Bom dia, meu caro.
Essas correias auxiliares, em nossos Pajeros, são apenas do alternador e do compressor do ar condicionado ... Para inspecioná-las, e até mesmo trocá-las, é muito simples ... veja, no vídeo do “link” abaixo:
Como esticar as correias da Pajero 3.2 4M41 - YouTube
Forte abraço.
E.T.:
Por falar em correias, apenas para constar, a título de conhecimentos gerais, vai mais uma informação para aqueles mais inexperientes ... trata-se da sincronização do motor ...
O motor 4M41 de nossas Pajero Full utiliza corrente de sincronismo feita de aço (outra grande vantagem em relação a SUVs congêneres de outras marcas), ao invés de correia dentada feita de borracha e que tem uma vida útil predeterminada, as quais, se romperem, danificam seriamente o motor, coisa bem difícil de acontecer com a corrente de aço ... essas correntes dependem da lubrificação do mesmo óleo do motor ... portanto, para mantê-las adequadamente lubrificadas e aumentar sua longevidade, basta cuidar com zelo das trocas de óleo do motor (Óleo adequado e trocado na periodicidade recomendada no manual) de forma a manter o sistema adequadamente lubrificado, principalmente as pistas da corrente, tendo em vista que o desgaste nesses componentes por onde desliza a corrente, acarreta, também, o desgaste na mesma em razão de um maior tensionamento. Essa corrente de sincronismo tem uma vida útil praticamente equivalente à vida útil do motor (em muitos casos o motor vai para o recondicionamento bem antes dela), ou seja, é tranquilidade por muitíssimo tempo.