Meus caros,
acredito que se a preocupação é tanta e é um serviço tão esporádico, já consideraram a troca por diálise numa máquina específica?
Versão Imprimível
Meus caros,
acredito que se a preocupação é tanta e é um serviço tão esporádico, já consideraram a troca por diálise numa máquina específica?
Método de troca do fluido da transmissão – Máquina de Flushing X Método Convencional - Qual o melhor?
Prezado amigo Pedro
Bom dia.
Esse é um assunto que suscita polêmicas ... há opiniões a favor e opiniões contra quaisquer um dos métodos ... se formos entrar no mérito, iremos polemizar, tal como aquelas discussões Gasolina x Diesel; Diesel S10 x Diesel Comum; EGR aberta x EGR fechada; Etc.; Etc.; ...
O método de troca pela máquina é um processo moderno relativamente novo no Brasil, onde a troca é feita rapidamente, sem sujeira, sem necessidade de muito conhecimento por parte do técnico, garantindo praticamente 100% do fluido trocado ... ela própria recolhe o fluido velho que veio do conversor de torque para arrefecimento, e cuida de injetar fluido novo sob pressão diretamente no sistema de transmissão pela tubulação de retorno do fluido arrefecido, sem utilizar os furos do bujão de enchimento, ou da vareta de inspeção ... há quem seja cético com relação a isso ... veja a opinião da APTTA Brasil:
“ 28 - ... algum material solto pode se deslocar de seu local de repouso e contaminar o corpo de válvulas ... não aconselhamos o "flush". Acreditamos na manutenção convencional da transmissão como o melhor procedimento ... ” – Fonte:
http://www.apttabrasil.com/imagens/d...0perguntas.pdf
Inicialmente, eu estava muito propenso a fazer pela máquina ... inclusive acompanhei serviços sendo feito em vários veículos ... depois, aos poucos, fui entendendo o funcionando do sistema de transmissão e pude concluir que o método convencional de troca, se bem feito, também garante praticamente 100% do fluido trocado ... apesar de ser mais demorado e demandar mais conhecimento por parte do profissional (pois, alguns cuidados tem que ser tomados) esse método proporciona saber exatamente o que está sendo feito, enquanto que, no processo mecânico, feito pela máquina, ela está programada para fazer tudo sozinha, recolhendo o fluido velho e injetando fluido novo de acordo com a sua programação ... particularmente, fico mais tranquilo com o processo manual, pois terei certeza absoluta de que em nenhum momento a bomba do sistema de transmissão irá sugar ar quando esgotar o fluido do cárter, não haverá risco de problemas no corpo de válvulas em razão de descolamento de algum material que já estava acomodado, o nível do fluido no interior do cárter jamais ficará acima ou abaixo do correto, etc. ...
Porém, não quero criar polêmicas ... A melhor resposta que encontrei para isso, foi a do técnico que irá fazer o serviço em meu Pajero Full ... ele tem a máquina ... respondeu-me o seguinte: “Faço do jeito que você quiser ... tanto pela máquina, quanto pelo processo manual ... você escolhe ... porém, se eu for fazer pelo processo manual, vou lhe cobrar um pouco mais caro, tendo em vista que irá me dar mais trabalho ... ”
Forte abraço.
Bom dia,
Algum colega rodou recentemente no trecho Brasília - Correntina - Bom Jesus da Lapa - Brumado - Jequié - Maraú?
Farei este percurso daqui uns dias e queria ter informações das condições da estrada.
Bom dia Amigos.
Estou com uma Full 2013, a qual comprei em maio deste ano.
O carro é muito bom, mas tem uma unica coisa que não me adapto é os tais ruidos internos. Estava acostumado com a hilux, que por não ter muitos mimos por dentro, não tem ruídos. Mas o fato de ter mais tecnologia, mimos, etc, etc, não justifica a quantidade de ruidos que um carro dessa qualidade e principalmente valor quando retirado zero, tenha essa quantidade de barulhos.
Acredito que a única coisa que fará eu vender o carro seja esse problema.
Mas antes de resolver isso, ainda vou tentar essas oficinas que trabalham nessa tentativa de acabar com esses tais ruídos.
Achei um cara aqui na minha área que me disse sanar tais problemas. Coisa que duvido, pois já estou literalmente careca de promessas de todos os tipos de proifissionais desse pais, pois nada mais passam de conversadores para captar nosso dinheiro.
A minha pergunta é a seguinte: Alguem que tenha feito o tal silenciamento desses ruidos, realmente sanou ou ficou meia boca ou ficou bom por uns tempos e voltou os ruidos?
Agradeço àqueles que fizeram e puderem responder.
Obrigado
Olá meu prezado amigo Everson
Bom dia.
Vamos aguardar as opiniões de nossos amigos proprietários de Pajero Full a respeito desse assunto.
Enquanto isso, veja, no “link” abaixo, o comentário de um amigo nosso de fórum que submeteu um Pajero Full 2011 aos cuidados do Luiz Fernando, um famoso “tira-grilos” de Belo Horizonte ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...ml#post2225345
Considerando que esse nosso amigo ainda está ativo no fórum, vou lhe dar uma sugestão: Mande uma MP para ele e veja se consegue as impressões dele a respeito do serviço efetuado e, principalmente, a durabilidade do serviço (se voltaram, ou não, os grilos).
Depois, volte aqui e nos informe a respeito.
Forte abraço e boa sorte.
E.T.:
Minha sugestão:
Não coloque seu veículo nas mãos de qualquer "tira-grilo" ... com certeza, vão fazer serviços "meia-boca" e os barulhos irão voltar ... nossos Pajeros Full vieram de fábrica com problemas de lanternagem mal resolvidos pela fábrica. Basta submeter esses veículos a fortes trepidações que os ruídos provenientes desses mal ajustamentos de fábrica virão à tona para azucrinar nossos ouvidos ... portanto, só bons profissionais, experientes, com mão de obra especializada é que sabem onde, e como, proceder aos ajustes necessários, nos locais específicos, empregando materiais apropriados ... com certeza, esses problemas de ruídos não são crônicos e, se bem executado o serviço de "tira-grilo", tais ruídos não voltam mais ...
Sei que você está muito longe de Belo Horizonte, mas, apenas a título de obter informações bem fundamentadas, fica, também, a sugestão para entrar em contato com o próprio Luiz Fernando, para colher impressões do mesmo ... dizem que, além de muito confiável e competente, ele é uma ótima pessoa ... segundo consta, não é daqueles maus profissionais dados a enrolações e que visam somente o dinheiro do cliente ... conversando com ele, verás que a maioria desses veículos de grande porte tem esses problemas de ruídos internos ... portanto, antes de desanimar de seu excelente Pajero Full, acho que vale a pena você trocar umas ideias com ele, por telefone, ou mesmo via Email ... o cara é o "papa" nesse assunto ... segundo me informaram, ele confia tanto no "taco" dele que dá garantia de 10 anos no serviço que faz ... numa próxima vez que for até B.H., estou pensando em submeter meu veículo aos cuidados dele, mesmo sem ter ruído nenhum, para ele fazer um trabalho preventivo de isolamento acústico anti-ruídos ...
Segue o site dele, onde você poderá pegar os dados dele para contato. Sugiro-lhe que, antes de conversar com ele, leia alguns tópicos no site dele ("O Serviço"; "Carroceria"; "Observações"; Etc.).
Tira Grilos | Correcao de projetos automotivos | Eliminacao de ruidos em automoveis | Belo Horizonte
Boa noite Márcio.
Agora no final de maio fui para Arraial D'Ajuda fiz o caminho bsb X correntina X Bom Jesus da lapa X vironia da conquista e por aí fui. O único trecho ruim foram 57 km depois de itambe para cair na br 101. Na volta vim por itabuna X vitoria da conquista x bom jesus da lapa e a pista estava ok.
E estavam reformando o trecho de de bsb ao rosário.
Abs.
Vou corroborar esse comentário do amigo Caporto ... Esse trecho Itambé-BR101 eu também fiz, quando fui para Porto Seguro ... também posso afiançar que é terrível ... se por acaso esse trecho estiver na rota de quem viaja para o Nordeste, fujam dele!!!! ... não aconselho passar por lá ... há trechos de um asfalto muitíssimo mal conservado ... isso é pior que estrada de terra, pois pode-se até cortar um pneu ... na oportunidade, um sedã resolveu me acompanhar ... confesso que fiquei com pena do proprietário do veículo (o veículo dele sofreu muito) e, também, dos passageiros que estavam com ele ... no retorno me recomendaram passar por Itabuna, mas, para apreciar a paisagem, resolvi passar pelo trecho de estrada de terra Eunápolis/Salto da Divisa/Almenara/Pedra Grande/Pedra Azul ... talvez esse trecho esteja fora da rota de nosso amigo Márcio ... no meu caso, para chegar ao meu destino, cortei um bom caminho, vi lindas paisagens, porém, achei essa estrada também muito ruim ... mas, posso dizer que achei bem menos pior que aquele trecho Itambé-BR101 ... não recomendo nenhum dos dois caminhos ... se Itabuna estiver na rota, vale a pena seguir o mesmo que o Caporto fez, passando por lá, ao invés do trecho Itambé-BR101 ... anda-se um pouco mais, porém, não judia do veículo ... simples questão de custo x benefício ... porém, nosso amigo Márcio pretende Maraú, ali perto de Itacaré, e, pelo que vi no mapa, parece-me que sua rota é diferente da minha, pois ele passará por Bom Jesus/Brumado/Jequié/Maraú ... assim, ele vai chegar ao seu destino seguindo outra rota que não a minha ... de qualquer forma, fica aqui também a minha sugestão, para quem for para Porto Seguro, Arraial D'Ajuda e tem a ideia de passar pelos trechos que citei ... Abs.
Boa noite, Caporto! Meu amigo, estou com dificuldade para encontrar os conectores de entrada e saída do filtro. Os que encontrei aqui me João Pessoa a rosca é diferente, não encaixa perfeitamente. A Purifilt vende, mas é em T, assim ass mangueiras fariam uma curva que não acho bom. Você verificou se a rosca dos que você comprou são iguais ao do bloco do filtro?
Comprei o P450R.
Abraço
Caro FBSAFADI,
Olha eu comprei aqui em BSB mesmo, sem problema nenhum, inclusive inicialmente comprei os Niples (espigão) com a saída para mangueira de 3/8 usei assim por um tempo, mas a mangueira de 3/8 é mais fina que os tubos que vem do tanque de combustível e retorno, dai comprei novos Niples com saída para mangueira de 1/2 e comprei as mangueiras também de 1/2 pois encaixam perfeitamente nos tubos originais do carro.
Comprei meu material aqui em bsb na loja primeira linha (1 linha - Ferramentas, EPI's, Material Eletrico em Brasilia - DF.).
Se precisar de alguma ajuda na compra me avisa.
Abs.
Boa noite, Caporto! Meu amigo, consegui resolver. Não encontrei os conectores na medida certa, mas comprei um muito parecido e fiz os ajustes num torneiro. A instalação ficou uma beleza. Por ideia de um amigo, que comprou o filtro junto comigo, ao invés de usar aqueles dois parafusos e adaptar uma cantoneira, fizemos dois furos no painel próximo à churrasqueira, adaptamos uma barra de alumínio já com rosca por trás da churrasqueira, e ficou muito firme. Não balança de forma alguma. firme pra caramba. Outra vantagem é que ficou mais alto, melhor de fazer manutenção.
Vou mandar umas fotos...
Outra coisa, estou procurando uma bomba de sangria, com válvula para não retornar o diesel para o tanque. Fica mais fácil para trocar o refil. Nas frontier, a partir de 2013, vem uma tipo pera. Vc já pensou nisso?
A pajero de meu amigo é 2008 e a minha 2011. O comportamento está normalíssimo em relação ao novo filtro. Dá uma sensação, ainda é muito cedo, que houve uma pequena melhora no consumo.
Outra coisa, após longa pesquisa, consegui comprar o filtro numa patrocinado da Purifilt. Ele nos vendeu por R$400,00 cada filtro P450R. Tenho tido contato com o Sacha, gerente comercial da Purifilt, durante esse processo de compra e instalação. Ele é muito atencioso. Segue o link do ML para quem interessar:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...ifilt-p450-_JM
Abraço
Prezado amigo FBSAFADI
Boa noite.
Estaremos aguardando as fotos ... estou muito curioso para saber como ficou a instalação, bem como suas impressões a respeito do desempenho do veículo sob a ação desse Purifilt trabalhando em série com o filtro de combustível normal ... se houve alguma diferença no consumo de combustível, se o veículo ficou mais lerdo, perda de potência, etc. ...
Muito obrigado.
Forte abraço.
Boa noite, Enasor! Ainda é muito cedo para falar sobre o filtro. A princípio, percebi melhora no consumo. Mas vou avaliar melhor. Quanto ao desempenho, não houve perda de potência ou falhas. Devo viajar neste fds, será melhor para avaliar. Tirei a foto com ela funcionando e filtrando. O filtro não está cheio, é de certa forma uma falha na instalação. Ainda estou ajustando isso. Mas mesmo assim funciona normalmente.