Prezado amigo smb ...
Vemos que esse aditivo aí também, tal como os outros (Teccom 10, Actioil, Etc.), "
atira pra tudo quanto é lado" e só falta prometer "
chuva no deserto", hein???!!!! Kkkkkkkkkk ...
Xp
Observamos que uma de suas propriedades é: “
tem um efeito detergente dissolvendo os depósitos de gomas, borras e carbonos, evitando a formação de novos depósitos”; e outro atributo é: “
Descarboniza o sistema de injeção” ... o que nos leva a crer que também tem forte efeito solvente/detergente, podendo, também, contribuir para potencializar o efeito solvente do S10, havendo, pois, que tomar cuidado com super dosagens ... com efeito, veja que a dosagem do mesmo é menor ainda que a do Teccom 10, ou seja, o fabricante prescreve 1000 ml do produto para cada 4000 litros de diesel, ou seja, parece ser mais forte ainda ... portanto, para ele, na minha ótica, valem as mesmas considerações citadas no meu comentário anterior ...
Tal como o Teccom 10, Actioil, Bardahl, Etc., que também prometem "
mil e um benefícios", se esse aditivo XP3 realizar efetivamente pelo menos metade do que promete, você estará muito bem servido e no melhor dos mundos ... sabemos que esse produto já está no mercado há longa data e, uma coisa que notamos é que ele não promete nada de forma explícita e direta em termos de incremento de lubricidade (bicos, bombas) ... assim mesmo, eu, particularmente, também o usaria, na mesma proporção recomendada pelo fabricante, ou seja, 1000ml para cada 4000L em cada abastecimento, ou, conforme você citou, 24ml para cada 90L ... particularmente, não vejo nada contra o produto ... agora, quanto a esse diesel aditivado da Shell, ainda não sabemos efetivamente o teor dessa aditivação (A Shell não divulga) e que melhoria ele objetiva trazer para os nossos veículos com essa aditivação extra procedida pela distribuidora (melhoria de caráter limpante de bicos e do sistema de alimentação??? ... melhoria de caráter lubrificante???? ... melhoria de caráter descarbonizante???? ... melhoria de caráter anti-poluente????? ... tudo isso, cumulativamente???? ...) ... assim, fica a indagação: Será que a utilização desses aditivos industrializados nesse combustível pode super aditivar o mesmo, podendo "
desbalancear" a formulação da aditivação e prejudicar a sua eficiência, ou até mesmo causar prejuízos em nossos veículos? ... bem ... fica esse questionamento para sua reflexão ... temos colegas no forum que rodam muito e utilizam esse diesel sem quaisquer aditivos, e nenhum deles reclamou até agora, muito pelo contrário. Inclusive, um deles, proprietário de um Nissan XTerra Diesel 2004 (bomba injetora), está sempre nos mantendo informados dessa utilização do S10 da Shell sem aditivos em seu veículo e, segundo ele, até agora não teve quaisquer problemas ... porém, se você roda pouco, como eu, acredito que devamos ficar precavidos, ajudando com uma aditivação extra e "
caseira" através desses aditivos, pelo menos com a intenção de combater a proliferação de fungos/bactérias no tanque, ou inibir ao máximo possível o envelhecimento/oxidação do diesel que pode ocorrer com o decorrer do tempo através de certas reações químicas no interior do tanque e que poderão prejudicar bombas e os bicos injetores ... afinal, a dosagem é pequena, e vamos acreditar que se não fizer bem, mal também não fará ...
Forte abraço e boa sorte.