Primeiras impressões da TR4
PessoALL, estas são as minhas primeiras impressões da TR4, mecânica, Flex, 08/08
- primeira vez que coloquei gasolina (sem aditivo), até então só tinha usado alcool. Achei que o motor fica mais redondo, responde melhor, não tem buracos na aceleração e pegou muito mais fácil lá no frio de +/- 5 C de São Franciso Xavier. Abasteci no Extra, prá ter a certeza (ou correr menos risco) de não colocar gasolina adulterada e completei o tanque agora pela manhã. Total de 396 km. percorridos com 48,66 l. de gasolina = 8,14 km./l, razoável IMHO. Fui pela Airton Senna e voltei pela Dutra. Peguei um pus.ta congestionamento em SJC no domingo no tal Parque da Cidade, onde tava acontecendo alguma festa e ontem na volta a SAMPA na 23 de Maio - Rubem Berta por causa da homenagem ao voo da TAM. Em SFX rodei uns 50 km. na terra e a TR4 ficou parada no sol todos os dias que fiquei lá.
- Impressões ao dirigir na Airton Senna = o motorzinho ainda tá preso, mas claramente para o meu gosto falta motor. Acostumado com a Camper, S4T onde é só pisar que vai, a TR4 em quinta a uns 110 km. se quiser acelerar, pode, mas tem que esperar. Bota uma quarta e aí belê. Não tem ruído de vento, o motor é silencioso, dá prá ouvir música e/ou conversar na boa. O espaço na frente é razoável para os passageiros. Atrás, bom quem vai atrás, Q.S.F. O espaço de bagagem é limitado. Acostumado com a Camper, me atrapalhei para arrumar as nossas coisas, casal x 5 dias fora de casa. Na volta foi pior ainda, prá acomodar tapete, mesinha e outras tranqueiras que a Da. Patroa comprou.
Na SP-050: estradinha que vai de SJC a SFX. É a antiga estrada de Campos de Jordão, bem cheia de curvas e travada. Prá quem não está acostumado dá enjoô. A TR4 foi muito bem, acho que pela pequena distância entre eixos, faz bem as curvas, acelera bem(terceira, quarta) freia bem e tem muito boa estabilidade. Para ultrapassar já é meio atrapalhado. Com ar ligado precisei baixar até duas marchas para encher o motor e poder acelerar tranquilo. Pode ser falta de hábito com motor de alta rotação.
Nas estradinhas de terra: SHOW, realmente a TR4 nasceu prá iço. Muito estável e macia, a suspenção absorve bem as irregularidades do terreno. Achei que o eixo traseiro rígido pula um pouco. Baixei a pressão dos pneus traseiros em 2 libras e melhorou muiiiiito. Um amortecedor regulável deve resolver isto. Andei em 4 x 4 integral para ver como era, e aí a TR4 pareceu um gato, agarrou bem na estrada de cascalho solto. Entrei forte nas curvas, em algumas em pèndulo e ia bem. Não testei o bloqueado, por esquecimento.
Conclusões iniciais: um pouquinho de motor a mais seria muito bem vindo; amortecedor regulável também seria um ótimo upgrade. Nota geral: 8,5. Pena que tenho que esperar o fim da garantia para poder mexer.