MANUAL DO PROPRIETÁRIO - PAJERO FULL
Apenas para constar ... para quem ainda não sabe, tem este manual disponível na internet, no "link" abaixo:
http://mitsubishimotors.com.br/porta...ajero_full.pdf
Abs.
Versão Imprimível
MANUAL DO PROPRIETÁRIO - PAJERO FULL
Apenas para constar ... para quem ainda não sabe, tem este manual disponível na internet, no "link" abaixo:
http://mitsubishimotors.com.br/porta...ajero_full.pdf
Abs.
olá Joaocarl, também tenho uma 2006 e acho interessante isso na Full, não a resposta certa para uso do Diesel S-10. Vc usa há 1,5 e não teve problemas. Eu tenho a minha nesse mesmo tempo e a única Vez que abasteci com S-10 acendeu alguma luz, não lembro qual, e depois apagou. Depois nunca mais coloquei S-10.
Prezado Leo ...
Esse seu relato é muito interessante, e me conduziu para uma pequena reflexão, que gostaria de compartilhar com vocês e com os demais colegas ...
Sei que você e o Caporto, e muitos de nós, são muito atentos com relação a esse tema: utilização de S500 ou S10 no tanque do veículo, principalmente em Fulls de modelo 2007 para trás, onde o "calcanhar de aquiles" desses veículos são as famigeradas bombas injetoras ... eu também tenho pesquisado bastante ... realmente ... relativamente a Fulls dotadas de bomba injetora, temos usuários utilizando S500 e, outros, utilizando o S10 ... porém, uma coisa interessante que tenho notado: Ultimamente o índice de reclamações na internet reduziu-se consideravelmente com relação a problemas em bombas injetoras e bicos nestes veículos Fulls ... parece até que a Petrobrás está colocando algum aditivo no combustível (seja no S500, seja no S10) que melhorou a qualidade deste ... sei lá!!!! ... posso estar “elocubrando” ... porém, de qualquer forma, ainda acredito que é de bom alvitre fazer uma limpeza periódica no tanque e sua linha, seja abastecendo com S500, seja abastecendo com S10, mesmo com os cuidados básicos recomendados, do tipo: abastecimento em postos de grande rotatividade de diesel; aqueles que rodam pouco, sempre estar abastecendo de forma a reciclar e renovar o combustível no tanque; tanque sempre cheio, de forma a reduzir espaços para condensação da umidade dentro do tanque; não deixar o veículo parado e consumir pelo menos 1 tanque por mês; etc; etc ... e, para aqueles mais medrosos, como eu, ainda colocar um aditivo qualquer, mesmo que seja para desencargo de consciência ...
E, apenas para constar, aproveito para compartilhar com os colegas mais uma pequena matéria interessante, dentre muitas, sobre o assunto relativo a cuidados com o combustível:
http://mail.gruposol.com.br/instituc...s-tecnicos.pdf
Forte abraço.
E.T.:
E quanto a você, meu caro Léo, e outros que utilizam o S500, tomo a liberdade de postar aqui o post interessante de nosso amigo Glaicon, outro colega muito zeloso com seu veículo, de outra marca, mas, cuja informação pode nos ser interessante:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post2337793
Só complementando:
Entretanto, não há que se negar ... o que tem mais afligido os proprietários ultimamente são problemas com bicos. Vejam exemplo no "link" abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2337964
Abs.
Enasor, como o link jogou direto para tópico, e não para a mensagem propriamente dita, o que dificultará a pesquisa, deixe-me replicar aqui o resumo do texto:
Depois de 42.000 Km´s rodados em dois anos e cinco meses, fiz a troca do filtro de combustível da SW 1998, 3.0 TD.
Elemento original Toyota, tanto o antigo quanto o novo, abastecendo quase que exclusivamente na rodovia, em postos confiáveis e de grande rotatividade de diesel.
Utilizado exclusivamente S500.
Quando rodando na cidade e ocorrendo a hipótese de acender a luz reserva, abastecia com uns 5 ou 10 litros, sendo o suficiente para agendar a ida até à BR e encher efetivamente o tanque.
Feita a troca do filtro e solicitado ao trocador o corte horizontal do mesmo para inspecionar por dentro, ainda estava limpo e sem aparência de qualquer tipo de saturação.
A troca foi feita preventivamente, eis que sem ocorrer qualquer falha ou acender indicação da luz de água no diesel.
Preço do filtro chinês sem marca e sem qualquer garantia: R$ 45,00;
Preço do filtro original made in japan: R$ 137,00.
Não vale o risco de colocar elemento não original.:concordo:
Prezado Glaicon ... obrigado pela gentileza ... Abs.
Fiz recentemente uma inspeção na BI na Bocsh, e está tudo Ok, tudo perfeito. O que posso dizer é que em toda troca de óleo+filtro do motor, também troco o filtro de combustível. Acho interessante para quem tem Full 2007 p baixo.
Lembrando que é interessante não ficar rodandando com frequência com pouco Diesel no tanque, pois o combustível também faz a lubrificação e refrigeração da BI.
Tenho uma historinha recente, mas depois conto, escrever no celular é cruel.
Mudando de assunto, bateria Pioneiro, alguém conhece?
Caros colegas,
Este final de semana a minha Full apresentou problemas de bateria, o primeiro episodio foi ontem quando a minha esposa estava na casa da mãe e ia voltar para casa, o carro não deu partida, então fui para lá socorre-la.
O carro acendia as luzes do painel e nada de dar nem um estalo no motor se quer.
Já comecei a coçar a cabeça, mas fui avaliando, conectores da bateria bem firme, nada daquele salite nos polos, então parti para a famosa chupeta entre a Full é o Santana, conectei os cabos e deixei uns 5 minutos o santana ligado com uma leve aceleração.
Fui dar partida na Full e pimba pegou de primeira, opá já me animei mais, problema era a bateria descarregada. Então fomos embora, a mulher reclamou que a luz da tração laranja ficou piscando até chega em casa.
Hoje pela manhã quando fui ligar o carro para ir deixar meu filho na escola, nada de partida. Deixei meu filho na escola no Santana mesmo. Quando retornei fiz a chupeta novamente e fui para o meu eletricista para testar se o alternador estava ok e se estava tendo alguma fuga de corrente no carro, testes realizados e alternador ok com 14,4 Volt e sem fuga de corrente, o que me restou foi aceitar que a bateria Bosh 90 A tinha ido para o brejo após 2 anos e 8 meses.
Então fui para a casa da bateria no setor H-Norte (com a luz laranja da tração piscando), e comprei uma nova bateria, fiquei na dúvida entre Heliar e Moura mas como já tive problemas com uma bateria Moura no Santana que durou 1 ano e 2 meses apenas sendo que com 7 meses eu já tinha levado a bateria para a autorizada deles para verificarem a minha reclamação, ela descarregava se o Santana ficasse dois dias sem usar, e para comprovar que o problema não era no carro eles colocaram outra bateria que fiquei uns 7 dias fora de Brasilia e o carro parado e quando voltei o carro pegou de primeira. Mas mesmo após este teste não encontraram defeito na Moura e me devolveram e a maldita só durou mais uns 4 meses e morreu de vez, de lá para cá já faz uns 10 anos e não usei mais bateria Moura.
Comprei então a Heliar que já uso a tempos no Santana e usei na TR4 e não sei porque diabos eu não coloquei Heliar na Full quando a que veio nela bichou.
Paguei 570,00 em 4 vezes, troca efetuada o carro dando partida perfeito e com todas as luzes se apagando e o painel voltando a ficar normal.
Se não me engano o amigo enasor e outro já falaram aqui de luzes estranhas (ABS, Controle de Estabilidade e etc), na Full após problemas com a bateria.
E eu venho endossar a teoria deles de que quando a bateria da Full está ruim problemas que não existem de verdade podem ser indicados pelas luzes do painel.
Vou aproveitar para fazer uma enquete aqui, Qual bateria (marca) e amperagem estão usando nas suas Fulls?
Abs.
Vou dar um pitaco que aconteceu em outro veículo.
A bateria precisa ser adequada ao veículo em vários tipos de medidas, não só na amperagem que costumamos olhar.
Mesmo a bateria adequada, quando baixa muito a tensão, provoca a perda de eficiência de alguns sensores, que começam a marcar falhas inexistentes. Portanto, para carros com muita eletrônica embarcada, é recomendado seguir as medidas todas da bateria original e não deixar passar muito tempo sem trocar, para evitar ficar na mão.
Caros,
Coloquei a Heliar de 90 amperes pois não encontrei em nenhuma das lojas grandes que liguei, todos me disseram a mesma coisa 95 Amperes só com o polo positivo no lado esquerdo e a minha é do lado direito, para adaptar teria que fazer a troca do cabo dos terminais colocando um maior, mas não quis fazer esta adaptação.
A bateria recomendada para a minha é uma de 95 Amperes.
No site da Heliar existe uma bateria de 95 Amp com polo direito, mas as lojas não tem, eles possuem a de 100 Amp. com polo positivo na esquerda.
No site da Moura até possui uma de 95 Amp. com positivo do lado direito mas nas lojas todos disseram que esta bateria não vem para eles, não sei o porque.
A unica de 95 Amp que achei foi uma da CRAL, mas preferi uma Heliar de 90 Amp. mesmo, já que a Bosh durou 2,8 anos essa deve durar mais de 2 anos com certeza.
Abs.