Postado originalmente por
Parapa_Sam
Bem-vindo Erik!
Inicialmente, caso vc ñ saiba, a TR4 é um jeep, porém, hibrido, ou seja, fabricado para andar dentro e fora da estrada. Daí ñ foi projetada para alcançar grandes velocidades, tal como um veiculo de passeio. Mas dependendo de como se utiliza o câmbio e a sua velocidade de cruzeiro na estrada, permite ultrapassar com grande segurança.
Em segundo lugar, a TR4 e demais veículos com câmbio A/T trabalham com Over Drive (OD) sempre acionados, permitindo q a vtr use todas as 4 marchas a frente. Qdo acionamos o 2º botão de cima pra baixo do seletor do câmbio, a vtr passa à OD OFF, modo em que a vtr utiliza apenas as 3 primeiras marchas a frente, ou seja, ñ usa a 4ª. A 3ª marcha pode ser esticada até 120 km/h, permitindo assim um RPM altíssimo, o q possibilita um ultrapassagem segura.
Se o veículo q vai a sua frente há 120 km/h vc pode ultrapassá-lo mantendo o OD ligado (utilizando todas as marchas). Ñ vejo com bons olhos, ultrapassar um veículo q está com velocidade acima de 120 km/h numa estrada problemática.
Bem, a 2ª pergunta já está respondida, mas em outras palavras, respondendo objetivamente, ñ pena ñ! desde q:
1- Use o OD em OFF (acionando o 2º botão do seletor do câmbio) e,
2- O veículo a ser ultrapassado esteja no máximo a 100 km/h (pra q vc tenha uma velocidade final de 120km/h, em 3ª marcha).
Lembre-se: TR4 é um jeep. Foi projetado pra subir paredes e ñ pra correr (ela é ruim nas retomadas). Costumo dizer aqui no Fórum q TR4 leva agente a qq lugar, basta haver solo.
Abçs do Sam!