarde a Nissan acabou liberando.
    Tem muitas coisas que são limitações que estão seguindo orientações de segurança automobilística europeia, principalmente pelo fato da Frontier ser exportada da Argentina para vários países. Alguns fabricantes, por exemplo, consideram a direção elétrica inadequada para uma picape, veja que Frontier, Amarok, L200 Triton, Hilux, etc... todas mantém direção hidráulica para suas picapes, mesmo que seus carros disponham do recurso, quer dizer, tecnologia eles tem.
    O ACC que muita gente também critica que a Frontier não tem. Olha só, o sistema de radar dela é o mais sofisticado do mercado, o único que faz a leitura de até 2 ou mesmo 3 carros a sua frente. Enquanto alguns modelos falham em ler apenas um, ela já atua com o carro a frente do carro que está a sua frente. Parece loucura, mas o sistema é bem moderno. Nenhuma outra tem isso. Então não tenha dúvidas que o ACC está lá sim, mas se você pesquisar relatórios americanos, o Edumar até publicou vários, vai descobrir que o sistema, por uma série de fatores, tem causado inúmeros acidentes nos EUA. O que a Nissan faz? Ele te dá o piloto automático que mantém a velocidade constante, mas usa o sistema de segurança para desligá-lo ou até mesmo frear automaticamente a picape se o veículo a frente reduzir e você estiver distraído. Mas, a decisão de voltar a acelerar é sua, depois de avaliar a situação, não do carro.
    No caso do vidro por um toque, existem muitos relatos de acidentes, e o vidro de uma picape costuma ser mais pesado que carros de passeio. Aí o que acontece é que a força para fazê-lo subir é muito grande, e nenhum sistema anti-esmagamento consegue perceber a pequena resistência de algo mais macio no caminho, e então há relatos de que crianças pequenas e até pets foram vítimas de acidentes.
    Ao tirar o controle automático do motorista que muitas vezes não tem ampla visão de tudo o que acontece, ela acaba evitando esse tipo de acidente.
    Sabemos de gente que habilitou o sistema, mas a Nissan não recomenda e nem faz. Tem gente que também coloca módulo de fechamento automático dos vidros, que também oferece essa opção. Mas, é como você disse, cada um que tome a sua própria decisão e faça por sua conta. É muito barato habilitar este sistema, praticamente de graça, mas a Nissan prefere colocar um sistema de controle de estabilidade bem mais caro na Frontier, uma suspensão mais segura e também mais cara, freio a disco nas quatro rodas que são muito mais caros e outras coisas que a concorrência não oferece, mas são bem mais caras.
    São filosofias de projeto, algumas coisas agradam, outras não, mas sempre tem um motivo, neste caso é a segurança.
  • 26/10/2023, 09:02
    sm4rco
    O Ciro é fera nessa coisa de pilotagem, hein?
    Ainda vai fazer a Frontier arrancar em 5 segundos :mrgreen:
    Eu entendi o objetivo do teste que você fez, mas tem gente que realmente vai se confundir.
    Eu prefiro o modo automático e já acho a potência dela mais do que suficiente para uma picape. O pessoal vibra por 1 ou 2 segundos como se isso fosse mudar a sua vida. Com certeza compraram o carro errado.
  • 26/10/2023, 09:39
    Bigsd
    A renovada Peugeot Landtrek que está chegando por aí cheia de elogios, também será vendida com direção hidráulica, apesar da Peugeot usar direção elétrica em seu carros há muito tempo.
  • 26/10/2023, 10:31
    ajcemin
    Citação:

Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    Neste último domingo depois do almoço, eu saí com o meu filho para resolvermos algumas coisas, e pegamos um longo trecho de rodovia. No caminho de ida, fomos conversando sobre o motor da Frontier, do porque só com 190 cavalos ela andava mais que outros com mais cavalos ou bem próximo.
    Acho que todo mundo sabe que eu sempre fui apaixonado por velocidade, sempre tive carros esportivos de alto desempenho, e quando digo alto desempenho não me refiro a essa coisa de aceleração de 0 a 100 em 9, 10 ou 11 segundos. Isso na prática, para uma caminhonete, não diz absolutamente nada, pois sabemos que em razão da curva de torque, muitas saem rápido, mas basta um inclinação positiva na pista, colocar 5 pessoas dentro ou uns 300 kg de peso na caçamba, que todo o desempenho delas acaba ali, ao contrário da Frontier que mantém o mesma força independente do desafio que ela encara.
    Além disso, tem a questão da economia, onde andando forte, a Frontier mantém médias de consumo rodoviário acima de 10 km/l, enquanto já se comentou aqui que algumas caem fácil para 5,5 km/l.

Eu não era o piloto que só acelerava, eu costumava entender o carro, e tive amigos pilotos que tiveram a paciência de me ensinar muitas coisas. Meu filho já é mais o estilo pisar fundo e ver o que acontece...kkkkk....
    Eu estava ensinado pra ele um pouco sobre a mecânica que existe em torno disso, e comentei com ele que o motor biturbo da Frontier é simplesmente genial, ao fornecer uma curva de torque (força) tão generosa até em baixas rotações, e ele me questionou porque isso não se traduz em números muito melhores que as concorrentes, pois veículos biturbo costumam ter desempenho sempre mais generoso.
    Picapes não foram feitas para desempenho esportivo, mesmo com motores mais potentes, elas equilibram trabalho, força, economia e durabilidade, que é o que se deveria priorizar numa caminhonete. E aí entra o ajuste do fabricante. Ele vai decidir qual a calibragem que ele vai dar a tudo isso.

A engenharia vai priorizar as características que ela acha mais adequadas para o seu mercado.
    Essa coisa de modo "sport" numa caminhonete, como tem na Frontier e na Hilux, eu acho até sem sentido. E não é só motor, o problema é que o motor chama mais a atenção, tem mais apelo comercial na cabeça do consumidor, aí a Frontier mostra a vantagem de ter freios a disco nas quatro rodas, suspensão multilink, controle de estabilidade de alta tecnologia, etc... Porque não basta andar bem, tem que ter controle, não adianta acelerar rápido e na primeira dificuldade ficar sem controle da caminhonete e até capotar.
    Mas, como eu disse, o consumidor alimenta esses absurdos quando diz que essa picape tem 190 cavalos e aquela tem 200 cavalos.
    Ele não tem a menor noção daquilo que ele está comparando, mas no conceito limitado dele, a mais potente é a melhor.
    Infelizmente é assim que acontece na cabeça deles.

Esses ajustes que a engenharia da montadora faz, como eu disse, é uma busca de equilíbrio para diversos aspectos, inclusive durabilidade. Já sabemos que tem picapes que estão abrindo o motor e estourando turbinas até bem antes dos 80.000 km. Veja que a Frontier oferece todo o torque do seu motor com apenas 1.500 giros, enquanto outras precisam fazer o motor funcionar a 2.500 ou 2.800 giros. Adivinhe qual vai consumir mais, qual vai dar mais problemas e qual vai durar menos. Não tem milagre, o desgaste é maior. O motor da Frontier mal sai da marcha lenta e já está te entregando muita força, você poupa motor, câmbio, combustível, etc.
    Para mim, explicava para o meu filho, a Nissan fez um acerto mais conservador, mais comedido, pois esse motor tem muito mais para oferecer. Já vimos gente tirando 240 cavalos desse motor, ou mais, sem muito trabalho, mas pode ter certeza que existe algum sacrifício nisso.
    No caminho de ida eu comentei com o meu filho que eu ia fazer um teste, dirigir a Frontier do jeito que eu quero, não do jeito que o fabricante decidiu ser o mais adequado. Para eliminar boa parte das limitações impostas pela fábrica (mas não todas) eu mudei o câmbio para modo manual sequencial e fui sentindo as curvas de potência e torque desse motor, como eu fazia com os esportivos. Eu fui conhecendo o comportamento do câmbio e a relação de giros com potência e torque, e explicando isso para o meu filho.
    Fiz várias paradas, vários testes e tentei acertos diferentes, meus, não do fabricante.
    Como eu disse, a Nissan ainda tem alguns ajustes das curvas do motor mesmo em modo manual, mas neste modo você consegue driblar muitos destes ajustes. Para conseguir total desempenho mesmo em manual, seriam necessários alguns ajustes no mapeamento do motor, mas como eu já disse, não acho que seja a proposta de um carro desses.

No retorno ao sítio, mais à tarde, eu disse pra ele que ali faríamos os testes de fogo de verdade, já eu tendo absorvido melhor as características deste motor. Meu filho me deu assistência, certificando-se com um aplicativo que a pista estava bem plana, e usando um aplicativo para as medições. Confesso que não fui tão meticuloso como o nosso querido amigo Edu, que faz vários ajustes de carga, combustível, pneus, etc... Também não usei o "modo Sport", porque aqui ele simplesmente não serve para nada. Só desliguei mesmo o controle de estabilidade que poderia afetar algumas coisa, mas isso eu ainda vou confirmar. Tudo com segurança, OK? Porque mesmo com o controle de estabilidade desligado ela oferece uma segurança muito grande.
    Fizemos algumas leituras buscando o melhor tempo, e não foram tantas assim porque o trânsito também não ajudava muito.
    Outro coisa a mencionar... estávamos com 150 quilos de peso aproximadamente na caçamba. Talvez até um pouco mais. Mas, com essa curva de torque da Frontier, não acho que isso influenciou muito, ou mesmo, não influenciou nada.

Eu vejo o pessoal falando muito da S10, com tempos de aceleração em média de 10,1 e 10,6 segundos para chegar a 100 km/h, estou falando do modelo atual, 2022... 2023... que o pessoal diz que ficou mais fraca que a anterior que "fazia 9,5 segundos"... uau... que diferença, da água para o vinho....kkkkk.... Mas tem gente que vai até no youtube provar isso... aliás... provar sei lá o que... porque isso não prova absolutamente nada.

Então, meu queridos amigos, com a ajuda do meu filho e do prestativo Edu, forneço os prints de tela do aplicativo de medição:

https://clubedanissanfrontier.com.br...cao-1-ciro.jpg https://clubedanissanfrontier.com.br...cao-2-ciro.jpg

Tempo médio em 9,5 segundos. Uau... olha só.... "a S10 parece uma tartaruga, levou uma surra da Frontier". Antes que alguém diga isso, já vou antecipando que essas diferenças na prática não dizem absolutamente nada. Repito: Nada!!!
    Se uma fizesse em 9 segundos e a outra em 10,5 segundos, ainda assim isso não desmerece qualquer uma das duas.
    Então porque eu fiz estes teste? Só para mostrar pra vocês que esse motor é muito bom, pode oferecer muito mais até do que isso, mas cada fabricante faz a sua opção, escolhe a característica que deseja num carro.

Eu ainda percebi uma possibilidade de melhora nas mudanças de 3ª e 4ª marchas, lembrando que ela tem 7 marchas, e vou provar um outra oportunidade que dá pra fazer em 9 segundos.
    "Que legal!!!!" Legal nada, meus amigos. Novamente, isso tem pouco valor prático. Num carro esportivo, reduzir 1 segundo em 5 ou 6 segundos sim, é uma diferença sensível que pode mudar toda a brincadeira.
    Mas, numa picape... duas saírem rasgando do semáforo e uma chegar um ou um segundo e meio antes da outra a 100 km/h, é uma comemoração sem sentido, porque na prática, isso não vai mudar a vida de ninguém. É mais para alimentar um ego pobre demais, pois os dois estão muito, mas muito longe de um desempenho esportivo, e ainda bem, eu digo, porque algumas mal conseguem ter alguma estabilidade usando de modo comedido, quanto mais querendo fazer graça... kkk.....

Neste final de semana eu vou fazer novos testes e depois vou colocar aqui pra vocês uma tabelinha com as trocas de marchas e os giros para atender esse resultado, e vocês simulam aí e me contam depois.
    Já vi amigos anunciando que fizeram em 8,5 segundos ou pouco mais. Não vou duvidar de ninguém, porque sei que até é possível, mas aí tem que ser uma forma de condução mais competitiva, e é esse o limite que eu quero achar, e, novamente, não da Frontier, que ela já anda muito bem, mas do motor, apesar que senti limitações propositais no motor e por isso quero driblar isso.
    Alguém vai andar assim com ela? Não!! É trabalhoso. Alguém vai querer comparar o modo "normal" de outro modelo com ela? Não!! Porque é perigoso. Algumas nem foram feitas para andar forte, apesar do marketing que enfiam na cabecinha do consumidor.
    Vão se matar como vemos todos os dias. Antão, meninos, não façam isso em casa... ops... melhor... na estrada.... kkkkkk....

Vixi,
    Nao precisava fazer tudo isso para descobrir que a S-10 é muito mais rápida que a Frontier...
  • 27/10/2023, 06:39
    Ciro Alencar
    Bom dia, meus queridos amigos!!

Começando cedo porque o dia hoje é curto e devo pegar estrada logo.

O nosso amigo Edu tem realmente o dom de explicar bem, fazer boas imagens e oferecer conteúdo bastante útil ao grupo. Aliás, este é o objetivo de um fórum, e este tópico é o grande exemplo disso, pois tirando algumas manifestações que pouco interessam, o nível de informação aqui é muito grande. Você não vê isso em nenhum outro tópico similar, pelo contrário, muitos vem de outros tópicos totalmente abandonados para fazer graça aqui, o que provam que estão mais interessados no que produzimos aqui do que em produzir por lá.... kkkkk.....
    O Edu é um grande exemplo de participação inteligente e produtiva, e agrega muito ao tópico. Só temos que agradecê-lo.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 578 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 78478528568569570571572573574575576577578579580581582583584585586587588628678 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:31.