Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 466 de 1012 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 366416456457458459460461462463464465466467468469470471472473474475476516566966 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 16/11/2022, 11:25
    Bigsd
    :palmas: :palmas: :palmas:
    O Edu mata a cobra e mostra o pau :mrgreen:
    Exatamente isso que tentei dizer mas não com as mesmas palavras do mestre engenheiro, advogado, empresário, promotor, fotógrafo, especialista em som hi end e cinema, piloto de drones, e campeão de natação e vencedor de festival de música com uma composição (descobri essas últimas há pouco tempo :mrgreen:)
    Explicação muito clara demonstrada com precisão no video, video que diga-se eu tambem achei muito bom, nada de meia boca não, você que é muito exigente (igual ao Cirão), o importante é a mensagem que passa. Tem muitas bobagens na internet em vídeos bonitinhos, e são esses exemplos do Edu que separam o joio do trigo.
    Alias, o Edu gosta desses desafios e desmente muitas coisas que dizem por aí com os seus vídeos. Vale a pena conferir o canal do YouTube dele, ele mesmo testa, tudo com critérios e ainda filma para não deixar dúvidas.
    E veja como é importante esse fórum com proprietários reais de Frontier, pois o que tem de gente e de sites que "chutam" o que acham é impressionante.

    Já batendo nos 13.000km Edu?
  • 17/11/2022, 09:10
    Ciro Alencar
    Citação:

    Postado originalmente por leao77 Ver Post
    Normalmente uso minha Attack 21/21 na posição D.

    Citação:

    Postado originalmente por leao77 Ver Post
    Outro dia andando BR 153 na faixa dos 100 kh resolvi trocar do D e levei um susto pois apontou que eu estava na quinta marcha, elevei pelas aletas para a sétima marcha e assim continuei um bom trecho até parar para um café. Ao retornar, passado algum tempo e na mesma velocidade de 100kh em D, troquei e novamente apareceu em 5ª velocidade e logo troquei até chegar a 7ª
    Fiquei intrigado com esta relação e a lógica parece indicar então, que usando D a 100kh não estaremos andando no modo mais econômico, ou então a minha Frontier está com algum problema


    Bom dia, meus queridos amigos!!!
    Bom estar de volta.

    Meu querido Leao77, não tem nada "normal" isso. Que absurdo!!!
    Não é o fato de ser transmissão automática que faz com que as marchas trabalhem de forma mais reduzida. Tive inúmeros modelos com transmissão automática e nunca vi isso. O sistema automático sempre vai selecionar a melhor relação de marcha para o momento, inclusive visando economia não só de combustível mas do conjunto mecânico (melhor lubrificação, menos aquecimento, menos rotação de peças... etc...).
    Um carro com transmissão automática andar com uma ou duas marchas numa situação onde poderia andar com marcha mais alta... então não precisaria de tantas marchas.... kkkkkkk.....
    A única coisa que a transmissão automática faz é selecionar a marcha mais correta para a situação, e muitos motoristas com transmissão manual podem preferir marchas mais altas em "busca de maior economia", acabando por forçar o motor, acelerar mais, etc.... até anulando essa "economia" que acham que estão fazendo. Aí é erro do motorista, não da transmissão.

    Os queridos amigos Bigsd e Edú esclarecerem precisamente a situação, até com vídeo... kkkk..... o pessoal aqui é fera mesmo.... kkk.... pra não deixar dúvidas. O exemplo que o Edú gravou foi bastante feliz, e correto, acompanhem o conta-giros (tacômetro) e vão perceber exatamente o que acontece pra não deixar dúvidas. Nada de subjetivismos e de "achismos", o medidor mostra com clareza o que acontece.
    Eu costumo dizer que o conta-giros é um dos medidores mais importantes de um veículo, mas muito desprezado. Ele te auxilia em muitas coisas, esclarece outras e te ajuda muito a mostrar as características do motor e o seu melhor uso. Trabalhar nas faixas corretas de rotações para quem usa ou dirige em modo de transmissão manual é muito importante.
    Todos deveriam conhecer a curva de torque e giros recomendados do motor, e trabalhar nessas faixas, não no seu "sentimento" de qual deve ser a marcha correta. Isso aproveitaria melhor a força do motor, melhoraria a economia e preservaria o conjunto.

    Também corretas as observações dos amigos Edu e Bigsd sobre a curva de torque da Frontier, uma das coisas que eu mais aprecio nela em relação às suas concorrentes. Corretíssimo o que comentaram.
    Pelo fato dela ter todo o torque do motor disponível com tão somente 1.500 rotações, ela consegue manter mais tempo em marchas mais altas numa condução normal em estrada, e quase sempre em 7ª marcha. Podem notar pelo vídeo do Edu que a 100 km/h ela está abaixo dos 1.800 rotações e já em 7ª marcha, ou seja, todo o torque já está disponível aqui já a partir de 1.500 rotações, então ela segue suave e firme em 7ª marcha, o que é inviável para alguns modelos.
    Numa condição similar, a L200, S10, Hilux e outras já estariam reduzindo marchas para qualquer mínima inclinação de nível.

    Eu vejo isso com um amigo nosso que às vezes viaja com a gente... eu faço de ponta a ponta do percurso da viagem em praticamente só com a 7ª marcha, ele em sua Hilux (nova) com câmbio automático, que só tem 6 marchas, roda boa parte do tempo em 5ª marcha, e dependendo do trecho em até 4ª marcha, não duvido nada se ela ainda não busque uma 3ª algumas vezes.... kkkkk..... Isso acontece justamente pela necessidade destes motores exigirem rotações muito elevadas para obterem todo o torque, na faixa de 2.500 ou 2.800 giros. Então o que essas concorrentes fazem quando precisam de torque? Reduzem as marchas, já que não podem acelerar o motor e manter a mesma velocidade ao mesmo tempo.

    Aí eu noto a diferença da Frontier, como comentou o Edu, silenciosa e suave, e as concorrentes gritando alto com rotações elevadas para buscar torque. Aí entram questões como potência que complica ainda mais a história, mas hoje potência não é tudo, e você vê veículos com menor potência declarada, motores com menor litragem, andando igual ou melhor que motores com mais litragem e maior potência. Aí entra a diferença do biturbo usado na Frontier e em outros modelos lá fora.

    Aliás, lá fora a Ford, Toyota, GM, só para citar as maiores, já usam motores biturbo e suspensão multilink em vários de seus modelos, mas aqui.... meus caros... aqui em terras tupiniquins... pra que? O pessoal compra de fábrica que chutou o Brasil ou pelo modelo que vende mais... então porque elas vão evoluir, produzir veículos mais confortáveis, mais seguros, mais econômicos e mais fortes? Só a Frontier até agora encarou esse desafio, o restante ficou nos remendos e nas gambiarras para seduzir o consumidor que não entende muito o que está comprando. Aliás, alguns poucos até entendem, mas a outra "é só abrir a boca que vende..."... kkkkkk......

    Muitos realmente não entendem, e a internet ainda ajuda a propagar bobagens de todo o tipo para confundir ainda mais o consumidor. O vídeo do Edú demonstra isso mais uma vez. Aliás, o Edú tem feito trabalhos interessantes para derrubar algumas lendas automobilísticas que sobreviveram por anos, por conta da falta de conhecimento do mercado e pela falta de atualização de profissionais.

    Mas, complementando o que disseram aqui, vou somar mais uma experiência para mostrar o grau de "inteligência" da Frontier e de raros outros exemplos.
    Façam este teste.... em velocidade constante na estrada, mudem o câmbio para o modo manual (eu adoro o modo manual... kkkk....), e vai notar que a Frontier pode reduzir até duas marchas instantaneamente. Agora, mudem o botão de modo de condução de Standard para Sport, e notem como o comportamento é o mesmo, com ela reduzindo marcha para aumentar a potência instantânea. Agora vem... antes de mudar o modo de condução, coloque ela em modo de limite de velocidade... estabilizem a velocidade e mudem agora para o modo Sport. Notem que ela não mais reduz as marchas. Ou seja, ela já entendeu que você está no limite da velocidade controlada e, portanto, não precisa de mais potência. Mas, pise fundo no acelerador, vai notar que quase no fim de curso do pedal tem um "segundo estágio" bem curto, você sente o acionamento nitidamente pois tem uma "dureza" no pedal. Nesse ponto tudo muda, ela ignora o limite, reduz a marcha e salta forte para frente.
    Muita gente não sabe disso, me contou o rapaz da concessionária, mas muita gente nem lê o manual e não sabe nem usar estes controles, desconhecem esse segundo estágio do acelerador, até porque se você acelerar normal o pedal pára nesse ponto, tem que pisar mais forte para vencer a resistência que aparece. Aí o cara vai nos sites por aí e diz que ela é "fraca"... kkkkkk.....

    Mas é isso meus queridos amigos, achei excelente essa discussão. Muito boa para esclarecer algo muito importante que pode ajudar muita gente, e está aqui, bem explicado, ilustrado e demonstrado no fórum 4x4Brasil, onde você não vê em nenhum outro lugar. Bem, algumas vezes talvez no manual que ninguém lê.... kkkkk.....
    Nem o pessoal de sites automobilísticos que testa a Frontier percebe isso.

    Edú, meu querido amigo, você deveria colocar isso como artigo no seu site também, para ajudar os proprietários do modelo e até alguns profissionais, porque tenho certeza que muita gente não sabe disso, e realmente essa situação de reduzir instantaneamente as marchas na mudança de modo do câmbio engana mesmo.
    Parabéns a todos pela vontade de explicar, pela falta de preguiça para escrever (parece os fóruns estrangeiros que frequento... cada postagem são duas páginas... kkkkk....) e pela boa vontade de filmar e exemplificar com ilustração mais acessível.

    Um grande abraço a todos os amigos.
  • 17/11/2022, 15:27
    sm4rco
    Aprendi mais uma. Vocês deveriam compilar todas estas informações e criar um tópico específico de dicas sobre a Frontier pra elas não ficarem perdidas aqui.
    Também não passa mais uma bobagem aqui hein? :lol:
    Agora com tantos proprietários e todo mundo bem ligado na caminhonete, acabaram as fakes.
    O Edumar comentou no grupo um cidadão que entrou lá no site e disse que a caminhonete dele as vezes fazia um ruído mais alto no motor, como uma vento muito forte, e que um cara entrou e disse que era mecânico, e que isso era provavelmente rolamento ou até correia com folga, e que seria bom ele ver os bicos também. O Edumar apagou a resposta do "especialista" e explicou para o rapaz o que era, normal e nada para se preocupar, só o arrefecimento do radiador. :lol:
    O cara tinha acabado do tirar a caminhonete e leva um susto desses :lol:
    Aconteceu aqui também uma vez eu lembro, esquecerem uma ferramenta solta no protetor do cárter numa revisão que ficou fazendo barulho na caminhonete do rapaz e o pessoal já condenou a caixa de direção dizendo que era defeito crônico e que todas quebravam :lol:
    Lembram quem foi? Nem sei se participa ainda do fórum.

    E o encontro nada mesmo, não é? :sad: Que pena.
  • 17/11/2022, 15:28
    sm4rco
    Edumar, ótimo vídeo :concordo:
    Interessante que aos 2:50 minutos você sem querer mostrou outra coisa legal. A rotação caiu em 1.500rpm em sexta marcha, onde ela já estaria com o torque do motor todo disponível. Quando você tenta buscar a sétima marcha, vemos novamente o sistema inteligente trabalhando e dizendo "não senhor" :lol:
    Ela sabe que essa marcha não cabe naquele momento, que o torque vai cair e ela vai perder força imediatamente. À prova de erros :lol:
    Não parece, mas estes vídeos se bem feitos ajudam muito. O problema é ver vídeo elogiando a "grade nova", isso que é mesmo desanimador. Tudo repetitivo e sem conteúdo.
    Acho que o pessoal antes de lançar um vídeo novo deveria checar se já não tem um igual. Tem centenas de vídeos mostrando a mesma coisa.
  • 17/11/2022, 17:40
    Bigsd
    E por falar em câmbio automático, pessoal como vocês descem serras? Em manual, não é? Normalmente em que marcha?
  • 17/11/2022, 17:42
    Bigsd
    Citação:

    Postado originalmente por sm4rco Ver Post

    E o encontro nada mesmo, não é? :sad: Que pena.

    Marcão, beleza meu amigo?
    Olha, eu só organizo os detalhes "operacionais" do encontro, mas a data são vocês que decidem. Estavam falando em fazer no começo do ano que vem.
  • 17/11/2022, 19:11
    leao77
    novamente agradeço os novos esclarecimentos do Bigsd, como também especialmente a explicação animada do Edu sempre preciso, e bem arrematado o assunto pelo Ciro.
    abraços
  • 17/11/2022, 19:50
    xibiu!!!
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por leao77 Ver Post
    novamente agradeço os novos esclarecimentos do Bigsd, como também especialmente a explicação animada do Edu sempre preciso, e bem arrematado o assunto pelo Ciro.
    abraços

    Anexo 579877
    :palmas: :concordo:
  • 18/11/2022, 07:53
    Samuel Dias
    Excelente abordagem do ponto sobre a mudança de D para Manual :palmas:
    Mais uma discussão de excelente qualidade feita por um pessoal de ótimo nível como é o desse grupo.
    Realmente não poderia ser "normal" uma coisa dessa apenas por ser câmbio automático, ou não faria qualquer sentido a Frontier ter a tecnologia que tem para não ser usada. O vídeo é matador, eu nunca tinha observado essa dica que o conta giros dá, explica tudo realmente.

    Bigsd, sobre a sua pergunta sobre descida de serra, eu desço em modo manual numa marcha que ofereça condição de freio motor, não tem marcha certa, vai depender da serra e do trecho. Não é correto mesmo descer em automático porque você tem que ficar o tempo todo usando os freios e a caminhonete fica muito "solta", é perigoso.
  • 18/11/2022, 08:22
    Samuel Dias
    Citação:

    Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    Aconteceu aqui também uma vez eu lembro, esquecerem uma ferramenta solta no protetor do cárter numa revisão que ficou fazendo barulho na caminhonete do rapaz e o pessoal já condenou a caixa de direção dizendo que era defeito crônico e que todas quebravam :lol:
    Lembram quem foi? Nem sei se participa ainda do fórum.

    Isso aconteceu com o amigo Jaime, que faz parte do grupo de whatsapp mas não quis mais participar do fórum.
    Parece que a ferramenta, uma chave estrela se não me engano foi esquecida na parte de cima do cofre do motor não embaixo, e com o movimento caiu na saia da frente e ficou fazendo barulhos e coisa assim. Os "haters" da Frontier na época que adoravam inventar coisas sobre ela e que foram aos poucos desmentidas aqui ao logo do tempo, logo condenaram a caixa de direção do colega. Chegaram ainda a dizer depois que ele era fake :lol:, aí ele colocou fotos da caminhonete para desmentir os caras e não quis participar mais.
    O tópico foi mudando de lá pra cá, e os tumultuadores perdendo espaço. De vez em quando alguém ainda tenta provocar mas fica ignorado ou é logo desmentido, e a moderação atua forte também, mas hoje esse tipo de coisa é muito raro. Teve uma época que a cada 3 postagens duas eram de provocações, foi quando até eu deixei o fórum cansado daquilo.
    Vou dar um toque para o Zanetti voltar porque o clima hoje aqui é bem outro. Ele ficou bastante chateado na época e ficou depois só no grupo de whatsapp, muitos fizeram isso. Vou dar um toque lá para o pessoal voltar, o clima hoje é bem outro, o tempo cuidou de mostrar as verdades.
    Lembro que tinha um que dizia que a Nissan ia fechar as fábricas no Brasil, e a que fechou foi justamente a marca da caminhonete que o cara tinha :lol:, e vendeu rapidinho :lol:. O pessoal dizia que a pintura era feita na mão, que era horrível, que ela não ia ter futuro e sair de linha logo, que a Nissan estava dando um tiro no pé (por lançar uma caminhonete tecnológica e moderna... dá para acreditar?). Diziam que o motor biturbo ia viver quebrando, que a suspensão multilink não ia aguentar as nossas estradas, e até que a suspensão nem era multilink por conta de uma trapalhada de um cara de um site que confundiu independente com multilink, e depois até se retratou.
    Que época... :lol:
  • 18/11/2022, 09:24
    Bigsd
    Legal, Samuel :concordo:
    Dá uma força aí pra gente trazer toda a galera de volta e agitar esse pedaço :grin:
    Tem muita gente boa que poderia contribuir muito, e esse fórum e o site do Edu, pelo menos no que se refere à Frontier são mais visitados que Youtube e Facebook juntos, são referências de informações sobre o modelo, e são mais acessíveis que os grupos de whatsapp. No Telegram então... tem uma mensagem a cada duas semanas :lol:
    O pessoal ainda busca muito os fóruns e sites sérios.
    Vamos puxar o pessoal de volta. Eles estavam chateados na época mas agora mudou. Alguns tinham medo também de um "hacker" que tinha aqui e achava que o cara poderia atacar as contas, mas o Edu deu a dica do Opera na época, inclusive o fórum dele só acessava com esse navegador, muita gente migrou e realmente é o melhor mesmo, o mais seguro.
    Mas quer saber, o cara não sabia nada, inofensivo, e nem está mais aqui.

    Foi sim uma época difícil aquela, e perdemos muita gente boa, você, o Mário, o Edu... e aqui devemos uma homenagem ao Cirão que trouxe todo o pessoal de volta e pacificou o tópico com suas intervenções inteligentes e uma boa vontade sem fim, acho que o Cirão frequenta metade dos fóruns da internet... :lol:. Hómi que gosta de fóruns :lol:
    Se temos essa paz hoje devemos isso à ele e ao trabalho sério da Moderação. O Cirão sempre defendeu que haters são covardes que se escondem atrás de um teclado e querem apenas alimentar o ódio. Isso é verdade, teve um colega aqui que foi ameaçado e deu o endereço de uma padaria e o horário que ele frequentava sugerindo o "valentão" aparecer por lá... adivinhe... o sujeito "ameaçador" nunca deus as caras... :lol:
    O Cirão estava certo, era só ignorar. Para cada provocação publicar várias mensagens em seguida sobre outro assunto e deixar o hater no vazio, que é justamente o que eles não querem, eles são alimentados pelas respostas às provocações, aí é ignorar e deixar o tempo fazer a sua parte, foi o que fizemos e a paz reinou :mrgreen:
    E tem gente daqui (ainda vão me contar quem é :mrgreen:), que inconformada foi no Youtube tentar criar clima lá e acabou também desmoralizada... :lol:
    Mas internet hoje tem que filtrar, não tem jeito, mas é fácil hoje identificar um hater, e é só deixá-lo desperdiçar o tempo de vida dele arrancando os cabelos nas discussões e dar risadas desses coitados, é tudo que eles não querem, eles precisam ficar protegidos no anonimato, só latindo e vendo reações. Tem uma imagem que exemplifica bem isso, vou colocar aqui.
    A gente era tudo fake, lembra-se? Aí o Cirão sugeriu colocar fotos das caminhonetes, fazer os encontros, e perderam esse argumento também. Criamos os grupos de whatsapp e identificamos todo mundo que entrava, até 3 invasores de um grupo da ranger :lol: que se organizaram para tumultuar. Devidamente expulsos :lol:
    É hora agora de trazermos todo o pessoal de volta. Eu sou a favor até de acabar com os grupos de whats e Tele.
    Vamos agitar isso daqui.

    https://clubedanissanfrontier.com.br.../11/haters.jpg
    :lol: :lol: :lol:
  • 18/11/2022, 09:26
    Bigsd
    Citação:

    Postado originalmente por xibiu!!! Ver Post
    Anexo 579877
    :palmas: :concordo:

    :palmas: :palmas: :palmas: :concordo: :concordo: :concordo:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 466 de 1012 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 366416456457458459460461462463464465466467468469470471472473474475476516566966 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:17.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy