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Pajero Dakar: impressões, comentarios...

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  • 04/12/2013, 07:15
    Bianor
    Concordo com o colega a Dakar fica no X mesmo com o diferencial central bloqueado.
    O mais incrivel a Triton HPE sai com o diferencial traseiro com LSD Hybrid a Dakar é open.
    Detalhe até o Duster tem controle de tração baseado no ABS e custa 1/3 do preço.
    Neste quesito preço não tem como a Trailblazer é mais vantajosa.
  • 04/12/2013, 13:09
    dojao campeao
    Quando não se tem bloqueio no mesmo eixo (caso da Dakar) é evidente que pode ficar em um X, porém tb é lógico que se estiver em 4x4 desbloqueado (para terrenos com pouca aderência, asfalto com chuva forte por exemplo, caso que se permite trafegar a altas velocidades por longo tempo sem danos, o que é um privilégio), a possibilidade de ficar em um X é maior que se o diferencial central estiver acionado, pois desbloqueado cada roda pode girar ou travar loucamente, e se estiver bloqueado as 4 rodas girarão na mesma intensidade!
  • 04/12/2013, 13:15
    dojao campeao
    retificando, as quatro rodas "tendem" a girar na mesma intensidade!
  • 04/12/2013, 16:14
    André F
    Citação:

    Postado originalmente por dojao campeao Ver Post
    retificando, as quatro rodas "tendem" a girar na mesma intensidade!

    Mico gigante esse da Mit - e olha o preço, ainda querem cobrar mais.
    Até tinha espectativa quanto a esse facelift da Dakar - que enganem outros, eu não caio mais no conto da Mit de vender pé-de-boi como se fosse top de linha.

    Quanto custa para a Mit colocar o controle de tração? 50 centavos? Já está tudo lá, o TCS funciona em conjunto com o ABS, basta habilitar a função. Ou ao menos colocar o bloqueio como opção, para quem achar que precisa, poder comprar a viatura mais bem equipada. Como outro colega mencionou, pior no cado da Savana que é voltada especificamente para o offroad, nem vou comentar.
  • 04/12/2013, 16:17
    ricardo arlen
    Detalhe: o duster tem bloqueio nas 4 rodas mas esse bloqueio é realizado a partir do freio ABS....parece que funciona. Já vi um vídeo em que um duster tira uma TR4 de uma situação em X exatamente por não tem bloqueio nas rodas. Agora, a Dakar, mesmo que não tenha as coisas que a trail e sw4 tem, é muito bonita.....mas, como dizem os românticos (exceto Vínícius de Morais), beleza não é tudo...rsrsrs.

    Preço da trail a diesel, cor metálica - 164390,00
    Dakar HPE diesel = 172990,00

    Veleu pessoal
  • 04/12/2013, 16:18
    dojao campeao
    Nisto tb estou de acordo, é a famosa "economia de palito"!
  • 04/12/2013, 16:22
    André F
    Citação:

    Postado originalmente por ricardo arlen Ver Post
    Detalhe: o duster tem bloqueio nas 4 rodas mas esse bloqueio é realizado a partir do freio ABS....parece que funciona.

    Ricardo, esse é o controle de tração (TCS), atua justamente em conjunto com o ABS para medir o deslizamento das rodas sem tração e aplica o freio, fazendo com que a roda tracionada tenha mais força.
  • 04/12/2013, 20:34
    Pavoski
    Citação:

    Postado originalmente por DESONERADO Ver Post
    Ricardo, não tem comparação da capacidade off road da Dakar frente às concorrentes. Tem só 3 mil anos que a Mitsubishi é referência em off road...

    .

    Acho que a grande questão não é nem a capacidade de superar os obstáculos, mas QUANTAS VEZES elas aguentam superar os obstáculos... Alguém já viu Blazer em trilha? Nem no asfalto mais vc encontra. Já as pajeros e toyotas do início da década de 90 seguem aí dando espetáculo!
  • 04/12/2013, 22:01
    Bianor
    Citação:

    Postado originalmente por dojao campeao Ver Post
    Quando não se tem bloqueio no mesmo eixo (caso da Dakar) é evidente que pode ficar em um X, porém tb é lógico que se estiver em 4x4 desbloqueado (para terrenos com pouca aderência, asfalto com chuva forte por exemplo, caso que se permite trafegar a altas velocidades por longo tempo sem danos, o que é um privilégio), a possibilidade de ficar em um X é maior que se o diferencial central estiver acionado, pois desbloqueado cada roda pode girar ou travar loucamente, e se estiver bloqueado as 4 rodas girarão na mesma intensidade!

    Parece que não entenderam o efeito diferencial de rotação entre o eixo traseiro e dianteiro proporcionado pelo diferencial central que pode ser bloqueado = anulado = travado ficando igual a tração part time da maioria das pickups nossas.
    Já o diferencial do eixo dianteiro ou traseiro da Dakar é Open Type ou seja permite que uma roda gire e a outra fique parada.
    Já o eixo traseiro da Triton HPE 2014 tem um LSD Hybrid bem eficiente não sei porque não colocaram na Dakar, seria uma compensação por não ter controle de tração baseado no ABS como o Duster tem.
    Resumindo mesmo com o diferencial central bloqueado por ter nos dois eixos diferenciais (dianteiro e traseiro) Open Type que permitem giro independente das duas rodas que fiquem no ar enquanto as outras permanecem no solo bem quietinhas olhando a outra girar ao vento.
    Resultado fica no X.
    Sds
  • 05/12/2013, 00:11
    Fernando Pinheiro
    Citação:

    Postado originalmente por Bianor Ver Post
    Parece que não entenderam o efeito diferencial de rotação entre o eixo traseiro e dianteiro proporcionado pelo diferencial central que pode ser bloqueado = anulado = travado ficando igual a tração part time da maioria das pickups nossas.
    Já o diferencial do eixo dianteiro ou traseiro da Dakar é Open Type ou seja permite que uma roda gire e a outra fique parada.
    Já o eixo traseiro da Triton HPE 2014 tem um LSD Hybrid bem eficiente não sei porque não colocaram na Dakar, seria uma compensação por não ter controle de tração baseado no ABS como o Duster tem.
    Resumindo mesmo com o diferencial central bloqueado por ter nos dois eixos diferenciais (dianteiro e traseiro) Open Type que permitem giro independente das duas rodas que fiquem no ar enquanto as outras permanecem no solo bem quietinhas olhando a outra girar ao vento.
    Resultado fica no X.
    Sds


    Perfeita a sua explicação!
    Existe muita confusão quando se fala em bloqueio de diferencial. As caixas de transferências que possuem diferencial, devem ter também a opção de bloqueio deste diferencial (Land Rover, Lada, todas as Mitsubishi equipadas com caixa super select, como Pajero Full e algumas Dakar, etc). Caso não haja esta opção, basta que apenas uma só roda perca aderência e o carro simplesmente para. Todavia, este bloqueio não interfere no funcionamento dos diferenciais dos eixos das rodas, que continuam abertos. Assim, completos de fábrica temos, a exemplo, o Wrangler Rubicon (não é exportado oficialmente pare o Brasil, e o Stark (TAC Motors), que possuem bloqueio de diferencial nos eixos. A Ranger tem opção de bloquear o diferencial traseiro, como tinham as L200 Outdoor. Porém, o que é mais comum por aqui são os chamados LSD: Limited Slip Differential (diferencial de deslizamento limitado), que não bloqueiam 100% do eixo.
    Existem opções de bloqueios de diferenciais fabricados pela Kaiser, ARB, dentre outras. Para melhor ilustrar:
    Bloqueo de Diferencial DISTOYOTA - YouTube

    O Bianor se referia a este fato retratado no video.
    Sds.

    Fernando Pinheiro

  • 05/12/2013, 09:51
    André F
    Citação:

    Postado originalmente por Fernando Pinheiro Ver Post
    Todavia, este bloqueio não interfere no funcionamento dos diferenciais dos eixos das rodas, que continuam abertos. Assim, completos de fábrica temos, a exemplo, o Wrangler Rubicon (não é exportado oficialmente pare o Brasil, e o Stark (TAC Motors), que possuem bloqueio de diferencial nos eixos. A Ranger tem opção de bloquear o diferencial traseiro, como tinham as L200 Outdoor. Porém, o que é mais comum por aqui são os chamados LSD: Limited Slip Differential (diferencial de deslizamento limitado), que não bloqueiam 100% do eixo.
    Existem opções de bloqueios de diferenciais fabricados pela Kaiser, ARB, dentre outras.

    Olá Fernando, além dos bloqueios que citou, em sistemas 4WD (part-time: picapes e JK) e 4AWD (Full, SW4, Prado, etc), há veículos com ambos bloqueios em eixos de tração e diferencial central, que é o caso do MB Classe G: dif. central, traseiro e dianteiro, conforme os botões no painel, todos 100%.

    Eu particularmente prefiro os bloqueios elétricos, como o Eaton, por não precisarem de compressor como os ARB.
  • 05/12/2013, 10:42
    Fernando Pinheiro
    Citação:

    Postado originalmente por André F Ver Post
    Olá Fernando, além dos bloqueios que citou, em sistemas 4WD (part-time: picapes e JK) e 4AWD (Full, SW4, Prado, etc), há veículos com ambos bloqueios em eixos de tração e diferencial central, que é o caso do MB Classe G: dif. central, traseiro e dianteiro, conforme os botões no painel, todos 100%.

    Eu particularmente prefiro os bloqueios elétricos, como o Eaton, por não precisarem de compressor como os ARB.

    André,

    Eu nunca parei para analisar se melhor o elétrico ou o ar comprimido. Usei o vídeo apenas para ilustrar como atua o bloqueio de diferencial dos eixos. Todavia, vc. tem razão ao preferir o elétrico, pois tem menos coisa para encrencar. O que eu não entendi repousa em qual seria a vantagem do bloqueio ARB a ar comprimido. Aliás, este assunto já daria um tópico próprio.
    Abs.

    Fernando
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