Eu duvido que a Nissan lançaria uma versão retrógrada da Frontier. Basta ver os testes desse modelo, todos praticamente são só elogios. O acerto desse modelo foi muito bom. Seria um tiro no pé se igualar às outras.
Eu duvido que a Nissan lançaria uma versão retrógrada da Frontier. Basta ver os testes desse modelo, todos praticamente são só elogios. O acerto desse modelo foi muito bom. Seria um tiro no pé se igualar às outras.
O que a Nissan deveria fazer é aprimorar a divulgação do modelo, mostrar as suas vantagens, a sua tecnologia, clara e abertamente.
A Frontier tem tudo para dar um banho nas demais pela evolução de seu conjunto mecânico. Pode ver que os lançamentos que estão vindo não estão trazendo nada de novo, o de sempre com outra cara.
Quanto ao motor em si, o YS23 x YD25, o YS23 não é ruim, longe disso. Mas eu sim acho um erro a NIssan ter saído do YD25 e ido pro YS23, um motor que tem filosofia de projeto Renault e não Nissan. O YD25 com um turbocompressor apenas tem números de desempenho muito próximos do YS23 com dois turbocompressores. Eu acredito que se tivessem atualizado o YD25, seria um motor campeão, ele tem muito potencial. Mas isso é algo que já foi.
Agora uma pergunta direta: Já mexeu nos dois? Já abriu os dois e comparou lado a lado os detalhes de cada motor? Eu já.
Alguns pontos onde digo que o YS23 não é projeto de filosofia Nissan, e sim Renault: 1) Jetcoolers são prensados no bloco, e não parafusados como no YD25, com isso em caso de retífica, a extração dos Jetcoolers danifica os mesmos, que devem ser substituídos, e isso encarece o custo de reparo. A última vez que fiz um motor desse só os Jetcoolers eram mais de 2 mil reais os 4. 2) Cabeçote tem a tampa de válvulas como mancal superior dos comandos, bem típico de motores Renault. Isso é ruim por alguns motivos, o primeiro deles é que se torna bem mais trabalhoso uma verificação de comandos e acionamento das válvulas, pois se tem que desfazer o sincronismo do motor para isso, no YD25 era muito mais fácil. Segundo, esse tipo de cabeçote onde a tampa de válvulas é o mancal superior dos comandos, todos eles tem uma propensão maior a desgaste no alojamento dos comandos, como por exemplo os EA111 da VW que são conhecidos por desgaste prematuro no alojamento dos comandos, o YS23 sofre do mesmo problema e em caso de problema de lubrificação, boa parte das vezes o cabeçote é comprometido e você deve substituir ele, encarecendo muito o custo de reparo. Já peguei YD25 pra fazer motor na oficina que já não tinha mais bronzinas de mancal, mas o cabeçote e os comandos estavam em perfeito estado, aliás, eu não me lembro aqui de ter substituído um cabeçote do YD25 por desgaste nos alojamentos dos comandos, mas o do YS23 eu já substituí vários. Esses dois pontos que citei são bem típicos de motores da Renault, e eu não estou aqui falando que motor Renault não presta, inclusive eu tenho um Renault e um Peugeot na garagem, eu não falo mal de carro. Mas sim, existem detalhes onde o YS23 é mais chato de trabalhar que o YD25, e qualquer profissional que já trabalhou nos dois vai te falar a mesma coisa.
O YS23 tem soluções de engenharia mais sofisticadas que o YD25? Tem. Exemplo, bomba de óleo com deslocamento variável, a adoção dos dois turbocompressores, tem um sistema de injeção (bicos e bomba de alta) mais atualizado e tudo isso resulta num motor que é mais econômico que os últimos YD25 em termos de consumo de combustível, porém com custo de manutenção mais caro e de reparo mais caro ainda. Eu acho sim a base do YD25 mais confiável.
Um abraço!
Oi pessoal.
Eu não tenho muito tempo para molecagens, imaturidades ou outras manifestações perturbadas, mas venho aqui rapidamente dizer uma coisa em defesa do que é justo e certo.
Os testes que eu faço são com critérios e embasamentos técnicos que 99% da "imprensa especializada" de YouTube e agregados ignoram.
Tenho responsabilidade com os milhares de leitores visitantes do meu site que procuram por informações corretas, aliás coisa rara hoje nessa internet lixo que temos, cheia de fanboys de marcas, haters, "especialistas no assunto" sem qualquer conhecimento de fato ou informação acadêmica que os qualifiquem para tal, etc...
O teste que realizei de aceleração da Frontier, de minha propriedade e de meu uso pessoal (não é emprestada e nem ouvi falar), foi feito me cercando de todas as variáveis possíveis, onde compensei diferenças de diâmetro de pneus, de tolerância de velocímetro, que para quem não sabe na minha Frontier não passa de 2% de erro, além de outras precauções para garantir a fidelidade do teste.
Além disso, o teste foi repetido algumas vezes com aplicativos específicos de alta precisão (confirmada por mim) que utilizam medição de velocidade por sistema de referenciamento por satélite, ou GPS. Para quem tem pouca capacidade intelectual para entender isso, o velocímetro do carro neste caso é desconsiderado.
Portanto, antes de criticar o teste que realizei, faça o seu próprio e compare os dados, se tiver capacidade para isso. Ou, na incapacidade de fazer algo melhor, fecha a merda da boca e cuide da sua vida, porque aqui não tem moleque não.
Fiz dois cursos de engenharia e um de direito. Trabalhei em 4 montadoras de automóveis na área de desenvolvimento de produtos, projeto e produção. Hoje tenho a minha própria empresa na área de tratamento industrial e até pouco tempo ainda atuava como advogado internacional. Todas as montadoras hoje são minhas clientes, mas não no produto em si. Então não atuo na produção de carros de qualquer espécie e não tenho interesse comercial em nenhuma marca.
Entrei nesse fórum quando ainda tinha uma S10, tive acho que nove no total até sair esse modelo novo que gerou uma grande briga entre eu e o fabricante, culminando num acordo nunca antes visto aqui no Brasil, porque eu estava certo.
A GM é cliente minha, e digo aqui que nunca mais compro uma S10 e não recomendo pra ninguém. Ela é cliente da minha empresa, pode ler isso e cancelar os seus negócios comigo, não me importo. Prevalece a verdade e atualmente não dependo mais de trabalho para sobreviver. Nem anunciantes ou propagandas coloco em meus sites, e nem monetização do Youtube está ativada.
Eu mudei para Frontier decepcionado com o que a S10 se tornou, e estou na minha sexta Frontier hoje.
Tive vários sites de tecnologia e sou muito exigente com qualidade, e defensor ferrenho do que é certo, porque o mundo, principalmente esse país, está se tornando um lixo por culpa da maioria do seu povo.
E uma das coisas que mais me irrita é ser desmerecido de forma leviana no que faço, e por isso eu repito, se pode fazer melhor, faça, ou então se cale e continue na sua ignorância.
Desculpem o desabafo, mas não é possível que eu gaste o meu tempo gratuitamente (há muito tempo já estou com a vida feita e não preciso ganhar nada com isso), com intuito de apenas contribuir com conhecimento e experiência, e ainda tenha que receber uma crítica leviana e imatura de quem não tem noção de ridículo.
Tive Frontier 2014, duas 2015, uma 2016, uma 2019 e agora uma 2023 que em breve será 2024. Sempre curti caminhonetes, e sempre fiz testes com elas e que publicava de vez em quando no extinto Clube das Picapes. Nada de arrancar uma do lado da outra para comparar. Isso é amadorismo e é algo cheio de vícios. Nem montadoras fazem esse tipo de teste.
Desempenho se mede, não se compara em arrancadas lado a lado.
Há muitas formas de se medir isso com precisão, e há muitas variáveis que afetam os resultados.
Vou dar um exemplo aqui que os "entendidos" não sabem, e se sabem ignoram. Se eu fizer um teste de desempenho de aceleração usando combustível da Ipiranga, o resultado será inferior a um teste nas mesmas condições usando o Shell Evolux. Eu já constatei isso. Combustível BR e Ipiranga consomem mais e são menos eficientes. Porque isso... uma longa história...
Tenho um amigo que faz parte de um site de "arrancadão" e faz comparativos lado a lado. Ele me comentou que o mais curioso é que você faz os testes hoje e dá um resultado, no dia seguinte muda. Você pega um determinado modelo de carro e faz um comparativo, depois pega outro igual, mesmo modelo, mesmo ano de fabricação, tudo idêntico, e o resultado é outro.
Eu já disse pra ele que ele tem que ter critérios para realização desses testes. Que essa coisa de arrancada lado a lado é coisa de molecada nos anos 70/80 quando brincavam de sair nos semáforos. Teste de desempenho não se faz assim, mas com medições , e mesmo assim elas variam também dependendo de algumas circunstâncias.
Em meu próprio teste é possível ver que numa das partidas houve deslizamento de pneus. Os entendidos dizem que ela não canta pneus, vou gravar um vídeo só de cantada de pneus para a felicidade deles.
Mas, essa condição já afetou o resultado, pois foi tempo perdido patinando as rodas sem movimento do carro.
Porém, independente de tudo isso, que são apenas demonstrações mais científicas, eu concordo com o amigo Ciro, que a diferença de 1 segundo ou 2 é mais psicológica do que prática. Isso tem mais um efeito no marketing do que na vida prática que não muda nada com essas diferenças que são consumidas por outros fatores no dia a dia. Picape é torque, não potência. A S10 flex de 206 CV não andava nada, mas o número é bonito...
Aí vem o entendido e diz que uma dá um "banho na outra", que aquela é "lerda" em comparação com a outra, que a diferença é "brutal", que "deixa comendo poeira", e aí somos nós que sofremos de "apaixonite".
Ninguém aqui disse até agora que a Frontier é a picape mais rápida do mundo, que ganha da S10, mas aqui ninguém é tão estúpido de usar adjetivos como estes, e a nossa preocupação está justamente no efeito de "marketing" desses números. Basta ver modelos com 200 CV andando menos que a Frontier com 190 CV. Modelo com 224 CV andando igual a um de 200 CV. Porque isso? Porque todo mundo olha o motor... esquece que o carro é um conjunto. Quer comparar modelos com arrancada de gerações diferentes sem ao menos entender os fatores limitantes. Mas, para o fabricante, o importante é ter o número de potência mais alto, o resto não interessa. Pessoal, é uma picape. Acordem!!!
Eu vi um teste aqui onde o "especialista" fez um teste de 0 a 100 numa Frontier 2023 com o seletor de modo na posição normal, de economia, ignorando totalmente o fato dela ter um modo Sport que deixa a sua saída mais rápida. Vi testes onde o seletor de estabilidade foi mantido ligado, e a Frontier nova desde 2017 tem um controle de estabilidade muito atuante, se comparado ao da S10 por exemplo que parece nem existir. Assim como a geração anterior da Frontier também tinha um controle mais conservador.
Aí criticam o motor atual dizendo que o antigo é melhor. Total desconhecimento do que diz. A estúpida engenharia da Nissan desenvolveu um motor pior na opinião do "entendido".
Já vi teste comparando modelo manual com automático, outra aberração.
Ai final, estes testes são cercados de desconhecimento e amadorismo, e só servem para confundir o consumidor quando lê que tal modelo é lento ou o outro é rápido, com diferenças ridículas, em testes mal conduzidos, e em veículos UTILITÁRIOS.
Lamentavelmente esse é um grande problema que vejo também na área de som hi-end, outro hobby ao qual me dedico como audiófilo, onde um par de caixas acústicas podem custar o dobro de uma picape dupla zero km. Um bando de leigos ou técnicos querendo entender e ensinar como as coisas funcionam. Lá no meu site de áudio comentei uma vez que o problema do Brasil é que ajudante de obras se acha pedreiro, auxiliar de pintura se acha pintor, mecânico se acha engenheiro e enfermeiro se acha médico. E todos ainda desprezam quem realmente estudou e entendeu o mecanismo das coisas, porque acham que a prática é o bastante, por isso vemos tantas barbaridades acontecendo por aí.
Mas, como diz o Ciro, aqui é Brasil, e cada vez estamos mais no fundo do poço em tecnologia (ou em quase tudo), porque não existe o investimento científico, e o prático acha que pode entender de tudo e ser melhor do que quem projeta, desenvolve, cria, etc...
Mesmo com carros, é lamentável ver tantas barbaridades sendo ditas com todo ar de conhecimento de "anos de prática". Para alguns, basta abrir um motor para entender tudo que está ali. É piada.
Hoje participo muito pouco de fóruns e grupos. Cansei de ficar discutindo sempre as mesmas coisas e recebendo de volta críticas com os mais frágeis argumentos. Me limito a escrever o que é fato, e com a ajuda do bom amigo Bigsd, outro apaixonado por caminhonetes, publicar em meu site. Quem concordar, ótimo. Quem discordar, vá estudar e aprender, e depois abra a boca.
Boa sorte a quem ainda tem paciência com isso. A minha acabou.
Exatamente, meu amigo.
O Edu indicou dois mas gostou mais desse porque ele aferiu os números.
O negócio é muito legal, porque não depende de você ficar cronometrando, apertando botões, etc... ele aciona o acelerômetro e faz tudo em tempo real. O Edu comentou que a precisão é muito boa, mas lógico que tem que se cercar de vários cuidados.
Ele pega trechos onde a altura seja plana, em dia sem ventos, etc... ele cerca muitas variáveis, mas aí serve para qualquer carro.
Duas medições fitas no grupo com esse aplicativo com a Frontier 2023:
https://clubedanissanfrontier.com.br...a-461x1024.jpg
https://clubedanissanfrontier.com.br...e-461x1024.jpg
O Edu que sabe bem ajustar esse aplicativo, mas é bem fácil. E a vantagem é que eventual desvio também é compensado em qualquer comparativo.
Aqui variou a arrancada em 10,3 e 11,6 segundos.
Teve mais testes do Edu mas não estão abrindo aqui pra mim, mas vou achar e colocar aqui.
Comentários que o Edu fez na época:
[08:34, 12/06/2023] Eduardo: Fiz 3 medições com dois aplicativos diferentes para não deixar dúvidas
[08:35, 12/06/2023] Eduardo: Bate com os testes que vejo publicados
[08:35, 12/06/2023] Eduardo: Modo Sport mas esqueci de desligar o controle de estabilidade que segura ela um pouco na saída
[08:36, 12/06/2023] Eduardo: Trechos planos e retos da rodovia Santos Dumont que liga Campinas -Itu em São Paulo
[08:37, 12/06/2023] Eduardo: Pode usar o hodômetro dela sem medo, apenas compense a margem de segurança e eventual mudança de diâmetro dos pneus
[08:37, 12/06/2023] Eduardo: Eu já comparei a minha atualmente e ela marca 5km/h a mais
[08:38, 12/06/2023] Eduardo: Exatamente. Vi teste bem feito com menos de11 s
[08:39, 12/06/2023] Eduardo: Ela só perde para a S10 por uma margem pequena, e lógico para a Amarok que é V6.
[08:41, 12/06/2023] Eduardo: Coloque e modo sport e pise com vontade até o final do acelerador. Tem que acionar o segundo estágio do acelerador, onde ele parece que prende um pouco. É o segundo estágio.
[08:41, 12/06/2023] Eduardo: Lembrando que a minha já está próxima dos 30.000 km e ando forte com ele.
[08:42, 12/06/2023] Eduardo: Combustível somente Evolux.
[08:42, 12/06/2023] Eduardo: Está com 1/4 de tanque. Descarregada e eu estava sozinho.
[08:43, 12/06/2023] Eduardo: Dá pra diminuir quase um segundo ainda. Eu fiz um teste mais criterioso que ficou abaixo dos 11s.
[08:45, 12/06/2023] Eduardo: Veja que a diferença de altitude no primeiro teste foi de menos de 3 metros, e ainda foi de subida, por isso foi talvez um pouco mais lenta. Aí contrário do segundo que acredito ter uma leve inclinação favorável.
[08:46, 12/06/2023] Eduardo: Os testes de publicações mais sérias vão de 11 a 12 segs. Mas não vi abaixo de 11 e acima de 12, porém com critérios menos cuidadosos. Eu diria que o razoável dela seria 11 s.
[08:47, 12/06/2023] Eduardo: Esses aplicativos são bastante precisos, e funcionam no Android. Seria legal mais colegas instalarem e testarem também pra vermos as diferenças, principalmente em relação ao km.
[08:51, 12/06/2023] Eduardo: Os aplicativos são o Race Stats e o Car Timer. Os dois bem recomendados pela Truck Magazine inglesa. Eles compararam com medidores profissionais e a diferença foi muito pequena + ou - 0,5 segundos na pior comparação.
Não consigo abrir as outras imagens que ele fez depois.
Veja os aplicativos, Marcão.
Os aplicativos são o Race Stats e o Car Timer. Mas o Edu gostou mais do Car Timer, não lembro agora o porque. São para Android, não sei se tem para iPhone, precisa confirmar.
Aliás, o Edu está finalizando um teste agora que vai dar o que falar no mercado. Não posso contar :mrgreen:, mas envolve segurança e vai derrubar alguns mitos por aí. Muito bem feito o teste, diga-se.
Poxa, Edu. Vi agora o seu comentário, e fiquei triste com isso. Você está deixando o fórum?
O Cirão disse algo que está certo, temos aqui proprietários reais da frontier compartilhando informações honestas, e o que devemos é ignorar o resto. Ontem não sei se vc leu no grupo, mas pegamos os comentários antigos de um usuário totalmente contraditórios em relação ao que disse depois. Não adianta, tem gente que o melhor do mundo é o que ele tem hoje, e aí fica só provocando usando argumentos fantasiosos.
O mais interessante é que o topico do modelo dele vive esvaziado, o importante é provocar aqui porque é o único que ainda tem conteúdo e movimento. E se abandonarmos também, é o que querem, pois nos igualamos ao deles.
Não entre no jogo, não desanime, a sua participação aqui com a experiência que você tem contribui demais com o grupo. Você não pode deixar o grupo, de jeito nenhum. Faz o que o Cirão sugere, chega um ponto passe a ignorar.
Bola pra frente, meu amigo :concordo:
O que eu acho impressionante aqui é que estamos falando de carros apenas e a pessoa tem a capacidade real de levar para o pessoal.
Edu, veja como os tópicos dos modelos deles morreram. Só sobrou aqui para destilarem as suas revoltas.
Não vamos abandonar também, a gente sabe que isso é cíclico.
Vimos gente ressuscitando tópico antigo só pra provocar os donos de Frontier :lol: e ainda com comentários cômicos demais.
Eles não se conformam de não poder ter uma :lol:
Amigo, vai chegar uma 2024 para somar às duas 2023 que você já tem, ou vai substituir uma delas?
Agora fiquei curioso :mrgreen:
Eu espero entrar numa nova logo, esse modelo atual está muito legal mesmo. Mudou bastante, apesar de dizerem que que foi só grade.
Estou inclinado na XE que é a que cabe mais no meu bolso, mas confesso que a Platinum me atrai muito, tem muitos mimos, e os modos de segurança dela são show demais.