Voltando ao tema do bloqueio de diferencial traseiro vs controle de tração. Esbarrei messe vídeo aqui, que mostra uma situação que o controle de tração se sai melhor que o bloqueio traseiro.
NW Pajero Traction Aid Comparison - YouTube
Abs
Versão Imprimível
Voltando ao tema do bloqueio de diferencial traseiro vs controle de tração. Esbarrei messe vídeo aqui, que mostra uma situação que o controle de tração se sai melhor que o bloqueio traseiro.
NW Pajero Traction Aid Comparison - YouTube
Abs
Verdade. :concordo:
Pessoal fiz ontem o recall do insuflador da bolsa de Airbag. Interessante registrar que foi feito não do lado do passageiro, conforme anunciado recentemente, e sim do motorista. Apesar de a minha ser 10/11, não constava o chassi para esse segundo recall (lado passageiro), só para o primeiro (motorista) que ainda não tinha sido feito no meu carro.
Pessoal, sou novo aqui e adquiri uma Pajero Full 2008 3.2 diesel com 176k km há 3 semanas. Sou fan da Mitsubishi, comecei com uma TR4, depois fui para uma L200 e agora a PF. Mesmo com pouco tempo, já deu para sentir que o carro é incrível.
Desde que comprei o carro venho lendo esse fórum e me divertindo com as mensagens, aprendi muito com tudo que foi dito aqui.
A minha PF passou por uma revisão em um mecânico de confiança e segundo ele está tudo OK com o carro, foi feita troca dos filtros de óleo e combustível, troca do óleo do motor, pastilhas de freio e buchas da suspensão. O problema é que depois que peguei o carro, tenho percebido um comportamento estranho quando ele precisa de torque, principalmente em subidas, com o giro do motor entre 2000 e 2500. É como se o motor ficasse rateando, oscilando e a potência vem em ondas, pelo barulho também percebesse essa oscilação. Por tudo que li aqui, estou suspeitando do sensor MAF, alguém já teve problema semelhante? O que acham que pode ser?
Mais uma vez, muito obrigado por compartilharem informações tão importantes.
Abraços
Olá meu prezado amigo voivodic
Bom dia.
Sejas muito bem-vindo ao fórum e parabéns pela aquisição ... fostes fazendo um "up-grade" e, agora, merecidamente e já com boa experiência, estás no top de linha da marca ... estás muito bem montado e, com essa quilometragem rodada, seu PF diesel é "nenenzão" ainda ... cuidando bem dele, será veículo para usufruto de seus netinhos ...
Possivelmente seu veículo sempre fora abastecido por diesel S500 ... pode ser que essa falta de potência/força seja em razão de carbonização no sistema de admissão de ar (EGR e coletor de admissão) ... veja o caso do “link” abaixo:
Oficina Brasil • Exibir topico - DICA: Hilux, defeito que virou oportunidade de negocio.
Mande dar uma inspecionada (inclusive no turbo) e, caso essa inspeção e limpeza no sistema de admissão de ar resolva, então, fica aqui uma outra humilde sugestão: Mande inspecionar e limpar também o sistema de alimentação (tanque de combustível e sua linha) e bicos injetores ... depois, passe a abastecer com diesel S10, aditivando-o com um desses aditivos industrializados disponibilizados no mercado (Teccom 10, Actioil, XP3, Bardhall Max Diesel, Etc.) ... mantenha o tanque sempre cheio; abasteça apenas em postos de bandeira, bem equipados e, principalmente, de grande rotatividade de diesel, se possível, fidelize-se a um e pegue sempre cupom fiscal, com placa do veículo e quilometragem apostos no cupom; movimente sempre seu veículo diesel; renove/recicle sempre o combustível no tanque, reabastecendo pelo menos a cada 15 dias; etc. ...
Forte abraço e boa sorte.
Olá pessoal, boa tarde
Depois de 1 ano, rodei com a Full 15mil km. Destes sem nenhum problema e extremamente feliz com a viatura.
Repensei muito no uso do S10 e nos últimos 5 mil km fiz uso apenas do S500 com Teccon, não senti diferença no que se diz a potencia e etc, porém quando acelero mais forte vejo uma fumaça preta saindo que não acontecia com o S10, e os respingos de manhã ao aquecer parado na garagem.
Aqui em SP nestes últimos 15 dias esfriou bem, não sei se seria esse o motivo, porém agora ao sair da garagem percebi, isso a 10 dias, vem acontecendo uma fumaça branca que dura menos de 1 minuto, na verdade solta por uns dois quarteirões e para, não soltando mais até o dia seguinte.
Um boa dia a todos.
Rodolfo
Pajero Full 3.2 - 2005 5p Aut - 73mil km atuais
Caro Rodolfo,
Olha eu tenho uma Full 2003 e durante 4 anos usei diesel S50 e depois o S10 e o carro não tinha praticamente nada de fumaça. Após o problema com a minha BI no final do ano passei a usar o S500 por recomendação de quem fez o reparo da minha BI. E realmente o carro solta mais fumaça afinal são 500 partículas por milhão de enxofre ou seja é infinitamente maior que o S10, eu amenizei este problema na minha Full com o aditivo teccom 10, ele dá uma diminuída na fumaça.
Olha como a fumaça branca que sai é somente até o motor começar a aquecer isso é considerado normal principalmente em ambientes mais frios.
Já a fumaça escuro é excesso de diesel e não é feita a queima por completo, isso pode ser causado limitação de ar na câmara de combustão ou os bicos jorrando em excesso o diesel.
Já deu uma verificada no seu filtro de ar se está limpo?
Abs.
Normal ... nossos veículos não tem DPF (Filtro de Particulados de Diesel) e, além disso, você está utilizando o S500 e, claro, devido a isso, aquela fumaça preta caracterizada pela emissão de particulados, no caso do S500 é mais intensa que no S10, mesmo utilizando aditivo redutor de particulados no S500, conforme você já vem fazendo, utilizando o Teccom 10 ... uma parte desses particulados vai para a atmosfera, outra parte para o sistema de admissão de seu veículo e a outra parte é depositada na linha de escape ... e são essas últimas as responsáveis pelos respingos pretos saindo pelo cano de descarga ao aquecer o motor com o veículo parado na garagem pela manhã ... isso é explicado pelo fato de que, quando o motor é ligado pela manhã, em marcha lenta, durante o processo de aquecimento e exaustão de gases, uma pequena quantidade de água proveniente da condensação do ar durante à noite na linha do escape é expelida pelo escapamento carregando consigo essa fuligem retida na linha do escape, a qual, pelo fato de você utilizar o diesel S500 e não ter DPF, é, conforme já citamos, mais intensa em razão da emissão de maior quantidade de particulados do que se utilizasse o diesel S10 ... daí, os respingos pretos borrifados pelo cano de descarga pela manhã ...
Também normal, conforme frisado pelo amigo Caporto ... isso pode ocorrer em qualquer veículo com qualquer tipo de combustível ... pode ser explicado pelo fato de que a água que se condensou durante a noite fria e ficou armazenada no escapamento irá sofrer evaporação em contato com o escapamento aquecido durante a movimentação inicial do veículo sendo acelerado ... daí a fumaça branca apenas durante os primeiros quarteirões ...
Isso não é normal:discordo: ... 73.000 kms!!!! ... Parabéns ao prezado amigo pela joia rara:palmas: ...
Forte abraço.
Enasor, muito obrigado pelas dicas, vou conversar com meu mecânico. Só mais uma dúvida, problema na válvula EGR não apareceria no scanner? Meu mecânico passou um pente fino no carro e disse que o scanner não está apontando nenhuma anomalia. Ele chegou a ver o tanque e disse que estava limpo, só não fez a limpeza da linha de abastecimento.
De qualquer forma vou pedir para ele olhar a válvula EGR, fazer limpeza dos bicos e da linha de abastecimento, depois posto aqui o resultado.
Mais uma vez obrigado pela ajuda, forte abraço!
Olá meu prezado amigo voivodic
Muito interessante seu questionamento ...
Muitas das vezes em que a válvula EGR está em estado avançado de carbonização, porém, funcionando normalmente, isso não é acusado no scanner, tampouco por aquela famosa luzinha amarela do motor “check engine”, PORÉM, o que pode acontecer em decorrência disso é o que vulgarmente chamam de “travamento da EGR aberta”, ou ainda, “queima da EGR”, ou seja, a ocorrência de dano irreversível em seu sistema elétrico ... aí sim, o veículo apresentará sintomas relevantes, a tal luzinha irá acender, o scanner vai acusar erro, etc., etc., mas, então, neste estágio, "a vaca já terá ido pro brejo" e, neste caso, só trocando a tal EGR, a qual não é nem um pouco baratinha, viu???!!!! ... nos Pajeros Full ela fica localizada num local de fácil acesso ao mecânico (Em cima do coletor de admissão, fixada por apenas 4 parafusos) ... alguns nem cobram do cliente para dar uma verificada nela ... portanto, não custa nada, numa periodicidade combinada com seu mecânico, fazer uma manutenção preditiva, dando uma verificada no estado dessa EGR ... destaque-se que esse procedimento de verificação da EGR não está delineado no manual do veículo ... se ela estiver em estágio avançado de carbonização, então, aí, sim, é caso de uma verificação mais invasiva e apurada no sistema de admissão, desta feita, inspecionando-se também o coletor de admissão que, possivelmente, também estará bem sujo ... aí, dependendo do grau de carbonização desse coletor, será o caso de uma avaliação mais apurada por você e seu mecânico de confiança, quanto à necessidade, ou não, de se fazer uma limpeza no mesmo naquele momento, bem como a metodologia dessa limpeza, que também é muito discutida, dependendo do grau de sujeira incrustada ... Para mais detalhes, dê uma consultada na discussão no tópico do “link” abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post2419562
Forte abraço e boa sorte.
E.T.:
Se, por acaso, alguém der a sugestão ao amigo para isolar o funcionamento da tal EGR quanto à recirculação de gases pelo coletor de admissão, já lhe adianto que este assunto (ISOLAR, OU NÃO, A EGR) é polêmico, o qual enquadra-se no mesmo contexto daqueles de difícil consenso (Melhor diesel, S500 ou S10; Melhor combustível, Diesel ou Gasolina; Melhor religião; Melhor time de futebol; Melhor partido político; melhor estilo musical; e por aí vai ...) ... neste caso, antes de tomar qualquer decisão, sugiro ao amigo pesquisar bastante a respeito desse assunto, não só neste site, como também em outros fóruns ... na medida do possível, recomendo-lhe ir acompanhando o tópico do "link" abaixo que trata especificamente sobre essa tema em nossos Pajeros Full:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...to-da-egr.html
Prezados,
No final do ano vou trocar de carro. Entre os prováveis estão Trailblazer e a Full. Sei que não são da mesma categoria, mas o preço também é bem diferente. A Trailblazer me agrada mais em algumas coisas, a exemplo do sistema multimídia. Quanto à capacidade offroad, certamente a Tralblazer dá conta das minhas aventuras. Minha dúvida principal é quanto à tração (dou muito valor à segurança). O sistema de tração da Full (poder usar 4x4 no asfalto) faz valer os mais de 50 mil de diferença?
Alguém pode falar mais sobre Trailblazer versus Full?