Alguém pode indicar um tópico (não encontrei) sobre como chipar ou reprogramar o chip da TR4 ?
Melhora aproximadamente em quanto pro cento ?
Moro em cidade pequena, tem só 05 TR4 aqui, teria que ser algo prático de fazer.
Versão Imprimível
Alguém pode indicar um tópico (não encontrei) sobre como chipar ou reprogramar o chip da TR4 ?
Melhora aproximadamente em quanto pro cento ?
Moro em cidade pequena, tem só 05 TR4 aqui, teria que ser algo prático de fazer.
Basicamente 2 opcoes:
1: retira-se a programacao tosca q a mmc colocou na sua central e se coloca uma outra totalmente otimizada... mas generalizando q todos os carros sao iguais! O q nunca acontece!
2: instala-se um modulo q identifica a leitura dos parametros feita pela injecao oem e ele envia o q o carro deve fazer... a central oem le mas nao manda... que vai mandar vai ser a programacao desse modulo q eh bem otimizada tb...
O ideal eh depois de se colocar o carro p trabalhar na nova configuracao eh se fazer um ajuste fino p tirar o q de melhor pode ser feito no SEU carro....
No caso de um carro pra pista efeito desta forma pois qualquer cavalo a mais faz diferença!
Na TR nem fizemos esse ajuste fino... ficou p depois pq tava tarde....
No meu caso uso esses modulos.... tenho um q sempre troco de um carro p outro so pagando a instalacao e ajuste...
Eh mais ou menos por ai.... usando termos bem corriqueiros p entendimento de todos...
Abraco.
Eu gastei 500 pratas....
Ja tinha o Uni....
Essa eh uma grande vantagem do Uni.... vc investe no inicio e depois por 500 pratas vc instala no carro novo....
O chip nao rola de fazer isso.... ;)
P comprar o Uni e instala-lo vai +\- 2k...
Fiz com o Kiko da Scoob pro em petropolis... ele q preparou e mexe no meu wrx...
verdade, o carro não perde estabilidade,
porque já perdeu de fábrica, kkkkkk.
mas queria deixar a dica do amortecedor.
faz muita diferença o amortecedor que se usa,
principalmente após o lift.
se for mais "duro" que o original,
ganha muito em estabilidade.
no meu caso, uso Rancho, com 9 regulagens.
em estrada, ajusto entre as 3 mais firmes
e a tr faz curva de boa, mantendo velocidade e sem sufoco.
em cidade, deixo mais mole, para aguentar as lombas.
Uso Rancho, mas tem outros bons também , por aí.
caco-rj e FDeotti... Voces sabem dizer qual foi o ganho aproximado em potencia e/ou torque depois das reprogramacoes (diferentes) que voces fizeram?
Gustavo,
O FDeotti me indicou um site http://www.sfichips.com.br/website/c...rticle/46.html
Pq estou comprando uma TR4 e tbm quero este upgrade...rsrs gostei do que eu vi no site, dá uma olhadinha aí neste link que consta o "antes e depois" da reprogramação.
Segue abaixo:
Modelo Original Repotenciado Pajero TR4 Gasolina (até 2007) 131hp / 18kgf 150hp / 20kgf Pajero TR4 Flex (até 2009) 133hp / 19kgf 152hp / 22kgf Pajero TR4 Flex (2010) 140hp / 22kgf 160hp / 24,5kgf
Abraço.
Não medi. Neste motor não tem muita mágica, o ganho final de potência não é grande. Na verdade, não é só o ganho de potência/torque que importa, mas sim o "formato" da curva de potência/torque.
Se você acelerar continuamente uma TR4 vai perceber que tem um "buraco"; no início vai ganhar velocidade mais rapidamente, depois este ganho vai ser bem menor, até chegar em um ponto em que ela vai voltar a desenvolver mais rapidamente. Bom, é um sintoma de uma curva de potência meio maluca.... O principal diferencial da reprogramação que fiz com a SFI Chips, e foi feita no meu carro mesmo, sem copy&paste, é que a aceleração ficou mais redonda. A saída é esperta, e o ganho de potência é contínuo. Em comparação à original, percebo também que o torque chega antes, não preciso esperar bater lá nos 4000rpm para ter a força plena do motor.
Isto me atende nas competições, onde tenho 50m para desenvolver velocidade e chegar na média ideal, e também na estrada, onde coloco muito pouca pressão no acelerador para manter uma velocidade de cruzeiro. E é daí que vem a economia, com pouca aceleração já tem o suficiente para andar a 110-120.
Alguns pontos adicionais são importantes para aproveitar melhor a reprogramação, como filtro de ar esportivo (uso K&N) e velas com melhor desempenho (uso velas de iridium da Denso).
Perfeita a colocacao do amigo Fdeotti...
O q importa eh o resultado pratico e nao no papel!
O carro melhora como um todo... a curva fica lisa... mas eu tb nao tenho o grafico :( ....
caco-rj, boa tarde!
Achei este gráfico, acho q por aki a gente pode ter uma idéia.
Anexo 387288
Fonte: Vídeos e Resultados - SFI CHIPS | Chips de Potência | Reprogramação de ECU | Repotenciamento Eletrônico
Abraço.