Postado originalmente por
Mauro-sp
Vou dar a minha opinião sobre essa questão de desempenho das picapes de um modo geral.
Quem diz que o motor da Frontier é fraco, deve ter comprado uma cópia chinesa falsificada. Não acho nada fraco não, com 190cv, 46 kilos de torque a partir de apenas 1.500 giros, aceleração de 0 a 100km/h em 11 segundos, velocidade máxima limitada em 180km/h, retomadas mais rápidas ou igual a maioria das concorrentes... pode ter uma saída levemente mais lenta que a S10, e todos os testes mostram isso apesar que alguns acham que todos são pagos, e sai na frente de Ranger, Hilux, e outras queridinhas do mercado. Então de fraco, a Frontier não tem nada, pelo contrário, ela já entrega um toque elevado já quase em marcha lenta por conta do primeiro turbo.
Carregue todas estas picapes, e vai ver que a Frontier é a única que mantém a mesma força e o mesmo desempenho. Todas as outras em sua faixa vão perder muito desempenho.
Então dizer que ela é fraca, é puro desconhecimento, dizer que sai ligeiramente mais lenta que um modelo, também não tem nada a ver com motor, desculpem-me até os "mexânicos" que acham que é somente o projeto do motor que determina a sua velocidade de saída. Entram câmbio, ajustes, e até diâmetro de rodas na equação.
Portanto, dizer que a Frontier tem motor fraco é provar desconhecimento do assunto. Pode não ter o desempenho que alguém poderia preferir, mas não é fraco.
Segundo que quem diz que a linha 2023 aplicou um seletor para reduzir essa "fraqueza", novamente demonstra desconhecimento do assunto.
O modo de uso normal continua lá, que é inclusive o "PADRÃO" recomendado pelo fabricante. Sim... vou repetir para que alguns estendam de vez, o modo PADRÃO mantém as características da condução "normal" determinada pelo fabricante e que esteve sempre presente no modelo desde de 2017 aqui no Brasil, e ao ligar a caminhonete é o modo standard dela.
O que a Nissan fez foi criar modos de condução para facilitar a vida do condutor sob determinadas circunstâncias, como aliás já tinha sido feito pela Hilux e muitos outros carros que já adotam esse recurso há muitos anos.
Os modos de condução incluem um que otimiza o funcionamento da caminhonete no fora de estrada, outro modo para uso mais intuitivo com reboque e um modo que deixa ela mais "esperta" nas acelerações, modo este que não vejo ninguém aqui utilizar.
Portanto, ela não corrigiu uma fraqueza do motor, apenas deu uma opção, alémd e outras, para quem quer andar um pouco mais rápido do que seria o adequado dela.
Terceiro, eu jamais sairia de uma caminhonete segura, moderna, tecnológica, firme, estável, econômica, silenciosa, confortável etc... para entrar numa outra jurássica para sair 1,2 segundos mais rápido na aceleração. Eu faria um remap, pois assim eu manteria todas as qualidades únicas da Frontier e deixaria ela mais "rápida" do que qualquer outra concorrente direta do mercado, pois vejo o pessoal gastar menos de 3 mil reais para elevar a potência dela pra mais de 220cv sem qualquer modificação mecânica, e ela sobra motor pra isso. Tem remap elevando para 245cv!!!
Vi colega no grupo fazer um remap básico e ficar bem satisfeito com o resultado, e ainda manter todas as virtudes do modelo.
Acho que abrir mão de tantas qualidades para ganhar uma, é despir um santo para cobrir o outro.
Eu nunca senti falta de potência na Frontier, pelo contrário, ela é mais rápida que muitos sedãs e hatches vendidos aos montes por aí, e eu ando pé embaixo com a minha.
Mas, se eu quisesse ter um desempenho mais esportivo, eu faria um remap ou colocava um cancelador de lag de pedal, plug and play que você mesmo monta em casa em 15 minutos que custa 400 reais. Teve colega do grupo que fez isso.
Não vejo as outras caminhonetes preparadas para correr tanto com a tecnologia que adotam, e por isso vemos tantos acidentes pela perda de controle de caminhonetes.
Amarok V6, Triton V6, S10 V6, Ranger V6 não se mantiveram no mercado porque eram mais problemáticas, isso é outra bobagem, mas porque quem procura uma caminhonete média na maioria das vezes quer um motor mais econômico e mais bem dimensionado ao modelo, ou então já compra logo uma RAM V8.
Eu acho o motor da Frontier muito bem dimensionado pra ela, com uma proposta de ter muita força, e realmente tem, com economia, durabilidade (porque não precisa berrar em altas rotações para ter força), excelente torque para qualquer que seja o trabalho, silêncio, confiabilidade e por isso eu não abro mão. O próprio câmbio dela com o maior número de relação de marchas do mercado mostra claramente qual é a intenção do modelo.
Mas, mesmo assim, se eu quisesse mais desempenho, eu jamais sairia dela para pegar um modelo cheio de problemas e ganhar 5% a mais de potência.
Mas, cada um sabe o que faz. Tem gente que carrega a família num modelo perigoso porque é só abrir a boca que vende logo :mrgreen: