Prezado amigo mgalvao
Primeiramente, parabéns pela bela aquisição ... espero que seja muito feliz com seu robusto, espaçoso e confortável Pajero Full diesel 3.2 ano 2008 ... ficamos muito felizes em termos mais um colega proprietário deste excelente veículo para compartilhar experiências conosco ...
Quanto ao uso de óleo lubrificante de motor para melhorar a lubricidade do nosso diesel, veja os respeitáveis entendimentos abaixo:
http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1549
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post2348917
Porém, pelo que tenho pesquisado, muitos de nossos colegas adotam essa prática e, até agora, não vi ninguém atestar prejuízos ao veículo em razão disso ...
Mas, vamos falar um pouco de carbonização ... veja o “link” abaixo:
http://oficinabrasil.com.br/forum/vi...155682#p155732
Infelizmente para nós proprietários, a carbonização é o grande mal que afeta os motores modernos, seja gasolina, seja diesel, e que pode acabar acontecendo mais cedo, ou mais tarde, em razão de vários fatores ... e quando acontece muitos profissionais não sabem proceder à limpeza adequadamente, existindo até controvérsias entre eles sobre qual a maneira mais correta de descarbonizar, tais como flushing ou limpeza desmontando o motor, a qual, para mim, seria a melhor maneira, mas que implica um custo mais elevado. Por isso, para nós proprietários, o melhor mesmo é tomar medidas preventivas para adiar ao máximo a sua ocorrência.
Nosso experiente e respeitável colega “
Walter da Camper”, proprietário de um Troller 2010, ex-proprietário de um Pajero Sport Diesel 2010 e outro estudioso do assunto, também preocupado sobre a lubricidade deste nosso diesel e seus efeitos sobre bombas e bicos, apreciou o disposto no “
link” acima e manifestou sua opinião sobre a aditivação “
caseira” do diesel com óleo lubrificante ... achei também muito interessante a opinião dele, e acho que vale a pena aproveitar esta oportunidade para submetê-la também à apreciação dos colegas aqui do tópico ... veja abaixo:
“
Enasor, até agora eu estava considerando a questão da carbonização como 2 problemas independentes:
1-da válvula EGR causada naturalmente pelos gases de escape;
2-do pistão e cabeçote causada pelo óleo lubrificante que alguns de nós adiciona no diesel.
Com esses links que postou, me toquei que a adição do óleo vai acelerar o processo de entupimento da EGR.
Logo, quem faz ou pretende fazer a aditivação com óleo lubrificante terá necessariamente que tamponar a EGR e, ser for <2012 terá que retirar o filtro DPF do escape. Na maioria dos casos essa retirada só é possivel com a reprogramação da central (chipagem).”
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...ml#post2335735
Portanto, quanto a essa questão de aditivar o diesel com óleo 2T ou óleo lubrificante, meu humilde entendimento de leigo no assunto, pensando exclusivamente na durabilidade de bombas e bicos, e sem ponderar outros fatores além da carbonização, é que tal procedimento pode valer a pena em termos de custo x benefício para os proprietários, pois, sem sombra de dúvidas, a durabilidade de bombas e bicos será mais superior do que se utilizar apenas e tão somente o nosso diesel atual sem aditivação extra. Também, não é difícil vislumbrar que, mesmo havendo a possibilidade de se promover futuramente limpezas precoces na válvula EGR, ou até mesmo no coletor de admissão, os custos destes procedimentos serão bem menores do que os gastos com uma bomba e/ou bicos injetores danificados mais precocemente ...
Porém, eu, particularmente, como não quero correr riscos de estar submetendo minha viatura a limpezas precoces de EGR, e muito menos de coletor de admissão, estando ela ainda em período de garantia, resolvi adotar a postura de aditivar o S10 com um desses produtos industrializados específicos de aditivação de combustíveis disponíveis na praça, a exemplo de Teccom 10, Actioil, STP, Bardahl Max Diesel, Extra Power, XP3, Etc., os quais prometem uma infinidade de benefícios para o motor, tais como, redução de particulados (fumaça preta), melhoria de lubricidade, inibição de desenvolvimento de fungos/bactérias/algas no tanque, etc., etc. ..., benefícios estes, ainda vistos por muitos com certo ceticismo e, diga-se de passagem, ainda não aprovados pela ANP em sua totalidade ... eu, como muitos do forum, testei o Teccom 10, porém, agora, estou testando o Actioil por indicação de colega aqui do fórum ... como leigo no assunto, ainda não sei dizer os reais benefícios destes aditivos para o meu veículo, até porque, conforme já citei, não entendo “
bulhufas” de mecânica para fazer uma avaliação mais técnica e criteriosa ... posso informar a você que, dos vários colegas proprietários de Pajero Full que já postaram neste tópico, ainda não tomei conhecimento de nenhum deles que, porventura, esteja promovendo aditivação “
caseira” com óleo 2T ou óleo lubrificante de motor ... mas, pode ser que haja algum que esteja fazendo isso e ainda não se manifestou a respeito ... vamos aguardar novos pareceres ...
Portanto, para aqueles que resolverem aditivar o diesel, essa questão de aditivar “
caseiramente” com óleo 2T, ou óleo lubrificante, ou com um destes produtos específicos de aditivação disponibilizados na praça, acho mesmo que é uma questão de foro íntimo e pessoal de cada um ...
Forte abraço e boa sorte.