Marcelo,
Penso que a questão da 1a ou drive na subida do estacionamento, embora justificável pela teoria, é um pouco de preciosismo. Isso porque normalmente o câmbio vai ficar em 1a automaticamente nessa condição, mas certamente esse ponto pode ser debatido mais detalhadamente. A Full aguenta numa boa essa demanda e é fabricada pensando até em rebocar cargas de mais de 1 ton (na Austrália acho que dizem até 3 ton, se não estou enganado), então veja como um cuidado extra e não uma limitação do carro.
Quanto a questão do LLC, teoricamente pode usar o drive, mas na pratica quando usa LLC é para andar devagar e vai acabar usando o modo manual. Supondo que ande sem reboque, numa experiência similar a minha, vai usar esse recurso somente em situação offroad. No meu caso, acabo usando assim:
- travessias com água, vai querer manter velocidade baixa para não fazer onda alta e manter rotação um pouco alta. Logo uma 1a vai bem. Se deixa no drive o carro embala demais mesmo com a rpm baixa e naturalmente você vai querer reduzir marcha passando para o modo manual.
- Lama, vai tentar aproveitar um embalo, mas sem correr muito, já que quer parar o carro de ser algo errado. Uma 2a reduzida vai bem e ajuda a evitar derrapar e encalhar. Em subidas lisas, talvez pense em passar uma terceira para aproveitar o embalo, mas quando pego uma situação assim em que precisa embalar o máximo que dá usando 3a para vencer um obstáculo, já estou muito fora da minha zona de conforto. Afinal uso o carro para "turismo rural", não para trilhas. Só uma vez entrei numa "enrascada assim". estava na serra da canastra, choveu muito, e resolvi encurtar a viagem no dia seguinte.
- Descidas íngremes com erosão, vai devagar e com a 1a para não embalar preservando a suspensão e freios. Não tem como usar outra marcha ou drive depois que acostuma. Se tentar, vai ver que tem que ficar com o pé no freio o tempo todo para o carro não embalar. Quando coloca a 1a reduzida, é outra vida, praticamente so precisa cuidar do volante, o caro vai devagar e sob controle. Leves toques no acelerador e freio bastam para o carro te obedecer prontamente.
- dunas. Só fui uma vez. Descobri que em drive, não fica bom, o carro muda de marcha na hora errada e perde embalo. Então tem que usar o modo manual. Para subida, usei 2a, aproveitando o embalo e a alta rpm. Aonde fui não era necessário nem passar a marcha. Para a descida da duna, 1a usando o acelerador para controlar a velocidade.
Logo, o drive em LLC acaba sendo útil somente quando está entre obstáculos, trafegando em locais que usam 4/5 e andaria em caixa alta numa boa, mas você resolve não parar para colocar no HLC.
Resumindo, você vaí sentir necessidade de usar o modo manual para ter mais controle assim que aproximar de um obstáculo. Assim que passar, vai ter que passar marchas (2,3,4,5) e instintivamente vai querer devolver para o drive. Chegando ao próximo obstáculo, vai freiar a rpm fica baixa e vc vai sentir necessidade de retomar o controle extra que só o modo manual LLC pode dar.
Abracos,
Marlon