Comprei há uns 30 dias uma Triton HPE mecânica 2013 zero. Fui na concessionária para pegar uma GLS mas acabei pegando a HPE mecânica porque fizeram um preço bom. E a GLS também seria de certa forma um problema na minha garagem em função do maior comprimento.
Sou um usuário particularmente chato por dois motivos: 1- Trabalho há mais de 20 anos com manutenção de importados; 2- Porque sou chato...
Tenho uma Mazda B2500 1999 4x4 CD mecânica. É uma jóia de pickup. Carroceria longa, gostosa de dirigir, muito boa no fora de estrada. E o motor 3 válvulas por válvulas por cilindro vibra muito pouco e é bastante silencioso. Era originalmente aspirada (e muito lenta!) mas adaptei uma turbina de S10 2.8 que encaixou como uma luva. Trabalha com 1 kg e o desempenho da pickup ficou bem decente.
Mas a Mazda já vai para os 15 anos de uso e, portanto, não é um carro que dê para confiar para viagens mais longas e com a família. Até porque não tem air bag nem ABS. Vai ficar como uma boa pickup reserva.
Decidir pela Triton não foi tão fácil. Apesar do bom histórico de confiabilidade da Triton convenhamos que ela está bem ultrapassada em relação às concorrentes lançadas mais recentemente. Mas o histórico de problemas da S10 e da Amarok me deixaram entre a Ranger e a Triton. Decisão difícil.
Vamos ao longo relatório das primeiras impressões:
-Gostei do multimedia. Conectividade com bluetooth e iPod funciona muito bem. Boa qualidade de som. Bom GPS. A minha veio com aquela que tem um teclado separado na parte inferior. Só a antena é bem fraca. Já ouvi reclamação semelhante com relação á capacidade da antena.
-Ruídos das colunas B: apresenta os mesmos ruídos que todo mundo reclama desde sempre. É um absurdo a fábrica não ter resolvido na produção um problema que acontece há tempo tempo!!! É ruído tipo "clic - clic" que aparenta ser na região dos passadores do cinto de segurança. Ele é meio dependente de hora e temperatura mas quando aparece incomoda muito.
Será que as concessionárias têm uma solução definitiva para este problema ou corro o risco de começar aquela via crúcis de levar o carro e voltar com o mesmo problema???
-Ruído estranho no motor!: apesar do motor funcionar perfeitamente e do desempenho do carro ser normal há uma ruído estranho no motor. Dirigindo com os vidros fechados não se percebe. Mas, especialmente em ambientes fechados como no caso da garagem, é nítido um ruído metálico como se houvesse uma chapinha solta na região do motor. Um clic-clic alto que é estranho e incomoda. Meio parecido com máquina de costura mas tem uma batida irregular. Levei em uma das duas concessionárias aqui de Curitiba só para uma avaliação "de ouvido" do chefe de oficina e ele comentou que se trata de ruído dos injetores, que seria "normal" e que tem a ver com a calibração atual da injeção em função das últimas restrições de fumaça, emissões, etc. Outro mecânico que trabalhou os últimas 20 anos em concessionária Mitsubishi comentou que tem a ver com "uma válvula do common rail" (???). Eu conheço bem este motor/injeção por ter vários clientes de Pajero Full e nunca ouvi este ruído nestes carros.
Alguém notou ruído com estas características nas Tritons mais novas??? É mais um problema que dá um pouco de medo de largar na mão da "garantia".
-Suspensão: apesar do marketing em torno do tal "SDS" me assustei um pouco com uma aparente moleza da suspensão ao passar por exemplo em ondulação maior no asfalto. Mesmo em velocidade moderada o movimento da suspensão para cima e para baixo parece meio exagerado a ponto de assustar um pouco. Fico pensando com seria este comportamento ao encontrar irregularidade deste tipo em curvas...
-Consumo: tenho percebido que, como eu, vários estavam sendo "enganados" pela informação de capacidade de tanque de 75 litros, quando na verdade é de 90 litros! Então eu estava super feliz porque na primeira tancada o ponteiro do marcador só chegou na metade com 490 km. Então pensei que a minha pickup havia nascido "especial" e que ia fazer uns 10 por litro na cidade!!! Ledo engano. Primeiro o marcador é super ladrão. Ele leva quase 100 km para sair do cheio e demora um monte para chegar na metade. Mas depois é um tiro para chegar na reserva!
Conclusão: 82 litros para os primeiros 654 km. Oito por litro de média (8 km/l) para uso em uns 450 km no trânsito de Curitiba, 80 km de estrada e 120 km puxando uma carreta com barco, conjunto de uns 600kg.
Está longe de ser econômica. Minha Mazda velhinha, bomba mecânica e alguma fumaça faz uns 7 em condições semelhantes.
E a ilusão de que um câmbio mecânico é sempre mais econômico que o automático parece que esbarra no fato do natural uso um pouco mais "esportivo" que se faz do câmbio mecânico. Apesar de que eu sinceramente dirigi de maneira tranquila até agora. Sem exagerar muito no acelerador.
Então posso dizer que, se não estou descontente também não estou exatamente satisfeito com este brinquedo bem caro. Pergunto, por exemplo: quantos carros de mais de 100 mil não tem indicador de temperatura externa ou travamento automático das portas? Se é que existe algum. Também a ergonomia da embreagem / acionamento da alavanca de câmbio poderia ser bem melhor. Voltando a falar na B2500 1999, a embreagem é macia, curta e os engates do câmbio são muito melhores que na Triton.
Já reclamei demais por hoje.
Abraços