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Convex Datacenter
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    Citação Postado originalmente por marcelofb Ver Post
    Bom dia. Obrigados a todos pelas dicas, que com certeza vão me ajudar muito. Hoje desliguei o ASC e subi em 4x2 sem cortar o motor...já melhorou muito. Vou me atentar a subir agora em primeira marcha no manual e depois testar o 4H.

    Como tenho um sítio em região serrana e tem subidas em terra bem íngremes, com curvas e em baixa velocidade, achei importantíssimo a dica de subir em 1marcha no modo manual, principalmente quando tem que desviar de pedras e valetas. Não é coisa para 4x4, somente quando está chovendo.

    Dúvida, no caso se situações que requeiram o uso de 4LLc devo sempre manter no modo manual ou pode ser automático?

    Obrigado novamente.

    Abraço,
    Marcelo,

    Penso que a questão da 1a ou drive na subida do estacionamento, embora justificável pela teoria, é um pouco de preciosismo. Isso porque normalmente o câmbio vai ficar em 1a automaticamente nessa condição, mas certamente esse ponto pode ser debatido mais detalhadamente. A Full aguenta numa boa essa demanda e é fabricada pensando até em rebocar cargas de mais de 1 ton (na Austrália acho que dizem até 3 ton, se não estou enganado), então veja como um cuidado extra e não uma limitação do carro.

    Quanto a questão do LLC, teoricamente pode usar o drive, mas na pratica quando usa LLC é para andar devagar e vai acabar usando o modo manual. Supondo que ande sem reboque, numa experiência similar a minha, vai usar esse recurso somente em situação offroad. No meu caso, acabo usando assim:

    - travessias com água, vai querer manter velocidade baixa para não fazer onda alta e manter rotação um pouco alta. Logo uma 1a vai bem. Se deixa no drive o carro embala demais mesmo com a rpm baixa e naturalmente você vai querer reduzir marcha passando para o modo manual.

    - Lama, vai tentar aproveitar um embalo, mas sem correr muito, já que quer parar o carro de ser algo errado. Uma 2a reduzida vai bem e ajuda a evitar derrapar e encalhar. Em subidas lisas, talvez pense em passar uma terceira para aproveitar o embalo, mas quando pego uma situação assim em que precisa embalar o máximo que dá usando 3a para vencer um obstáculo, já estou muito fora da minha zona de conforto. Afinal uso o carro para "turismo rural", não para trilhas. Só uma vez entrei numa "enrascada assim". estava na serra da canastra, choveu muito, e resolvi encurtar a viagem no dia seguinte.

    - Descidas íngremes com erosão, vai devagar e com a 1a para não embalar preservando a suspensão e freios. Não tem como usar outra marcha ou drive depois que acostuma. Se tentar, vai ver que tem que ficar com o pé no freio o tempo todo para o carro não embalar. Quando coloca a 1a reduzida, é outra vida, praticamente so precisa cuidar do volante, o caro vai devagar e sob controle. Leves toques no acelerador e freio bastam para o carro te obedecer prontamente.

    - dunas. Só fui uma vez. Descobri que em drive, não fica bom, o carro muda de marcha na hora errada e perde embalo. Então tem que usar o modo manual. Para subida, usei 2a, aproveitando o embalo e a alta rpm. Aonde fui não era necessário nem passar a marcha. Para a descida da duna, 1a usando o acelerador para controlar a velocidade.

    Logo, o drive em LLC acaba sendo útil somente quando está entre obstáculos, trafegando em locais que usam 4/5 e andaria em caixa alta numa boa, mas você resolve não parar para colocar no HLC.

    Resumindo, você vaí sentir necessidade de usar o modo manual para ter mais controle assim que aproximar de um obstáculo. Assim que passar, vai ter que passar marchas (2,3,4,5) e instintivamente vai querer devolver para o drive. Chegando ao próximo obstáculo, vai freiar a rpm fica baixa e vc vai sentir necessidade de retomar o controle extra que só o modo manual LLC pode dar.

    Abracos,
    Marlon

  • #2186
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    Caros amigos.

    Estou dando um giro aqui na Bahia (Porto Seguro, Arraial D'ajuda e Trancoso), aproveitando as minhas férias. Nestes 12 dias já encarei todo tipo de terreno e clima pois aqui está chovendo um pouco o que deixa alguns acessos a algumas praias mais complicado. Retorno à Brasília na segunda feira fechando assim uns 4 mil e poucos KM rodados.
    Aí pergunto aos colegas que moram próximo ao litoral ou viajam sempre para praia com seus carros. Que cuidados preciso ter quando mandar lavar o carro principalmente a parte de baixo. É preciso jogar algum produto tipo óleo de mamona, óleo diesel etc para evitar problemas de corrosão com o sal.
    Abs.

  • #2187
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    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    Que cuidados preciso ter quando mandar lavar o carro principalmente a parte de baixo. É preciso jogar algum produto tipo óleo de mamona, óleo diesel etc para evitar problemas de corrosão com o sal.
    Abs.
    A aplicação de produtos pegajosos na parte inferior da viatura, como óleo de mamona, fará o mesmo acumular poeira exageradamente, expondo à danos as borrachas de vedação pela fricção, como coifas.
    Basta lavar com bastante água.

  • #2188
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    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    Caros amigos.

    Estou dando um giro aqui na Bahia (Porto Seguro, Arraial D'ajuda e Trancoso), aproveitando as minhas férias. Nestes 12 dias já encarei todo tipo de terreno e clima pois aqui está chovendo um pouco o que deixa alguns acessos a algumas praias mais complicado. Retorno à Brasília na segunda feira fechando assim uns 4 mil e poucos KM rodados.
    Aí pergunto aos colegas que moram próximo ao litoral ou viajam sempre para praia com seus carros. Que cuidados preciso ter quando mandar lavar o carro principalmente a parte de baixo. É preciso jogar algum produto tipo óleo de mamona, óleo diesel etc para evitar problemas de corrosão com o sal.
    Abs.
    Caro Caporto

    Bom vou lhe dizer o que eu faria:

    -Mandar lavar bem para remover areia e vestigios de água salgada....etc
    - Rever todas as burrachas e selos de burracha de juntas da suspensão para averiguar integridade e substituir as rasgadas......Burracha e couro ressecam com a água salgada e sempre rasgam fácil.
    - Lubrificar e aplicar graxa em todas as juntas da suspensão, dubradiças das portas e as fechaduras das portas.....
    - Se seus bancos são de couro, hidratar bem.....
    - Trocar o oleo do motor.
    - Eu não gosto de aplicar oleos no fundo carro porque somente acumula sugeira e quando resseca com a sujeiro e dificil de remover.
    - PREPARAR PARA A PÓXIMA VIAGEM.

    ABS.
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  • #2189
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    Caro Glaucon,
    Obrigado pelas dicas. É vou então fazer mesmo só a lavagem com bastante água como sempre fiz.
    Abs.

  • #2190
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    Caro Ibrahim,

    Obrigado pelas dicas, eu realmente terei que checar minha suspensão quando chegar em BSB. Pois na vinda para Arraial D'Ajuda peguei um trecho de 57 KM de buracos com um pouco de asfalto que judiaram da Pajero mas ela suportou numa boa. Era doido quando via um carro de passeio com família parado pensando em que buraco teriam que jogar o carro. UMA VERGONHA UMA RODOVIA NAQUELA SITUAÇÃO, COM TANTO IMPOSTO QUE PAGAMOS.
    Abs.

  • #2191
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    Nobre Carpoto.
    Cara. Sei que não é muito fácil de achar, mas quando quero uma lavagem dessas, das vezes que fiz, procurei locais que tinham com água quente. Hoje, nem sei mais se na cidade onde moro ainda tem, mas era a melhor opção.
    Abraço

  • #2192
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    Pessoal.
    É sabido que somente a duas semanas estou com uma Pajero Full 2013. Resolvi que vou trocar todos os óleos da caixa de automatica, diferencial, etc. Tudo. Fui numa oficina, que recebe as caixas automáticas das CSS, e outras oficinas para conserto. Os caras são únicos da minha região. Profissionais. Fui dar uma conhecida e falar com quem trabalha direto com caixas. Fiquei bem tranquilo em relação ao q me falou sobre as Full. Só me disse que não existe esse negócio de não trocar o óleo, pois o mesmo sendo trocado, ajuda a evitar o desgaste de peças. Bem. Ele me falou que os óleos que usa, todos, inclusive no motor, é o da marca Fuchs. Dei uma lida sobre a marca. Parece q é alemã, boa qualidade, etc. O que acham? Obrigado

  • #2193
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    Citação Postado originalmente por Everson Ver Post
    ... Pajero Full 2013. Resolvi que vou trocar todos os óleos da caixa de automatica, diferencial, etc. Tudo. Fui numa oficina ... Os caras são únicos da minha região. Profissionais ... Fiquei bem tranquilo em relação ao q me falou ... me disse que não existe esse negócio de não trocar o óleo ... óleos que usa, todos, inclusive no motor, é o da marca Fuchs ... Parece q é alemã, boa qualidade, etc. ...
    Olá meu prezado amigo Everson

    Bom dia.

    Só pelo fato dos caras falarem que “não existe esse negócio de não trocar o óleo” já é indício de que são responsáveis e competentes ... já é alguma tranquilidade para você ...

    Relativamente à troca de óleo da transmissão automática, vou acompanhar a sua experiência, pois, no meu Pajero Full, pretendo trocar no final deste ano. Se possível, tire fotos para nós, OK?

    Vou lhe repassar algumas coisas:

    Quanto ao ATF, se olhares no Manual do Proprietário de seu veículo verás que para o seu veículo o recomendado originalmente é o CASTROL TRANSMAX E DIA QUEEN ATF PA. Comprei o 18 litros do fluido de transmissão automática CASTROL TRANSMAX FULL SYNTHETIC MULTI-VEHICLE (100% sintético). Consultando sua ficha técnica constata-se que atende à mesma especificação ATF PA recomendada no manual do veículo. Para maior tranquilidade, consultei também a Castrol do Brasil e eles ratificaram o prescrito na ficha técnica, informando que esse fluido atende à especificação ATF PA recomendada pela Mitsubishi no manual do seu veículo, de forma que substitui o Castrol Transmax E que consta no manual ... quanto à quantidade, acho que comprei demais (Segundo o manual do veículo, a quantidade que vai no cárter é 10,9 litros) ... de qualquer forma, antes sobrar do que faltar ... ademais, paguei um precinho bem em conta, numa promoção que um representante da Castrol me fez: R$ 42,00 o litro.

    Quanto às características da caixa de transmissão, já vou te lembrando de algumas coisas: A transmissão automática de seu veículo é a AISIN V5AWF e não tem vareta de inspeção do fluido (Fulls diesel, a partir do modelo 2009 são dotados com essa caixa) ... ela tem três bujões: Um de verificação de nível (inspeção); um de esgotamento e outro de enchimento do cárter. Os de inspeção de nível e de esgotamento ficam um ao lado do outro, localizados na parte de baixo do cárter da transmissão ... são de fácil visualização (o de inspeção é chave allen e o de esgotamento é sextavada) ... porém, o de enchimento fica acima do cárter, no corpo da transmissão, num local de difícil visualização ... cuidado para não confundi-lo, pois, se mexerem num parafuso errado pode dar complicações em seu câmbio ... sugiro-lhe que vá na css e peça-lhes para lhe mostrarem esse tal bujão para você orientar seu mecânico. Se você quiser, posso lhe enviar foto dele (Nota: Até mesmo o pessoal da css que me deu as dicas encontrou dificuldade para encontrar esse tal bujão).

    Quanto à metodologia de troca, resolvi fazer a troca pelo método convencional ao invés de utilizar a Máquina de Flushing, pois, estudando melhor o assunto, estou achando que o método convencional inspira maior confiança ... O processo de troca do fluido é simples: Num processo cíclico, esgota-se o fluido velho do cárter pelo bujão de esgotamento e insere-se a mesma quantidade esgotada de fluido novo pelo bujão de enchimento até que atinja o nível ideal (esse nível é verificado pelo bujão de inspeção - quando ele para de escorrer e passa a pingar está sinalizando que o fluido encontra-se no nível correto) ... Cuidado com o torque no reaperto desses bujões ... quanto aos outros cuidados no processo de troca (temperatura do fluido, nível do carro, manuseamento da alavanca do câmbio para abertura das válvulas durante a troca, etc., etc., etc.), fique tranquilo que o pessoal especializado está "careca" de saber ...

    Se fores abrir o cárter para limpeza do mesmo e dos imãs de retenção de partículas metálicas, também tenha cuidado no reaperto dos parafusos de fixação do mesmo ... neste caso de abertura do cárter é recomendável trocares também a junta do cárter ... verás que o filtro do câmbio é metálico ... dentro desse filtro tem um elemento filtrante constituído de uma telinha muito fina por onde passa o fluido do cárter em direção aos componentes da caixa (corpo de válvulas, conversor de torque, etc.). Dependendo do grau de saturação de partículas existentes nessa telinha e no cárter, alguns apenas limpam tudo (a telinha e o cárter) e reaproveitam o filtro (que, a propósito, é muito caro na css) ... outros trocam o filtro ... eu ainda estou estudando se, nessa primeira troca, com baixa quilometragem, abro, ou não, o cárter para inspeção e limpeza e/ou troca do filtro ... de qualquer forma, preventivamente, eu já comprei também o filtro ... paguei R$ 170,00 na Hidramático Barão em São Paulo (muito cuidado na compra, pois, esse filtro não é o mesmo das Fulls diesel modelo 2008 para trás). Falta comprar a junta do cárter, que não encontrei ainda ... normalmente o pessoal faz essa junta de velumóide ... como não é muito cara, talvez valha a pena comprar na css mesmo ...

    Em princípio, é isso aí ...

    Forte abraço e boa sorte.

    E.T.:

    Seguem "links" onde você poderá apreciar o interior da caixa de transmissão de seu veículo e o estado do filtro ... referem-se a Pajeros Full com a mesma caixa de transmissão AISIN V5AWF do seu veículo ... num deles a quilometragem rodada é de 160.000 kms (Atente para o grau de impurezas na telinha do elemento filtrante - ademais, pelo que pude apurar, esse proprietário utiliza esse veículo em regime severo, diferentemente do nosso caso) ... no outro, a quilometragem é de 80.000 kms (neste, veja que o grau de saturação de impurezas é bem menor - baseado neste é que estou pensando em não abrir agora o cárter da transmissão de meu veículo, cuja quilometragem ainda não terá atingido 80.000 kms) ...

    PAJERO FULL CAMBIO V5AWF - FILTRO DE ÓLEO DO CAMBIO AUTOMÁTICO TROCADO COM 160.000 KMS
    157- масло акпп и фильтр) — бортжурнал Mitsubishi Pajero 3.2 ЦЕЗАРИО АГРО 2008 года на DRIVE2

    PAJERO FULL CAMBIO V5AWF - FILTRO DE ÓLEO DO CAMBIO AUTOMÁTICO TROCADO COM 80.000 KMS
    Замена масла АКПП 90 т.км - Страница 2 - Pajero4-club.ru/Клуб любителей Mitsubishi Pajero 4/Форум
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #2194
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    Boa noite,

    Sou membro novo nesse tópico e tenho uma Pajero Full 2008 GLS e estou procurando o acabamento do câmbio automático, ou seja, é aquela esteira que fica na base da alavanca do câmbio. Procurei em vários locais e até agora não encontrei. Se alguém pudesse me ajudar a encontrar o nome correto dessa peça ficaria mais fácil para buscar na internet.

    Obrigado,

    Marcus Vinicius

  • #2195
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Olá meu prezado amigo Everson

    .................................................. .................................................. .................................

    PAJERO FULL CAMBIO V5AWF - FILTRO DE ÓLEO DO CAMBIO AUTOMÁTICO TROCADO COM 160.000 KMS
    157- масло акпп и фильтр) — бортжурнал Mitsubishi Pajero 3.2 ЦЕЗАРИО АГРО 2008 года на DRIVE2

    PAJERO FULL CAMBIO V5AWF - FILTRO DE ÓLEO DO CAMBIO AUTOMÁTICO TROCADO COM 80.000 KMS
    Замена масла АКПП 90 т.км - Страница 2 - Pajero4-club.ru/Клуб любителей Mitsubishi Pajero 4/Форум
    Enasor

    Adorei as fotografias.......agora falta aprender ler Russo.........rsrsrsrs.

    Abs.
    Pajero Full HPE 3.2 5P 2014/2014

  • #2196
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    Grande Enasor.
    Um dos nossos pilares aqui no site com tantas informações.
    Agradeço ao nobre amigo a gama de explicações.
    Liguei hoje de manhã para a css e me disseram que se eu for trocar do oleo, será usado o Lubrax SP3. Não entendo muito desse negócio, mas resumindo. É o original que a mitsubishi manda colocar nas full. Bem! a minha por ser uma 13, pelo manual deveria ser o Castrol, que não tem mais na css.
    Como na css eles vão me cobrar o valor do litro, semelhante ao valor da oficina especializada, em torno de 75 reais, acho que vou fazer a troca na css. Já mandei vir do site partsouq.com o filtro e junta originais. Na css só o filtro estão querendo me cobrar 680 reais. comprei por 39 dolares.
    Ainda não sei se irão aceitar eu levar a junta e o filtro. Se não aceitarem, vou fazer a troca do oleo na oficina que citei. O problema é que eles só usam o oleo fuchs. Diz que é muito bom, mas não tenho muito conhecimento.

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