vc nunca conseguirá retirar todo o óleo antigo efetuando a troca por gravidade. Fique tranquilo com esses detalhes. No final das contas vc não vai conseguir trocar mais 60% do óleo todo presente
Versão Imprimível
Denner, também estou procurando. Os coxins da minha estão começando a dar sinal de cansaço. Quando ligo o motor dá uma pancadinha que não é para ter. Na Partsouq sai os dois com o frete 210 dólares... com a tributação vai ficar pelo dobro do preço, praticamente. Muito caro..
Estou procurando no ML, na SJMParts e na Casa da Pajero... Caso eu encontre, te falo.
Prezado amigo Caporto
Boa tarde.
Sei que você deve estar analisando meu último post com muito cuidado, antes de me dar uma resposta ... também fiquei pensando aqui e acho que cheguei a uma conclusão, a qual submeto à sua apreciação para sua análise ...
Vamos lá ...
Estou entendendo que o fluxo correto é o indicado pela seta vermelha n.º 2 no esquema de meu último post, pois, só assim haveria como o fluido ser esgotado no ponto onde o nosso amigo do vídeo desconectou a mangueira 25887G ... sendo assim, minha preocupação se consolida, ou seja, no vídeo que retro postei, realmente o nosso amigo fez a captação na entrada do sistema de arrefecimento, de forma que na troca efetuada por ele não foi esgotado o fluido velho existente na linha de arrefecimento (radiadores e tubulações subsequentes) ... portanto, para garantir o esgotamento do fluido velho existente na linha de arrefecimento, ao invés da mangueira 25887G, ele deveria ter desconectado a mangueira 25887F e, no lugar dela, ter conectado aquela mangueira auxiliar de esgotamento (transparente de PVC) à tubulação metálica 25878AD que desce da saída superior do radiador de óleo ... seguem esquema e foto, ilustrando o que acho ser correto ...
Forte abraço.
Olá meu prezado amigo Pedro
Boa tarde.
Fico muito agradecido ao amigo pela atenção dispensada ... acredito que se fizer a troca pelo método convencional, esgotando completamente o fluido velho do cárter, enchê-lo novamente com fluido novo, desconectando a mangueira ilustrada em meu último post, procedendo ao método de esgotamento e adição manual de 2 a 3 litros até observar que esteja saindo fluido descontaminado, etc., consegue-se trocar praticamente todo o fluido velho existente no sistema sistema de transmissão - cárter, conversor de torque, corpo de válvulas e linha de arrefecimento do fluido da transmissão (radiadores e tubulações) ... porém, é importante seguir a sequência correta e tomar os cuidados básicos recomendados na troca pelo método convencional ...
Forte abraço.
Caro enassor,
Pelo que observei aqui na minha Full e confirmei com o Antônio da Mitsam.
A entrada do fluido no sistema de arrefecimento é na parte superior do radiador pequeno (este que vc colocou o esquema) daí a saída dele que é na parte de baixo vai conectada no radiador de água do carro do lado direito (você estando de frente para o carro) e na saída do lado esquerdo do radiador o fluido volta para a tubulação para retornar ao câmbio.
É nesta saída esquerda do radiador de água que o Antônio disse que retira a mangueira e deixa o fluido velho escorrer.
Espero que ajude esta resposta.
Abs.
Caro denner,
Eu recomendo você procurar o coxin da marca Tenacity, eu coloquei na minha dessa marca por recomendação é não me arrependi.
Um problema do coxim das FULL é que dizem que ele é hidráulico. Na verdade não é hidráulico ele apenas possui uma bolsa oca no interior dele e que é preenchido com algum tipo de óleo ou coisa parecida.
Daí existem uns calços que é borracha maciça e acabam estragando rápido quando vc coloca no carro. Sem contar que ele passa toda a vibração do motor para o chassi.
A Tenacity é quem fábrica os calços e coxins para Honda, Nissan e alguns outros fabricantes.
Abs.
Olá meu prezado amigo Caporto ...
Bom dia.
Fiquei pensando em sua resposta ... eu tinha quase certeza de que, no Pajero Full, o fluido da transmissão proveniente do conversor de torque para arrefecimento circulava primeiramente pelo radiador de água (entrando pela sua parte inferior esquerda e saindo pela sua parte inferior direita, como quem olha de frente para o carro) e só depois, num segundo momento, circulava pelo radiador de óleo (entrando pela sua parte inferior direita e saindo pela sua parte superior esquerda, como quem olha de frente para o carro), quando, então, retornava devidamente arrefecido para a transmissão. Dessa forma, eu pensava que o melhor local para escoamento do fluido velho era após a saída do radiador de óleo (o pequeno), ou seja, desconectando a mangueira de borracha 25887F no final da tubulação metálica 25878AD que desce do mesmo, e conectando ali uma mangueira auxiliar de esgotamento.
Forte abraço.
Só um adendo, em consideração aos amigos proprietários de Pajero Full que estejam procurando entender o motivo dessa nossa preocupação:
Nosso objetivo é melhorar a eficiência da troca, escolhendo o melhor local para esgotamento do fluido velho proveniente do conversor de torque, proporcionando que o fluido velho existente no sistema de arrefecimento (radiadores e tubulações) também seja esgotado no processo, de forma que o sistema de transmissão automática seja renovado com o máximo possível de fluido novo.
http://www.apttabrasil.com/imagens/d...INFLUENCIA.pdf
“... fluido oxidado, se deixado no sistema, rapidamente influenciará a oxidação do fluido novo substituído, apressando o processo de deterioração do fluido novo ... ”
Abs.
Caro enasor;
Não se dê por convencido sobre a minha resposta não. O que eu postei foi o que entendi de uma conversa por whatsapp com o Antonio.
Mas assim que eu tiver um tempo vou lá na oficina e vou conversar melhor com mais detalhes sobre qual é o sentido mesmo do fluido do cambio, se é como você esta pensando ou se é como eu entendi.
Eu procurei no manual de serviço da minha Full para ver se descobria isto mas lá não fala nada, só mostra como desmontar tudo. No meu manual de serviço não encontrei nem o radiador de óleo para analisar a linha dele.
Quando eu tiver alguma novidade eu lhe aviso.
Abs.
Grande Caporto
Boa tarde.
Perfeitamente, meu caro amigo ...
Sei que você, além de muito inteligente e conhecedor do assunto, ainda é daqueles pesquisadores que não descansam enquanto tiver dúvidas ...
Submeto, mais uma vez, à sua sábia apreciação o raciocínio que me levou a acreditar que o fluxo correto do fluido é aquele que coloquei no esquema de meu post 2437718:
Primeiramente, parti do pressuposto de que a mangueira auxiliar de esgotamento (PVC transparente) vista no vídeo de meu post 2437530 realmente serviu para aquele nosso amigo esgotar o fluido velho oriundo do conversor de torque. Portanto, estou acreditando que o nosso amigo do vídeo, utilizando aquela mangueira de PVC, conectada naquele ponto, realmente captou dentro daquele frasco vazio de 4 litros o fluido velho oriundo do conversor de torque.
Muito bem ...
Adotando esse pressuposto como verdade, então, passei a analisar o caminho que o fluido velho faria, caso não fosse interceptado naquele ponto ... dali ele seguiria seu fluxo pela mangueira de borracha 25887G (Em formato de "U", vista no esquema e, também, na foto, ao lado do esquema) e, então, entraria primeiramente no radiador de água pelo lado esquerdo de quem está de frente para o veículo (Ponto "C" do esquema). Dali, após ser arrefecido no radiador de água, sairia pelo lado direito do mesmo (Ponto "D" do esquema) e continuaria seu fluxo pela tubulação entrando pela parte inferior direita do radiador de óleo e, depois, saindo já devidamente arrefecido pela parte superior esquerda do mesmo. Continuaria seu fluxo, agora, de retorno à transmissão, descendo, então, pela tubulação metálica 25878AD ao lado do radiador de óleo, de forma que, no encontro dessa tubulação com a mangueira de borracha 25887F (também vista no esquema e na foto ao lado) seria o local ideal para esgotamento do fluido velho, com a tranquilidade de ter esgotado, também, o fluido velho existente no sistema de arrefecimento.
Portanto, se eu estiver correto, creio que nosso amigo do vídeo falhou na escolha do ponto de esgotamento do fluido velho, porque fez isso à montante do sistema de arrefecimento (quando deveria ter feito à jusante, no ponto que explicitei), deixando fluido velho ali armazenado sem esgotamento que, com certeza, depois contaminou o fluido novo.
Forte abraço.