Postado originalmente por
enasor
Normal ... nossos veículos não tem DPF (Filtro de Particulados de Diesel) e, além disso, você está utilizando o S500 e, claro, devido a isso, aquela fumaça preta caracterizada pela emissão de particulados, no caso do S500 é mais intensa que no S10, mesmo utilizando aditivo redutor de particulados no S500, conforme você já vem fazendo, utilizando o Teccom 10 ... uma parte desses particulados vai para a atmosfera, outra parte para o sistema de admissão de seu veículo e a outra parte é depositada na linha de escape ... e são essas últimas as responsáveis pelos respingos pretos saindo pelo cano de descarga ao aquecer o motor com o veículo parado na garagem pela manhã ... isso é explicado pelo fato de que, quando o motor é ligado pela manhã, em marcha lenta, durante o processo de aquecimento e exaustão de gases, uma pequena quantidade de água proveniente da condensação do ar durante à noite na linha do escape é expelida pelo escapamento carregando consigo essa fuligem retida na linha do escape, a qual, pelo fato de você utilizar o diesel S500 e não ter DPF, é, conforme já citamos, mais intensa em razão da emissão de maior quantidade de particulados do que se utilizasse o diesel S10 ... daí, os respingos pretos borrifados pelo cano de descarga pela manhã ...
Também normal, conforme frisado pelo amigo Caporto ... isso pode ocorrer em qualquer veículo com qualquer tipo de combustível ... pode ser explicado pelo fato de que a água que se condensou durante a noite fria e ficou armazenada no escapamento irá sofrer evaporação em contato com o escapamento aquecido durante a movimentação inicial do veículo sendo acelerado ... daí a fumaça branca apenas durante os primeiros quarteirões ...
Isso não é normal:discordo: ... 73.000 kms!!!! ... Parabéns ao prezado amigo pela joia rara:palmas: ...
Forte abraço.