Postado originalmente por
marlonwh
Djalma/Enasor,
Desculpem me intrometer na conversa, mas apenas registrando meus "2 cents":
- Se está sempre em asfalto e não tem onde usar o 4HLc normalmente, pode usar um pouco para garantir o funcionamento adequado que não terá problemas, só evite curvas. Em linha reta todas as rodas estarão na mesma velocidade e não causará esforço algum no sistema. Em curvas, cada roda precisará rodar numa velocidade diferente e ai, com o bloqueio ativado, vai forçar o sistema desnecessariamente. Quanto mais fechada a curva, mais esforço.
- Se eventualmente esquecer o 4HLc ligado num piso de alto atrito e fizer curva não precisa se preocupar. Não é o ideal, mas o sistema é resistente, não são alguns metros que vão acabar com o carro. Volta para o 4H e pronto. Claro que deixar o tempo todo vai causar desgaste desnecessário, só quero dizer que não precisa "ficar na neura". Você vai perceber ao tentar fazer a primeira curva, porque o carro fica estranho querendo ir reto e a direção mais pesada. Desbloqueia e pronto. Já me aconteceu de entrar no asfalto e estar preocupado com outras coisas e acabei levando uns minutos para perceber. Estou ai, sem problema algum.
- Em piso com pouco atrito pode usar o 4HLc o tempo todo, inclusive curvas sem problemas. As rodas escorregam e acomodam qualquer eventual esforço no sistema. Recomenda-se cuidado nas curvas, porque vai ficar um pouco mais pesado para virar, mas você já estará com cuidado porque é liso.
Nota: Nem toda estrada de terra vale como "baixo atrito". Geralmente cascalho permite a roda deslizar um pouco, mas tem umas estradas de terra tão boas que o pneu não tem onde escorregar. Nesse segundo caso, melhor deixar em 4H e evitar esforço desnecessário no sistema.
Grande abraço.
Marlon