Mas, tentando te ajudar, acho que as diferenças são mais estéticas. A Platinum ter um ar de mais sofisticação, com muitos cromados e detalhes de maior luxo, bem ao gosto do Edu, do Cirão e meu também.
A PRO 4X é um upgrade da Attack, com um perfil mais aventureiro tipo do Fabinho Querino, do Rafa, do Gabriel, um jeito de mais campo mesmo, sem cromados ou outros detalhes meramente estéticos de luxo.
Mas no final as duas tem os mesmos equipamentos, até teto solar a PRO tem que acho que nem deveria ser a proposta.
A diferença que realmente se destaca mais é justamente o bloqueio mecânico. Eu me lembro quando o Cirão comentou uma vez sobre o bloqueio eletrônico inteligente dela e um colega aqui do fórum criticou ele sugerindo que ele não entendia nada e que estava errado. Na época lembro que ele disse que ia ignorar, que só o tempo para ensinar as pessoas.
Quando o pessoal começou a usar ela no fora de estrada com o tempo, ela ganhou a fama de passar em qualquer lugar onde as outras nem pensavam em chegar perto, mesmo com o tal bloqueio mecânico. A única que ainda tinha um desempenho que se ajustava mais a essa proposta era a L200, que conseguia encarar bem alguns desafios que as demais concorrentes não conseguiam e foram dendo descartadas nesse terreno.
Se você tomar como base nossos amigos que praticam fora de estrada, eles foram mostrando que a Frontier com o bloqueio eletrônico passava fácil onde a L200 (e até outras depois) com o bloqueio mecânico não passava, que isso surpreendeu até o pessoal fã da Mit. O próprio Fábio era um estranho no ninho no grupo das L200 e fez escola lá com o pessoal migrando para a Frontier.
Então mesmo para o fora de estrada eu não vejo o bloqueio mecânico como algo tão essencial, a suspensão multilink o curso desta suspensão, o torque do motor em baixa, o sistema de bloqueio inteligente etc. acabaram colocando ela num patamar acima para esse uso.
Não sei se alguém vai dizer que numa condição especial com a roda traseira esquerda levantada a 2 cm do chão, a roda direita apoiada numa pedra de 3kg e uma lama na frente com 70,7% de água o bloqueio mecânico poderia fazer alguma diferença, mas acho que nem assim pelos inúmeros casos que vimos. Na maioria das vezes o pessoal tem passado com ela só no 4x4 Hi e até no 4x2

Eu acho que você poderia ir pelo seu gosto, porque se for ver bem, até uma Attack ou mesmo uma SE básica já tem uma desenvoltura muito superior para o fora de estrada, afinal, a base do conjunto principal é a mesma, e todas foram feitas com essa capacidade de ser uma caminhonete de verdade para qualquer desafio. Então mesmo a Platinum vai te deixar muito bem preparado para o que der e vier.
Olha para as duas e veja qual "sorri" para você

Que cor você está pretendendo?