Olá Pilz ... beleza?
Primeiramente, seja muito bem vindo ao tópico ...
Bem ... achei muito legal você se preocupar com a viatura do seu pai ... é motivo de orgulho para qualquer pai ter um filho assim como você, viu???? ... quanto aos cuidados com a bomba injetora da viatura de seu pai, vai aqui algumas dicas para prevenir problemas ... mas, não confie muito cegamente, não, viu???? ... também estou aprendendo ... e tem vários “feras” aqui no fórum que ainda vão aconselhá-lo com mais propriedade do que eu, e vale muito a pena você apreciar os comentários deles ...
- Primeiramente, mire-se no exemplo do amigo Caporto aqui do tópico, cujo veículo tem exatamente a mesma bomba injetora do veículo de seu pai ... veja os posts dele aqui mesmo neste tópico ... não são muitos e vale muito a pena ... você vai adquirir uma experiência enorme ...
- Depois ... abastecimento só em postos de grande rotatividade de diesel (Atenção: Posto bonitinho, não quer dizer que tenha diesel bom, viu??? ... diesel bom é aquele que não está envelhecido ou em mau estado no tanque, seja ele S500, seja ele S10) ... eu, particularmente, só abasteço num posto de estrada, de bandeira, localizado a 18 kms da minha residência, onde faz fila de caminhões para abastecer ... portanto, na medida do possível, fidelize-se a um posto, e quando abastecer, procure obter o cupom fiscal, anotando ali a placa e a kilometragem do veículo, de forma que, se der algum problema em bomba injetora e bicos e ficar configurado que foi por causa de diesel de má qualidade, você saberá com quem reclamar e correr atrás dos seus direitos ... caso não tenha feito, mande baixar o tanque do veículo para ver a situação dele e sua linha, quanto à presença de ferrugem, borras, água, sujeiras, limalha, etc. (se estiver com restos de limalha, vale a pena mandar dar uma olhada na bomba injetora; se estiver com ferrugem, veja com seu mecânico como resolver isso, pois, em alguns casos mais graves há que se trocar o tanque; bocal enferrujado pode ser indício de ferrugem também no tanque, viu???) ... por falar em limalha, sempre que for trocar o filtro de combustível, procure verificar a presença nele de limalha e água ... conforme já citei, a presença de limalha é indício de desgaste na bomba injetora e a presença de água é indício de má qualidade do diesel ... e por falar em limalha, água, borras, sujeiras, ferrugem, etc., muito prejudiciais à bomba injetora, fica a sugestão para seguir o exemplo do Caporto e do amigo Edilson Ono, instalando um filtro Purifilt logo que puder ... mantenha o tanque da viatura sempre cheio (para evitar espaços que propiciam a condensação do ar) e fala para o seu pai rodar o máximo possível com a viatura, de modo a consumir pelo menos um tanque de combustível por mês. Motivo: Esse nosso diesel apodrece muito rápido, de forma que tem que ser consumido muito rápido (para você ter uma idéia, o diesel S10 tem um prazo de validade de somente 30 dias, havendo que ser sempre reciclado ... você andando sempre com a viatura, vai movimentando-o e renovando-o, de forma a impedir seu envelhecimento, criação de borras no interior do tanque do veículo, etc ... na medida do possível, procure colocar um aditivo ao diesel com a expectativa de melhorar a lubricidade dele, coibir o desenvolvimento de fungos e bactérias no tanque, etc. (bombas e bicos poderão “agradecer”) ...
Se, por acaso, estiver abastecendo com o diesel S10 (a maioria aqui do fórum está abastecendo com este combustível), procure conhecer o máximo possível sobre o “alimento” que vai dentro do “estômago” da viatura do seu pai ... Quando puder dê uma boa lida nesses manuais:
- http://www.metalsinter.com.br/metals...idas%20S10.pdf
- http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
- http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
Mas, há inúmeras outras fontes de pesquisa, inclusive aqui mesmo no fórum, onde o pessoal conjectura sobre qual o melhor diesel para viaturas antigas e, com certeza, você vai aprender muita coisa.
Acho que ainda falta muita coisa ... de qualquer forma, fica o convite para, sempre que puder, trocar experiências aqui com a gente ... aqui a gente vai aprendendo um com o outro. OK?
Forte abraço e boa sorte.