Prezado amigo Pedro
Bom dia.
Esse é um assunto que suscita polêmicas ... há opiniões a favor e opiniões contra quaisquer um dos métodos ... se formos entrar no mérito, iremos polemizar, tal como aquelas discussões Gasolina x Diesel; Diesel S10 x Diesel Comum; EGR aberta x EGR fechada; Etc.; Etc.; ...
O método de troca pela máquina é um processo moderno relativamente novo no Brasil, onde a troca é feita rapidamente, sem sujeira, sem necessidade de muito conhecimento por parte do técnico, garantindo praticamente 100% do fluido trocado ... ela própria recolhe o fluido velho que veio do conversor de torque para arrefecimento, e cuida de injetar fluido novo sob pressão diretamente no sistema de transmissão pela tubulação de retorno do fluido arrefecido, sem utilizar os furos do bujão de enchimento, ou da vareta de inspeção ... há quem seja cético com relação a isso ... veja a opinião da APTTA Brasil:
“ 28 - ... algum material solto pode se deslocar de seu local de repouso e contaminar o corpo de válvulas ... não aconselhamos o "flush". Acreditamos na manutenção convencional da transmissão como o melhor procedimento ... ” – Fonte:
http://www.apttabrasil.com/imagens/d...0perguntas.pdf
Inicialmente, eu estava muito propenso a fazer pela máquina ... inclusive acompanhei serviços sendo feito em vários veículos ... depois, aos poucos, fui entendendo o funcionando do sistema de transmissão e pude concluir que o método convencional de troca, se bem feito, também garante praticamente 100% do fluido trocado ... apesar de ser mais demorado e demandar mais conhecimento por parte do profissional (pois, alguns cuidados tem que ser tomados) esse método proporciona saber exatamente o que está sendo feito, enquanto que, no processo mecânico, feito pela máquina, ela está programada para fazer tudo sozinha, recolhendo o fluido velho e injetando fluido novo de acordo com a sua programação ... particularmente, fico mais tranquilo com o processo manual, pois terei certeza absoluta de que em nenhum momento a bomba do sistema de transmissão irá sugar ar quando esgotar o fluido do cárter, não haverá risco de problemas no corpo de válvulas em razão de descolamento de algum material que já estava acomodado, o nível do fluido no interior do cárter jamais ficará acima ou abaixo do correto, etc. ...
Porém, não quero criar polêmicas ... A melhor resposta que encontrei para isso, foi a do técnico que irá fazer o serviço em meu Pajero Full ... ele tem a máquina ... respondeu-me o seguinte: “Faço do jeito que você quiser ... tanto pela máquina, quanto pelo processo manual ... você escolhe ... porém, se eu for fazer pelo processo manual, vou lhe cobrar um pouco mais caro, tendo em vista que irá me dar mais trabalho ... ”
Forte abraço.