Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 575 de 1012 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 75475525565566567568569570571572573574575576577578579580581582583584585625675 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 19/10/2023, 18:35
    enricof18
    Citação:

Postado originalmente por Edumar Ver Post

Vou te explicar como funciona na prática: A concessionária alega que houve a utilização de combustível ruim. O consumidor nega que usou diesel adulterado (muitas vezes de boa fé pois ele não consegue reconhecer um diesel ruim). O que está em jogo aqui? Quem vai pagar o prejuízo, somente isso, ou seja, começa o empurra-empurra. Se o consumidor ceder, ele banca e a concessionária ganha. Se ele for ao Procon ou à Justiça, a concessionária sabe que o prejuízo será maior, aí ela faz um acordo, o consumidor ganha e a concessionária perde.
    Infelizmente é assim que funciona.

EXATAMENTE ISSO!

O que apenas quis dizer é que o consumidor não deve simplesmente aceitar que a culpa é dele, sem questionar que a alegação da concessionária é desprovida de provas.

No caso da Frontier que eu citei, que não rodou nem 20 mil km e teve problemas nos bicos injetores. Não era a primeira Frontier do cara, ele já teve outras antes, como também teve outras picapes diesel de outras marcas. O cara faz trajetos bem definidos, costuma abastecer nos mesmos postos. Onde a Frontier anterior dele rodou quase 200 mil km sem nenhum problema até ele trocar por um modelo mais novo, essa outra não rodou 20 mil km. E eu não estou falando aqui que a Frontier é ruim, longe disso. Estou apenas dizendo que o proprietário não tem como assegurar que o diesel que ele abastece é bom ou ruim, muito menos a concessionária tem como afirmar com 100% de certeza que o diesel que o cliente abasteceu, seja o que está no tanque, seja o que já virou fuligem, é ou não ruim.

A questão dos laudos e testes, eu sei que ninguém faz, eu sei que ninguém vai arcar com o custo, eu sei que a concessionária não vai produzir um laudo que vai contra o produto dela. Então assim sendo, não há como aceitar simplesmente o que uma concessionária diz quando nega uma garantia colocando a culpa no combustível que o cliente coloca no carro dele.
  • 19/10/2023, 18:41
    enricof18
    Citação:

Vou repetir o que eu te disse... em todas as revisões que fiz na Nissan, eles sempre puxaram o histórico de erros do motor. Há 8 anos a Adara Chevrolet de Campinas também fazia isso. É procedimento. Eles arquivam estas informações para futuras avaliações.
    Se tem alguma concessionária que não faz isso, entendo ser exceção. Assim como tem concessionária que não verifica a altura do freio de mão, a pressão dos pneus, etc... mas que está no check list deles, isso garanto que está, pois eu conheço muito bem.
    Pelo contrário, eu vejo oficinas particulares não fazerem, ou porque não tem o equipamento, não consegue interpretá-lo, não está atualizado, ou coisa assim.
    Mas em concessionárias, nunca vi eles não fazerem uma busca com o scanner, nem a VW que considero uma das piores oficinas que temos deixa de fazer isso.
    Então nem vou discutir isso.

Eu levei a minha Frontier 2023 pra revisão, ligaram o notebook nela e puxaram muito mais coisas do que você elencou aqui. Eles acessam tudo. Aí o consultor me disse que saiu uma versão nova do software do ARLA, e fez a atualização na hora. Qual a chance de uma oficina particular fazer isso? Nenhuma, pois certamente eles nem tem acesso a estas informações.
    Qualquer colega que for levar a sua 2023 para revisão, por favor, confirme o que estou dizendo e compartilhe aqui. Há uma atualização a ser feita no sistema que saiu há poucas semanas. Confirmem, por favor.

O certo é fazer tudo isso mesmo, e se na sua região as concessionárias fazem isso, que bom! Nós consumidores esperamos esse nível de qualidade de serviço mesmo.

Mas não é toda concessionária que faz. Provavelmente algum colega do fórum que more na região centro-oeste, região norte ou região nordeste pode dar algum relato que vá de encontro com o que eu disse, que basicamente as revisões é pra fazer a troca de óleo, filtros, verificação visual de componentes da suspensão, freios, correias, luzes externas e fica por isso mesmo.
  • 19/10/2023, 18:44
    enricof18
    Vou me despedindo por hoje, sei que fugiu um pouco do tópico mas levantaram a bola para a questão da qualidade de combustível e eu já tenho muita história pra contar sobre esse assunto com relação às garantias.

Um abraço a todos.
  • 19/10/2023, 21:46
    Bigsd
    Edu, como sempre você nos dá aulas muito interessantes porque aborda vários aspectos da mesma questão. Isso que eu sempre admirei muito em você, a sua facilidade de enxergar as coisas de uma forma muito mais ampla, usando suas experiências em várias áreas, seja jurídica, engenharia, empresarial, etc... São verdadeiras lições que mereciam um espaço em sites que realmente queiram um conteúdo com alguma qualidade técnica, principalmente na área automobilística onde você atuou muito.
    Infelizmente eu não pude participar antes, cheguei tarde e só dei uma passadinha para deixar um abraço, mas amanhã conversaremos melhor porque tenho algumas coisas para acrescentar.
    Mas, vou deixar somente uma pergunta pra você hoje. Você teve problemas com a sua S10, constatou falhas de projeto, foi lesado, lembro que disse que nem usava ela, mas ficou quase um ano difamando o modelo no mercado até chamar a atenção do fabricante. Te pergunto, como advogado, munido de tantas evidências e provas, porque você preferiu não acionar a Chevrolet na Justiça? Porque optou por esse caminho do confronto pessoal? Alguma razão especial para isso? Porque a vitória seria certa.
  • 19/10/2023, 21:48
    Bigsd
    Citação:

Os danos no motor são causados ao longo de um tempo, com o uso contínuo de combustível adulterado. Se eu esgotar o combustível do meu tanque e abastecê-lo com combustível de altíssima qualidade, podemos concluir então que os danos não foram causados pelo uso de combustível adulterado? Não!!! Simplesmente podemos apenas afirmar que o combustível que está no tanque naquele momento é de boa qualidade. Percebe?
    Por isso que eu disse que se a concessionária fizer isso, pode dar um tiro no pé, pois não vai provar que o consumidor utilizou por anos combustível adulterado. A concessionária não é ingênua, conhece a pilantragem do consumidor.

Seria o que vocês chamam de produzir provas contra si mesmo?
  • 20/10/2023, 08:33
    sm4rco
    Eduardo, que show de conhecimento!
    Tirei muitas dúvidas que eu tinha que nunca achei tão bem explicado em lugar nenhum. Bom ter um advogado abordando a coisa por um ângulo que nós normalmente não podemos entender, porque cada um fala uma coisa mas na verdade ninguém sabe nada, o mecânico tem a sua "longa experiência" no assunto e faz do seu jeito muitas vezes errado, a concessionária tem o seu interesse comercial e faz do jeito que mais lhe convêm, o consumidor por sua vez fica perdido no caminho. Ter uma visão jurídica da questão me fez enxergar isso de outra forma.

Outro ponto que você tocou que eu conheço de perto: a desonestidade de alguns donos. Uma vez contaram causos na concessionária numa revisão em que eu fui que sinceramente desanima. Todo mundo tem mania de falar mal de concessionária, mas ninguém sabe também o que acontece nos bastidores.
    Por exemplo, temos centenas de usuários de Frontier aqui, colega que já rodou mais de 300.000km com ela, outros mais de 200.000km. no grupo vários com 90 ou 100.000km, e nenhum teve problemas com bicos. Quando alguém surge dizendo que teve problemas em TODOS os bicos com 20.000km, eu desconfio da história. Não acho que ele contou toda a verdade, porque a Frontier é reconhecida por não dar problemas de bicos tão fácil, comparada por exemplo com uma Hilux que desde 2012 e 2013 vive um inferno com bicos de injeção. Não estou supondo, estou dizendo o que é fato.
    Infelizmente brasileiro gosta de ser espertinho, quer fazer manutenção fora e usar produtos não originais. Eu mesmo vi um mecânico de uma conceituadíssima oficina de São Paulo, que adora falar mal de concessionárias (todos eles falam) comentar com um amigo meu que o óleo do motor da Frontier nova é tudo igual, nunca mudou. Mentira, a especificação do óleo da 2023 é diferente. O Edu poderia até escrever um artigo sobre isso, porque muita gente não sabe.

O pessoal compra ARLA falsificado no Mercado Livre e depois fica chorando que a caminhonete parou e dizendo na concessionária que usou ARLA original da Shell.
    Depois vem os espertinhos remapeando motor, chipando ou sei lá o que, ferram tudo, retiram as mudanças e vão na concessionária reclamar que o carro está ruim, que estão acendendo um monte de luzinhas, etc, e não sabe o que aconteceu porque até "ontem estava perfeito".
    O mecânico da Nissan me disse que até hoje não viu um remap dela bem feito, que todos são gambiarras, mesmo daquelas empresas "conceituadas" que afirmam fazer "engenharia reversa", que foram na Alemanha estudar a programação, que o sistema é seguro e confiável... ele disse que são tudo adaptações porcas, que desabilitam um monte de funções de erros.
    Me lembra a Frontier antiga onde o proprietário "espertinho e sabidão" tinha problema na EGR e mandava eliminar, e não faltavam os mecânicos mais espertinhos ainda para fazer a gambiarra, dizendo que só ele sabia fazer, que tem que ter uma técnica que só ele tinha, que ficava perfeito, e isso ou aquilo. O cara admite trocar filtros 200 vezes, trocar pneus "parrudos" e caríssimos, encher de acessórios, trocar bateria, etc, mas falou em EGR, DPF, etc, pra ele é tudo bobagem que tem que eliminar.
    O mecânico em vez de dizer não faço, acaba fazendo, aí dá problema, reverte e vai chorar na concessionária que "do nada" a caminhonete ficou ruim.

Só uma dica, hoje a Nissan sabe quando o motor foi remapeado, fica tudo registrado qualquer comportamento anormal do motor. Isso que o Eduardo comentou é verdade, não existe mais aquela coisa antiga de passar scanner. Hoje eles ligam um Notebook sem fio, via conexão bluetooth no caso na Frontier, eles acessam tudo, tudo mesmo. É impressionante o sistema da Frontier. Eles sabem até se você rodou com pressão de pneus fora do recomendado. Essa atualização de software que o Eduardo citou, sei que já teve outras, o programa é sempre atualizado, quem tem isso fora de uma concessionária? O cara faz a manutenção fora, não atualiza nada e depois chega na concessionária choramingando que tem algo diferente na caminhonete dele e do amigo dele.

O cara coloca combustível do posto "baratinho", ele mesmo troca o filtro por um que é "igualzinho" e vai só fazendo bobagens e depois sai falando que não sabe o que aconteceu que a caminhonete ficou ruim.
    O pessoal conta cada uma que vocês nem acreditam. Tem gente que leva a caminhonete para o mecânico de confiança, o mecânico não acha o problema depois de fuçar tudo. Aí eles vão de espertinhos na concessionária e pede um orçamento do problema, e então aparece a causa. Eles levam para o mecânico deles e pedem pra fazer aquilo, e o pior é que muitas vezes fazem errado.
    Hoje, uma simples troca de bico requer todo um procedimento de ajuste com parâmetros que só as concessionárias tem. Mas claro que o amigo vai dizer que ele sabe fazer, que não tem segredo nenhum, que já fez várias, e lá vai o cara ter problemas, gastar mais combustível, motor tremer todo, falhar e culpar a Frontier que é um lixo.

Não estou aqui defendendo as concessionárias, mas dizendo que eles também sofrem. Que nem sempre os donos contam a verdade.
    Você tem milhares de caminhonetes rodando sem problemas de amortecedor, aí aparece um reclamando que a dele deu problemas de amortecedores com 20.000km. Não parece que tem algo errado? Pode acontecer, mas que não é normal, isso não é. E é aí que acende a luzinha de desconfiança da concessionária, que vai descobrir que o cara tinha colocado um kit vagabundo de lift, ou bateu as rodas numa calçada alta em velocidade elevada, etc... Sempre ficam sinais. O pessoal da concessionária diz que hoje é muito mais difícil querer enganar, que é mais fácil hoje identificar mau uso.

Negar garantia porque o cara usou combustível adulterado, acho justo. Fazer como a Ford que está dizendo que a nova Ranger não funciona bem com o nosso combustível, aí não dá, tem que ser justo.

Me contaram um caso de uma Frontier nova que chegou na concessionária de guincho. O dono ofendendo todo mundo, que a caminhonete era uma merda, que pagou mais de 300 mil reais (como se isso quisesse dizer algo) para o veículo dar problema tão cedo, que nunca mais ia comprar um Nissan, que era um lixo, que saiu de uma que nunca deu problema, e andava pra lá e pra cá, gritava, bufava, e por aí. Então o mecânico depois de examinar lhe perguntou se o problema apareceu logo depois que ele abasteceu a caminhonete.
    Ele aos gritos disse que foi quase depois, mas que era um posto de confiança, onde ele sempre abastecia, e perguntou se já iam usar a conversinha de combustível adulterado. O mecânico calmamente e tentando segurar a risada respondeu educadamente: "não senhor, não estou duvidando da qualidade do combustível do seu posto, acredito até que a gasolina que colocaram em seu tanque deve ser de ótima qualidade..." :chorandoderir:
    O cara ficou muito sem graça. Pediu pra confirmar que tinha gasolina no tanque, e realmente confirmou que abasteceram errado. O esperto e cheio de razão consumidor bem informado não teve o cuidado de ver o que estavam colocando no tanque dele.
    Um detalhe, a Nissan esgotou o tanque, limpou todo o sistema, ajustou algumas coisas e sei lá mais o que, parece que até filtro trocou, e não cobrou nada pelo serviço. Nem para se desculpar o cara se prestou.

Muito esclarecedora a exposição do Eduardo. Parabéns e obrigado pelo tempo gasto para dividir isso com a gente.
  • 20/10/2023, 08:34
    sm4rco
    E convenhamos, se a Frontier não fosse boa, a Nissan não estaria dando 6 anos de garantia nela.
  • 20/10/2023, 09:06
    Edumar
    Citação:

Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    Eu mesmo vi um mecânico de uma conceituadíssima oficina de São Paulo, que adora falar mal de concessionárias (todos eles falam) comentar com um amigo meu que o óleo do motor da Frontier nova é tudo igual, nunca mudou. Mentira, a especificação do óleo da 2023 é diferente. O Edu poderia até escrever um artigo sobre isso, porque muita gente não sabe.

Marco, bem lembrado. Isso tem acontecido muito.
    Veja como são as coisas. O cara que não se atualizou sobre a lubrificação da Frontier 2023 vai lá na prateleira, pega o óleo errado e coloca no motor. Fica por isso.
    Na concessionária, o mecânico abre a ordem de serviço com o número do chassi do veículo e já aparece tudo que tem que ser feito, itens a serem verificados, ajustes, inclusive atualizações, recalls, modificações, etc. Ao tentar requisitar qualquer componente, por exemplo o óleo do motor, o sistema já libera o correto, se ele tentar requisitar um com especificação errada, o sistema já alerta para o erro e faz a recusa. Impossível errar.

NISSAN FRONTIER 2023 Oleo CORRETO de motor com sistema ARLA - YouTube
  • 20/10/2023, 09:28
    Edumar
    Citação:

Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    Outro ponto que você tocou que eu conheço de perto: a desonestidade de alguns donos. Uma vez contaram causos na concessionária numa revisão em que eu fui que sinceramente desanima. Todo mundo tem mania de falar mal de concessionária, mas ninguém sabe também o que acontece nos bastidores.
    Por exemplo, temos centenas de usuários de Frontier aqui, colega que já rodou mais de 300.000km com ela, outros mais de 200.000km. no grupo vários com 90 ou 100.000km, e nenhum teve problemas com bicos. Quando alguém surge dizendo que teve problemas em TODOS os bicos com 20.000km, eu desconfio da história. Não acho que ele contou toda a verdade, porque a Frontier é reconhecida por não dar problemas de bicos tão fácil

Pilantragens de proprietários tem muitas. E eu já disse, não é som com carros. O sujeito liga uma batedeira de 110V numa tomada 220V, queima, vê a bobagem que fez e volta à loja dizendo que ao chegar em casa ela "nem ligou", e está com um cheiro estranho... :lol:

Não sei se você se lembra de um maluco que apareceu na internet, no youtube, dizendo que se você quisesse morrer, comprasse uma Nissan 2023, que a dele parou e funcionar do nada na estrada à noite, que ele quase morreu, encheu o canal dele de vídeos, falou um monte, todo dia um comentário diferente, fez que fez que a Nissan forneceu outra caminhonete pra ele.
    Olhando os vídeos dele, eu percebi um detalhe que me chamou a atenção. Mesmo ele dizendo que a Frontier não apresentava nenhuma falha, num vídeo anterior que ele fez percebi a luz do ARLA acesa. Achei estranho. Como você nota uma luz de advertência de falha no painel e não toma nenhuma providência? Eu escrevi no vídeo dele que havia algo errado, que no vídeo anterior que ele fez uma dia antes, durante o dia, já havia uma indicação de falha no painel. Ele não me respondeu e apagou o vídeo. Para a infelicidade dele, eu havia baixado o vídeo e enviado para a concessionária de Jundiaí, pedindo que encaminhasse para a fábrica. Foi feito.
    A Nissan forneceu outra Frontier pra ele, que não parava de perturbar, e remeteu a dele para análise na fábrica.
    A caminhonete nem havia rodado o suficiente para dar baixo nível de ARLA.
    Conclusão da história, identificaram água no tanque do ARLA. O proprietário negou ter colocado água ali, dizendo ou não a verdade, o fato é que alguém colocou.
    É complicado, meu amigo.
  • 20/10/2023, 09:42
    Edumar
    Citação:

Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Mas, vou deixar somente uma pergunta pra você hoje. Você teve problemas com a sua S10, constatou falhas de projeto, foi lesado, lembro que disse que nem usava ela, mas ficou quase um ano difamando o modelo no mercado até chamar a atenção do fabricante. Te pergunto, como advogado, munido de tantas evidências e provas, porque você preferiu não acionar a Chevrolet na Justiça? Porque optou por esse caminho do confronto pessoal? Alguma razão especial para isso? Porque a vitória seria certa.

Bigsd, advogado novo e até a maioria mais experiente de um modo geral adora ingressar com ação para tudo.
    Eu sempre disse que o bom advogado usa 20% do que aprendeu nos livros e nas salas de aula, e os 80% restantes é pura estratégia, experiência de vida, inteligência e se colocar no lugar da outra parte, buscando realmente uma forma de defendê-la.
    Nunca perdi uma ação na época em que advogava. Enquanto todos olhavam para as leis, eu olhava de uma forma mais ampla, buscando uma forma inteligente de conduzir a ação com pouco peso nas leis e mais força na estratégia.
    Eu sabia que para a GM não interessava uma ação legal, que a publicidade dos fatos lhe causaria um incômodo e um dano muito maior. Judicializar a questão, colocaria tudo numa esfera mais lenta e burocrática, e eu perderia a possibilidade de expor algo que lhe incomodava pois estava sob judice.
    Tanto que ela me ameaçou de ingressar com uma ação por difamação, mas não o fez, e sabia que não podia fazer.
    Vou te dizer algo: nem sempre processar é a solução. Te afirmo até que você obtém resultados melhores não fazendo isso em 70% dos casos. Um dia te conto alguns exemplos, aqui não é o local adequado.
    A solução que consegui com a GM foi muito mais efetiva do que se eu fosse mais um a processá-la.
  • 20/10/2023, 09:50
    Edumar
    Citação:

Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Seria o que vocês chamam de produzir provas contra si mesmo?

Não é bem isso. Depois vou explicar melhor.
    Neste caso trata-se de ineficácia do meio. Não adianta pedir análise de um combustível no tanque porque a sua qualidade varia, e aquela amostra pode estar ok. E aí, o que prova isso? nada. Você pode ter usado combustível ruim a vida toda e naquela dia ter colocado um combustível bom. Ou o contrário, você sempre usou combustível de qualidade no posto do trajeto que faz diariamente para o trabalho, mas naquele dia abasteceu em outro posto no trajeto da concessionária com um combustível ruim, e aí o que acontece? Você acaba de dar razão à concessionária por pura estupidez, de forma inocente.
    Jamais peça um laudo à uma concessionária. Se você tem certeza que está com razão, peça uma análise independente, pague por ela, e depois de provada a culpa do fabricante, exija o ressarcimento do valor da análise. Até no Procon ou no "Pequenas causas" você consegue isso.
  • 20/10/2023, 11:18
    Leandro-SC
    Citação:

Qualquer colega que for levar a sua 2023 para revisão, por favor, confirme o que estou dizendo e compartilhe aqui. Há uma atualização a ser feita no sistema que saiu há poucas semanas. Confirmem, por favor.

Bom dia, a minha foi feita uma atualização do ARLA a alguns meses, oque me foi passado é que elas vieram com uma versão argentina do software e agora é a verão brasileira.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 575 de 1012 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 75475525565566567568569570571572573574575576577578579580581582583584585625675 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:19.