x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Agradecimentos: 74

Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Pudera.
    Com uma enquadrada dessa, acho que ele até conseguiria dormir lá atrás.
    E sem reclamar!
    Vixe!!!! ... é mesmo, meu prezado amigo Glaicon ... acho que “peguei pesado” com esse meu amigo ... na próxima vez, ele vai no banco da frente, com todas as mordomias imagináveis (um banco só pra ele, aquecido e com regulagem elétrica, podendo, ele mesmo, regular a temperatura do ar condicionado, inclusive para os passageiros de trás, abrir e fechar o teto solar na hora que bem quiser, controlar a central multimídia, inclusive a programação da TV, etc.) ... e o cafezinho dele na estrada será por minha conta!!!!! ... Abs.

Mudando de assunto ... uma coisa que eu não sabia ... o capô dos Pajeros Full a partir do modelo 2008 é de alumínio, conforme vi na reportagem cujo "link" foi postado pelo amigo Amiko, logo atrás ... "o capô agora é de alumínio, diminuindo peso e ruído - e também ajudando na absorção de impacto no caso de uma atropelamento" ... e, ainda, é um lugar a menos sujeito a ferrugem ... vivendo e aprendendo ...

Outra coisa que achei muito interessante nessa reportagem: "4x4 com reduzida ... entra em ação o sistema de controle de descidas. Em declives acentuados, dispensa uso de freio, fazendo todo o controle de tração eletronicamente e mantendo o carro na mão" ... alguém já testou isso? ... e em descidas íngremes e com piso escorregadio (lama)? ... funciona também? ... é só colocar no 4LLc, 1.ª marcha manual e "encarar"? ... se não me engano, vi algum comentário de que o ar condicionado ligado ajuda nesta situação ... é isso mesmo? ...
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Outra coisa que achei muito interessante nessa reportagem: "4x4 com reduzida ... entra em ação o sistema de controle de descidas. Em declives acentuados, dispensa uso de freio, fazendo todo o controle de tração eletronicamente e mantendo o carro na mão" ... alguém já testou isso? ... e em descidas íngremes e com piso escorregadio (lama)? ... funciona também? ... é só colocar no 4LLc, 1.ª marcha manual e "encarar"? ... se não me engano, vi algum comentário de que o ar condicionado ligado ajuda nesta situação ... é isso mesmo? ...
    Enasor,

Saberia dizer desde quando as Full tem esse sistema? Creio que a minha 11/12 ainda não tem. E se tem nunca percebi a atuação. De qualquer maneira a 1a reduzida segura bem o carro e nunca senti falta de mais que isso. Raramente preciso usar os freios quando uso reduzida, e usando a primeira então...

Se o carro tiver esse sistema, o ar condicionado não faz diferença alguma, já que a eletrônica controla o carro com leves toques nos freios. Já nos caros que não tem, sim, o ar ajuda a freiar o carro na descida, pois é mais um sistema que precisa girar, roubando potência do motor. No caso, em primeira reduzida e usando freio motor vai ter um pouco de freio extra. Ocorre que essa dica do ar condicionado e genérica para todos os carros, e na Full, devido à potência/tamanho do motor o peso extra do sistema de ar condicionado não é tão relevante assim e não faz muita diferença. Na pratica, a dica é mais valiosa naqueles carros em que o ar condicionado pesa bastante para o motor, especialmente modelos com menos potência. E a dica em sí, sempre que ouvi, seria para casos bem extremos. Normalmente, não vejo que alguém, pelo menos no Brasil, use uma Full regularmente numa situação dessas. Mas vale ter ela em mente, nunca se sabe quando vamos querer aquele pequena ajuda, numa emergência qualquer.

Abracos

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por marlonwh Ver Post
    Enasor,

Saberia dizer desde quando as Full tem esse sistema? Creio que a minha 11/12 ainda não tem. E se tem nunca percebi a atuação. De qualquer maneira a 1a reduzida segura bem o carro e nunca senti falta de mais que isso. Raramente preciso usar os freios quando uso reduzida, e usando a primeira então...

Se o carro tiver esse sistema, o ar condicionado não faz diferença alguma, já que a eletrônica controla o carro com leves toques nos freios. Já nos caros que não tem, sim, o ar ajuda a freiar o carro na descida, pois é mais um sistema que precisa girar, roubando potência do motor. No caso, em primeira reduzida e usando freio motor vai ter um pouco de freio extra. Ocorre que essa dica do ar condicionado e genérica para todos os carros, e na Full, devido à potência/tamanho do motor o peso extra do sistema de ar condicionado não é tão relevante assim e não faz muita diferença. Na pratica, a dica é mais valiosa naqueles carros em que o ar condicionado pesa bastante para o motor, especialmente modelos com menos potência. E a dica em sí, sempre que ouvi, seria para casos bem extremos. Normalmente, não vejo que alguém, pelo menos no Brasil, use uma Full regularmente numa situação dessas. Mas vale ter ela em mente, nunca se sabe quando vamos querer aquele pequena ajuda, numa emergência qualquer.

Abracos
    Olá meu prezado amigo marlon
    Boa tarde.

Pois é, meu caro ... conforme comentei, na reportagem citada pelo amigo Amiko, consta "4x4 com reduzida ... entra em ação o sistema de controle de descidas. Em declives acentuados, dispensa uso de freio, fazendo todo o controle de tração eletronicamente e mantendo o carro na mão" ...

Mitsubishi Pajero Full - WM1

Essa reportagem é de 26/04/2007 e foi motivada pelo lançamento das Fulls 2008 ... como sua viatura é um Pajero Full 3.8 Gasolina 2011/2012, então, acredito que ela tenha essa funcionalidade ...

Faz tempo que estou com essa dúvida sobre descidas muito íngremes com o Pajero Full ... numa de minhas viagens, num dos trajetos, tinha uma com uns 45 graus de declividade ... se não for isso, muito perto disso ... na ida, o tempo estava seco ... na volta, tinha chovido e estava bem liso ... na dúvida sobre o desempenho do veículo e, considerando minha falta de prática, resolvi não arriscar, nem na ida, nem na volta ... dei uma volta enorme por causa disso ... agora, quando vi essa reportagem, lembrei-me do ocorrido e resolvi tirar essa dúvida ... meu medo maior é na descida, principalmente lisa, pois o veículo pode atravessar e tombar ... sobre o ar condicionado, não sei exatamente onde li isso, mas, se eu não estiver enganado, alguém comentou que, estando ele ligado, ajuda a segurar o giro do motor de forma a evitar o travamento das rodas ... mas, conforme você comentou, se a eletrônica controla, então ...

Forte abraço.

E.T.:

Seria também muito legal se tivesse um vídeo de um Pajero Full numa situação dessa, para a gente ver ... vi, num site japonês, um vídeo de um Pajero Full em teste de rampa (muito íngreme) ... pude ver que, na descida, o veículo desce bem devagarinho, porém, lá, não dá para saber como o condutor está operando o veículo (se está, ou não, pisando no freio; se está, ou não, em 1.ª manual e no modo reduzida 4LLc; se está, ou não, com ar condicionado ligado; etc.) ...
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Curitiba/PR
    Olá meu prezado amigo marlon
    Boa tarde.

Pois é, meu caro ... conforme comentei, na reportagem citada pelo amigo Amiko, consta "4x4 com reduzida ... entra em ação o sistema de controle de descidas. Em declives acentuados, dispensa uso de freio, fazendo todo o controle de tração eletronicamente e mantendo o carro na mão" ...

Mitsubishi Pajero Full - WM1

Essa reportagem é de 26/04/2007 e foi motivada pelo lançamento das Fulls 2008 ... como sua viatura é um Pajero Full 3.8 Gasolina 2011/2012, então, acredito que ela tenha essa funcionalidade ...

Faz tempo que estou com essa dúvida sobre descidas muito íngremes com o Pajero Full ... numa de minhas viagens, num dos trajetos, tinha uma com uns 45 graus de declividade ... se não for isso, muito perto disso ... na ida, o tempo estava seco ... na volta, tinha chovido e estava bem liso ... na dúvida sobre o desempenho do veículo e, considerando minha falta de prática, resolvi não arriscar, nem na ida, nem na volta ... dei uma volta enorme por causa disso ... agora, quando vi essa reportagem, lembrei-me do ocorrido e resolvi tirar essa dúvida ... meu medo maior é na descida, principalmente lisa, pois o veículo pode atravessar e tombar ... sobre o ar condicionado, não sei exatamente onde li isso, mas, se eu não estiver enganado, alguém comentou que, estando ele ligado, ajuda a segurar o giro do motor de forma a evitar o travamento das rodas ... mas, conforme você comentou, se a eletrônica controla, então ...

Forte abraço.

E.T.:

Seria também muito legal se tivesse um vídeo de um Pajero Full numa situação dessa, para a gente ver ... vi, num site japonês, um vídeo de um Pajero Full em teste de rampa (muito íngreme) ... pude ver que, na descida, o veículo desce bem devagarinho, porém, lá, não dá para saber como o condutor está operando o veículo (se está, ou não, pisando no freio; se está, ou não, em 1.ª manual e no modo reduzida 4LLc; se está, ou não, com ar condicionado ligado; etc.) ...
    Prezado,

Acho que essa reportagem não foi muito feliz nos termos que usou. Normalmente o Hill descent control tem um botão para ser acionado, é uma espécie cruize control, mas que freia para o carro não ganhar velocidade. (Aparentemente, Nasceu com a freelander que não tinha reduzida e tiveram que usar eletrônica para resolver o problema) Inclusive modelos novos da pajero Sport no exterior têm esse botão. Consultei alguns fóruns gringos e entendi que a Full teria o EBAC. Um auxiliar para o freio motor, que é o que usamos quando fazemos 1a reduzida numa decida.

"Engine Brake Assist Control (EBAC)
    EBAC gives you superior control on steep descents because you won't be losing engine braking and traction due to slipping wheels. The system works automatically when descending slopes in 4LLc mode."

E descrevem o comportamento assim:

"No, it is not hill descent control ala Land Rover. You cant nose it over a hill and lift your feet off. All it does is brake a wheel if it starts to turn faster than the others due to slippage when descending under engine braking. It is reasonably effective should a wheel slip, but not the same thing as hill descent."

Mas na Full, o que já usei em algumas ocasiões é isso, primeira reduzida e freio motor. Mas o giro e velocidade sobem até que se equilibrem.

O risco de sair de lado que você citou existe, mas quando o chão tá liso e o carro escorrega, normalmente, um toque no acelerador acerta a descida.

Não sei até onde o HDC é mais efetivo que reduzida e freio motor quando o chão está muito liso.

Creio que nessa hora, vale mais bons pneus ou uma rota melhor como você fez.

Abracos,
    Marlon.

Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Curitiba/PR
    Completando:

Com o EBAC, a dica do ar funciona, pois trata-se de freio motor. Mas, como falei, não vai fazer muita diferença na Full. Vale mais para aqueles raros momentos de emergência e seria melhor usar um caminho diferente se possível.

No HDC, em que o computador freia o carro literalmente, e não usa freio motor, é indiferente.

Abracos

Usuário
    Entrada
    20/02/2014
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 0
    Boa Tarde Pessoal!
    Meu carro está com uma falha na direção, algumas vezes ela fica dura.
    Por acaso, alguém aqui sabe informar um lugar para reparar a bomba direção da pajero full 2002?

Usuário
    Entrada
    06/08/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 6
    Gente, a Full tem assistente de partida em rampa? Não encontrei nada no manual. Parece que a MIT chama este recurso de HSA nos seus outros carros.

Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por Amiko Ver Post
    Gente, a Full tem assistente de partida em rampa? Não encontrei nada no manual. Parece que a MIT chama este recurso de HSA nos seus outros carros.
    Boa noite,

Quando fiz test drive numa nova, tinha sim. A minha não tem, e não sei desde quando passou a ter.

Abracos

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 190
    Também desconheço a informação de existir ou não o controle de descida com a reduzida acionada.
    Mas que a viatura reduz marcha na rodovia, quando em descida, isso tem.
    Percebo claramente quando em trecho que quero diminuir um pouco a velocidade, dou uma pisada no freio.
    Logo em seguida, já não mais freando, mas ainda embalado pelo declive percebo o carro dar uma segurada na marcha.
    Jogando a alavanca para o tiptronic só para confirmar esta percepção, o câmbio já aparece em 4ª marcha.
    Portanto, se existe esta redução em caixa alta, acredito ter também quando em reduzida.
    Afinal, naturalmente o motorista pisará no freio em algum momento da descida, mesmo em reduzida e, via de consequência, o sistema deverá "perceber" esta intenção e produzir a mesma diminuição de marcha.
    Já mudando de assunto, o serviço de recall na minha viatura foi adiado!
    Já tinha duas Full´s na minha frente e os técnicos viram que o sistema não é plug and play.
    Tem que desmontar o painel.
    Precisa de mais de um dia de serviço.
    Falei com eles e disse: "bom, já podem aproveitar e tirar alguns grilos, né?"
    Apenas riram.
    Próxima semana deverei levar lá novamente, pois não iria deixá-la parada de sexta até segunda-feira.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Everson
    Entrada
    27/11/2006
    Local
    Santa Maria/RS
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde Senhores.
    Venho a alguns meses acompanhando as conversas sobre a pajero full e tentando amenizar um certo medo de pegar uma full. Tive algumas hilux, frontier. Camionetes que supriram muito bem minhas necessidades na época que as tinha. Mas ultimamente, resolvi estudar a possibilidade de vender minha hilux e comprar uma full diesel. Para ajudar nas inumeras dúvidas que tinha e que ainda tenho, fui procurar contato com dois participantes aqui desse Forum. Senhores Enasor e Carpoto. Pensei em buscar informações com esses amigos, tendo em vista a quantidade de informações que colocam aqui. Dois Pajeiristas de carteirinha...kkk..desculpe a brincadeira. Mas muito conhecedores e aptos a dar boas explicações sobre o modelo.
    Acabei essa semana comprando minha primeira Full, 2013, preta, aro 20. comprei em um negócio muito bom, tendo em vista que vendi a hilux a vista, sendo assim pude buscar grandes descontos. E foi o que ocorreu.
    Viajei de cara com ela 1735 km. Fiz uma média real, na boca do tanque de 11,05 km/litro, sendo que no painel deu média de 12,6 km/l.
    Estou muito satisfeito com a tecnologia que a full nos proporciona. Não tem como comparar com uma hilux CD automática. Não vou tecer comentarios nesse momento, pois é pouca experiência com ela. Para resumir. Muito satisfeito com esse novo tipo de carro. A única coisa que não gostei e realmente não gosto e terei de arrumar uma maneira de amenizar, são os grilos, sons, batida mais seca que ela dá ao passar um sinalizador daqueles quadrados por exemplo. Com a hilux eu nem reduzuaa a velocidade. Passava sem dar atenção. Só ouvia um baixo barulho de pneu cruzando algo. Com essa fui fazer o mesmo e vi que terei de mudar. Terei de reduzir, pois por ser um aro 20, pouca parede de pneu, a batida é bem maior.
    De resto. Satisfeito.
    Quero deixar aqui o meu fraterno agradecimento aos nobres amigos que acredito ter incomodado um pouco, com minhas dúvidas. Enasor e Carpoto, os quais me ajudaram a me encorajar a assumir uma Pajero Full. Muito obrigado amigos.

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    ... recall ... Tem que desmontar o painel ... mais de um dia de serviço ... Falei com eles e disse: "bom, já podem aproveitar e tirar alguns grilos, né?" ... Apenas riram ...
    Boa ideia, meu caro Glaicon ... mas eles riram, não foi por acaso ... sabem da dificuldade ... o pessoal da css só consegue fazer esses pequenos ajustes, de forma paliativa, cujos “grilos” acabam voltando ... é aquilo que o Ibrahim comentou: É difícil encontrar um jipe que não sofra desse mal ... isso só se resolve de forma mais definitiva com ajustes feitos com materiais apropriados, colocados em locais específicos, com a metodologia que somente “tira-grilos” especializados conseguem fazer com a maestria que lhes é peculiar ... Forte abraço.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por marlonwh Ver Post
    Completando:

Com o EBAC, a dica do ar funciona, pois trata-se de freio motor. Mas, como falei, não vai fazer muita diferença na Full. Vale mais para aqueles raros momentos de emergência e seria melhor usar um caminho diferente se possível.

No HDC, em que o computador freia o carro literalmente, e não usa freio motor, é indiferente.

Abracos
    Grande Marlon ... bom dia ... valeu!!!!! ... muito agradecido ao caro amigo pelas didáticas explicações ... Forte abraço.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pajero Dakar: impressões, comentarios...
      Por Carlos A. C. Azevedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 830
      Última resposta: 01/05/2025, 08:26
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    3. Pajero Full HPE 2009 vs Pajero Full 2013 HPE
      Por konell16 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/08/2013, 19:43
    4. Pajero sport flex v6 2011 - comentários e opinião
      Por ACCACIO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3