Obrigado Enasor.
Agora estou sem fotos, mas vou colocar algumas aí mais tarde.
Versão Imprimível
Obrigado Enasor.
Agora estou sem fotos, mas vou colocar algumas aí mais tarde.
Prezado Caporto ...
Não sei se o Tom vai se lembrar, mas no “link” abaixo acho que ele responde a uma parte de sua pergunta ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2284580
"... o filtro em linha não deu muito certo, ficou restringindo a vasão para a bomba e o carro perdeu força ..."
Neste mesmo tópico, na sequência da resposta do Tom, veja também o interessante posicionamento do colega “Sergio c” a respeito de se colocar filtros atuando conjuntamente ...
"O problema de se colocar filtros auxiliares de combustíveis em veículos mais modernos reside no fato de que, a bomba que "suga" o combustível do tanque já é projetada com pouca margem acima de resistência de trabalho, sendo que, seguidamente, quando o filtro está meio sujo, restringindo a passagem do combustível, o veículo já começa a perder força até que não liga mais. Um filtro auxiliar novo, não projetado para o veículo, juntamente com o filtro original tb novo, pode até trabalhar bem por um tempo, mas vai dar problemas antes do que somente o filtro original atuando.".
Portanto:
- Se colocar os filtros atuando em paralelo, vislumbra-se o inconveniente previsto pelo amigo Cilton em seu comentário logo atrás (“... estará anulando sua principal função, que é a de filtrar todo o óleo, que vai para a BI ....”);
- Se colocar os filtros atuando em série, vislumbra-se o inconveniente previsto logo acima pelo amigo Sergio.
Diante do exposto, também quero acreditar que a melhor alternativa seria mesmo colocar apenas o filtro Purifilt em substituição ao original (caso isso seja possível), pois, ao que parece, ele é bem superior ao filtro original em termos de retenção de água e impurezas, e também em termos de manuseabilidade para visualização e drenagem da água separada ...
De qualquer forma, vamos aguardar o que pensa o amigo Tom a respeito de sua preocupação em colocar apenas o filtro Purifilt em substituição ao original ("entrada de ar na linha de combustível").
Sei do seu interesse e do amigo FBSAFADI por esse filtro, e estou acompanhando com muita curiosidade para ver o desfecho disso ... e torcendo para que resulte em sucesso o intento de vocês em utilizar este filtro Purifilt no Pajero Full ...
Forte abraço e boa sorte.
Aí Enasor, algumas fotos. Todas na Serra da Canastra/MG.
Anexo 520324Anexo 520325Anexo 520326Anexo 520327Anexo 520328
Essas duas na ilhabela, praia de castelhanos.
Anexo 520329Anexo 520330
Líndíssimas fotos ... essas aí da Serra da Canastra são impressionantes, onde, entre as belíssimas e bucólicas paisagens, o Pajerão se destaca, bruto, robusto, parrudo e imponente, todo sujo como não poderia deixar de ser, e harmonizando muito bem com a natureza, sugerindo que o bicho é feito mesmo para expedições, desbravando horizontes ... Parabéns ... Abs.
Na propaganda, foram muito felizes ao associarem a imagem do Full com um rinoceronte ... não poderiam ter escolhido um bicho mais apropriado ... a sensação que a gente tem a bordo deste veículo é de estar no lombo de um bicho desses ... porém, de forma muito confortável ... rsrsrs.
Quando se coloca dois filtros em sequencia os sintomas que ocorrem são após 3mil giros o carros fica falhando, ai vc tem que aliviar o pé.
Senhores, posso estar enganado, mas duas das funções do óleo diesel são lubrificar e resfriar a câmara de combustão.
Aliás, todo combustível líquido ajuda no resfriamento.
Por isso, se fizeram estas adaptações e ocorrer a falta de combustível durante a carga de trabalho (3.000 RPM´s), haverá a grande chance de aquecimento exagerado e danos por falta de lubrificação nos cilindros e pistões.
Cuidado!:stop:
Amigos do tópico ...
Discussão muito boa ...
Para aqueles menos entendidos de mecânica (como eu), que por acaso estejam chegando agora e estão "pegando o barco andando" e que estão tentando entender o foco da discussão, trata-se da instalação do filtro Purifilt no Pajero Full ... nosso prezado amigo Caporto tem planos de instalar no dele (Motivo: Preservação da bomba injetora, bicos, etc. contra água e outras impurezas diversas no diesel não retidas pelo filtro original) e estamos na torcida para que as coisas deem certo ... a questão é se instala o tal dispositivo em série, ou apenas ele em substituição ao original, bem como os possíveis inconvenientes decorrentes da escolha de uma ou de outra opção ... para melhor entendimento da instalação deste dispositivo, funcionando em série com o filtro original do veículo, vejam comentários e fotos no “link” abaixo, porém, em veículo de outra marca:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post2173646
Abs.
Caros,
Comprei uma pajero Full para minha esposa e eventualmente passeios leves pela região de BH.
É uma Full 3 portas 2009/2009 Gasolina com 74 mil km.
De cara, notei algumas coisas:
1- O óleo do câmbio não foi trocado ainda. Mesmo o câmbio estando preciso e com trocas suaves, é necessário trocar esse óleo?
2- Quando freio e o carro está frio, faz um barulho muito estranho. É uma espécie de rangido semelhante os rangidos que podem aparecer em suspensões. Mas ele faz de forma sistemática e constante enquanto se freia com o carro frio. Suspeitei de um "calo"nos discos, mas não percebi nada. Um amigo me falou de buchas da barra estabilizadora. Agendei oficina para o carro na semana que vem. O freio está funcionando normalmente sem nenhuma vibração no pedal.
3- Percebi nos poucos km que rodei um barulho vinda da traseira como se peças de acabamento estivessem soltas. Solucionei 80% dos barulhos instalando uma fita velcro dupla face naquela tampa de madeira do assoalho. Ficou preso e parou de bater.
4- Como o carro ficou parado uns 7 meses, troquei todos os fluídos, tensionadores e correia e palhetas. Não troquei velas e nem óleo do câmbio.
Prezado Imazzucatto ...
Belíssimo veículo ... Parabéns pela aquisição e seja bem vindo ao tópico ...
Quanto ao câmbio, o cuidado com o mesmo é fundamental. O bom funcionamento e a durabilidade do sistema depende essencialmente da qualidade e manutenção correta do nível do óleo lubrificante. Aconselho que você verifique no manual do veículo e, confirme também na css ou com o(s) dono(s) anterior(es) se foi feito qualquer procedimento no câmbio relativamente a fluidos (complementação/troca). Se a troca realmente ainda não foi efetuada, ou, na dúvida, se tal serviço foi feito, ou não, se for efetuar a manutenção preventiva de troca de fluído de transmissão, recomendo-lhe que este procedimento só deva ser realizado com o produto recomendado pelo fabricante e em estabelecimentos especializados. Há quem diga que estando o câmbio funcionando bem, não se deve mexer no fluido. Porém, há outros pensamentos que, mesmo com o câmbio estando funcionamento bem, recomenda-se a troca de fluidos nas quilometragens indicadas no manual. Eu, particularmente, seguiria este segundo pensamento, pois gosto de seguir o que está preconizado no manual do veículo (Lembrando: Normalmente o manual recomenda a troca aos 40 e 80 mil kilometros. Às vezes, no vencimento da primeira troca, a css não troca o óleo na quilometragem indicada no manual, por achar desnecessário; porém, tal deliberação é prevista no manual do veículo). Portanto, engenheiros e técnicos especializados debruçaram-se durante anos sobre uma prancheta para desenvolverem um veículo deste naipe, e vários e vários testes foram efetuados para se colocar um produto deste no mercado e desenvolverem um manual para o mesmo. Não somos nós que vamos colocar as recomendações do manual em dúvida, sem uma base muito bem fundamentada, não é mesmo?. E temos que ter em conta que a troca de fluido pode custar até vinte vezes menos do que o conserto de uma transmissão quebrada. E se após a troca, ficar caracterizado problemas no câmbio, os quais não foram originados por imprudência, negligência ou imperícia do profissional que lhe prestou o serviço, é porque mais cedo, ou mais tarde, tal sistema iria apresentar problemas de qualquer maneira. Portanto, reitero: Quando for trocar o óleo do câmbio (possivelmente aos 80 mil kms - confirme no manual do veículo), recomendo-lhe que vá numa oficina especializada e coloque o fluido indicado pelo fabricante, mesmo que isto lhe custe mais caro. Há quem indique procurar uma css, em razão da garantia prestada após o serviço. Mas, aí, é questão de foro íntimo e pessoal. No mercado há excelentes profissionais especializados neste tipo de serviço e honestos; basta você pesquisar com calma, que você vai encontrá-los.
Seguem alguns tópicos (dentre muitos no fórum) relativos ao assunto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...u-mas-deu.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...eo-cambio.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/144225-substituicao-do-fluido-da-transmissao-automatica-ajuda.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post2289665
Abraços e boa sorte.