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Convex Datacenter
  • #2089
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    Prezados amigos Juarez e Glaicon
    Bom dia.
    Nenhum Pajero Full enviado para o Brasil tem bloqueio do diferencial traseiro instalado pela montadora. No caso das 3D tem até o local para instalação do botão de acionamento no painel, talvez, com a possibilidade de instalação dessa funcionalidade por conta do proprietário ... pode ser que a montadora tenha deixado essa opção nas 3D, talvez pensando que esta viatura tenha uma maior aptidão para atividades "off-road", por ser menor e mais versátil ...
    Forte abraço.
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  • #2090
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    Só complementando ... na época que adquiri a minha viatura, lembro-me que tinha uma 3D 2014 à venda ... se bem me recordo, ela tinha até o botão de acionamento do bloqueio do diferencial traseiro, em vez da tampa cega ... por um bom tempo eu até fiquei pensando que a 3D tinha essa funcionalidade, enquanto que a 5D, não ... depois, pesquisando, descobri que nenhuma delas vem do Japão com essa funcionalidade ...
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  • #2091
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    Já ouvi dizer que um dos grandes atributos da Full em situações off-road era um controle eletrônico de tração que impediria de ficar uma roda patinando sozinha mediante atuação do freio ABS.
    Em tese um sistema desses cumpre com vantagens a função de um bloqueio de diferencial.
    Sendo assim, porque haveria previsão para instalação de bloqueio nesse veículo?
    Alguém já teve experiência da atuação desse sistema eletrônico numa situação de necessidade?

  • #2092
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    A full 5d também tem o espaço no painel, mas não vi nenhuma com tal opcional.

    O controle de tração resolve, em alguns casos até melhor q o bloqueio, mas tem um limites:
    - Ele usa os freios e o atuador do abs pra garantir que a roda não gire livremente. Se usar muito num curto período de tempo, em caso de trilhas pesadíssimas por exemplo, pode precisar parar e dar um tempo para que recupere a atuação, pois ele tem um limite de quanto consegue bombar o freio.
    - em alguns casos limite, em teoria, ele não daria a tração máxima, pois o sistema precisa que a roda derrape antes de acionar o freio. Esse pequeno instante é uma perda de tração e energia, mas desprezível na maioria dos casos.

    Tem algumas vantagens esse sistema em relação ao bloqueio. Em primeiro lugar ele atua nas rodas dianteiras e traseiras, e equivale a bloquear os dois eixos. Ele permite fazer curvas e ficar acionado continuamente, coisas que o bloqueio no diferencial dianteiro/traseiro não fazem. Ele aciona automaticamente, sendo que o bloqueio precisa ser acionado manualmente. Há algumas discussões em fóruns gringos de quando um sistema é melhor q outro. Mas sempre em situações muito específicas e extremas.

    De modo geral, em meu entendimento, o controle de tração da conta e é preferível em relação ao bloqueio.

    Nunca tomei um "X" cruzando erosões. Já ouvi o sistema acionar algumas vezes na minha. uma única vez, numa subida em barro na serra da canastra, com muita chuva e rebocando um camarada que tava preso lá, peguei um trecho liso e tocou um beep, indicando que eu estaria sem a ajuda do sistema. No caso, assim que passei o trecho em questão, tirei a cinta do reboque e segui, já com o sistema atuando normalmente.

    Se você tem dúvidas se precisa ou não do bloqueio de diferencial, 99% de chances de não precisar. Quando o controle de tração atua é bem perceptível o tec-tec-tec do freio na roda que tá girando livre.

    Adicionalmente, não sei se o controle de tração e de série em todos os modelos de todos os países. Faz sentido ter o espaço no painel, para que possa instalar como opcional para o carro em algum local em que as condições sejam outras.

    Abracos
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  • #2093
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Já ouvi dizer que um dos grandes atributos da Full em situações off-road era um controle eletrônico de tração que impediria de ficar uma roda patinando sozinha mediante atuação do freio ABS.
    Em tese um sistema desses cumpre com vantagens a função de um bloqueio de diferencial.
    Sendo assim, porque haveria previsão para instalação de bloqueio nesse veículo?
    Alguém já teve experiência da atuação desse sistema eletrônico numa situação de necessidade?
    A minha Full 2008, ao acionar a reduzida, desliga automaticamente o controle de tração, inclusive aparecendo essa informação no painel.
    Quanto à experiência numa situação de "necessidade", na verdade, brincando com ela numa pequena subida de barro liso, em 4X4 part time, ao começar a patinar, a viatura cortava o motor tentando ajudar a retomar a tração, piscando no painel o ASC e as rodas que estavam perdendo a aderência.
    Resumindo, não consegui subir o obstáculo, apesar da pouco dificuldade do mesmo, chegando a voltar de ré deslizando, mesmo pisando no freio.
    Claro que os pneus eram 100% asfalto, ajudando na dificuldade de tracionar.
    Não tentei depois, mas o correto seria desligar manualmente o ASC, caso quisesse permanecer no 4X4 part time.
    Esse desligamento é possível através do botão atrás do volante.
    4X4 Brasil

  • #2094
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    A minha Full 2008, ao acionar a reduzida, desliga automaticamente o controle de tração, inclusive aparecendo essa informação no painel.
    Quanto à experiência numa situação de "necessidade", na verdade, brincando com ela numa pequena subida de barro liso, em 4X4 part time, ao começar a patinar, a viatura cortava o motor tentando ajudar a retomar a tração, piscando no painel o ASC e as rodas que estavam perdendo a aderência.
    Resumindo, não consegui subir o obstáculo, apesar da pouco dificuldade do mesmo, chegando a voltar de ré deslizando, mesmo pisando no freio.
    Claro que os pneus eram 100% asfalto, ajudando na dificuldade de tracionar.
    Não tentei depois, mas o correto seria desligar manualmente o ASC, caso quisesse permanecer no 4X4 part time.
    Esse desligamento é possível através do botão atrás do volante.
    Glaicon,

    Realmente, quando os quatro pneus derrapam, não tem muito o que fazer. Pode bloquear, controlar a tração, etc. carro não vai. Aí só mudando o pneu, ou usando o guincho, empurrando, etc.

    O que acho legal registrar é que, tanto o engate da reduzida quanto o botão apenas desligam parcialmente o controle de tração. Detalho melhor:

    Com ele ligado em modo normal, ao derrapar ele corta o acertador também. O que é bom no asfalto, numa emergência, mas péssimo no offroad. Isso outros carros normais com controle de tração também fazem.

    A diferença na Pajero, e não sei se outros modelos offroad também, é que com ele desligado deixa de cortar o acelerador, mas ainda deixa ativa a função de pinçar o freio quando as rodas derrapam.

    No episódio que relatei, e em outras oportunidades também, estava em reduzida e com ASC off aceso no painel. Aí ele apenas pinça o freio.

    Neste caso, quando derrapa, ele pisca a luz verde que indica cada roda com tração no painel, para as que estiverem derrapando.

    Abracos

  • #2095
    Bom saber que inexiste tal sistema. Como adquiri o carro recentemente do primeiro proprietário, poderia ocorrer de ter dado algum problema e ele ter desativado o referido bloqueio. Ufa! Menos mal.
    Valeu Glaicon, Enasor, Walter e Marlonwh.


    Citação Postado originalmente por Juarez Pontes Ver Post
    Amigos uma pequena dúvida. Lendo o manual do proprietário da minha Full HPE 3D Gas, 10/11, consta que a Vt tem bloqueio de diferencial traseiro, entretanto verifiquei que no local onde seria o botão de acionamento o que existe é uma tampa cega, ou seja não existe o tal botão, pelo menos no meu carro. Ele ficaria situado ao lado dos botões de aquecimento dos bancos, conforme foto do manual abaixo. Afinal tem ou não tem? Eis a questão!

    Anexo 546717
    Hilux SRV CD 4x4 Diesel/22
    Pajero Ful 3D HPE V6 250 HP/11

    Ex Hilux SW4 SRV/14 Diesel

    Ex Hilux SRV/11-Ex Ranger CD LTD/10


  • #2096
    Citação Postado originalmente por marlonwh Ver Post
    Glaicon,

    Realmente, quando os quatro pneus derrapam, não tem muito o que fazer. Pode bloquear, controlar a tração, etc. carro não vai. Aí só mudando o pneu, ou usando o guincho, empurrando, etc.

    O que acho legal registrar é que, tanto o engate da reduzida quanto o botão apenas desligam parcialmente o controle de tração. Detalho melhor:

    Com ele ligado em modo normal, ao derrapar ele corta o acertador também. O que é bom no asfalto, numa emergência, mas péssimo no offroad. Isso outros carros normais com controle de tração também fazem.

    A diferença na Pajero, e não sei se outros modelos offroad também, é que com ele desligado deixa de cortar o acelerador, mas ainda deixa ativa a função de pinçar o freio quando as rodas derrapam.

    No episódio que relatei, e em outras oportunidades também, estava em reduzida e com ASC off aceso no painel. Aí ele apenas pinça o freio.

    Neste caso, quando derrapa, ele pisca a luz verde que indica cada roda com tração no painel, para as que estiverem derrapando.

    Abracos
    Caro Marlonwh,
    Interessante suas colocações, oportunas e bastante esclarecedoras.
    Sempre tive dúvidas nos mecanismos dos sistemas de controle de tração e estabilidade, cada um com suas nomenclaturas e abreviaturas próprias, conforme marca/modelo do veículo.
    Corrijam-me, por favor, se estiver errado, mas grosso modo o controle de estabilidade tem a ver com o corte de potência do motor e o controle de tração com o abs pinçando a roda. Só que ambos também usam o corte do motor e o abs nos seus módulos de controle, um mais que o outro, mas tudo junto e misturado, tá lá no manual... Rsrs. Exceto, como vc bem citou, quando se desliga o ASTC (controle de tração e estabilidade), ou se aciona o 4x4 reduzido (4LLc) -- que neste modo automaticamente desliga o ASTC, assim não corta mais o motor, entretanto o bloqueio de roda pelo abs continua funcionando. É bom enaltecer isso, pois neste caso o controle pode literalmente tirar o veículo de uma situação de atoleiro extremo e/ou situação de rodas em X. Pra exemplificar, uma vez fiquei numa situação de 4x1 numa L200, só saí rebocado, claro. Passei num córrego lamacento e curto lá pras bandas do Jalapão, a frente da Pick-Up mergulhou e saiu -- o eixo dianteiro ficou quase suspenso, com o mínimo de tração, fazendo as duas rodas girarem livremente na lama; já o eixo traseiro ficou totalmente soterrado na água e lama, com uma roda calçada e a outra deslizando. Das quatro rodas só uma estava tracionada. Neste caso um bloqueio de diferencial traseiro ou o atual controle de tração, teriam com certeza me tirado da enrascada. Resultado, fiquei horas esperando um iluminado que também estivesse por aquelas bandas, o que só ocorreu no final do dia. Ainda bem! Antes tarde do que nunca... rsrsrs.
    Vale salientar que este método de controle dos freios, da função de controle de tração (uso do abs), ativo mesmo quando o controle de estabilidade está desligado, não existe na maioria dos 4x4. Pra exemplificar, tive uma SW4 SRV 2014 diesel , e em situação de uso em dunas, areia, lama, etc, o manual recomendava o desligamento do referido controle. Entretanto, ao fazê-lo o sistema também deixava de pinçar com o abs aquela roda que deslizava livremente. Entendo isso como uma grande desvantagem, principalmente quando, por força do destino, você se ver em circunstância igual a que fiquei com a L200 (acima), ou em situação de X, daí o poderoso 4x4 passa a ser um reles 4x1 ou 4x0, sem tracionamento algum nas rodas.
    Entretanto como não conseguia assimilar que a grande SW4 poderia ficar em situação tão vexaminosa, discuti isso aqui no fórum específico e lá me confirmaram o que já temia. Saliento que foi tudo por mera curiosidade, claro, já que não sou praticante do Off-Road e tampouco usuário de trilhas e “pirambeiras”, e nunca coloquei a VT em tais situações, no máximo alguns passeios pelas dunas do meu litoral. Bom, não conformado, abri solicitação de informação junto à Toyota, tendo um engenheiro da fabrica me retornado por telefone ratificando e corroborando com o que já sabia por meio do fórum. Ou seja, desligou o sistema desliga tudo. Ponto para a Full!
    Vale destacar também que na SW4 vc desliga o ASTC, mas quando atinge a velocidade de 60 km/h o sistema religa automaticamente, ao contrario da Full que só religa após os 120 Km/h. Nestes casos o sistema da Full é bem mais vantajoso pois no uso em areias, praias, etc, muitas vezes têm-se que acelerar forte e atingir velocidades superiores a 60 km para transpor obstáculos e dunas mais extensas.

    -controle-tracao.jpg -controle-estabilidade.jpg
    Hilux SRV CD 4x4 Diesel/22
    Pajero Ful 3D HPE V6 250 HP/11

    Ex Hilux SW4 SRV/14 Diesel

    Ex Hilux SRV/11-Ex Ranger CD LTD/10


  • #2097
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    Citação Postado originalmente por marlonwh Ver Post
    A diferença na Pajero, e não sei se outros modelos offroad também, é que com ele desligado deixa de cortar o acelerador, mas ainda deixa ativa a função de pinçar o freio quando as rodas derrapam.
    Abracos
    Não sabia disto.
    Ponto positivo.

  • #2098
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    FORTALEZA/CE
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    Boa tarde !

    Senhores estou para comprar a minha primeira Pajero Full, mas gostaria de tirar algumas duvidas sobre os dois modelos (gasolina e diesel) ver as qualidades de cada um e os contras:

    Por exemplo vejo uma diferença de preço bem acentuado nos dois modelos, poderiam me falar um pouco sobre os dois tipos de motorização?

    Outro detalhe seria quais os cuidados ao comprar o carro, o que devo olhar na hora da compra, ouvi muita gente falando para ter cuidado com as diesel anteriores ao ano de 2008 e com relação as V6 independe o ano, o que vcs poderiam me dizer sobre isso.

  • #2099
    Citação Postado originalmente por ALBERT193 Ver Post
    Boa tarde !

    Senhores estou para comprar a minha primeira Pajero Full, mas gostaria de tirar algumas duvidas sobre os dois modelos (gasolina e diesel) ver as qualidades de cada um e os contras:

    Por exemplo vejo uma diferença de preço bem acentuado nos dois modelos, poderiam me falar um pouco sobre os dois tipos de motorização?

    Outro detalhe seria quais os cuidados ao comprar o carro, o que devo olhar na hora da compra, ouvi muita gente falando para ter cuidado com as diesel anteriores ao ano de 2008 e com relação as V6 independe o ano, o que vcs poderiam me dizer sobre isso.
    Olá Albert193,

    Seja bem vindo ao mundo das Full...
    Sugiro retornar uma página neste Post e vc já irá encontrar algumas considerações do nosso amigo Marlon sobre o assunto. Também irá encontrar muito mais inserido no meio das páginas. Com certeza alguns já contribuíram com esse tema de forma mais técnica, de repente podem até lhe direcionar melhor.
    Eu particularmente passei por essas dúvidas há pouco. Após ler todas as colocações dos foristas e ponderar bastante, adequando às minhas expectativas e necessidades, optei pela Full 3D HPE à gasolina, 10/11, com 47 mil Km. Pesquisei bastante, conversei com mecânicos e proprietários e todos foram unanimes em afirmar: Zero problemas! Só trocar os óleos, observar as revisões e pronto. Pelo menos até agora não tenho conhecimento de nenhum problema recorrente desses carros. A minha fui buscar em SP em função de aqui na minha cidade existirem poucas e as boas não estarem à venda. Rodei quase 4 mil Km, de Sp para Brasília e depois Natal, viajem tranquila, com conforto e segurança. Como já tinha feito algumas vezes esse percurso na minha ex SW4 3.0 à diesel, só senti diferença quanto ao menor torque do motor à gasolina, mas contornava isso passando o câmbio para o manual, daí esticava mais as marchas nas ultrapassagens e compensava a diferença. Ah, teve tb algumas paradas a mais para abastecimento, no mais foi tudo tranquilo e dentro do esperado.
    Vc também mora em cidade litorânea e deve ter mais cuidado ainda, aí como aqui em Natal a turma gosta de judiar as Pajeros, não pelo quesito de trilhas, lama e barro, e sim maresia, muita maresia. Tem gente que faz verdadeiros ralis pela beira mar, mete sem dó o carro na água salgada costumeiramente, e quando vai lavar na segunda (quando lava) a oxidação já começou seu trabalho, principalmente nas partes expostas de ferro, elétrica, sensores de roda, etc., dentre outros itens, por isso fui comprar em Sampa. E olha que o litoral do RN e CE concentram na água do mar um dos mais altos teores de sal do mundo...
    Se vc roda menos que 1500 km por mês pode ter certeza que não irá tirar a diferença de preços dos carros só na economia de combustível do diesel. Então a coisa fica meio que subjetiva, aquele lance de gostar mais do barulho do motor, do elevado torque do diesel, etc. No quesito custo com certeza a VT à diesel é mais onerosa que a gasolina, sua manutenção é mais cara, seu seguro idem, sem falar no quesito segurança, por ser mais visada em roubos, etc. Pelo visto vc já se inteirou de alguns problemas nas BI, bicos, tanques, etc, de algumas VT à diesel, notadamente aquelas mais antigas. Alguém já até postou que a maioria já deu ou vai dar problemas nesses itens, e o custo é estratosférico considerando o ano e valor do veículo. Mas isso também não é o fim do mundo, pois existem sites de lojas nos Emirados Árabes que vendem e mandam peças pra cá a quase 1/3 do valor das CSS locais. Mas entendo que se o cara compra um veículo com esforço, cuida e zela pra logo depois tomar um tombo financeiro não é a melhor das situações, sem falar nos contra tempos de carro parado, oficinas, etc. Por isso a escolha tem que ser criteriosa, preferentemente com profissionais qualificados. Eu soube que em SP e outras capitais -- não sei aí em Fortaleza, já existem empresas especializadas em dar laudo para compra de carros, tem até seguro embutido. Olham da lataria, pintura, kms rodados, pneus, motor, caixa, amortecedores, suspensão, etc, etc, etc., até documentação e histórico do carro. Qualquer problema será relatado e se eles comeram bola em algum item, e caso venha a ter problema, o cliente é ressarcido do valor do prejuízo não observado. Em SP eles cobraram uns R$ 500, ou R$ 700, da loja onde comprei meu carro, acho até um valor justo pra o que oferecem.
    Minha escolha pela Full 3D à gasolina, se deu, não só pra fugir desses prováveis futuros problemas, mas tb pelo fato de não necessitar de 5 portas nem tampouco de mala espaçosa. Quanto ao quesito consumo fiz 7 km/L na estrada de SP pra cá, na cidade faz em torno de 4 a 4,5, a depender do transito travado ou não. Como rodo muito pouco, pois na maioria das vezes estou de moto, esse quesito foi o que menos pesou. Outro fator que considerei foi o fator segurança, pelo menos aqui na minha cidade, pois carros à diesel são mais visados para roubos ou tomados de assalto à mão armada. A bandidagem não perdoa. Eu tinha uma SW4 SRV 2014 à diesel, passei pra frente pra não correr o risco de ter uma arma na minha cabeça a qualquer momento, pois aqui levam umas duas por dia, entre SW4 e Hilux. E a decisão não foi pelo valor do carro, pois isso é problema do seguro, mas sim pela preservação e segurança do condutor e passageiro. Infelizmente hoje moramos em um país da insegurança, onde até isso tem que ser observado na escolha de um veículo ou outro bem de consumo qualquer. Tô fora! E isso só vai tomar outro contorno quando derrubarem o famigerado Estatuto do Desarmamento e possamos nos defender e ao nosso patrimônio, já que o Estado não o faz. Bom, mas isso já é outra história. Por fim, como saí de um bom carro 5D à diesel e queria algo no mesmo nível, mas sendo 3D, entretanto com conforto, segurança e semelhante raça Off-Road, o único existente no mercado com essas características é a Pajero Full 3D, seja à gasolina ou diesel.
    É isso amigo, espero que faça a escolha certa e encontre um bom carro, e que lhe traga só satisfação e alegria.
    Hilux SRV CD 4x4 Diesel/22
    Pajero Ful 3D HPE V6 250 HP/11

    Ex Hilux SW4 SRV/14 Diesel

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  • #2100
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    Sábias palavras, Juarez.
    Quanto à dúvida do Albert sobre "as V6, independente do ano", posso dizer que não existe qualquer problema.
    O consumo fica fora desta questão, pois não é problema, mas sim característica, considerando o tamanho da viatura, peso e potência.
    Ponderei muito entre a Full diesel e a gasolina.
    Faz um ano que comecei minha busca.
    Fiz até proposta em duas à gasolina (2008 e 2010), sendo ambas do Rio de Janeiro.
    Não fechei por detalhes.
    Quem for comprar sempre encontrará as modelos à gasolina bem menos rodadas, o que é um ponto positivo na aquisição.
    Já o dia a dia da diesel é agradável ao parar na bomba de combustível.
    Ou seja, consigo achar vantagens nas duas versões, seja diesel ou gasolina.
    Boa sorte nessa doce dúvida.

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