x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 35

Citação Postado originalmente por marcelofb Ver Post
    Olá Pessoal, sabem dizer se existe algum cuidado especial para desconectar a bateria da pajero full? Desprograma alguma coisa ou há risco de queima de algum componente eletrônico?

Vou fazer a substituição da válvula EGR e entendo que devo desconectar a bateria após uns 15 minutos que o carro foi desligado e reconectá-la somente após instalar e religar o cabo da válvula. É isso mesmo?

Tenho visto comentários que há riscos na hora de desconectar/conectar a bateria em veículos com sistemas eletrônicos e fiquei com receio de mexer.

Obrigado, Marcelo
    Caro Marcelo,

O próprio manual de serviço da Pajero manda desconectar a bateria para vários procedimentos que envolvem a parte elétrica, eu sempre desconecto a minha quando vou fazer alguma intervenção em parte elétrica.
    A única coisa que se perde são os dados de Odômetro parcial, e o computador de bordo que tem que reconfigurar a data e hora e calibrar a bussola novamente, pelo menos na minha é assim.

Abs.
    PAJERO FULL 2003 5P 3.2 GLS - 217.000 KM - ON
    SANTANA CL 1.8 2P - 492.000 KM original - ON
    PAJERO TR4 2004 - 106.368 KM - OFF

Usuário
    Entrada
    04/05/2012
    Local
    Vitória/ES
    Agradecimentos: 0
    Obrigado Caporto. Consegui o manual no site agora. Realmente é só tomar cuidado para desconectar a bateria, primeiro o negativo depois o positivo. Para religar é o primeiro positivo e segundo o negativo.

Abraço.

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 186
    Senhores, senhores, senhores, de susto não morro mais.
    No último domingo estava voltando de uma pequena viagem, na rodovia, rodando a constantes 110 Km/h, quando, de repente, não mais que de repente, acendeu a luz "check engine"!
    Meu Deus!
    Quase que o C* caiu da bunda!
    "Bicos injetores, common rail, ferrugem no tanque, cabeçote, motor?"
    Nunca pensei tanta coisa ruim em fração de segundos.
    Segui viagem, pois não teve perda de potência, vibração, mudança no consumo ou qualquer fato diferenciado no modo de andar da viatura.
    Fui ontem numa oficina, pois sei que o pessoal tem scanner para diagnóstico.
    Chegando lá, passa o aparelho e, bingo. Filtro de combustível!
    Quase chorei de alegria.
    O sensor de pressão que fica acima do filtro tinha sujeira bem fina acumulada.
    Alterou a pressão na passagem do diesel e já acendeu a luz.
    Para testar o próprio sensor, ele apagou via scanner a luz antes de mexer no filtro ou nos conectores e ela se apagou.
    Disse que se fosse problema no próprio sensor a luz não apagaria.
    Trocado o filtro, tudo voltou ao normal.
    Portanto, mesmo usando diesel de postos confiáveis, 20.000 Km´s é o limite para troca do filtro.
    É incrível como a gente pensa coisa ruim quando acende uma luizinha de advertência o painel.
    Deve ser o excesso de informação que temos na cabeça.
    Resumo da história: R$ 150,00 de despesas e uma cueca perdida.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_20170613_074344188.jpg  

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Agradecimentos: 74
    Kkkkkkkkkkkkkkkk ...
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Senhores, senhores, senhores, de susto não morro mais.
    No último domingo estava voltando de uma pequena viagem, na rodovia, rodando a constantes 110 Km/h, quando, de repente, não mais que de repente, acendeu a luz "check engine"!
    Meu Deus!
    Quase que o C* caiu da bunda!
    "Bicos injetores, common rail, ferrugem no tanque, cabeçote, motor?"
    Nunca pensei tanta coisa ruim em fração de segundos.
    Segui viagem, pois não teve perda de potência, vibração, mudança no consumo ou qualquer fato diferenciado no modo de andar da viatura.
    Fui ontem numa oficina, pois sei que o pessoal tem scanner para diagnóstico.
    Chegando lá, passa o aparelho e, bingo. Filtro de combustível!
    Quase chorei de alegria.
    O sensor de pressão que fica acima do filtro tinha sujeira bem fina acumulada.
    Alterou a pressão na passagem do diesel e já acendeu a luz.
    Para testar o próprio sensor, ele apagou via scanner a luz antes de mexer no filtro ou nos conectores e ela se apagou.
    Disse que se fosse problema no próprio sensor a luz não apagaria.
    Trocado o filtro, tudo voltou ao normal.
    Portanto, mesmo usando diesel de postos confiáveis, 20.000 Km´s é o limite para troca do filtro.
    É incrível como a gente pensa coisa ruim quando acende uma luizinha de advertência o painel.
    Deve ser o excesso de informação que temos na cabeça.
    Resumo da história: R$ 150,00 de despesas e uma cueca perdida.
    Caro Glaicon,

Se você que já possui uma Full com sistema commom rail já dá este medo quando vê a maldita luz do Check Engine, imagina para quem tem uma Full abaixo de 2007 que é o meu caso, ai sim você ia ver o que é passar coisa ruim na cabeça, porque no final das contas sabemos que quase sempre vamos ter que morrer em uma grana braba.

Abs.

Usuário
    Entrada
    04/05/2012
    Local
    Vitória/ES
    Bom dia a todos, somente para compartilhar que ontem fiz a substituição da EGR. Porém ao dar partida a bendita luz amarela não se apagou...foi dormir puto da vida. Hoje ao vir trabalhar e rodar uns kms ela finalmente apagou e só alegria. Resultando uma economia de uns 2.400 em relação ao preço cobrado na CCS.

A descarbonização do tubo que vem do trocador de calor foi feita. Porém, tinha uma borra na entrada do coletor de admissão. Ou seja, o fdp da oficina só limpou a parte mais fácil e não desmontou a parte do coletor. Não tinha aquela crosta que se vê nos videos, mas tinha muita borra ...enfiei o dedo que veio com uma camada densa dessa borra (água ou óleo + carvão).

Acham que vale a pena parar a viatura para limpar agora ou esperar um pouco mais?

Obrigado novamente pela ajuda que prontamente dão aos proprietários mais "cabaços" como eu. Este fórum é bom de mais...muta gente boa de boa vontade.

Sds, Marcelofb

Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    Caro marcelo,

Os preços de CSS são assim mesmo. No ML tem um vendedor vendendo a valvula EGR original Mit de acordo o anuncio veja:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...di-genuina-_JM

O preço desta peça fora do Brasil sai por $ 272,88 mais frete e possível imposto de importação veja:

INTAKE & EXHAUST - EMISSION CONTROL | PAJERO/MONTERO(EUR) - 3200D-TURBO/LONG WAGON Europe V80,90# | Mitsubishi | Genuine Parts Catalogs | PartSouq Auto Parts Around the World

Então sugiro conversar com o vendedor do ML e confirmar se a peça é original mesmo e caso ele confirme eu compraria numa boa.

Quanto a você mesmo trocar, se tiver boa noção de mecânica dá sim para você mesmo fazer, dai é só desconectar a bateria por uns minutos para zerar os DTC de erro e reconectar a bateria e ver se deu tudo certo. Mas o melhor seria um profissional mesmo fazer o serviço.

Já quanto ao valor da limpeza da EGR seu meca cobrou caro 500,00 ele limpou o coletor de admissão tb? Pois aqui em bsb a Mitsam cobra 300,00 para fazer isso limpando tudo.

Eu sempre falo para as pessoas, a partir do momento que você compra uma Pajero Full você ganha um titulo de Doutor na mesma hora e esse titulo só serve para as coisas ficarem mais caras para nós.

Abs.

Usuário
    Entrada
    11/07/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Citação Postado originalmente por marcelofb Ver Post
    Bom dia a todos, somente para compartilhar que ontem fiz a substituição da EGR. Porém ao dar partida a bendita luz amarela não se apagou...foi dormir puto da vida. Hoje ao vir trabalhar e rodar uns kms ela finalmente apagou e só alegria. Resultando uma economia de uns 2.400 em relação ao preço cobrado na CCS.

A descarbonização do tubo que vem do trocador de calor foi feita. Porém, tinha uma borra na entrada do coletor de admissão. Ou seja, o fdp da oficina só limpou a parte mais fácil e não desmontou a parte do coletor. Não tinha aquela crosta que se vê nos videos, mas tinha muita borra ...enfiei o dedo que veio com uma camada densa dessa borra (água ou óleo + carvão).

Acham que vale a pena parar a viatura para limpar agora ou esperar um pouco mais?

Obrigado novamente pela ajuda que prontamente dão aos proprietários mais "cabaços" como eu. Este fórum é bom de mais...muta gente boa de boa vontade.

Sds, Marcelofb
    Marcelo,

Eu no seu lugar já faria a limpeza agora, para evitar que esta borra seja soprada para a peça nova que acabou de trocar e assim colocar em risco o seu funcionamento.
    E digo mais, quando lhe disse que seu mecânico estava cobrando caro eu lhe perguntei se ele iria ao menos limpar o coletor também lembra?
    Eu voltaria nele e exigiria a limpeza do coletor também, pois a mão de obra dele não foi barata, como lhe disse aqui em bsb a Mitsam cobra 300,00 teve um outro colega aqui do fórum que fez também a limpeza em outro estado e foi cobrado dele 400,00, portanto ao menos exija que ele faça o serviço completo e correto.

Abs.

Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    Caro Glaicon,

Se você que já possui uma Full com sistema commom rail já dá este medo quando vê a maldita luz do Check Engine, imagina para quem tem uma Full abaixo de 2007 que é o meu caso, ai sim você ia ver o que é passar coisa ruim na cabeça, porque no final das contas sabemos que quase sempre vamos ter que morrer em uma grana braba.
    Abs.
    Caporto, com todo respeito, eu juro que fiquei dirigindo e pensando em ti.
    "Será que enfrentarei o mesmo drama do Caporto? Levo na concessionária ou em oficina de conhecidos? De quanto será meu prejuízo?"
    Enfim. Reaprendemos até a rezar a Salve Rainha!

Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Kkkkkkkkkkkkkkkk ...
    Enasor, esse teu kkkkkkkkkkkkkkkk.... acho que foi a tua menor postagem no fórum até hoje.
    Mas disse tudo.
    Ou seja, entendeu o meu cagaço!

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Enasor, esse teu kkkkkkkkkkkkkkkk.... acho que foi a tua menor postagem no fórum até hoje.
    Mas disse tudo.
    Ou seja, entendeu o meu cagaço!
    Entendi, sim, meu prezado amigo ... e dei muita risada com seu senso de humor ... rsrsrs ... Forte abraço.

Usuário
    Entrada
    15/06/2017
    Local
    SÃO GONÇALO/RJ
    Gostaria de participar do grupo, sou um recem proprietario de uma pajero full 3 portas 2011 diesel

Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Citação Postado originalmente por EDIMAR HELENO EUFRASIO Ver Post
    Gostaria de participar do grupo, sou um recem proprietario de uma pajero full 3 portas 2011 diesel
    Sejas muito bem vindo ao fórum, meu prezado amigo Edimar ... parabéns pela viatura que adquiristes e considere-se do grupo para trocarmos experiências ... Forte abraço e boa sorte.
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pajero Dakar: impressões, comentarios...
      Por Carlos A. C. Azevedo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 830
      Última resposta: 01/05/2025, 08:26
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    3. Pajero Full HPE 2009 vs Pajero Full 2013 HPE
      Por konell16 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 8
      Última resposta: 15/08/2013, 19:43
    4. Pajero sport flex v6 2011 - comentários e opinião
      Por ACCACIO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3