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  • #433
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    Amigo

    A reprogramação é uma fria!!!!

    O carro é dimensionado pelo fabricante como um todo, é um pacote fechado.... Potência do motor, Caixa de transmissão, Freios - tamanho do disco e pastilhas, Rodas. Aumentar somente a potência sem ajustar a caixa de mudança e os freio vai acabar em prejuízo enorme!!!! não entra nessa!!!!! o Fabricante é o maior interessado em lhe fornecer como consumidor o melhor pacote para lhe AGRADAR, e se não fez isso foi por uma razão importante.... o pacote que você tem não é adequado para outra programação....... Você pode sair da oficina de reprogramação com carro que voa, mas vai voar por pouco tem antes de quebrar alguma coisa sem falar no consumo.......
    Pajero Full HPE 3.2 5P 2014/2014

  • #434
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    Caro amigo Enasor, a minha é 3.2 diesel....gls....mais acho que diversos acessórios da HPE

  • #435
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    Citação Postado originalmente por ibrahim Ver Post
    Amigo

    A reprogramação é uma fria!!!!

    O carro é dimensionado pelo fabricante como um todo, é um pacote fechado.... Potência do motor, Caixa de transmissão, Freios - tamanho do disco e pastilhas, Rodas. Aumentar somente a potência sem ajustar a caixa de mudança e os freio vai acabar em prejuízo enorme!!!! não entra nessa!!!!! o Fabricante é o maior interessado em lhe fornecer como consumidor o melhor pacote para lhe AGRADAR, e se não fez isso foi por uma razão importante.... o pacote que você tem não é adequado para outra programação....... Você pode sair da oficina de reprogramação com carro que voa, mas vai voar por pouco tem antes de quebrar alguma coisa sem falar no consumo.......
    Caro ibrahim,

    Durante muito tempo defendi um ponto de vista semelhante ao seu. Depois, conhecendo um pouco mais sobre mecânica de automóveis e montadoras, comecei a entender que não é assim.

    Os engenheiros que projetam um veículo realmente são competentes para isso (na grande maioria das vezes, cabe a ressalva). No entanto, estão sujeitos a uma séria de restrições. Sejam elas de custo - as principais, normas/legislação e até mesmo por opção das montadoras por simplificar a gama de opções (impactos diretos no sistema produtivo e na logística). Logo, hoje vejo que por essas razões e pelas experiências daqueles que reprogramaram que é possível melhorar o veículo sim. E muito. Isso vai depender apenas da disposição, tempo e grana que o seu proprietário está disposto a investir nas modificações.

    Por outro lado e aí concordo com você, todo e qualquer sistema possui limites e, normalmente, trabalha em um ponto em que é possível ainda modificar algo dentro da sua tolerância. Continuando, pelas próprias justificativas de custo, não vão superdimensionar nada para que o futuro usuário possa desfrutar de uma alta tolerância.

    Enfim, reprogramação ou chipagem dentro de limites "civis" podem ser feitas. E o consumo, acredite, pode até melhorar. A merda acontece quando o sujeito quer dobrar o torque e se esquece de olhar para outros componentes.

    Abraço,

    Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
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  • #436
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    Cool Pajero full - suspensão dianteira

    - Boa tarde amigos amantes da Pajero Full. Não sei se é aqui que posso fazer essa pergunta, mas lá vai: Tenho uma Pajero Full, 2008, 4 portas, diesel e, a suspensão dianteira, em trepidações está fazendo muito baralho [um barulho seco].... parece que são os amortecedores..... mas troquei os dois e, nada.... ainda continua fazendo barulho..... isto é normal ?? Alguém já teve este problema ???....

  • #437
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    Boa tarde

    Esta questão de reprogramação ou chipagem carros é polemica tem quem defende que possa ser feito e os conservadores que ficam com as definições do fabricante.
    Eu sou apaixonado por mecânica, adoro os programas desse gênero dos canais pagos como Overhaulin, Mestres da Restauração, Mega Fabricas etc.
    Neles você vê que o ceu é o limite para equipes como a daqueles programas, mas quando se vê lá que o cara pega um motor de 200 cv e o modifica para 450 cv veja que eles abrem o motor para trocar componentes como pistão, cabeçote e etc, tudo para aguentar a nova taxa de compressão, torque e potência.
    Além disso trocam a transmissão por uma mais adequada a nova potência do motor, redimensionam freio e até uma coisa que poucos dão importância e acham que não se mexe que é o sistema de escapamento.
    Enfim lá na TV é uma coisa bonita de se ver feita pelas maiores empresas do mundo cada uma fazendo o que sabe de melhor em sua área de atuação.
    Uma só mexe com motor, outra com escapamento, outra transmissão e assim vai.
    Ai você vê isto e resolve fazer no seu carrão aqui no Brasil, onde nem sempre se utiliza o que tem mais moderno neste processo de chipagem, O cara pega códigos disponibilizados na internet e quer aplicar no seu carro, ou seja você será uma cobaia para o cara ver se o código deu certo.
    O erro mais comum na chipagem é reprogramar só o modulo de injeção, e deixar o módulo da transmissão sem alteração o que irá acarretar na quebra da transmissão
    Um trabalho bem feito em uma Pajero Full não deve sair por menos de 20 mil reais, daí eu pergunto a vocês que já fizeram, querem fazer ou não tem coragem de fazer realmente,
    vale a pena gastar 20.000 para ganhar de 30 a 50 cv de potência a mais? E se fizer um serviço meia boca correr o risco de ferrar seu cambio e daí gastar 62k num cambio novo na CSS.
    No Auto Esporte desse domingo falaram sobre este assunto: reprogramação de carros vale a pena?
    http://globotv.globo.com/rede-globo/...tores/4380440/
    Além de tudo isso que já falei reprogramar um carro a gasolina é uma coisa já a diesel é bem diferente, o carro a diesel tem um componente complicador nesse processo que é o seu sistema de injeção de combustível BI ou CR.
    Mas enfim este é meu ponto de vista sobre este assunto, mas cada um sabe o quanto vale e o quanto pode gastar para satisfazer um desejo e ter o prazer desejado ao dirigir sua máquina.
    Abs a todos.
    PAJERO FULL 2003 5P 3.2 GLS - 217.000 KM - ON
    SANTANA CL 1.8 2P - 492.000 KM original - ON
    PAJERO TR4 2004 - 106.368 KM - OFF

  • #438
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    Citação Postado originalmente por APARECIDO MATIAS FERNANDE Ver Post
    - Boa tarde amigos amantes da Pajero Full. Não sei se é aqui que posso fazer essa pergunta, mas lá vai: Tenho uma Pajero Full, 2008, 4 portas, diesel e, a suspensão dianteira, em trepidações está fazendo muito baralho [um barulho seco].... parece que são os amortecedores..... mas troquei os dois e, nada.... ainda continua fazendo barulho..... isto é normal ?? Alguém já teve este problema ???....
    Boa tarde Aparecido.

    Quando comprei a minha Full 2003 ela estava com a suspensão dianteira também batendo como se diz.
    Ao observar as buchas das bandejas e barra estabilizadora percebi que as buchas da barra estabilizadora estavam desgastadas pra caramba.
    Então resolvi começar pelo mais barato, comprei as buchas e eu mesmo troquei o carro ficou durinho novamente sem bater nada.
    Mas uma dica as primeiras buchas que comprei foram paralelas pelo ML e só ficaram durinhas por uns 6 meses, dai pedi as buchas originais dianteira e trazeira e troquei no carro já tem mais de 2 anos e estão ok, vc olha e a bucha está lá agarrada na barra, as antigas a barra ficava tatendo dentro do buraco da bucha tamanha a folga por causa do desgaste.
    Espero que resolva ai o seu problema.

    Abs.
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    SANTANA CL 1.8 2P - 492.000 KM original - ON
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  • #439
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    Boa noite estava querendo reprogramar a minha full mas desisti após avaliar bem não vale a pena .Queria fazer um relato ontem troquei o bocal do tanque da minha full 13 14 na garantia estava bem enferrujado vale a pena verificar

  • #440
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    Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Caro ibrahim,

    Durante muito tempo defendi um ponto de vista semelhante ao seu. Depois, conhecendo um pouco mais sobre mecânica de automóveis e montadoras, comecei a entender que não é assim.

    Os engenheiros que projetam um veículo realmente são competentes para isso (na grande maioria das vezes, cabe a ressalva). No entanto, estão sujeitos a uma séria de restrições. Sejam elas de custo - as principais, normas/legislação e até mesmo por opção das montadoras por simplificar a gama de opções (impactos diretos no sistema produtivo e na logística). Logo, hoje vejo que por essas razões e pelas experiências daqueles que reprogramaram que é possível melhorar o veículo sim. E muito. Isso vai depender apenas da disposição, tempo e grana que o seu proprietário está disposto a investir nas modificações.

    Por outro lado e aí concordo com você, todo e qualquer sistema possui limites e, normalmente, trabalha em um ponto em que é possível ainda modificar algo dentro da sua tolerância. Continuando, pelas próprias justificativas de custo, não vão superdimensionar nada para que o futuro usuário possa desfrutar de uma alta tolerância.

    Enfim, reprogramação ou chipagem dentro de limites "civis" podem ser feitas. E o consumo, acredite, pode até melhorar. A merda acontece quando o sujeito quer dobrar o torque e se esquece de olhar para outros componentes.

    Abraço,

    Miranda
    Grande Miranda!
    Obrigado pela opinião, ajudou a formar a minha. Irei reprogramar a Triton amanhã cedo, vou fazer uma mais leve, ganhos de até 40cv. Tinham me oferecido uma com ganhos de 80cv que um pessoal aqui do fórum fez, mas vou ser um pouco conservador e pegar a mais light.
    Amarok Highline Aut 12/12
    Ex Mitsubishi L200 Triton 3.2 12/12 - Ex Ranger 2.5 XLT Flex 14/15
    Ex Ranger Limited 3.0 PSE 07/08 - Ex Hilux SR 2.5 11/11

  • #441
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    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    Boa tarde

    Esta questão de reprogramação ou chipagem carros é polemica tem quem defende que possa ser feito e os conservadores que ficam com as definições do fabricante.
    Eu sou apaixonado por mecânica, adoro os programas desse gênero dos canais pagos como Overhaulin, Mestres da Restauração, Mega Fabricas etc.
    Neles você vê que o ceu é o limite para equipes como a daqueles programas, mas quando se vê lá que o cara pega um motor de 200 cv e o modifica para 450 cv veja que eles abrem o motor para trocar componentes como pistão, cabeçote e etc, tudo para aguentar a nova taxa de compressão, torque e potência.
    Além disso trocam a transmissão por uma mais adequada a nova potência do motor, redimensionam freio e até uma coisa que poucos dão importância e acham que não se mexe que é o sistema de escapamento.
    Enfim lá na TV é uma coisa bonita de se ver feita pelas maiores empresas do mundo cada uma fazendo o que sabe de melhor em sua área de atuação.
    Uma só mexe com motor, outra com escapamento, outra transmissão e assim vai.
    Ai você vê isto e resolve fazer no seu carrão aqui no Brasil, onde nem sempre se utiliza o que tem mais moderno neste processo de chipagem, O cara pega códigos disponibilizados na internet e quer aplicar no seu carro, ou seja você será uma cobaia para o cara ver se o código deu certo.
    O erro mais comum na chipagem é reprogramar só o modulo de injeção, e deixar o módulo da transmissão sem alteração o que irá acarretar na quebra da transmissão
    Um trabalho bem feito em uma Pajero Full não deve sair por menos de 20 mil reais, daí eu pergunto a vocês que já fizeram, querem fazer ou não tem coragem de fazer realmente,
    vale a pena gastar 20.000 para ganhar de 30 a 50 cv de potência a mais? E se fizer um serviço meia boca correr o risco de ferrar seu cambio e daí gastar 62k num cambio novo na CSS.
    No Auto Esporte desse domingo falaram sobre este assunto: reprogramação de carros vale a pena?
    http://globotv.globo.com/rede-globo/...tores/4380440/
    Além de tudo isso que já falei reprogramar um carro a gasolina é uma coisa já a diesel é bem diferente, o carro a diesel tem um componente complicador nesse processo que é o seu sistema de injeção de combustível BI ou CR.
    Mas enfim este é meu ponto de vista sobre este assunto, mas cada um sabe o quanto vale e o quanto pode gastar para satisfazer um desejo e ter o prazer desejado ao dirigir sua máquina.
    Abs a todos.
    Acho que Caporto respondeu por mim. Não esquecem que a programação é feita para condições ambientais médias que atende todo um País continental como Brasil, variações de Pressão do Ar para várias alturas do nível do mar e várias temperaturas. Como Caporto falou quem faz aqui no Brasil faz de conta que sabe tudo pega uma programação qualquer disponível no internet e joga no central é pronto! Eu sou engenheiro e vejo muita lambança por aí, somente inocente entra nessa!!!!!
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  • #442
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    Citação Postado originalmente por Andrecirg Ver Post
    Boa noite estava querendo reprogramar a minha full mas desisti após avaliar bem não vale a pena .Queria fazer um relato ontem troquei o bocal do tanque da minha full 13 14 na garantia estava bem enferrujado vale a pena verificar
    Caro Andrecirg ...

    Este é o primeiro relato que vejo de bocal de tanque de combustível enferrujado nas novas Fulls de 2013 para cá ... muito interessante saber disso!!!! ... na minha viatura isso ainda não aconteceu ...

    Por acaso, você mandou dar uma inspecionada no tanque para ver se a ferrugem também não atacou o mesmo? ... Se eu fosse você mandaria dar uma olhada nisso, mesmo considerando que sua viatura está novinha ainda ... e aproveitaria a oportunidade para fazer uma limpeza no tanque de combustível e de sua linha. Eu sugeriria uma limpeza em toda a linha de injeção de combustível no tanque, incluindo a troca dos filtros ... Acho que não ficará tão caro e você fica mais tranquilo. Afinal, bomba e bicos são muito caros ...

    Você já deve saber, mas não custa nada alertar ... pelo menos pode servir para outros colegas menos experientes ou que ainda não saibam ... O nosso diesel S10 tem fortes características higroscópicas (capacidade de atrair água) e se oxida muito fácil (por envelhecimento, ação de fungos e bactérias, etc.) ... e isso é altamente agressivo para bomba e bicos ... portanto, a água e a umidade são os grandes inimigos que devem ser evitados a todo custo dentro do tanque da viatura ... sugiro que, após a tal inspeção e limpeza: você ande com o tanque sempre cheio (isso diminui espaço livre, minimizando a formação de água no interior do tanque); ponha sua viatura para rodar o máximo que puder, de forma que não deixe o combustível envelhecer dentro do tanque, consumindo pelo menos um tanque a cada 2 meses (isso minimiza os efeitos da oxidação do diesel); abasteça somente em posto de grande rotatividade de diesel (com isso sua viatura terá combustível sempre "fresquinho" no tanque); se possível, fidelize-se a uma bandeira e a um único posto de combustível e peça cupom fiscal a cada abastecimento, pedindo para colocarem nele a placa e a quilometragem do veículo (isso possibilitará a você responsabilizar o posto numa ação judicial, numa eventualidade de qualquer dano mais sério na viatura, se a causa for diesel adulterado ou contaminado); etc ... .

    Abs.

    E.T.:

    Sugestão: Coloque as características de sua viatura na sua assinatura, pois isso é interessante para que novos colegas saibam quando lerem um comentário seu.

    Ah, sim ... se puder, coloque uma foto do bocal enferrujado que foi substituído, para que possamos ver o estado em que estava ...
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #443
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    Citação Postado originalmente por enasor Ver Post
    Caro Andrecirg ...

    Este é o primeiro relato que vejo de bocal de tanque de combustível enferrujado nas novas Fulls de 2013 para cá ... muito interessante saber disso!!!! ... na minha viatura isso ainda não aconteceu ...

    Por acaso, você mandou dar uma inspecionada no tanque para ver se a ferrugem também não atacou o mesmo? ... Se eu fosse você mandaria dar uma olhada nisso, mesmo considerando que sua viatura está novinha ainda ... e aproveitaria a oportunidade para fazer uma limpeza no tanque de combustível e de sua linha. Eu sugeriria uma limpeza em toda a linha de injeção de combustível no tanque, incluindo a troca dos filtros ... Acho que não ficará tão caro e você fica mais tranquilo. Afinal, bomba e bicos são muito caros ...

    Você já deve saber, mas não custa nada alertar ... pelo menos pode servir para outros colegas menos experientes ou que ainda não saibam ... O nosso diesel S10 tem fortes características higroscópicas (capacidade de atrair água) e se oxida muito fácil (por envelhecimento, ação de fungos e bactérias, etc.) ... e isso é altamente agressivo para bomba e bicos ... portanto, a água e a umidade são os grandes inimigos que devem ser evitados a todo custo dentro do tanque da viatura ... sugiro que, após a tal inspeção e limpeza: você ande com o tanque sempre cheio (isso diminui espaço livre, minimizando a formação de água no interior do tanque); ponha sua viatura para rodar o máximo que puder, de forma que não deixe o combustível envelhecer dentro do tanque, consumindo pelo menos um tanque a cada 2 meses (isso minimiza os efeitos da oxidação do diesel); abasteça somente em posto de grande rotatividade de diesel (com isso sua viatura terá combustível sempre "fresquinho" no tanque); se possível, fidelize-se a uma bandeira e a um único posto de combustível e peça cupom fiscal a cada abastecimento, pedindo para colocarem nele a placa e a quilometragem do veículo (isso possibilitará a você responsabilizar o posto numa ação judicial, numa eventualidade de qualquer dano mais sério na viatura, se a causa for diesel adulterado ou contaminado); etc ... .

    Abs.

    E.T.:

    Sugestão: Coloque as características de sua viatura na sua assinatura, pois isso é interessante para que novos colegas saibam quando lerem um comentário seu.

    Ah, sim ... se puder, coloque uma foto do bocal enferrujado que foi substituído, para que possamos ver o estado em que estava ...
    Realmente a corrosão no bocal é algo raro em carros a diesel particularmente o filtrado de hoje em dia, que é mais corrosivo é a gasolina misturada com alcool! Em carros a diesel de hoje o mais comum é fungos.
    Pajero Full HPE 3.2 5P 2014/2014

  • #444
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    Wink

    Citação Postado originalmente por caporto Ver Post
    Boa tarde Aparecido.

    Quando comprei a minha Full 2003 ela estava com a suspensão dianteira também batendo como se diz.
    Ao observar as buchas das bandejas e barra estabilizadora percebi que as buchas da barra estabilizadora estavam desgastadas pra caramba.
    Então resolvi começar pelo mais barato, comprei as buchas e eu mesmo troquei o carro ficou durinho novamente sem bater nada.
    Mas uma dica as primeiras buchas que comprei foram paralelas pelo ML e só ficaram durinhas por uns 6 meses, dai pedi as buchas originais dianteira e trazeira e troquei no carro já tem mais de 2 anos e estão ok, vc olha e a bucha está lá agarrada na barra, as antigas a barra ficava tatendo dentro do buraco da bucha tamanha a folga por causa do desgaste.
    Espero que resolva ai o seu problema.

    Abs.
    Caporto, bem lembrado... estou com a minha há uns 3 anos e, nunca troquei as buchas..... já mandei trocá-las...... os pivôs também..... depois posto o resultado....... Valeu....

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