Cirão estava animado ontem :mrgreen:
Compensando o mês que ficou ausente? :lol:
Sugestão: 04 de dezembro, e a galera toda junta para um almoço de Frontieristas :concordo:
Cirão estava animado ontem :mrgreen:
Compensando o mês que ficou ausente? :lol:
Sugestão: 04 de dezembro, e a galera toda junta para um almoço de Frontieristas :concordo:
Para quem gosta de dar uma mexida de leve, vá direto aos 5:28 do vídeo :mrgreen:
https://www.youtube.com/watch?v=7FXPUg_YM80
Poxa! Se metade do pessoal que disse que entraria hoje tivesse cumprido a promessa, já tava bom demais :sad:
O negócio é acabar com o grupo de whatsapp mesmo.
Maurão... Maurão... Você até que tentou, mas poderia ter se esforçado mais :lol:
Edu tinha novidades pra hoje, mas sei que ele sempre que pode participa, mas até dou um desconto, empresário, advogado, perito da Pol. Fed., consultor da OAB, administrador de trocentos sites e criador de vídeos... nem sei como consegue fazer tudo isso...tá perdoado :mrgreen:
Bom dia amigão!
Não fui dirigindo não... Bem que gostaria! Mas a presidente do conselho deliberativo daqui de casa ( ou seja minha esposa ), não aceitaria uma empreitada dessas. Fomos de avião mesmo... Mas acredite se quiser: Não vi nenhuma 2023, vi muitas dos três modelos anteriores, mas muitas mesmo, tipo: Quando parávamos num sinal de transito haver duas ou até três num mesmo cruzamento. Se, exagero, eu poderia dizer que em Manaus, a proporção de pickups seria de 25 por cento para cada grande marca.
Deixo um abraço e desejo de um bom fim de semana para todos!
Caso se confirme a data do encontro, eu precisaria de mais alguns detalhes, para providenciar a acomodação e fazer a reserva financeira também.
Obrigado!
Cid.
Bigsd, meu amigo, o dia tem 24 horas.... :lol:
Amigos, deixa eu comentar algo aqui sobre as turbinas da Frontier. Quando eu disse que ela era controlada eletronicamente, teve quem me perguntou se a rotação dela era então motorizada.... não, nada disso. Vejam que eu disse: "A turbina de baixa agora é controlada eletronicamente, enquanto a de alta se mantém à vácuo"
Observem que eu não disse que o funcionamento dela é elétrico, com rotação motorizada, mas sim o seu controle é eletrônico, a sua atuação é controlada eletronicamente, e ainda frisei que a segunda se mantém à vácuo. Teve gente dizendo que a turbina agora era elétrica... o que não é verdade. Vou até abordar isso no meu site para evitar as "fake news" de sempre :lol:
Eu levei a minha Platinum ontem para fazer a revisão dos 10.000 km.... sim, eu rodo muito. Só de casa para o escritório são mais de 100km, ou seja... mais precisamente... 206 km por dia só para ir para a empresa e retornar para casa, sem os percursos adicionais que faço para as minhas demais atividades, metade delas já elencadas aqui pelo amigo Bigsd :lol:
Aproveitei para conversar bastante com o chefe da oficina da concessionária. Imaginem... 5 Frontier, todas sempre revisadas em concessionárias, num total de mais de 40 revisões... já sou da casa... :lol: Sou muito bem tratado quando vou lá.
Conversamos bastante e ele me explicou isso com mais detalhes.
Ele me disse que realmente a rotação não é motorizada, mas o controle de entrada da turbina de baixa deixou de funcionar à vácuo para ser controlado por atuação elétrica, com uma programação inteligente que diminuiu o lag de entrada da turbina, e isso melhorou o desempenho e reduziu o consumo. Novamente, disse ele, essa solução é a mesma adotada em veículos top de gama, que usa o sistema inteligente que a Frontier aplica em várias funções e que faz tanta diferença para os elogios que ela sempre recebe.
Então, o atuador agora é servo-controlado, não a rotação. Este sistema é muito mais rápido, mais preciso e mais confiável.
Conversamos bastante sobre a tecnologia desta Frontier 2023, e sou obrigado a concordar com o amigo Ciro quando ele diz que a Frontier deveria custar mais caro que suas jurássicas concorrentes.
Pessoal, mudou bastante coisas. Em razão de ser um modelo 2023 e ser obrigatório o uso do aditivo Arla, a Nissan resolveu aproveitar essa implementação, muito bem-vinda diga-se, para fazer todo um novo ajuste no motor. Até os bicos injetores mudaram, entre muitas outras coisas.
A Frontier ficou ainda mais rápida, mais forte e muito mais econômica, aliás, coisas que eu já vinha notando e até relatando com testes que fiz. Vou postar um vídeo depois (vou tentar terminar neste final de semana) que tenho certeza que vai surpreender muita gente, mostrando o torque desse motor que tanto diferencia ela das concorrentes mesmo com número maior de cavalos.
A Nissan fez um trabalho muito bem feito nela. Como eu já disse, o que já era melhor, foi superado ainda mais :lol:
A suspensão recebeu novos ajustes e novos amortecedores, freios foram todos redimensionados depois da mudança para o sistema de disco nas quatro rodas, que obviamente aumentou o seu custo por ser muito mais caro que o sistema que usa somente lonas. Até as pastilhas foram modificadas.
O conjunto de direção também foi modificado, deixando ela mais leve, mais precisa e com melhor giro.
O sistema de controle de estabilidade foi reformulado para essas mudanças, e se já era o mais eficiente entre as concorrentes, agora se superou novamente. Fazendo um uso melhor do novo sistema de freios e de suspensão, é quase impossível fazer essa caminhonete perder o controle ou capotar.
Ele me disse que chamam esse controle de estabilidade de terceira ou quarta geração, mas que nem deveria ser chamado assim, pois é um sistema muito mais aprimorado e complexo, que faz os demais parecerem brinquedo de criança.
Ele me explicou porque uma S10 ou uma Ranger parecem nem ter controle de estabilidade, ou porque uma Hilux é tão ruim e perigosa mesmo tendo o controle.
Ele disse que caminhonete é muito mais crítica, não é como um carro onde as variações de peso são menores, o centro de gravidade mais baixo, e o curso de suspensão também é mais limitado. Aliás, por ter um sistema multilink, o curso da suspensão da Frontier é bem maior.
Por essa razão que a Nissan optou em usar um sistema que até agora ela e a Mercedes na Alemanha usam.
Todo o controle de estabilidade é comandado de forma inteligente, com informações coletadas a cada centésimo de segundo, e que leva inúmeros fatores em conta.
Nas demais picapes, o controle quando atua só se altera quando a reação da caminhonete está prejudicado ou o atrito com a pista já é bem ruim. Na Frontier ele atua continuamente, fazendo as correções com cada mínima informação que chega, de forma mais precisa e instantânea. O controle avalia até a pressão dos pneus, a carga de peso na caçamba, e muitos outros fatores.
Com tudo isso alimentando a central, ela acompanha cada movimento da caminhonete, cada reação diante de cada ação do sistema, tudo isso sempre em centésimos de segundo.
Se uma roda repentinamente esboçar qualquer sinal de travar no asfalto durante a correção (um dos problemas que faz a Hilux tombar), ela faz uma inversão instantânea de correção e cria uma atuação intermitente para realizar correções pontuais, e aproveita o bom desempenho da suspensão multilink para aumentar a performance do conjunto.
Esse sistema é todo programável numa unidade de controle também desenvolvida pela Bosch alemã, e por isso recebeu um novo acerto para aproveitar as novidades que a caminhonete recebeu para 2023.
Ele comentou que comparações feitas lá fora mostraram que a velocidade da caminhonete pode ser maior do que era antes e ainda garantir a atuação precisa do sistema. Lembrando que o famoso teste do alce é feito com uma velocidade de até 80 km/k, sendo que a Hilux, por exemplo, reprova numa velocidade muito menor do que essa, mas que na verdade essa é uma prova de desvio repentino de obstáculo, e em estradas é difícil imaginar uma picape andando a menos de 70 km/h (a Hilux reprova a 67 e a L200 a 69 km/h). Por isso que a preocupação com esse recurso é tão grande em caminhonetes (pelo menos na Nissan).
Ele me explicou também que, ao perder o controle, o controle de estabilidade das caminhonetes perdem totalmente a eficiência, enquanto o da Frontier continua atuando e aguardando uma nova oportunidade de êxito na correção.
Cada vez eu fico mais impressionado com os recursos tecnológicos dessa caminhonete. Enquanto algumas ficam mudando grades (cada vez mais ridículas com aquele hexágono feio) ou aumentando os CVs do motor (para ainda andar menos), a Nissan tem mexido pontualmente no que realmente importa, sem dó de investir e ainda conseguir manter o mesmo preço da caminhonete com o lançamento da nova versão.
Já vi gente dizer que mais tecnologia é menos confiabilidade, mas o mecânico me disse que a Frontier prova o contrário, é a que incorpora mais tecnologia e a que menos tem tido problemas de parar em percursos, de recalls e falhas.
E convenhamos, se fôssemos pensar assim, ainda estaríamos usando máquina de escrever mecânica e vendo TV de tubo preto e branco.
Eu me recordo quando os carros eram mais simples, carburados e sem qualquer eletrônica, e vivíamos com problemas de carburação, de aquecimento, vazamentos, carros parando em estrada, motor durando algumas vezes menos de 60.000km.... rolamentos de rodas estourando, ferrugem comendo todo o carro com menos de dois anos de uso... etc...
Eu sempre fui fã de tecnologia, e quanto mais melhor. Maior é a confiabilidade e o desempenho de qualquer produto se ele for bem feito. Mas, os produtos de alta tecnologia que consumo são caros, equipamentos de áudio de nível hi-end, projetores 4K, etc... Mas, a Frontier consegue ainda ser mais barata com toda essa tecnologia que incorpora, e com confiabilidade. Isso é mesmo impressionante.
Conversei sobre a chamada para verificação recente dos bicos da Frontier 2023, ele me disse que foram convocados apenas 116 proprietários no Brasil, número muito pequeno em relação ao que já foi vendido aqui. Interessante é que só atingiu unidades vendidas aqui e numa quantidade bem pequena, decorrente de um lote de peças com falha de fabricação do fornecedor. Nada a ver com projeto, fabricação da Nissan ou erro de montagem. Coisa normal e comum. Das unidades já inspecionadas, encontraram até agora apenas mais uma com risco de problema. Foram somente duas que realmente saíram até agora com essa falha.
Teve outro chamado para verificar a fixação da pinça de freio traseira, também poucas unidades, 237 suspeitas, esta por falha da ferramenta de montagem que poderia não ter aplicado o torque necessário na fixação do parafuso. Duas unidades também apresentaram ruídos e o problema foi percebido, mas nenhuma outra inspecionada estava com esse problema, que também não representa riscos graves pois não impede o funcionamento do freio, apenas reduz a sua eficiência atrás.
Mas, algum motorista menos experiente pode eventualmente se atrapalhar um pouco, mas num país onde milhões ainda rodam e morrem com airbags assassinos e muitos com veículos sem estabilidade que capotam até quase parados, isso me parece ser o menor dos problemas... :lol:
Muito normal um modelo com tantas mudanças ter um ou outro desvio, mas neste caso nada que seja decorrente de erro de projeto ou falha de tecnologia, o que é muito, mas muito importante.
Trabalhei muitos anos em montadoras, e esses problemas menores sequer são relatados, com as montadoras fazendo as correções em silêncio nas revisões, sem que nem o proprietário saiba. Essa é a regra, que a Nissan mudou, pois há um trabalho interno de transformar qualquer ocorrência, por menor que seja, em um trabalho de divulgação e aperfeiçoamento.
Por isso é importante sempre realizar as revisões em concessionárias, sempre!!! Cansei de ver gente pagando por serviços gratuitos ou mesmo, por exemplo nesse modelo, instalando módulos de travamento de portas que ela já tinha e que apenas vinha desabilitado. Mas muitos espertinhos ganharam dinheiro se aproveitando do cliente, ou mesmo desconheceram a situação por não ter acesso às informações que as concessionárias tem.
Depois incluo mais algumas informações, porque esse texto já ficou longo demais :lol:
Mas acho que são muito boas notícias para os donos de Frontier. Podem continuar sentindo orgulho dessa caminhonete porque ela realmente vale ouro :lol:
Bom final de semana.
A melhor parceria que a Nissan teve foi com a Mercedes, que além de ter deixado um grande fruto como a Frontier, claramente ainda hoje deixou fortes influências para as suas mudanças que coloca ela no topo da tecnologia.
Eu acho que ela deveria se livrar da Renault, isso sim, e manter só com a Mitsubishi que vai trazer a nova L200 na plataforma da Frontier também.
Boa tarde, meus queridos amigos!!!
Ontem fiquei externo o dia todo e não consegui entrar. Hoje também estou na correria, mas consegui ler as mensagens.
Estou devendo as minhas impressões da nova Frontier.
Acabei de entrar aqui mas já estão me esperando aqui para o almoço... o povo que tem fome.... kkkkkkkkkkkkkk
Edu, meu querido amigo, excelentes explicações. Muito bom. Acho que isso não tem em lugar nenhum... só aqui no fórum.
Já vou !!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkk
Vou almoçar, mas depois eu volto.
O pessoal está de greve ou com preguiça hoje? :mrgreen:
Não ia sair um vídeo novo do Edu?
Pessoal, está tudo bem comigo :mrgreen:
Ontem trabalhei externo e não consegui entrar aqui, depois cheguei cansado e o desânimo bateu de vez :mrgreen:
O Edu divulgou mais um vídeo sim, eu fiquei de publicar porque ele também está viajando. O Edu é muito caprichoso para fazer esses vídeos, nada profissional como ele mesmo diz, mas feito com o capricho que ele pode. Mas manter tantos sites de som, picape, foto, drone, etc... haja bobbies para esse homem manter :mrgreen:
O tema é um que conversamos aqui recentemente, e que já causou dúvidas, a tal da turbina elétrica da Frontier que não é elétrica :mrgreen:
Até aquele carinha chato que frequenta esse fórum já fez essa afirmação mentirosa no youtube :lol:. Eu nem falo mais nada, o Marcelo Dark disse que está cuidando disso. Eu nem participo mais dessas discussões porque todo mundo já cansou das bobagens que diz, e não vale mais a pena.
No final do vídeo o Edu colocou o link aqui para o fórum. Ele disse que foi uma forma de agradecer e de prestigiar o espaço que ele tem muito carinho. Muito bacana da parte dele. Temos que continuar fortalecendo o fórum e os sites sérios, porque hoje o que não falta é picaretagem e gente dizendo bobagem.
Num comentário de um vídeo da Frontier , o cara disse que desconfiava da Frontier porque ela era fabricada pela Renault e não na fábrica da Nissan. Um outro cara rebateu e explicou onde ela era feita, e que era o contrário, a Alaskan era feita numa fábrica da Nissan, e depois o cara pediu desculpas pelo engano. Falta informação, mas ainda tem gente que reconhece os erros, mas muitos não admitem, e o que se vê são bobagens demais.
Pelo menos aqui no fórum publicamos o que é verdade, contada por quem realmente é dono do carro, não por alguém que não tem Frontier e que afirma isso ou aquilo. Nem acha ou pergunta, já afirma sem saber, o que era muito comum aqui no passado logo antes e no começo do seu lançamento.
É só resgatar as primeiras mensagens. Chega a ser até cômico ler tantas bobagens, e quem disse nunca se retratou. O fechamento da fábrica da Nissan foi até engraçado. E no final quem fez essa "catastrófica previsão" viu as fábricas da caminhonete dele fechar :lol:
Até hoje usamos esse caso como referência nos grupos.
E o pior é que as recentes notícias foram ainda piores, e pelo jeito a marca vai cair fora de vez. Vai tarde depois da palhaçada que já fez.
Então é importante a participação aqui, coisa que vou cobrar cada vez mais, foi o combinado. Os grupos eram complementos, não substitutos.
Vai o vídeo do Edu pra vocês. Ele disse que ia fazer uma alteração, mas acho que era a inclusão do link do fórum. Como não falei com ele depois, acho que ele já fez, mas qualquer coisa eu corrijo aqui depois.
Obrigado Edu.
https://www.youtube.com/watch?v=rIhZZFN6__4
Nissan Frontier (Navara em alguns mercados) levou o prêmio melhor caminhonete cabine dupla 4x4 do mercado da África :palmas:
Mais um prêmio conquistado por esse modelo, e bateu Hilux e Ranger, na opinião dos jornalistas julgadores.
O modelo lá é fabricado localmente, em outra fábrica da Nissan.
As qualidades de destaque são aquelas que sempre destacamos aqui.
Só falta crescer o número de vendas, pois méritos pra isso não lhe falta.
Nissan Navara beats Hilux and Ranger | Dailysun
Nissan Navara bate em Hilux e Ranger
https://crm.clickacar.co.za/assets/8...570c?key=large