Powered by vBulletin

Pajero TR4 - alguém tem algo a falar?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 113 de 177 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 1363103104105106107108109110111112113114115116117118119120121122123163 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 29/01/2013, 22:42
    Jorgao
    Citação:

Postado originalmente por leojaz Ver Post
    Um bom consumo na Tr4 depende de algumas caracteristicas, que se vc se encaixar nelas, verá como ela chega a ser economica.
    Exemplo.: Tinha um TR4 aut 2005 (motor gasolina) que fazia 7,5km/l no transito de fortaleza. Hoje essa TR4 esta com meu pai em Brasilia, e faz 10 a 10,4km/l.
    Meu pai tinha uma TR4 aut 2009 (flex, sempre abastecida com gasolina) que fazia 9km/l em brasilia, hoje ela esta comigo em Fortaleza e faço 6,5 km/l.
    Em todos os casos ar ligado sempre, andando dentro dos limites de velocidade.

Resumindo, depende de como é o transito na sua cidade e motor flex é um lixo na questão consumo de combustível.

Mas é claro que nas trilhas e no uso intenso do 4x4 o consumo tende a subir... mas qualquer carro seria assim. E tem uns loucos que andam a 140-180km/h na Tr4 e querem que o carro seja economico.

Esse carro só não evoluiu no quesito economia porque no Brasil inventaram essa cultura do motor FLEX. Que, convenhamos é um atraso tecnologico: consome mais e é mais caro de se manter.

Leo, o ideal mesmo seria regular o motor Flex para rodar só com gasolina. Ou só com álcool. Isso evitaria a pré-ignição e detonação que acaba com a vida útil desses motores.
  • 30/01/2013, 19:11
    Gabiru
    Citação:

Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Leo, o ideal mesmo seria regular o motor Flex para rodar só com gasolina. Ou só com álcool. Isso evitaria a pré-ignição e detonação que acaba com a vida útil desses motores.

Já cheguei a cogitar essa possibilidade.
    Afinal, os motores flex trabalham com uma taxa de compressão intermediária, não sendo a ideial para o alcool, nem para gasolina, mas aceitável para ambas. Por isso os carro flex consomem mais que os monocombustivel.

Mas, é possivel fazer essa alteração da taxa de compressão?
    Acredito que não seja na ECU, mas algum ajuste/modificação no proprio motor.
    Idéia interessante...
  • 30/01/2013, 20:50
    Costalonga
    Mudando o ponto de ignição já se consegue algo!

Abraços.

Atenciosamente,
    André Costalonga.
  • 24/02/2013, 02:06
    Matheustr4
    Citação:

Postado originalmente por grsachi Ver Post
    Fala Daniel... Beleza?!?
    Quando Castelhanos ainda era trilha (rs), eu resolvi voltar com a reduzida ligada como você disse (usando o câmbio em D), mas depois de um certo tempo (uns 12 km) percebi que a caixa da reduzida estava fervendo (pelo assoalho do carro, pois meu calcanhar chegou a esquentar). Após isso só ligo a reduzida nos trechos que realmente preciso, depois desligo e uso L ou 2 (quando necessário).
    Você (ou alguém) já percebeu isso alguma vez??? Se não, procure observar...
    Abração!!!

Tenho uma TR4 09/10 AT e a minha esquenta no assoalho e tambem na parte debaixo frontal do painel (onde fica o cambio) algumas vezes em transito muito carregado ou quando ando com a 4x4 ligada, nem precisa ser a reduzida... será que ela esta com algum problema de refrigeração no cambio ou o óleo estragado como ja comentaram?
  • 24/02/2013, 02:15
    Matheustr4
    Pessoal, estou com alguns "sintomas" em minha TR4 09/10 AT, esta com 72mil km

1) o volante vibra intermitentemente em velocidades entre 90km/h a 110km/h, não é sempre, ja fiz
    alinhamento balanceamento com a roda no local para nao ter margem para erro mas mesmo assim continua...
    o tecnico da oficina disse que o problema nao esta no alinhamento e nem na suspensao que esta tudo em ordem e nao tem nenhuma folga;

2) hoje ao engatar a 4x4 percebi um ruido, parecido com um chiado, vindo da alavanca de transferencia, quando acelero o ruido diminui um pouco mas quando solto o acelerador ele fica bem nitido...

alguem ja ouviu falar de algo assim ou tem alguma ideia do que pode ser?

quanto ao consumo, se andar com o pe embaixo faz 5,5 na gasolina independente se for na cidade ou estrada, se andar tranquilo da pra chegar em 7,5 na cidade e 10 na estrada
  • 25/02/2013, 18:35
    DaniloK
    Citação:

Postado originalmente por Gabiru Ver Post
    Já cheguei a cogitar essa possibilidade.
    Afinal, os motores flex trabalham com uma taxa de compressão intermediária, não sendo a ideial para o alcool, nem para gasolina, mas aceitável para ambas. Por isso os carro flex consomem mais que os monocombustivel.

Mas, é possivel fazer essa alteração da taxa de compressão?
    Acredito que não seja na ECU, mas algum ajuste/modificação no proprio motor.
    Idéia interessante...

Isso mesmo Gabiru, a taxa de compressão é a razão entre o volume da câmara de combustão mais aberta e o volume no ponto mais comprimido. A taxa do motor da TR4 é de 11:1 e isso quer dizer que quando totalmente aberto cada caneco tem o volume 11 vezes maior que quando fechado. Daí pra alterar a taxa de compressão tem que alterar a geometria do motor.

Tenho utilizado uma mistura próxima à chamada E85 européia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_de_compress%C3%A3o), que usa 85% de etanol e 15% de gasolina. Como o tanque da vtr tem 72 litros, abasteço com 10 litros de gasolina e completo o resto com álcool. O resultado tem sido muito bom. Boa autonomia, boa potência e ótimas partidas a frio.
  • 25/02/2013, 19:33
    FDeotti
    Já usei esta proporção algumas vezes, realmente tem um bom custo-benefício. Em competição, uso também esta porporção, mas colocando podium, para aproveitar melhor a taxa de compressão.

Citação:

Postado originalmente por DaniloK Ver Post
    Isso mesmo Gabiru, a taxa de compressão é a razão entre o volume da câmara de combustão mais aberta e o volume no ponto mais comprimido. A taxa do motor da TR4 é de 11:1 e isso quer dizer que quando totalmente aberto cada caneco tem o volume 11 vezes maior que quando fechado. Daí pra alterar a taxa de compressão tem que alterar a geometria do motor.

Tenho utilizado uma mistura próxima à chamada E85 européia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_de_compress%C3%A3o), que usa 85% de etanol e 15% de gasolina. Como o tanque da vtr tem 72 litros, abasteço com 10 litros de gasolina e completo o resto com álcool. O resultado tem sido muito bom. Boa autonomia, boa potência e ótimas partidas a frio.

• 25/02/2013, 19:47
    cézão_MTB
    Citação:

Postado originalmente por Matheustr4 Ver Post

quanto ao consumo, se andar com o pe embaixo faz 5,5 na gasolina independente se for na cidade ou estrada, se andar tranquilo da pra chegar em 7,5 na cidade e 10 na estrada

segunda média de consumo seguida e a primeira ficou 8,4 e a segunda 8,1 KM/litro gasolina cidade.

Não consegui boa média na estrada porque sempre uso etanol e o câmbio de 4 marchas não ajuda.
  • 25/02/2013, 21:35
    Jimmy Offroad
    Citação:

Pessoal, estou com alguns "sintomas" em minha TR4 09/10 AT, esta com 72mil km

1) o volante vibra intermitentemente em velocidades entre 90km/h a 110km/h, não é sempre, ja fiz
    alinhamento balanceamento com a roda no local para nao ter margem para erro mas mesmo assim continua...
    o tecnico da oficina disse que o problema nao esta no alinhamento e nem na suspensao que esta tudo em ordem e nao tem nenhuma folga;

A minha também faz isso. Vou tentar o balanceamento no lugar pra ver se melhora.

Abs,

Jimmy
  • 25/02/2013, 22:13
    grsachi
    Citação:

Tenho uma TR4 09/10 AT e a minha esquenta no assoalho e tambem na parte debaixo frontal do painel (onde fica o cambio) algumas vezes em transito muito carregado ou quando ando com a 4x4 ligada, nem precisa ser a reduzida... será que ela esta com algum problema de refrigeração no cambio ou o óleo estragado como ja comentaram?

Mateustr4...
    Meu caso foi uma situacao bem especifica (ha quase dois anos atras), diferentemente do seu caso (pelo que entendi). Sugiro portanto que voce faca uma verificacao bem detalhada, comecando pelo nivel e qualidade dos oleos da transmissao e caixa de transferencia. De preferencia, procure um mecanico especializado para isso.

Rapaziada...
    Falando em transmissao, a minha "ferveu" (N piscando) duas vezes recentemente, ambas na mesma situacao: rodovia (velocidade elevada). Nas duas ocasioes eu parei e esperei esfriar por uns 10 minutos e entao segui viagem sem mais problemas (em menor velocidade). Observei tambem que nas duas vezes vazou um pouco de oleo (provavelmente devido a pressao elevada), mas nao consegui identificar o local exato do vazamento.
    Estou com dificuldades de parar a viatura para a revisao (esta com um pouco mais de 80K km), mas ja to considerando trocar o oleo da transmissao. Talvez eu tambem troque o oleo da caixa de transferencia e dos dois diferenciais (uso Kaiser no diferencial traseiro).
    Agradeco se alguem tiver uma boa indicacao de onde fazer esse servico no ABC ou em SP.
    Valeu!!!
  • 25/02/2013, 23:05
    nicotr4
    Citação:

Danilo, lembre de colocar na tua conta que a nossa gasolina já tem 25% de álcool!
  • 26/02/2013, 09:22
    Gabiru
    Citação:

Eaí Danilo!

Bem interessante... desconhecia essa proporção!
    Tem idéia de quantos km/l tem feito na estrada?

Abs!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 113 de 177 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 1363103104105106107108109110111112113114115116117118119120121122123163 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:06.