Comparativo Custo Benefício - Pajero Full - Gasolina x GNV x Diesel.
Prezados,
Hoje refiz os cálculos para adquirir uma Pajero Full (ainda estou na luta) e entender qual seria a melhor opção, levando em consideração os modelos à Gasolina, convertendo para GNV ou Diesel.
Obs.: Coloquei o GNV na história, pois já tive o quinta geração por 05 anos e foram só alegrias.
O melhor custo benefício ainda foi o Diesel, vou explicar através dos dados abaixo:
Combustível |
Consumo Km/Lt |
R$ Médio do Litro |
|
|
Consumo Gasolina |
5,5 |
R$ 3,880 |
|
|
|
Consumo GNV |
7,15 |
R$ 3,720 |
|
|
|
Consumo Diesel |
9 |
R$ 3,990 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Considerando uso de 30.000Kms/Ano |
|
Preço |
FIPE |
3.8 HPE 4X4 V6 24V GASOLINA 4P AUTOMÁTICO 2014/2015 |
R$ 105.000,000 |
R$ 129.976,00 |
|
Despesa Gasolina |
Revisão Program. |
Seguro |
IPVA |
Gas + Manut |
10.000 |
R$ 7.054,55 |
R$ 952,00 |
|
|
R$ 8.006,55 |
20.000 |
R$ 14.109,09 |
R$ 952,00 |
|
|
R$ 15.061,09 |
30.000 |
R$ 21.163,64 |
R$ 952,00 |
|
|
R$ 22.115,64 |
Em 30K Teremos |
R$ 21.163,64 |
R$ 2.856,00 |
R$ 2.992,00 |
R$ 3.249,40 |
R$ 30.261,04 |
|
|
|
|
|
|
40.000 |
R$ 28.218,18 |
R$ 1.998,00 |
|
|
R$ 30.216,18 |
50.000 |
R$ 35.272,73 |
R$ 952,00 |
|
|
R$ 36.224,73 |
60.000 |
R$ 42.327,27 |
R$ 952,00 |
|
|
R$ 43.279,27 |
Em 60K Teremos |
R$ 42.327,27 |
R$ 6.758,00 |
R$ 5.984,00 |
R$ 6.498,80 |
R$ 61.568,07 |
70.000 |
R$ 49.381,82 |
R$ 952,00 |
|
|
R$ 50.333,82 |
80.000 |
R$ 56.436,36 |
R$ 3.199,00 |
|
|
R$ 59.635,36 |
90.000 |
R$ 63.490,91 |
R$ 952,00 |
|
|
R$ 64.442,91 |
Em 90K Teremos |
R$ 63.490,91 |
R$ 11.861,00 |
R$ 8.976,00 |
R$ 9.748,20 |
R$ 94.076,11 |
Considerando uso de 30.000Kms/Ano |
|
Preço |
FIPE |
3.8 HPE 4X4 V6 24V GNV 4P AUTOMÁTICO 2014/2015 |
R$ 110.000,000 |
R$ 129.976,00 |
|
Despesa GNV |
Revisão Program. |
Seguro |
IPVA |
Gas + Manut |
10.000 |
R$ 5.202,80 |
R$ 952,00 |
|
|
R$ 6.154,80 |
20.000 |
R$ 10.405,59 |
R$ 952,00 |
|
|
R$ 11.357,59 |
30.000 |
R$ 15.608,39 |
R$ 952,00 |
|
|
R$ 16.560,39 |
Em 30K Teremos |
R$ 15.608,39 |
R$ 2.856,00 |
R$ 2.992,00 |
R$ 3.249,40 |
R$ 24.705,79 |
|
|
|
|
|
|
40.000 |
R$ 20.811,19 |
R$ 1.998,00 |
|
|
R$ 22.809,19 |
50.000 |
R$ 26.013,99 |
R$ 952,00 |
|
|
R$ 26.965,99 |
60.000 |
R$ 31.216,78 |
R$ 952,00 |
|
|
R$ 32.168,78 |
Em 60K Teremos |
R$ 31.216,78 |
R$ 6.758,00 |
R$ 5.984,00 |
R$ 6.498,80 |
R$ 50.457,58 |
70.000 |
R$ 36.419,58 |
R$ 952,00 |
|
|
R$ 37.371,58 |
80.000 |
R$ 41.622,38 |
R$ 3.199,00 |
|
|
R$ 44.821,38 |
90.000 |
R$ 46.825,17 |
R$ 952,00 |
|
|
R$ 47.777,17 |
Em 90K Teremos |
R$ 46.825,17 |
R$ 11.861,00 |
R$ 8.976,00 |
R$ 9.748,20 |
R$ 77.410,37 |
|
|
|
|
|
|
Utilizando GNV em vez de gasolina, em 90.000kms, economizaremos: |
R$ 16.665,73
|
Considerando uso de 30.000Kms/Ano |
|
Preço |
FIPE |
3.2 HPE 4X4 16V TURBO INTERCOOLER DIESEL 4P AUTOMÁTICO 2011/2012 |
R$ 105.000,000 |
R$ 106.000,00 |
|
Despesa Diesel |
Revisão Program. |
Seguro |
IPVA |
Gas + Manut |
10.000 |
R$ 4.433,33 |
R$ 1.330,00 |
|
|
R$ 5.763,33 |
20.000 |
R$ 8.866,67 |
R$ 1.330,00 |
|
|
R$ 10.196,67 |
30.000 |
R$ 13.300,00 |
R$ 1.330,00 |
|
|
R$ 14.630,00 |
Em 30K Teremos |
R$ 13.300,00 |
R$ 3.990,00 |
R$ 3.797,00 |
R$ 2.650,00 |
R$ 23.737,00 |
|
|
|
|
|
|
40.000 |
R$ 17.733,33 |
R$ 2.096,00 |
|
|
R$ 19.829,33 |
50.000 |
R$ 22.166,67 |
R$ 1.330,00 |
|
|
R$ 23.496,67 |
60.000 |
R$ 26.600,00 |
R$ 1.330,00 |
|
|
R$ 27.930,00 |
Em 60K Teremos |
R$ 26.600,00 |
R$ 8.746,00 |
R$ 7.594,00 |
R$ 5.300,00 |
R$ 48.240,00 |
70.000 |
R$ 31.033,33 |
R$ 1.330,00 |
|
|
R$ 32.363,33 |
80.000 |
R$ 35.466,67 |
R$ 3.427,00 |
|
|
R$ 38.893,67 |
90.000 |
R$ 39.900,00 |
R$ 1.330,00 |
|
|
R$ 41.230,00 |
Em 90K Teremos |
R$ 39.900,00 |
R$ 14.833,00 |
R$ 11.391,00 |
R$ 7.950,00 |
R$ 74.074,00 |
|
|
|
|
|
|
Utilizando Diesel em vez de Gasolina, em 90.000kms, economizaremos: |
R$ 20.002,11 |
Utilizando Diesel em vez de GNV, em 90.000kms, economizaremos: |
R$ 3.336,37 |
Estou mudando minha busca para uma Full Diesel 2011/2012, sem dúvidas é a melhor opção. Sem contar com a baixa depreciação e facilidade na revenda. Se não achar uma Diesel pouco rodada e novinha, pegarei uma Gasolina 2014/2015 novinha e estudarei a conversão pra GNV, levando sem consideração a depreciação e despesas da instalação.
Forte abraço a todos.