Flávio, vou tentar simular isso. Mas a minha, puxando reboque, já esquentou a aproximadamente 80 a 90 km/h. E também já esquentou em velocidades menores, quando eu estava puxando o reboque em estradas de terra e com o 4x4 acionado.
Versão Imprimível
Nas AT o conversor de torque escorrega e não segura tanto .Na Hilux ela segura bem mas aparentemente o bloqueio do conversor parece que é acionado.Ela tem um comportamento peculiar : se numa descida voce estiver em 1a reduzida com o pé no freio e solta , ela da uma despencada e em seguida segura forte , o que parece ser a entrada do bloqueio do conversor.Ninguem da Toyota soube me explicar esse comportamento , somente disseram que o freio motor é bom pois ela fecha parcialmente a borboleta (esse motor tem borboleta como motor a gasolina) que serve alem disso para fazer funcionar a valcula EGR (diminui NOX) e quando se desliga o motor ele para suave pois a borboleta é fechada 100%
Ah ta, reduzida com o D nao segura muito mesmo, eu entrei numas trilhas de fazenda, e a regiao era puro morro, entao na descida eu desligava o overdrive, e colocava em 1, ai segurava bastante... Tanto que algumas vezes eu passei para 2, pq estava indo devagar demais. Mas fica uma das minhas liçoes, levar maquina para tirar fotos, pelo menos vcs curtiriam o visual...
Achei um posto com o Podium, entao vou comecar a ´´alimentar ´´ a partir de hj so com ele, se eu puder, ou o aditivado da Shell na pior das hipoteses.
Flávio,
Eu usei o D, apenas em retas. Nas descidas ou subidas eu passava o câmbio para a posição 1.
O único teste que não fiz foi usar o 1 com o over drive desligado. Será que isso ajudaria? No meu modo de entender não surte efeito você usar o O/D Off já estando em primeira marcha. Não entendo o motivo de segurar mais o carro se ele já em primeira. Alguém concorda comigo?
Um abraço,
Alexandre aí estão as informações extraídas do Site da Mit. Realmente a 1a. da auto tá muito mais pra 2a. da manual do que para a 1a.
Com certeza esta diferença impõe o uso do freio em algumas situações de descida nas quais a manual segura com a caixa.
[]'s,
Com certeza alguem vai te explicar, eu so´ sei que é só eu engatar o 4x4 que eu desligo o overdrive, é automatico isso para mim.
Eu tinha uma ranger, e usava o 4x4 high na neve, e com o over desligado, pq ela segurava mais as marchas e tracionava melhor na rua, entao peguei essa ´´mania´´, liga o 4x4 e desliga o oerdrive... Por isso descrevi acima que o overdrive estava desligado...
Flavio não entendo muito disso para explicar tecnicamente não. Mas pense em uma bike com marchas, estes números indicam quanto maior ou quanto menor é cada engrenagem/"catraca" (de 1a. 2a. 3a. etc) em relação à uma outra engrenagem/"catraca" principal.
Em suma, uma primeira de 2,703 indica que a cada volta da "catrada" da principal, a catraca da marcha engreenada da 2,703 voltas. Assim como catracas das bicicletas, quanto maior este número mais força o carro tem, quanto menor mais velocidade ele tem, menor rotação do motor numa mesma velocidade e portanto menor consumo.
Repare que a 3a. Auto e a no 4a. Manual se equivalem, e tem uma proporção direta, 1 para 1, com a engrenagem principal.
A caixa de redução entra como mais uma variável nesta história. Você pode imaginar nela como se fossem as engrenagens do pé-de-vela das bikes. Se alguem que entende mais que eu puder corrigir ou mesmo complementar o que descrevi sinta-se à vontade.
[]s,
Ahh...
co comentando.Eu acho q as relaçoes da caixa d marchas da l-200 sao compativeis.O que é Muuuito reduzido sao os diferenciais.So para comparar, a reduçao d diferencial da ranger é d 3.54...
abraços
Esses números querem dizer a relação de redução. Pro exemplo, quando se diz 4,875 que dizer 4,875:1 ou que o eixo de entrada da caixa ou do diferencial tem que girar 4,875 voltas para que o eixo de saída gire uma volta completa.
Estranho é que a 4a. marcha da Automática é bem mais longa que a da Manual, isso deve representar uma economia de combustível em estrada e também numa maior velocidade final da mesma.
O que vocês acham?
[]'s,
Marcello,
Quanto ao consumo, realmente não posso te dizer nada pois eu ando na estrada sempre com o pé em baixo e meu carro não passa de 6,5. Não sei se ele está desregulado ou coisa parecida. Isso vou ter que ver.
Quanto a velocidade final, eu já cheguei no velocímetro a 180. Era uma descida e depois uma reta. O carro embalou na descida e manteve na reta. Estava vazio (apenas eu e minha esposa e umas malas pequenas dentro do carro).
Quanto você consegui chegar na sua? Já fez este teste?
Um abraço.