Olá,
Seguem as informações que tenho.
O manual indica que a verificação deve ser feita a cada 20 mil e a troca deve ser feita com 80 mil ou 4 anos e também que pode ser necessário adiantar a troca em caso de uso severo. Pode variar de um ano para outro, mas basta verificar as últimas páginas do manual para o ano que estiver escolhendo. Na mesma KM vem a troca de óleo dos diferênciais. Não sei o valor. Você pode baixar no link abaixo os manuais para conferir a orientação específica para o ano que pretende adquirir.
MIT Manuais
No meu caso o mecânico verificou e não requeria troca ainda. Não sei dizer o custo, mas certamente algum colega aqui já fez essa manutenção e pode informar.
O valor das revisões nas CCS segue a tabela programada, pelo menos quando verifiquei. Mas comigo aconteceu que, quando fui fazer a revisão dos 40 mil, precisaria agendar a revisão, demoraria uns dias e eu estava programando uma pequena viagem no próximo final de semana. Como eu já estava com quase 40,5 mil (voltando da Chapada Diamantina) e recentemente adquirido o veículo, estava apreensivo de esperar. Já estou fora da garantia e acabei levando no Ruy (R.L. Motors), um especialista em Mit (tem fila de Pajero Full na porta, até mais que na CCS) que é muito bem indicado pelo pessoal aqui em Curitiba. Ele trabalhou na CCS por muitos anos e agora tem a oficina dele. Gostei muito e agora só levo para ele. Além dos preços dele serem muito mais em conta que a CCS. Anexo aqui o custo das manutenções de 40 e 50, além da troca de óleo que fiz com 45 para referência.
Anexo 539731Anexo 539732Anexo 539733
Olhando as imagens vai perceber que:
- Na revisão dos 40, adiantei troca de filtro de ar e da cabine, por poeira em alguns trechos de chão na viajem a chapada diamantina. Além disso, eu voltei da Chapada diamantina e deixei o carro lá pra ele sem nem mandei lavar. :) Ele fez tudo que precisava, inclusive mandar lavar e balancear. Além de arrumar a trava de um acabamento plastico no porta malas que veio sem quando comprei o carro. Então, por isso tudo ele cobrou um pouco de mão de obra, muito justo. A revisão seria muito mais barata sem isso.
- Na revisão dos 50 tem somente o óleo, filtro da cabine e fluido de freio no preço. É porque adotei a prática de sempre ter um litro de óleo extra para completar se preciso (nunca precisou na Pajero, mas vai que precisa no meio do nada...) e um filtro extra guardado no carro depois que tive dificuldade de encontrar um filtro de óleo para outro carro numa viagem ao MS. Especialmente para o Jalapão, levei um filtro de ar (motor) também, pois não sabia o que encontraria pelo caminho. Pedi para o Ruy usar as peças extra que eu já tinha e ele fez isso.
- O mesmo se aplica quando adiantei a tróca do óleo com 45 mil, usei o filtro que tinha comprado numa auto peças e 1 lt do óleo que tinha no porta malas, comprei do mesmo.
- Na de 50, ele nem cobrou mão de obra, mas lubrificou todas as dobradiças e cardã a meu pedido por conta da poeira.
- Também troquei o flúido de freio (R$40, mas digitou apenas 4), pois aproveitei que eu já tinha trocado os discos dianteiros, que estavam empenados como falei, e deixei o fluído zerado também.
Os mais detalhistas vão notar que eu estourei um pouco a KM prevista (52,5), mas eu estava tranquilo pois o filtro de ar é previsto troca a cada 30 mil e o meu tinha somente 12,5. O filtro de óleo, o previsto é a cada 10 mil, mesmo em uso severo, mas o meu tinha apenas 7,5, pois troquei quando antecipei a troca de óleo. Basicamente, se fosse para usar tudo até o limite, nem precisaria fazer essa revisão, mas acho que vale o investimento.
Renovei com a HDI, que eu já tinha anteriormente. Anexo detalhes da apólice para sanar qualquer dúvida.
Anexo 539734Anexo 539735
Abraços,
Marlon