Assunto: Novidade interessante – Estacionamento do veículo – Preservação do câmbio automático.
Prezado amigo Caporto ...
Lembra-se daquela nossa conversa, onde abordamos que muita gente estaciona erroneamente seus veículos com câmbio automático?. O caso mais comum acontece em conformidade com o procedimento abaixo:
Pé no freio => Muda o câmbio diretamente da posição “D” ou “R” para a posição "P" (Parking) => Aciona o freio de estacionamento (Freio de mão) => Desliga o carro.
Esse procedimento errado, conforme já comentamos, vai contribuir para acarretar forte tranco depois, ao retirar a alavanca de “P”, quando for sair com o veículo, eis que, quem estava suportando o peso do veículo era o câmbio, e não o freio de estacionamento, de forma que, com o tempo, pode haver desgaste prematuro do câmbio automático.
Pois bem, naquela oportunidade comentamos sobre o procedimento que achamos mais correto ...
Entretanto, agora, estou fazendo um novo experimento ao estacionar o veículo (um pouquinho só diferente) e gostaria de compartilhar com os amigos, não sem antes, saber sua, sempre valorosa e respeitável, opinião ...
A propósito, também levei minha viatura na css, procurei o chefe da mecânica e mostrei a ele este novo procedimento que estou adotando (um pouquinho diferente daquele que já abordamos anteriormente, que também está correto ... mas, este, parece ser melhor ainda) ... ele, na companhia de seu mecânico especialista em câmbio automático, não só aprovou a ideia, como também me disse que vai orientar os novos clientes para essa nova metodologia ao estacionar o veículo ...
Então, vamos lá ao novo procedimento que estou adotando ao estacionar o veículo:
Até certo momento, o roteiro é aquele mesmo que já comentamos anteriormente, só mudando a partir do ponto onde deixamos o peso do veículo “descansar” em “N” (conforme já sabemos). Após isso (aqui a novidade), desligar o motor com a alavanca do câmbio em “N” e, imediatamente em seguida, movimentá-la para “P”. Com este procedimento, a alavanca entra em “P” com muita maciez, e sem que haja aquele ligeiro “tranquinho” no câmbio quando a alavanca passa, de passagem, por “R” com o motor funcionando (esse “tranquinho” é sentido neste momento, mesmo com os freios de serviço e de estacionamento ativos, em razão do esforço nas rodas motrizes pelo fato do motor estar em funcionamento).
Com este novo procedimento, ao sair com o veículo, notar-se-á que a alavanca sairá de “P”, ainda com maior suavidade do que antes, com o procedimento normal e também correto que já abordamos anteriormente.
Segundo o chefe, podemos ficar tranquilos com esse novo procedimento de movimentação da alavanca de “N” para “P” com o motor do veículo desligado, pois, isso não trará nenhum problema de desgaste prematuro no sistema, desde que tal movimentação seja feita imediatamente após o desligamento do motor, eis que o sistema se encontra, ainda, plena e satisfatoriamente lubrificado.
Em resumo:
Ao estacionar o veículo, (novo procedimento):
Pé no freio (evidentemente) => Deslocar a alavanca do câmbio para “N” => Ativar o freio de estacionamento (Puxar o freio de mão) => Desativar o freio de serviço (Tirar o pé do freio) => Deixar o peso do veículo “descansar” sobre o freio de estacionamento => esperar 30 a 40 segundos com o motor em marcha lenta (Preservação da turbina) => Aqui a novidade: Desligar o motor => deslocar a alavanca de “N” para “P” (Notar-se-á maior suavidade no deslizamento da alavanca e no encaixe da mesma em "P") => Retirar a chave da ignição.
Ao sair com o veículo:
Ligar o veículo (com a alavanca do câmbio em “P”, evidentemente) => Esperar 30 a 40 segundos com o motor em marcha lenta (Preservação da turbina, etc). Há controvérsias quanto a isso (inclusive, o manual do veículo preconiza para sair imediatamente para economia de combustível), mas, não vamos discutir isso aqui, agora => Ativar o freio de serviço (Pé no freio) => Deslocar a alavanca de “P” para “D” ou “R” (Aqui o efeito da novidade: Vai-se notar um esforço bem menor para se retirar a alavanca de “P”) => Manter o pé no freio (evidentemente) => Desativar o freio de estacionamento (Descer o freio de mão) => Sair com o veículo.
Quando puder, experimente aí, e nos dê seu parecer, para amadurecermos mais o nosso entendimento ...
Forte abraço.