
Postado originalmente por
enasor
Olá meu prezado amigo voivodic
Muito interessante seu questionamento ...
Muitas das vezes em que a válvula EGR está em estado avançado de carbonização, porém, funcionando normalmente, isso não é acusado no scanner, tampouco por aquela famosa luzinha amarela do motor “
check engine”, PORÉM, o que pode acontecer em decorrência disso é o que vulgarmente chamam de “
travamento da EGR aberta”, ou ainda, “
queima da EGR”, ou seja, a ocorrência de dano irreversível em seu sistema elétrico ... aí sim, o veículo apresentará sintomas relevantes, a tal luzinha irá acender, o scanner vai acusar erro, etc., etc., mas, então, neste estágio, "
a vaca já terá ido pro brejo" e, neste caso, só trocando a tal EGR, a qual não é nem um pouco baratinha, viu???!!!! ... nos Pajeros Full ela fica localizada num local de fácil acesso ao mecânico (Em cima do coletor de admissão, fixada por apenas 4 parafusos) ... alguns nem cobram do cliente para dar uma verificada nela ... portanto, não custa nada, numa periodicidade combinada com seu mecânico, fazer uma manutenção preditiva, dando uma verificada no estado dessa EGR ... destaque-se que esse procedimento de verificação da EGR não está delineado no manual do veículo ... se ela estiver em estágio avançado de carbonização, então, aí, sim, é caso de uma verificação mais invasiva e apurada no sistema de admissão, desta feita, inspecionando-se também o coletor de admissão que, possivelmente, também estará bem sujo ... aí, dependendo do grau de carbonização desse coletor, será o caso de uma avaliação mais apurada por você e seu mecânico de confiança, quanto à necessidade, ou não, de se fazer uma limpeza no mesmo naquele momento, bem como a metodologia dessa limpeza, que também é muito discutida, dependendo do grau de sujeira incrustada ... Para mais detalhes, dê uma consultada na discussão no tópico do “
link” abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post2419562
Forte abraço e boa sorte.
E.T.:
Se, por acaso, alguém der a sugestão ao amigo para isolar o funcionamento da tal EGR quanto à recirculação de gases pelo coletor de admissão, já lhe adianto que este assunto (ISOLAR, OU NÃO, A EGR) é polêmico, o qual enquadra-se no mesmo contexto daqueles de difícil consenso (Melhor diesel, S500 ou S10; Melhor combustível, Diesel ou Gasolina; Melhor religião; Melhor time de futebol; Melhor partido político; melhor estilo musical; e por aí vai ...) ... neste caso, antes de tomar qualquer decisão, sugiro ao amigo pesquisar bastante a respeito desse assunto, não só neste site, como também em outros fóruns ... na medida do possível, recomendo-lhe ir acompanhando o tópico do "
link" abaixo que trata especificamente sobre essa tema em nossos Pajeros Full:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...to-da-egr.html (Pajero full – viável, ou não, o isolamento da egr?)