Leo, o ideal mesmo seria regular o motor Flex para rodar só com gasolina. Ou só com álcool. Isso evitaria a pré-ignição e detonação que acaba com a vida útil desses motores.
Versão Imprimível
Já cheguei a cogitar essa possibilidade.
Afinal, os motores flex trabalham com uma taxa de compressão intermediária, não sendo a ideial para o alcool, nem para gasolina, mas aceitável para ambas. Por isso os carro flex consomem mais que os monocombustivel.
Mas, é possivel fazer essa alteração da taxa de compressão?
Acredito que não seja na ECU, mas algum ajuste/modificação no proprio motor.
Idéia interessante...
Mudando o ponto de ignição já se consegue algo!
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Tenho uma TR4 09/10 AT e a minha esquenta no assoalho e tambem na parte debaixo frontal do painel (onde fica o cambio) algumas vezes em transito muito carregado ou quando ando com a 4x4 ligada, nem precisa ser a reduzida... será que ela esta com algum problema de refrigeração no cambio ou o óleo estragado como ja comentaram?
Pessoal, estou com alguns "sintomas" em minha TR4 09/10 AT, esta com 72mil km
1) o volante vibra intermitentemente em velocidades entre 90km/h a 110km/h, não é sempre, ja fiz
alinhamento balanceamento com a roda no local para nao ter margem para erro mas mesmo assim continua...
o tecnico da oficina disse que o problema nao esta no alinhamento e nem na suspensao que esta tudo em ordem e nao tem nenhuma folga;
2) hoje ao engatar a 4x4 percebi um ruido, parecido com um chiado, vindo da alavanca de transferencia, quando acelero o ruido diminui um pouco mas quando solto o acelerador ele fica bem nitido...
alguem ja ouviu falar de algo assim ou tem alguma ideia do que pode ser?
quanto ao consumo, se andar com o pe embaixo faz 5,5 na gasolina independente se for na cidade ou estrada, se andar tranquilo da pra chegar em 7,5 na cidade e 10 na estrada
Isso mesmo Gabiru, a taxa de compressão é a razão entre o volume da câmara de combustão mais aberta e o volume no ponto mais comprimido. A taxa do motor da TR4 é de 11:1 e isso quer dizer que quando totalmente aberto cada caneco tem o volume 11 vezes maior que quando fechado. Daí pra alterar a taxa de compressão tem que alterar a geometria do motor.
Tenho utilizado uma mistura próxima à chamada E85 européia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_de_compress%C3%A3o), que usa 85% de etanol e 15% de gasolina. Como o tanque da vtr tem 72 litros, abasteço com 10 litros de gasolina e completo o resto com álcool. O resultado tem sido muito bom. Boa autonomia, boa potência e ótimas partidas a frio.
Mateustr4...
Meu caso foi uma situacao bem especifica (ha quase dois anos atras), diferentemente do seu caso (pelo que entendi). Sugiro portanto que voce faca uma verificacao bem detalhada, comecando pelo nivel e qualidade dos oleos da transmissao e caixa de transferencia. De preferencia, procure um mecanico especializado para isso.
Rapaziada...
Falando em transmissao, a minha "ferveu" (N piscando) duas vezes recentemente, ambas na mesma situacao: rodovia (velocidade elevada). Nas duas ocasioes eu parei e esperei esfriar por uns 10 minutos e entao segui viagem sem mais problemas (em menor velocidade). Observei tambem que nas duas vezes vazou um pouco de oleo (provavelmente devido a pressao elevada), mas nao consegui identificar o local exato do vazamento.
Estou com dificuldades de parar a viatura para a revisao (esta com um pouco mais de 80K km), mas ja to considerando trocar o oleo da transmissao. Talvez eu tambem troque o oleo da caixa de transferencia e dos dois diferenciais (uso Kaiser no diferencial traseiro).
Agradeco se alguem tiver uma boa indicacao de onde fazer esse servico no ABC ou em SP.
Valeu!!!