
Postado originalmente por
caporto
Boa tarde
Esta questão de reprogramação ou chipagem carros é polemica tem quem defende que possa ser feito e os conservadores que ficam com as definições do fabricante.
Eu sou apaixonado por mecânica, adoro os programas desse gênero dos canais pagos como Overhaulin, Mestres da Restauração, Mega Fabricas etc.
Neles você vê que o ceu é o limite para equipes como a daqueles programas, mas quando se vê lá que o cara pega um motor de 200 cv e o modifica para 450 cv veja que eles abrem o motor para trocar componentes como pistão, cabeçote e etc, tudo para aguentar a nova taxa de compressão, torque e potência.
Além disso trocam a transmissão por uma mais adequada a nova potência do motor, redimensionam freio e até uma coisa que poucos dão importância e acham que não se mexe que é o sistema de escapamento.
Enfim lá na TV é uma coisa bonita de se ver feita pelas maiores empresas do mundo cada uma fazendo o que sabe de melhor em sua área de atuação.
Uma só mexe com motor, outra com escapamento, outra transmissão e assim vai.
Ai você vê isto e resolve fazer no seu carrão aqui no Brasil, onde nem sempre se utiliza o que tem mais moderno neste processo de chipagem, O cara pega códigos disponibilizados na internet e quer aplicar no seu carro, ou seja você será uma cobaia para o cara ver se o código deu certo.
O erro mais comum na chipagem é reprogramar só o modulo de injeção, e deixar o módulo da transmissão sem alteração o que irá acarretar na quebra da transmissão
Um trabalho bem feito em uma Pajero Full não deve sair por menos de 20 mil reais, daí eu pergunto a vocês que já fizeram, querem fazer ou não tem coragem de fazer realmente,
vale a pena gastar 20.000 para ganhar de 30 a 50 cv de potência a mais? E se fizer um serviço meia boca correr o risco de ferrar seu cambio e daí gastar 62k num cambio novo na CSS.
No Auto Esporte desse domingo falaram sobre este assunto: reprogramação de carros vale a pena?
http://globotv.globo.com/rede-globo/...tores/4380440/
Além de tudo isso que já falei reprogramar um carro a gasolina é uma coisa já a diesel é bem diferente, o carro a diesel tem um componente complicador nesse processo que é o seu sistema de injeção de combustível BI ou CR.
Mas enfim este é meu ponto de vista sobre este assunto, mas cada um sabe o quanto vale e o quanto pode gastar para satisfazer um desejo e ter o prazer desejado ao dirigir sua máquina.
Abs a todos.