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    Citação Postado originalmente por Otavio Calegari Neto Ver Post
    Caporto,

    Ficou de fato muito legal o painel, eu tenho uma Full 2005, com 250mil km, preta, gostei de várias de suas alterações. Moro em Brasília também, seria legal trocar umas ideias com você sobre onde levar para fazer manutenção e etc.
    Estou com a minha faz 1 ano, até agora estou gostando muito do carro e gastando muito também.

    Fiz revisão do freio, troquei os discos e pastilhas, mas está tripidando um pouco agora depois de 7 mil km, pode ser estes atuadores que estão ruins?

    Grande abraço, estou me enriquecendo muito lendo seus posts, valeu fica na Paz.


    Otávio - Pajero Full HPE Disel, 3.2, 2005/2005 - 250mil km
    Bom dia caro Otávio,

    Que bom que gostou das alterações que fiz, se quiser trocar mais ideias estou a disposição.
    Segue o meu email: caportotec@gmail.com

    Att.
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    Grande mestre Caporto.

    Bom dia.

    Acabo de contactar uma grande css Mit e, após consultar todas as instâncias possíveis (inclusive o chefe da mecânica), garantiram-me que no câmbio automático do Pajero Full HPE 3.2 Diesel 2013/2014 não vai filtro de óleo, mas, sim uma Peneira (????) ... outra css já me informou que é filtro ... Tem como você verificar isso para mim no catálogo da PartSouq? (não tenho muita prática nesse tipo de consulta) ... Caso seja filtro mesmo, passe-me o código da peça, bem como, o "link" onde você conseguiu identificá-la no catálogo e, se possível, veja a disponibilidade e o custo de envio ... O chassi de meu veículo segue via MP ...

    Forte abraço e obrigado antecipadamente.

    E.T.:

    Se for possível, verifique também, no catálogo, se é junta ou cola que vai na vedação do cárter ... também garantiram que é cola, mas, eu mandei levantar a viatura, olhei por baixo, e estou achando que é junta ... o mecânico que levantou também está achando que é junta ...
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  • #2031
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    Olá meu prezado amigo Caporto
    Bom dia.

    Relativamente à minha dúvida “Filtro x Peneira”, ontem, continuei pesquisando, e acho que consegui esclarecer ... é FILTRO mesmo ...

    Minha dúvida aumentou ainda mais, quando vi o anuncio do site abaixo, informando que o filtro de código MR528836 é indicado para todos os Pajeros Full ...

    SJMParts - Uma empresa do grupo Miltfort - Especialista em Mitsubishi 4x4 - www.sjmparts.com.br

    Entrei no catálogo da ParqSouq e vi que o filtro com tal codificação é o da foto anexa a este post, e descobri, depois, que seria o indicado para o meu veículo, caso o mesmo fosse movido a gasolina (câmbio V5A5A) ...

    Continuei pesquisando com calma no catálogo da ParqSouq, e acabei descobrindo o filtro especificado para o meu veículo (câmbio V5AWF), através do seguinte procedimento: Inseri o nº do chassi (VIN), acessei o grupo “Power Train” e cliquei no sub-grupo "23-160: AUTOMATIC TRANSMISSION - A/T VALVE BODY", no esquema relativo a câmbio V5AWF ... trata-se da peça indicada no esquema do corpo de válvulas "explodido" do câmbio “V5AWF” sob o n.º 28020, e codificada na tabela à esquerda do esquema com o n.º “2804A020”, sob a descrição “OIL FILTER,A/T VALVE BODY” ...

    Portanto, compartilho essa experiência com os amigos, aproveitando o ensejo para lembrar aqueles que possuem Full à gasolina e câmbio V5A5A que o filtro para o câmbio de seus veículos é diferente dos movidos a diesel e câmbio V5AWF. Fica, então, o alerta para que não corram o risco de adquirirem o filtro errado para seus veículos quando pensarem em trocá-lo ... por essas e por outras, é compreensível porque temos que tomar cuidado, pensar e pesquisar muito para adquirirmos peças e mandarmos abrir o cárter do câmbio automático de nossos veículos para limpeza e/ou troca do filtro ... bem ... com a indigitada codificação de meu filtro em mãos, contactei outra css e peguei o preço do filtro de óleo do câmbio para meu veículo: R$ 506,00 ... preço no site da PartSouq: R$ 33.54 US$ ...

    Resta, agora, saber se a tampa do cárter do câmbio é vedada com cola, junta, ou junta e cola, conforme visto no esquema estampado no site abaixo:

    Trans Pan Sealer 1999 Mitsubishi Montero Base 3.5L V6 - Gas | Genuine Mitsubishi Parts : Mitsubishi Auto Parts, Up to 70 % off Discount OEM Mitsubishi Parts Factory Direct Wholesale

    Forte abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -filtro-oleo-cambio-automatico_mr528836.jpg   -filtro-oleo-cambio-automatico_2804a020.jpg  
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  • #2032
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    Bom Dia! Prezados, de ante mão agradeço a imensa ajuda de todos, mais infelizmente venderam a Pajero Full que estava negociando, como iria levar o carro em uma MIT para verificação e estava agendado para outro dia, antes disso chegou outro comprador e levou o carro, me ligaram perguntando se eu queria o carro, informei que precisa levar na concessionária antes para avaliar, creio que gerente dos seminovos ficou balançado com a proposta do outro comprador e vendeu!
    Sinceramente, não importei, o carro não era para ser meu! Penso assim, mais a procura ainda continua, conto com a ajuda de vcs.

    Obrigado

  • #2033
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Olá meu prezado amigo Caporto
    Bom dia.

    Relativamente à minha dúvida “Filtro x Peneira”, ontem, continuei pesquisando, e acho que consegui esclarecer ... é FILTRO mesmo ...

    Minha dúvida aumentou ainda mais, quando vi o anuncio do site abaixo, informando que o filtro de código MR528836 é indicado para todos os Pajeros Full ...

    SJMParts - Uma empresa do grupo Miltfort - Especialista em Mitsubishi 4x4 - www.sjmparts.com.br

    Entrei no catálogo da ParqSouq e vi que o filtro com tal codificação é o da foto anexa a este post, e descobri, depois, que seria o indicado para o meu veículo, caso o mesmo fosse movido a gasolina (câmbio V5A5A) ...

    Continuei pesquisando com calma no catálogo da ParqSouq, e acabei descobrindo o filtro especificado para o meu veículo (câmbio V5AWF), através do seguinte procedimento: Inseri o nº do chassi (VIN), acessei o grupo “Power Train” e cliquei no sub-grupo "23-160: AUTOMATIC TRANSMISSION - A/T VALVE BODY", no esquema relativo a câmbio V5AWF ... trata-se da peça indicada no esquema do corpo de válvulas "explodido" do câmbio “V5AWF” sob o n.º 28020, e codificada na tabela à esquerda do esquema com o n.º “2804A020”, sob a descrição “OIL FILTER,A/T VALVE BODY” ...

    Portanto, compartilho essa experiência com os amigos, aproveitando o ensejo para lembrar aqueles que possuem Full à gasolina e câmbio V5A5A que o filtro para o câmbio de seus veículos é diferente dos movidos a diesel e câmbio V5AWF. Fica, então, o alerta para que não corram o risco de adquirirem o filtro errado para seus veículos quando pensarem em trocá-lo ... por essas e por outras, é compreensível porque temos que tomar cuidado, pensar e pesquisar muito para adquirirmos peças e mandarmos abrir o cárter do câmbio automático de nossos veículos para limpeza e/ou troca do filtro ... bem ... com a indigitada codificação de meu filtro em mãos, contactei outra css e peguei o preço do filtro de óleo do câmbio para meu veículo: R$ 506,00 ... preço no site da PartSouq: R$ 33.54 US$ ...

    Resta, agora, saber se a tampa do cárter do câmbio é vedada com cola, junta, ou junta e cola, conforme visto no esquema estampado no site abaixo:

    Trans Pan Sealer 1999 Mitsubishi Montero Base 3.5L V6 - Gas | Genuine Mitsubishi Parts : Mitsubishi Auto Parts, Up to 70 % off Discount OEM Mitsubishi Parts Factory Direct Wholesale

    Forte abraço.
    Caro enasor.

    Bom dia dessa vez vc foi mais rápido que eu e se antecipou em responder sua própria dúvida.
    Mas pesquisei e é isso aí que vc falou mesmo. De posse do seu VIM coloquei no site e detectou o seu modelo direitinho que é uma V98W com quadro fabricado a partir de 06/2013.
    E o filtro do seu carro é exatamente o que indicou mesmo 2804A020. Pela imagem ele é um pouco diferente do filtro da minha Full que é o MR528836 a posição da entrada do fluido é diferente em cada um, na sua entra no centro a esquerda e no filtro da minhá entra mais para cima a esquerda. O meu filtro tb é mais barato que o seu $27.00.
    Quanto a junta de vedação é usada junta líquida. Já vi vários câmbios abertos na Mitsam e sempre questiono eles pois no modelo da minha existe a junta para vender mas ele sempre usou a junta líquida diz que a vedação é melhor pois ele preenche melhor os espaços que pode ficar entre as peças.
    Abs.
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  • #2034
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Olá meu prezado amigo Caporto
    Bom dia.

    Relativamente à minha dúvida “Filtro x Peneira”, ontem, continuei pesquisando, e acho que consegui esclarecer ... é FILTRO mesmo ...

    Minha dúvida aumentou ainda mais, quando vi o anuncio do site abaixo, informando que o filtro de código MR528836 é indicado para todos os Pajeros Full ...

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    Entrei no catálogo da ParqSouq e vi que o filtro com tal codificação é o da foto anexa a este post, e descobri, depois, que seria o indicado para o meu veículo, caso o mesmo fosse movido a gasolina (câmbio V5A5A) ...

    Continuei pesquisando com calma no catálogo da ParqSouq, e acabei descobrindo o filtro especificado para o meu veículo (câmbio V5AWF), através do seguinte procedimento: Inseri o nº do chassi (VIN), acessei o grupo “Power Train” e cliquei no sub-grupo "23-160: AUTOMATIC TRANSMISSION - A/T VALVE BODY", no esquema relativo a câmbio V5AWF ... trata-se da peça indicada no esquema do corpo de válvulas "explodido" do câmbio “V5AWF” sob o n.º 28020, e codificada na tabela à esquerda do esquema com o n.º “2804A020”, sob a descrição “OIL FILTER,A/T VALVE BODY” ...

    Portanto, compartilho essa experiência com os amigos, aproveitando o ensejo para lembrar aqueles que possuem Full à gasolina e câmbio V5A5A que o filtro para o câmbio de seus veículos é diferente dos movidos a diesel e câmbio V5AWF. Fica, então, o alerta para que não corram o risco de adquirirem o filtro errado para seus veículos quando pensarem em trocá-lo ... por essas e por outras, é compreensível porque temos que tomar cuidado, pensar e pesquisar muito para adquirirmos peças e mandarmos abrir o cárter do câmbio automático de nossos veículos para limpeza e/ou troca do filtro ... bem ... com a indigitada codificação de meu filtro em mãos, contactei outra css e peguei o preço do filtro de óleo do câmbio para meu veículo: R$ 506,00 ... preço no site da PartSouq: R$ 33.54 US$ ...

    Resta, agora, saber se a tampa do cárter do câmbio é vedada com cola, junta, ou junta e cola, conforme visto no esquema estampado no site abaixo:

    Trans Pan Sealer 1999 Mitsubishi Montero Base 3.5L V6 - Gas | Genuine Mitsubishi Parts : Mitsubishi Auto Parts, Up to 70 % off Discount OEM Mitsubishi Parts Factory Direct Wholesale

    Forte abraço.
    Caro enasor,

    Hoje estive na Mitsam e perguntei ao Antonio sobre a junta das Full mais nova, e ele me disse que tem a junta para ela, mas que também pode usar a junta liquida.
    Segua abaixo o link na partsouq para a junta do seu cambio.

    AUTOMATIC TRANSMISSION - A/T CASE | PAJERO(BRAZIL) - 3200D-TURBO/LONG WAGON W23C General | Mitsubishi | Genuine Parts Catalogs | PartSouq Auto Parts Around the World

    Eu me confundi com relação a minha, que originalmente usa junta liquida, mas existe a junta para vender no mercado paralelo. Veja no link abaixo o carter do meu carro.

    AUTOMATIC TRANSMISSION - A/T CASE | PAJERO/MONTERO(G.EXP) - 3200D-TURBO/LONG WAGON General 12.2006 | Mitsubishi | Genuine Parts Catalogs | PartSouq Auto Parts Around the World

    Se for pedir o filtro para o seu carro já pede a junta também.

    Att.
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  • #2035
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    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    ... Se for pedir o filtro para o seu carro já pede a junta também ...
    Prezado amigo Caporto
    Bom dia

    Mais uma vez, meus agradecimentos a você pela sua habitual deferência.

    Pois é, meu caro ... quanto a essa troca de óleo, filtro, junta, etc., ainda estou refletindo muito a respeito ... já venho “matutando” sobre isso há muito tempo ... veja bem ... vamos analisar as unidades Full diesel fabricadas a partir de 2011 ... veremos que as css não estimulam de forma alguma a troca de fluidos do câmbio nesses veículos, muito pelo contrário ... tampouco, a troca do filtro ... vemos também que, ao mesmo tempo que tornaram o câmbio automático inacessível ao usuário comum, eliminando a vareta de verificação de nível, substituíram o fluido Castrol TQM, especificação SP3 pelo Castrol Transmax E, especificação Diaqueen ATF PA ... verifica-se que esse fluido é o genuíno de fábrica e foi fabricado pela Castrol exclusivamente para a montadora no Japão ... interessante que esse fluido nunca foi encontrado para venda no varejo em nenhum lugar do mundo ... sequer foi disponibilizado para as css para reposição, na eventualidade da necessidade de se completá-lo ou de alguma intervenção no câmbio automático ... nas unidades fabricadas em 2011 ainda tinha a recomendação no manual do proprietário para a troca desse fluido aos 80.000 kms ou 4 anos, porém, para as unidades fabricadas de 2012 em diante retiraram essa prescrição ... daí surge a indagação: Será que tudo isso foi feito propositadamente para dificultar, mesmo, o acesso a esse sistema e para que esse fluido não seja mesmo trocado enquanto o câmbio esteja em bom funcionamento, ou esse fluido esteja em bom estado nas verificações expeditas efetuadas pelas css? ... ou seja, será que é um fluido, digamos, “vitalício”, de forma que, quando da necessidade de trocá-lo, naturalmente o veículo já estará com uma quilometragem rodada tal, que o câmbio, assim como o motor, já estarão no momento de uma retífica geral? ...

    Forte abraço.
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  • #2036
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    será que é um fluido, digamos, “vitalício”, de forma que, quando da necessidade de trocá-lo, naturalmente o veículo já estará com uma quilometragem rodada tal, que o câmbio, assim como o motor, já estarão no momento de uma retífica geral? ...
    Forte abraço.
    Não acredito.
    Um óleo não pode ter a mesma durabilidade que um motor, pois este, teoricamente, pode chegar a mais de 300.000 Km´s (na hipótese mais pessimista).
    Os manuais falam em "verificação" em todas as revisões. Nunca afirmam "trocar".
    Mas que eles fazem a troca, isso fazem.
    Eu iria pela Km média de 80.000 Km´s e faria a troca, independentemente de estar ainda avermelhado e translúcido.

  • #2037
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Não acredito.
    Um óleo não pode ter a mesma durabilidade que um motor, pois este, teoricamente, pode chegar a mais de 300.000 Km´s (na hipótese mais pessimista).
    Os manuais falam em "verificação" em todas as revisões. Nunca afirmam "trocar".
    Mas que eles fazem a troca, isso fazem.
    Eu iria pela Km média de 80.000 Km´s e faria a troca, independentemente de estar ainda avermelhado e translúcido.
    Caro Glaicon
    Bom dia.

    Pois é, meu caro amigo ... com efeito, tudo nesse mundo tem sua vida útil e, para fluido de câmbio não poderia ser diferente ... não dá, mesmo, para confiar em vitaliciedade de nada!!!! ... a opinião de vários especialistas, bem como a reportagem do “link” abaixo, a qual já coloquei aqui várias vezes, corrobora, fortemente, sua opinião ...

    Oleo de cambio automatico: precisa ou nao trocar? - G1 AutoEsporte - Videos de carros e motos - Catalogo de Videos

    Forte abraço.
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  • #2038
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    Enasor, já cansei de ouvir gente falando da "peneira" do câmbio. Na verdade esse filtro é uma "peneira" metálica, malha super fina e pode ser lavado com o próprio óleo do câmbio. Fica limpinho. Alguns modelos são mais fechados e não custam tão caro, melhor trocar mesmo.

    Abraços
    Newton
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  • #2039
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Prezado amigo Caporto
    Bom dia

    Mais uma vez, meus agradecimentos a você pela sua habitual deferência.

    Pois é, meu caro ... quanto a essa troca de óleo, filtro, junta, etc., ainda estou refletindo muito a respeito ... já venho “matutando” sobre isso há muito tempo ... veja bem ... vamos analisar as unidades Full diesel fabricadas a partir de 2011 ... veremos que as css não estimulam de forma alguma a troca de fluidos do câmbio nesses veículos, muito pelo contrário ... tampouco, a troca do filtro ... vemos também que, ao mesmo tempo que tornaram o câmbio automático inacessível ao usuário comum, eliminando a vareta de verificação de nível, substituíram o fluido Castrol TQM, especificação SP3 pelo Castrol Transmax E, especificação Diaqueen ATF PA ... verifica-se que esse fluido é o genuíno de fábrica e foi fabricado pela Castrol exclusivamente para a montadora no Japão ... interessante que esse fluido nunca foi encontrado para venda no varejo em nenhum lugar do mundo ... sequer foi disponibilizado para as css para reposição, na eventualidade da necessidade de se completá-lo ou de alguma intervenção no câmbio automático ... nas unidades fabricadas em 2011 ainda tinha a recomendação no manual do proprietário para a troca desse fluido aos 80.000 kms ou 4 anos, porém, para as unidades fabricadas de 2012 em diante retiraram essa prescrição ... daí surge a indagação: Será que tudo isso foi feito propositadamente para dificultar, mesmo, o acesso a esse sistema e para que esse fluido não seja mesmo trocado enquanto o câmbio esteja em bom funcionamento, ou esse fluido esteja em bom estado nas verificações expeditas efetuadas pelas css? ... ou seja, será que é um fluido, digamos, “vitalício”, de forma que, quando da necessidade de trocá-lo, naturalmente o veículo já estará com uma quilometragem rodada tal, que o câmbio, assim como o motor, já estarão no momento de uma retífica geral? ...

    Forte abraço.
    Caro enasor,


    Olha eu sou muito desconfiado com esse negocio de fluido "vitalicio", apesar de saber que existem várias montadoras que adotam este tipo de estratégia. Agora será que esta estrategia não é simplesmente para ferrar com seus consumidores? Porque questiono isso, faz o cliente economizar uns trocados (1.000,00) a cada 80k KM e que dessa forma o fluido dure 500k KM assim como o motor, então vc economizou em torno de 6k reais. A esta altura o fluido já está preto e grosso e as engrenagens com certeza todas ferradas e vc irá gastar 57k reais em um cambio novo ou uns 15K em um cambio usado de carro sinistrado. Será que não teria sido melhor ter feito as trocas do fluido e filtro e assim quem sabe este cambio talvez chegasse aos 500k km ainda em perfeito estado?
    Eu hoje já questiono muito as boas intenções da Mitsubishi e de outros fabricantes também, vejam uma coisa que descobri sobre a BI das Full de 2001 a 2007 no manual de reparo da Zexel especifica uma a revisão na BI a cada 100k KM, será que a Mit não sabia disso? Pois em nenhum lugar do manual do carro e das revisões ela manda fazer revisão na BI do carro com 100k KM, ou será que essa omissão de informação era proposital? Deixa a BI estragar e nós vendemos outra para ele, pois quem compra Pajero Full é rico mesmo. Com esta revisão a grande maioria dos proprietários não teriam sido lesados da forma que foram e o carro não estaria hoje com o estigma que está. Pois na revisão tem os itens de troca básica, e com essa revisão vc com certeza se anteciparia a problemas mais graves, pois seria feito uma limpeza geral em todos os componentes internos da BI e trocaria os de desgaste natural pois nenhuma BI deve durar os 500k KM como o motor pode durar.
    Uma revisão nessa BI hoje custa em media 4,5k de acordo me informou o Bruno da Koringa Bombas, que faz este serviço de revisão da BI, e porque que fica mais barato? pois ele recebe uma BI funcionando só vai fazer a troca dos reparos, alguns anéis de vedação e outras peças menores que se desgastam e desmontar a BI inteira e lavar todas as peças, com essa lavagem a sujeira, as limalhas de ferro e ferrugem são removidas e assim sua BI ganha mais um tempo de vida.


    Abs.
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    Bem observado, meu caro amigo Caporto ... muito obrigado ... relativamente à B.I., fica, também, mais esse seu alerta aos amigos proprietários, para coloquem em seu plano de manutenções preventivas a revisão períodica dessa bomba ... Forte abraço.

    E.T.:

    Caporto, por gentileza, tire-me uma dúvida: O câmbio automático de seu veículo é o mesmo do meu? (AISIN V5AWF) ...
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