Postado originalmente por
enasor
SW4 x PAJERO FULL
Tomemos, como referência, veículos diesel top de linha, 7 lugares, ano/modelo 2013, ou seja:
SW4: Hilux SW4 SRV D4-D 4x4 3.0 TDI Dies. Aut
Pajero: Pajero HPE Full 3.2 4x4 T.I.Dies. 5p Aut
Se você fizer um test-drive em ambos os veículos verás que o Pajero Full, indiscutivelmente, tem mais tecnologia embarcada do que a SW4 em termos de conforto, segurança e mecânica (Teto solar, aquecimento de bancos, melhor sistema de freios, melhor sistema de tração, maior estabilidade, maior espaço para bagagens no porta-malas, maior conforto para manobrar os bancos da 3.ª fileira, maior autonomia do tanque de combustível para longas viagens, etc.). No mais, a SW4 ganha em tudo, ou, na pior das hipóteses, empata (Desvalorização, liquidez na revenda, disponibilidade e preços de peças de reposição, disponibilidade e preços de mão-de-obra para fins de manutenção preventiva/corretiva, índice de problemas e afluxo em oficinas para fins de manutenções, consumo de pneus e combustível, etc.).
Em termos de desvalorização, para você ter uma idéia: Uma SW4 diesel 7 lugares ano/modelo 2013, desvalorizou de Set/2014 para Set/2015 um percentual de apenas 5% (Set/2014: R$ 153.620,00; Set/2015: R$ 146.232,00: Perda de R$ 7.388,00), enquanto que um Pajero Full HPE diesel 7 lugares ano/modelo 2013, desvalorizou no mesmo período um percentual de 11% (Set/2014: R$ 172.448,00; Set/2015: R$ 154.042,00: Perda de R$ 18.406,00). Números obtidos na tabela FIPE.
http://www.fipe.org.br/pt-br/indices/veiculos/#carro
Verifique que a SW4, em termos de depreciação, nem sentiu (e acho que nem sentirá) o fato de que vai sofrer, em breve, uma forte remodelação em termos de mecânica/design/estrutura ...
Conclusivamente:
A vantagem de se optar pelo Full é poder usufruir de mais tecnologia embarcada no período que o possuir. Simplesmente pelo prazer de possuir um veículo indubitavelmente superior. Porém, se o usuário estiver pensando em desfazer do veículo em curto prazo, e quando for vender, não ter paciência para ficar aguardando comprador e, ainda, considerar relevante para o seu bolso uma depreciação de R$ 11.000,00 em um ano, não há dúvidas de que a melhor opção seja optar pela SW4.
Eis aí, os dados para sua decisão, meu caro ... e quando pensar nos fatores custo x benefício, não se esqueça de considerar que usufruto de tecnologia embarcada deve ser contado como benefício ... não fosse assim, estaríamos andando num fusquinha (que deprecia menos, paga menos IPVA, etc.), e nos leva a qualquer lugar que um Fusion levaria, ou, ainda, moraríamos numa casa menos confortável e segura num bairro mais afastado (que paga menos IPTU, luz, etc.), ao invés de numa mais confortável ... ou seja, compramos aquilo que cabe no nosso bolso, para satisfazermos, não só nossa necessidade, como também nossos gostos ...
E mais conclusivamente ainda:
Ambos são ótimos veículos, de alto nível, que caberiam muito bem em nossas garagens e em nossos gostos ... é questão, mesmo, de bolso e satisfação pessoal ... Eu, particularmente, sempre fui fã de SW4 ... porém, optei pelo Full por ter encontrado tal viatura a um preço muito bom e pelo fato de poder usufruir de mais tecnologia embarcada, conforme já citado ... também acho que o preço que paguei a menos, vai abater, pelo menos um pouquinho, na depreciação depois quando eu for revendê-lo, se for o caso ... e posso lhe dizer que estou muitíssimo satisfeito pela escolha e nem um pouco arrependido ...
E outra coisa: Eu não colocaria um Pajero Full ou uma SW4 em trilha, mesmo que leve ... isso é viatura para longas, confortáveis e seguras viagens para você, sua família e seus amigos mais chegados ... agora, se no caminho a galera tiver vontade de visitar aquela cachoeira, ou aquela praia deserta, ou aquele pesqueiro e, por necessidade tiver que enfrentar uma trilha ou estrada inacessível a veículos comuns, ou mal dimensionados para tal, este tipo de viatura dirá a que veio ... Para passeios em trilhas, mesmo que leve, apesar de tais veículos encararem bem, acho que existem viaturas mais apropriadas, a exemplo de Troller, Wrangler, etc.
Forte abraço e boa sorte na sua escolha. Peço-lhe desculpas pelo fato de você ter pedido "
um breve comparativo", e eu lhe ter relatado um "
testamento", porém, espero ter contribuído para ajudá-lo a se decidir pela alternativa que atenda melhor as suas necessidades e seus anseios, não só seus, como também de sua família ...