Postado originalmente por
marlonwh
Apenas registrando, proprietário de uma Full 5p 11/12 GASOLINA, muito feliz.
Comprei a gasolina na dúvida seu eu rodaria muito ou não. Acabou que eu viciei em estrada e já rodei 18 mil KM em 4 meses. Se mantiver o rítmo, vale a pena considerar a troca por diesel. Se eu voltar a trabalhar na carga total e não tiver tempo de viajar (como tive esse segundo semestre), ai vale a pena manter a gasolina.
Colocarei os mesmos pontos aqui, mas registrando a visão do proprietário de uma a Gasolina.
Compra: Comprei o carro com 35 mil KM, todas as revisões em CCS, contra os diesel com mais de 100, pagando preço aproximadamente R$20000,00 mais baixo. Fui até a chapada diamantina (saindo sempre de Curitiba, claro) e voltei sem nem precisar trocar o óleo depois da compra, fazendo a manutenção normal com 40 mil KM.
Seguro - Paguei "só" 1900.
Manutenção - Só a obrigatória (na manutenção de 50 mil adiantei a troca de filtros de ar e da cabine porque peguei muita poeira no jalapão, assim como fiz após a outra viagem na manutenção dos 40 mil). Disco/pastilhas de freio dianteiros que já estavam um pouco empenados quando comprei e resolvi botar novos, poderia dar um passe apenas já que ainda tinha pastilha para gastar, mas independe do combustivel. Técnicamente, somente o filtro de ar da cabine era crítica para a troca, mesmo após inspecionar os elementos, mas o carro que me me leva em duas viagens de mais de 5000 km, além de várias menores, e volta "zerado" merece R$100 de investimento para respirar ar puro. Adianto sempre a troca do óleo e filtro também, porque sempre tenho pego estradas de terra e transito de cidade. Mas isso é do meu uso. Além disso troca de óleo e filtro custa menos que R$200.
Consumo - Varia entre 4 e 9. Sendo 4 / 4.5 no pior transito parado no centro de Curitiba e 8.5 / 9 viajando a 90/100, sem ar, em estrada livre. Considero uma média de 5.5 a 6.5 justa para a cidade na maioria dos casos e 6.5 a 7.5 justa para a estrada, considerando uma direção despreocupada com a economia e ar ligado.
Autonomia: Falam muito da autonomia do Diesel comparando números. Porém, não falam que em viagens a turma do diesel viaja preocupada de não encontrar diesel S-10, ou comprar diesel velho com água. Também não falam que dentro das grandes cidades nem todo posto tem Diesel e você precisa ir num posto mais longe dependendo de onde está. Eu viajo despreocupado e em todos os postos que parei sempre encontrei gasolina (Inclusive em Lençois-BA onde não tinha Diesel nenhum, ou no Jalapão onde a lenda diz que é preciso carregar combustível extra). Faço o seguinte: Normalmente paro a cada 2/3 horas para esticar as pernas. A cada parada completo o tanque ou, se achar o posto suspeito ou caro demais, coloco R$50 ou 100, diliuindo na gasolina que já tenho. Fazendo isso nunca tive problemas, inclusive, quando em Comboio já precisei parar especialmente para abastecer porque os demais estavam sem Diesel, enquanto eu, "com pouca autonomia" estava com meio tanque... Também posso usar como exemplo "da pouca autonomia" meu deslocamento São Roque de Minas até Curitiba, com aproximadamente 950 Km e somente com 1 parada. Saí de manhã 08:30 e parei para almoçar as 13:00 em Mogi-Mirim, porque eu estava com fome, ainda com cerca de 1/4 de tanque. Completei. Rodei sem parar até minha casa, inclusive passando por lentidão na estrada próxima a serra do café, sendo que a luz do combustível acendeu somente dentro da cidade indicando que eu tinha somente mais uns 60 ou 70 km de autonomia. Rodei mais 5 km até chegar em casa e só fui abastecer 2 dias depois...
Depreciação: No mês que eu comprei e no mês seguinte, a FIPE da Full Gasolina SUBIU para o meu carro. Isso mesmo, apenas no 3 mês após a compra é que voltou para valores similares aos anteriores. Ainda não tentei vender para verificar a demanda, mas ainda tem Full Gasolina e Diesel que eu olhei quando estava comprando nas lojas à venda. Acredito que a liquidez depende muito do estado de conservação e registro de manutenções do carro, assim como do tipo de combustível. Um diesel mal tratado também gera suspeitas sérias e também encalha, vide as inúmeras consultas de BI feitas aqui mesmo nesse forum.
Desempenho: Não da nem pra comparar. Quando em comboio, observei facilmente que a Gasolina anda muito mais que a Diesel na estrada. Mesmo comparando a minha, 5p com as 3p chipada. Apesar dos números (250 vs 270 CV), da diferença de peso e da brutal diferença nos números do torque máximo (mas que o dobro) eu sempre tinha que aliviar o pé quando abria para ultrapassar e a Diesel estava na minha frente no comboio. Não estou falando de final não, mas sim da aceleração. Imagino que eu sempre conseguia estar numa marcha a menos que a Diesel, devido a poder erguer a RPM do motor se quiser. Também não preciso rodar em altas RPM, porque eu também tenho 5a marcha e rodo próximo dos 2000 a maior parte do tempo, sendo que o cambio, se você estiver dirigindo "manso" entende isso e também troca as marchas cedo. Final, nem se discute obviamente, mas não costumo passar de 170 então é irrelevante para o uso no dia-a-dia.
Torque em baixa: Com relação ao torque, o da gasolina é muito satisfatório para mim. Nunca, nem na areia, ou subida, ou subida com barro, senti falta de força. Sempre usei a reduzida para poder andar "mais devagar" sem precisar freiar, especialmente em descidas. Alias, quando peguei subidas que acreditava que "tava pegando" tirei do automático para o manual e ví que normalmente o carro estava em 3a Alta. Reduzido, subindo um morro aqui perto (morro da palha), fui verificar e o carro estava em 4a, no trecho mais crítico... Claro que uso a reduzida e o modo manual em situações mais críticas para deixar a RPM no ponto que quero e ter aquele controle extra, mas nunca foi por sentir falta de torque. Mesmo nos areiões do Jalapão, sobrava motor. Claro que, sabendo que não irei passar de 50/60, já deixo engatada a reduzida e rodo em 4a ou 5a. Precisando andar devagar, para segurar o carro numa descida por exemplo, basta reduzir e sergurar o carro na marcha.
É isso ai, apenas tentando quebrar alguns "mitos" do Gasolina vs. Diesel. Além do argumento do custo do combustível para quem roda muito, muito do que vejo é comparação pura de números que não se justificam muito na prática, com objetivo de valorizar/desvalorizar um bem. Acho que muito pouca gente é que rodaria regularmente mais de 500 Km sem nenhuma parada para falar de falta autonomia. Também fico em dúvidas se quem diz que (no caso da full 3.8) falta torque do motor em baixa já usou a gasolina e acho difícil saber quantos % do tempo a pessoa fica nessa situação limite. Já acho a 1a alta muito forte, a reduzida então...
Além disso, não tenho números exatos aqui e nem fonte para citar, mas já é conhecimento geral que a grande maioria dos proprietários de SUV 4x4 nunca usa fora do asfalto (uns 80% se lembro bem dos números). Logo, é sempre bom pensar no seu uso e o quanto realmente faz do uso off-road e o quanto é deslocamento em asfalto, mesmo nas viagens mais pesadas. Tomo como exemplo os 6 mil que rodei para o Jalapão, Pirenópolis, Chapada dos Veadeiros e Serra da Canastra. Será que 1/3 foi terra? Acho que não, mesmo sabendo que priorizei o off-road quando pude.
Abraços,
Marlon