Postado originalmente por
fernandotf
Penso como você, encaro o guincho é como um "seguro"... :)
Sobre a capacidade do guincho, escolhi o 8000 lbs por causa do peso. Ele é mais leve e resolve 95% das situações. Os outros 5%, se realmente for necessário, eu uso uma patesca que duplica a força do guincho para 16.000 lbs. Se 16.000 lbs não der conta, então algo precisa ser feito (tipo levantar com Hi-Lift, cavar, ou algo assim), pois provavelmente irá danificar a suspensão do veículo!
Sobre o plug do guincho, uso um idêntico ao original da Warn, inclusive compatível, mas nacional. Este mesmo plug é utilizado em máquinas elétricas pesadas, e custa em torno de R$ 20,00. Em loja de jipe, já vi venderem o plug por R$ 200,00 !!! O cabo de energia é de 35mm2. Uma dica é comprar um cabo para som pesado (ou de solda elétrica industrial), pois é bem mais flexível. Porém é bem mais caro, algo em torno de R$ 18.00 o metro. Eu fiz um extensor de 7,5m. Aproveitei e fiz uma ponteira curta com plug e jacaré. Assim, tenho uma bela chupeta de 8,0m!
Outra vantagem de usar um guincho portátil é que o cabo sintático não pode ficar no sol. Na caçamba fica protegido do sol! Mas acho que uma das maiores vantagens é o peso mesmo. Acho que 35kg na frente do eixo dianteiro em uma estrada bem esburacada acaba forçando mais o conjunto de suspensão. Não é difícil achar relatos de pessoas que depois de colocarem a base + guincho no carro, começou a dar batente de suspensão com mais facilidade. A questão para mim não é o peso em si, e sim a posição.
Estou devendo umas fotos... quando tiver tempo, eu tiro umas fotos e te mando!